Notícias em 09/09/2022

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 010

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 010 – DGS

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 010

Informação sobre número de casos em Portugal até 7 de setembro de 2022

A 3 de maio foi detetada a presença do vírus Monkeypox (VMPX) em Portugal, com a confirmação laboratorial de cinco casos de infeção humana por VMPX. Desde então, até 7 de setembro de 2022, foram identificados 898 casos confirmados.

Até 7 de setembro de 2022, foram reportados 831 casos no SINAVEmed (Figura 1). Dos 831 casos, a maior parte pertence ao grupo etário entre os 30 e 39 anos (367; 44%).  A maioria dos casos são do sexo masculino (823; 99%), havendo 8 casos (1%) reportados no sexo feminino.

Ações a nível nacional

A 16 de julho foi iniciada a vacinação dos primeiros contactos próximos de casos, de acordo com critérios de elegibilidade da Norma 006/2022 de 12/07/2022. Até 4 de setembro, foram vacinados 400 contactos. Continuam a ser identificados e orientados para vacinação os contactos elegíveis nas diferentes regiões.

A DGS, em articulação com o INFARMED I.P., a Comissão Técnica de Vacinação, os departamentos de saúde pública das ARS e respetivas equipas regionais de vacinação, está a analisar e a avaliar as condições de operacionalização/disponibilização e equidade na gestão da reserva limitada de vacinas para a abordagem da vacinação preventiva. Esta análise e avaliação abrange aspetos técnicos e logísticos, para além da autorização de utilização excecional e capacitação de profissionais de saúde para a utilização de doses reduzidas de vacinação para adultos.


Recolha voluntária do medicamento Lorazepam Labesfal, 1mg, comprimido – lote n.º 21032, validade 01/2023 – Infarmed

Para:

Tipo de alerta: med

09 set 2022

Recolha voluntária do medicamento Lorazepam Labesfal, 1mg, comprimido – lote n.º 21032, validade 01/2023


ULS do Nordeste aumenta atividade

09/09/2022

Crescimento verificado nas áreas hospitalar e de Cuidados de Saúde Primários

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste aumentou a atividade assistencial no primeiro semestre de 2022, destacando-se um incremento na realização de consultas presenciais das Especialidades Hospitalares e de Medicina Geral e Familiar.

Na área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, a par das consultas de especialidade, verifica-se igualmente um crescimento ao nível da realização de cirurgias, de sessões de hospital de dia, altas de internamento e número de doentes em hospitalização no domicílio.

Mais cirurgias e consultas de especialidade hospitalares

Na atividade cirúrgica registou-se, entre 01 de janeiro e 30 de junho, nos hospitais de Bragança, de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela, um incremento no número de intervenções programadas – cirurgia convencional e cirurgia de ambulatório – de cerca de 21,16 por cento, o que corresponde à realização de um total de 3.647 cirurgias, mais 637 em relação ao primeiro semestre de 2021.

De referir que a cirurgia de ambulatório representa 77 por cento do total da atividade cirúrgica da ULS do Nordeste, tendo sido efetuadas 2.810 intervenções deste género na primeira metade deste ano, comparativamente às 2.273 do mesmo período do ano passado, ou seja, mais 2,03 por cento de cirurgias de ambulatório. Também as consultas de especialidades hospitalares (médicas e não médicas) aumentaram 10,66 por cento no período em análise, passando de 48.731 para 53.927 – mais 5.196.

Face ao primeiro semestre do ano passado, este número total de consultas corresponde a mais 7,86 por cento de primeiras consultas (20.454, agendadas tendo em conta o critério de prioridade clínica) e mais 12,45 por cento de consultas subsequentes (33.473). Aumentaram igualmente as consultas presenciais, mais 11,53 por cento, somando 50.242. De referir ainda que as consultas médicas de especialidade cresceram 10,32 por cento, totalizando 52.130, enquanto na primeira metade do ano passado foram realizadas 47.253.

Por sua vez, as consultas não médicas (das especialidades de Nutrição e de Psicologia) passaram de 1.478 para 1.797, um crescimento de 21,58 por cento. A atividade assistencial em hospital de dia aumentou igualmente, tendo sido realizadas na primeira metade do ano 6.974 sessões, mais 1.285 que no mesmo período do ano transato.

Relativamente às altas de internamento na ULS do Nordeste, nestes seis meses foram 6.974, mais 1.285 comparativamente ao período homólogo do ano anterior, o que corresponde a um incremento superior a 22 por cento. Quanto às hospitalizações domiciliárias, aumentaram 53,66 por cento, passando de 82 para 126 doentes assistidos no primeiro semestre de 2022.

Mais consultas presenciais nos Centros de Saúde

Na área dos Cuidados de Saúde Primários, a atividade assistencial registou um incremento ao nível das consultas médicas presenciais e uma diminuição das consultas não presenciais. Verifica-se, igualmente, uma evolução positiva ao nível dos indicadores de acompanhamento dos utentes, nomeadamente dos grupos de risco.

As consultas de Medicina Geral e Familiar presenciais aumentaram 10,28 por cento no primeiro semestre deste ano, o que corresponde à realização de 128.976 consultas, mais 11.988 consultas face ao mesmo período do ano passado. Por sua vez, o número de consultas médicas não presenciais diminuiu 21,32% face ao primeiro semestre de 2021. Também as consultas não médicas, que englobam as áreas de Nutrição, Psicologia, Podologia e Medicina Dentária, aumentaram 14,41 por cento nos primeiros seis meses de 2022.

De realçar que a área de Podologia foi aquela que registou uma maior variação, com um aumento de 41,19 por cento, seguindo-se a área de Nutrição, com um aumento de consultas de 27,27 por cento, e a área de Psicologia, com um aumento de 11,16% no número de consultas face ao primeiro semestre do ano transato.

O aumento da atividade assistencial traduz-se em indicadores positivos, que refletem o acompanhamento adequado dos utentes, nomeadamente dos grupos de risco que necessitam de uma maior vigilância clínica. Assim, a proporção de hipertensos com acompanhamento adequado aumentou 19,8 por cento, tal como de grávidas (com uma variação positiva de 6,99 por cento), e de utentes com diabetes (com uma variação positiva de 2,84 por cento).

Mais rastreios realizados

Na área da prevenção da doença, a realização de rastreios registou, igualmente, uma evolução positiva, com destaque para o aumento da realização do número de exames de rastreio do cancro da mama, do cancro do cólon e reto, do cancro ao colo do útero e de retinopatia diabética.

A intervenção na comunidade também aumentou no primeiro semestre deste ano, com as equipas de enfermagem a aumentarem a intervenção junto dos utentes, com destaque para a intervenção com grávidas, crianças e jovens.

De referir ainda o aumento da intervenção na comunidade com utentes com asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. A ULS do Nordeste, no âmbito daquela que é a sua missão, pauta a sua atuação pela melhoria contínua da assistência à população, numa ótica de articulação de cuidados, pelo que estes resultados se traduzem em mais e melhores cuidados de saúde prestados aos utentes do distrito de Bragança.

Para mais informações, consulte:
www.ulsne.min-saude.pt


Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

09/09/2022

“Criar Esperança e Agir” é o lema da efeméride

A Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental promove, no próximo sábado (10 de setembro), um evento dedicado ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que irá decorrer na Fundação Oriente, em Lisboa, entre as 10h15 e as 13h00.

As principais ações de prevenção do suicídio são desenvolvidas anualmente em setembro – o Mês da Prevenção do Suicídio –, em torno do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que este ano tem como lema “Criar Esperança e Agir”.

O suicídio, na forma conseguida ou tentada, é um problema de saúde pública que representa um grande desafio em todo o mundo. Em Portugal, cerca de três pessoas morrem por suicídio a cada dia, e muitas mais tentam fazê-lo. Este fenómeno não escolhe classes, género, idade ou região geográfica. A mobilização de todos os setores da sociedade é essencial para prevenir o suicídio, uma área em que o preconceito, a desinformação e o estigma são aspetos tão presentes e nefastos.

A Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio tem como propósito desenvolver uma resposta nacional e coordenada para reduzir a mortalidade por suicídio em Portugal, potenciando a colaboração entre várias entidades sob a liderança da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental do Ministério da Saúde, com três objetivos principais (1) alcançar toda a população, (2) mudar atitudes em relação ao suicídio e à doença mental, através do aumento da literacia em saúde mental e da luta contra o estigma e (3) promover mudanças na sociedade através do incentivo ao pedido de ajuda da pessoa em risco.

Todos temos uma palavra a dizer, todos podemos ajudar.

Transmissão do evento em streaming na página de Facebook do SNS.

Para saber mais, consulte:

Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental > Dia Mundial da Prevenção do Suicídio 2022


Data comemorativa visa debater as questões da maternidade

O Dia Nacional da Natalidade, também conhecido como o dia da grávida, celebra-se anualmente a 9 de setembro, tendo como referência os 9 meses da gravidez.

Esta efeméride foi criada na Assembleia da República em 2011 e tem como objetivo debater as questões da natalidade e da maternidade e reconhecer o papel das mães e dos casais no equilíbrio demográfico de Portugal.

O Serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica, e o Bloco de Partos do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assinalam a efeméride, esta sexta-feira, com um conjunto de atividades culturais, a realizar ao ar livre, dirigidas a grávidas e acompanhantes. A iniciativa decorre entre as 09h30 e as 12h30, no jardim de acesso à antiga Urgência Covid do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

As futuras mães e os seus acompanhantes terão oportunidade de participar na iniciativa que inclui um momento musical, a realização de um workshop de baby wearing, espaço para a realização de exercícios de mobilidade da pelve, assim como uma atividade de dança e ginástica.

No final da iniciativa, cada participante irá receber um kit de oferta do Puerpério, e serão oferecidas pelo CHL cinco “barrigas de gesso”, mediante a realização de um sorteio entre as participantes.

Também o Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães se junta às comemorações do Dia Nacional da Natalidade, através da realização no Auditório do Hospital, nesse dia, da parte da tarde, com as seguintes iniciativas:

  • Apresentação do serviço de maternidade do Hospital, com visita ao serviço, às 14 horas.
  • Palestra “Uma visão holística e espiritual da gravidez e da maternidade”, às 15h30.

Para saber mais, consulte:


Direção Executiva do SNS

09/09/2022

Medida visa melhorar coordenação operacional das respostas assistenciais aos portugueses

O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que cria a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde I. P. (DE-SNS) e aprova a respetiva orgânica, alterando também a orgânica do Ministério da Saúde.

Na conferência de imprensa após a reunião, a Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que esta Direção visa responder «à necessidade de uma melhor coordenação operacional das repostas essenciais do SNS» – que se revelou essencial na pandemia – e «às atribuições que hoje são acometidas a outras instituições do Ministério da Saúde».

Recordando que «o SNS é provavelmente uma das organizações mais complexas em termos de gestão do nosso sistema, não só pela diversidade dos cuidados que presta mas também pela multiplicidade de serviços», Marta Temido disse que esta Direção Executiva pretende, assim, «responder melhor à necessidade de coordenação da resposta assistencial, da resposta em rede, da melhoria do acesso, do envolvimento dos utentes na construção do grau de SNS e de uma melhor governação desta componente operacional».

A Ministra referiu que esta Direção «irá adotar a natureza jurídica de Instituto Público de regime especial», por ser aquele que melhor responde «às diversas necessidades que teremos que ter associadas a esta estrutura».

«Sabemos que os desafios que hoje se colocam a todos os sistemas de saúde são complexos, sobretudo após uma fase de pandemia e que a necessidade de uma melhor organização é central para estas respostas», acrescentou.

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Comunicado do Conselho de Ministros de 8 de setembro de 2022