Notícias em 13/09/2022

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 13-09-2022

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 13-09-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 13-09-2022

13-09-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 41.420 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 304 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem BA.5 da variante Omicron (incluindo as suas múltiplas sublinhagens) é dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 95,1% de acordo com a mais recente amostragem aleatória por sequenciação na semana 35 (29 de agosto a 4 de setembro). A linhagem BA.4 da variante Omicron tem registado uma frequência relativa estável nas últimas amostragens semanais, representando 4,5% das sequências analisadas nas semanas 34 e 35.

Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), tem tido uma frequência relativa continuamente decrescente, registando 0,8% nas semanas 34 e 35. Têm vindo a ser monitorizadas sublinhagens de BA.2 com uma mutação adicional na posição L452 da proteína Spike (associadas à resistência a anticorpos neutralizantes), sendo que, entre estas, se destaca a circulação em Portugal da linhagem BA.2.12.1, embora a sua frequência relativa não tenha ultrapassado, até à data, os 2%. Destaca-se também a deteção, até ao momento, de cinco sequências da linhagem BA.2.75, que tem suscitado interesse devido à sua considerável circulação em alguns países.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Atualmente, esta monitorização contínua assenta em amostragens semanais de amplitude nacional. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Dispositivos médicos falsificados: Ácido hialurónico DIART e DIART ONE do fabricante Diaco Biofarmaceutici s.r.l. (Polónia) – Infarmed

InfarmedImg

Circular Informativa N.º 107/CD/550.20.001

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

13 set 2022

Na Polónia foi identificada a falsificação dos dispositivos médicos injetáveis de ácido hialurónico para aplicação intra-articular DIART® e DIART ONE®, do fabricante Diaco Biofarmaceutici s.r.l.

Denominação Lote
Diart 1,8 ml – 2 ml 2721
Diart One 30 mg/ml – 3 ml 2721

A distinção entre os produtos originais e os produtos falsificados é possível através da verificação dos elementos presentes no Anexo I.

Em Portugal, não foram identificados registos destes dispositivos mas, atendendo a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu, o Infarmed recomenda que, caso os produtos falsificados sejam detetados, os mesmos não sejam adquiridos nem utilizados.

A deteção, em Portugal, destes dispositivos deve ser reportada à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 72 35; e-maildaps@infarmed.pt.

A Vogal do Conselho Diretivo

Documentos


Suspensão da comercialização e recolha do mercado de máscara cirúrgica tipo IIR, marca Intimus (ref: SVC951507, Suavecel – Indústria Transformadora de Papel, S.A.) – Infarmed

InfarmedImg

Circular Informativa N.º 106/CD/550.20.001

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

13 set 2022

Foi identificada a colocação no mercado nacional e comercialização do dispositivo médico máscara cirúrgica tipo IIR, marca Intimus, ref: SVC951507, do fabricante Suavecel – Indústria Transformadora de Papel, S.A. ostentando marcação CE indevida, por não existir evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu, incluindo documentação técnica incompleta face ao estabelecido nos anexos II e III do Regulamento (UE) 2017/745.

Assim, o Infarmed determinou a imediata suspensão da comercialização e recolha do mercado nacional dos referidos dispositivos.

As entidades que eventualmente disponham de unidades deste dispositivo médico não as devem utilizar e devem entrar em contacto com o fabricante.

A Vogal do Conselho Diretivo


Modelo de certificação ACSA

13/09/2022

Centro de Referência do CHULC mantém certificação de nível «bom»

O Centro de Referência de Neurorradiologia de Intervenção do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central manteve, por mais dois anos e meio, a certificação «nível bom», atribuída pelo Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS), de acordo com o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA).

O CHULC conta com 17 centros de referência certificados pela ACSA/DGS em diferentes fases de desenvolvimento e tem como desafio a candidatura para um nível de maior exigência.

Para saber mais, consulte:

CHULC > Notícias


Diagnóstico de doenças da retina

13/09/2022

Garcia de Orta investe 165 mil euros em equipamento inovador

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, vai adquirir um sofisticado equipamento de Tomografia de Coerência ótica que permite um diagnóstico mais específico das doenças da retina.

Este equipamento, que será instalado no Núcleo de Oftalmologia de Almada, será o terceiro existente em Portugal e o único disponível no sul do país.

O aparelho representa um investimento superior a 165 mil euros, realizado com meios próprios do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Oftalmologia do HGO.

De acordo com Nuno Campos, diretor do CRI de Oftalmologia citado pela agência Lusa, este tomógrafo permitirá «um diagnóstico mais específico e pormenorizado das doenças da retina e mácula», possibilitando o início precoce de terapêuticas, «limitando tanto quanto possível o impacto da doença sobre a visão».

O responsável explicou, ainda, que o equipamento vai permitir que a equipa do HGO «faça parte de uma rede de investigação à escala global de utilizadores deste tipo de dispositivo, contribuindo para a construção de soluções melhoradas no tratamento de doenças da retina».

Para saber mais, consulte:

HGO – https://www.hgo.min-saude.pt/


Data comemora-se a 13 de setembro e alerta para consequências da doença

Assinala-se esta terça-feira, dia 13 de setembro, o Dia Mundial da Sépsis, uma data instaurada, em 2012, pela Global Sepsis Alliance, com a missão de promover mecanismos de redução da incidência da Sépsis e alertar para as consequências da doença.

A Sépsis é uma reação inflamatória generalizada do organismo, como resposta a um foco infecioso instalado em qualquer órgão do corpo humano.

É responsável por cerca de 11 milhões de mortes por ano, sendo a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Pode, no entanto, ser prevenida com recurso à vacinação e a uma higiene adequada. Tanto o reconhecimento da doença como o tratamento precoce reduzem a mortalidade por Sépsis em 50%.

Para saber mais, consulte:

Global Sepsis Alliance > Dia Mundial da Sépsis (em inglês)


CHULC | Investimento em cardiologia

13/09/2022

Hospital de Santa Marta com nova sala de hemodinâmica

O Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Marta, inserido no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), tem em funcionamento, desde 30 de agosto, uma nova sala no Laboratório de Hemodinâmica, dedicada à Eletrofisiologia Cardíaca e Cirurgia Vascular.

O novo equipamento consiste num sistema de angiografia digital, com características e capacidade para dar resposta às solicitações no âmbito da diferenciação e da casuística da aritmologia e eletrofisiologia cardíaca.

Com este investimento, o CHULC aumenta a capacidade de resposta às necessidades atuais de controle das arritmias de grande importância epidemiológica, como a fibrilhação auricular e a morte súbita cardíaca, assim como situações de insuficiência cardíaca refratária, contribuindo para a diminuição dos riscos de morte associados a este tipo de diagnósticos e da morbilidade, com consequências benéficas na esperança e qualidade de vida.

Esta nova sala do Laboratório de Hemodinâmica permitirá, também, o alargamento da capacidade de resposta da cardiologia de intervenção estrutural e intervenção percutânea cardiológica de adultos e pediátrica e terá um impacto significativo na produção global do Serviço de Cardiologia, em especial, na atividade dos Centros de Referência de Cardiologia de Intervenção Estrutural e Cardiopatias Congénitas.

Espera-se um acréscimo de cerca de 50% da atividade anual do serviço, face à média registada nos últimos três anos.

Para saber mais, consulte:

CHULC > Notícias


OMS Europa | Obesidade infantil

13/09/2022

Portugal coorganiza sessão paralela na 72.ª Reunião do Comité Regional

Portugal é coorganizador da sessão paralela «Tackling childhood overweight and obesity in the WHO European Region» («Combater o excesso de peso e a obesidade infantil na região europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS)» que vai ter lugar na 72.ª Reunião do Comité Regional da OMS Europa, que se encontra a decorrer em Tel Aviv.

Esta sessão paralela decorre no dia 14 de setembro e é coorganizada por Portugal, Reino Unido e Croácia, sendo a moderação da sessão assegurada por Portugal, em particular pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Será também apresentado o trabalho desenvolvido por Portugal nesta área, nomeadamente através da comunicação «Opportunities and challenges for a Europe free from unhealthy food marketing to children» («Oportunidades e desafios para uma Europa livre do marketing de alimentos não saudáveis para crianças».

Combater a obesidade infantil é uma prioridade para a Região Europeia da OMS e este evento tem como objetivo dar a conhecer a experiência de alguns países na implementação de políticas na área da obesidade, bem como convidar os Estados-Membros da OMS Europa a identificar e priorizar um conjunto de ações a implementar para prevenir e controlar o excesso de peso e a obesidade infantil.

Para saber mais, consulte:


Ministro da Saúde toma posse

13/09/2022

Manuel Pizarro tomou posse como Ministro no dia 10 de setembro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conferiu posse ao novo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, numa cerimónia que teve lugar no Palácio de Belém, no passado sábado, dia 10 de setembro.

Manuel Pizarro nasceu em 1964, em Coimbra. É licenciado em Medicina e médico especialista em Medicina Interna no Centro Hospitalar e Universitário de São João, tendo sido Diretor Clínico do Hospital da Ordem da Trindade.

Foi, de 2008 a 2009, Secretário de Estado da Saúde, e, de 2009 a 2011, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Foi Vereador da Câmara Municipal do Porto entre 2013 e 2021. Foi Eurodeputado desde 2019 e presidente da delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu desde 2022. Foi, ainda, Alto-comissário da Convenção Nacional de Saúde.


Seminário Ricardo Jorge “A sequenciação do genoma humano: avanços técnicos e aplicação a doenças genómicas”

imagem do post do Seminário Ricardo Jorge “A sequenciação do genoma humano: avanços técnicos e aplicação a doenças genómicas”

13-09-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, dia 10 de outubro (11:30), em formato online, um seminário intitulado “A sequenciação do genoma humano: avanços técnicos e aplicação a doenças genómicas”. O evento contará com as apresentações de Luís Vieira e Dezso David (Departamento de Genética Humana do INSA) e comentários dos médicos geneticistas João Freixo (Centro Hospitalar Universitário de São João, Porto) e Márcia Rodrigues (Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte).

Os genes que codificam proteínas representam menos de 2 por cento do nosso genoma, mas são o atual foco da genética molecular para diagnosticar e investigar doenças genéticas, ou estudar a predisposição genética a doenças mais comuns. No entanto, qual é a contribuição da sequência restante do nosso genoma para a regulação dos genes na saúde ou na doença? Neste seminário, será abordada a sequenciação do genoma humano inteiro. A participação é gratuita, com envio de link de acesso à plataforma Teams, mediante inscrição prévia até ao dia 6 de outubro.

Serão primeiro apresentados o enquadramento técnico para sequenciar o genoma de amostras humanas e a capacidade instalada no INSA e, de seguida, exemplificado como esta abordagem contribui para a identificação de genes causadores de doenças, para a anotação do genoma humano e para a melhoria dos cuidados de saúde baseados em genómica. A sequenciação do genoma humano abre uma nova janela que revela mecanismos de doenças genómicas/genéticas e a complexidade e plasticidade do genoma humano.

Os Seminários Ricardo Jorge têm como objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do Instituto, para a ciência e para a saúde pública nacional e global. Promovidos pelo Conselho Científico do INSA, estes encontros pretendem ainda divulgar interna e externamente algum do trabalho desenvolvido, trazendo novas perspetivas, saberes e ideias que possam melhorar as atividades realizadas.


Workshop Semantic Interoperability | 22 e 23 setembro – ACSS

imagem do post do Workshop Semantic Interoperability | 22 e 23 setembro

Promover a partilha de informação clínica por via do SNOMED CT é o que propõe o “Workshop Semantic Interoperability”, marcado para os dias 22 e 23 de setembro, no Porto e em Lisboa, respetivamente.

A interoperabilidade semântica é determinante para garantir que o significado da informação partilhada entre sistemas de informação é preservado e compreendido de igual forma por todas as partes envolvidas. A SNOMED CT, por sua vez, é uma terminologia internacional, que visa a normalização de conceitos de diferentes áreas de registo de informação, tanto clínicas, quanto não-clínicas.

Este workshop, lecionado em inglês, permitirá conhecer melhor esta terminologia clínica e a sua relação com classificações internacionais existentes, como a ICD10 e ICD10 CM/PCS.

Inscrições disponíveis só até ao dia 19 de setembro, AQUI!

Consulte o programa👇

Publicado em 13/9/2022