Notícias em 14/09/2022

Direção-Geral da Saúde reforça parcerias com SICAD e INEM na área da prevenção da violência

HFF com projeto pioneiro

14/09/2022

Cardiologia e Hospitalização Domiciliária iniciam projeto inovador

O Serviço de Cardiologia, em conjunto com a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) realizou, pela primeira vez a nível mundial, a administração de um fármaco inotrópico (que aumenta a capacidade de contração do coração) em um doente com insuficiência cardíaca, no seu domicílio.

O objetivo é, de acordo com David Roque, cardiologista do HFF, «mudar o paradigma do tratamento da insuficiência cardíaca e provar que este é um programa seguro, com benefícios para o doente, traduzidos por melhoria da qualidade de vida e redução de admissões hospitalares, assim como para o Serviço Nacional de Saúde, desviando doentes do ambiente hospitalar, mantendo a qualidade dos cuidados».

O médico explica que «Este projeto foi desenhado pelo Serviço de Cardiologia, em conjunto com a UHD, e tem como principal objetivo avaliar a exequibilidade e a segurança de um programa domiciliário de administração com uma terapêutica inotrópica, que fazemos há cerca de dois anos em contexto de enfermaria, nesta população. É a primeira vez que tal é feito, quer a nível nacional, quer internacional.»

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias


CHULC | Transplante pulmonar

14/09/2022

Santa Marta realiza transplante após 162 dias de suporte ECMO

O Hospital de Santa Marta, em Lisboa, realizou um transplante pulmonar a um doente de 56 anos após 162 dias de suporte ECMO (Extracorporeal Membrane Oxygenation) em internamento na Unidade de Urgência Médica (UUM), no Hospital de São José.

Assistido noutro centro hospitalar, o doente foi proposto para ECMO ao 15.º dia de internamento. O equipamento foi implantado pela equipa do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central (CHULC), na unidade de origem, sendo o doente transferido, de seguida, para o Hospital de São José.

Durante a permanência em ECMO registaram-se várias complicações, tais como, infeções bacterianas, insuficiência cardíaca e hemorragia com necessidade de múltiplas transfusões. A ventilação mecânica invasiva foi suspensa ao 42.º dia de internamento, mantendo-se apenas sob suporte ECMO e um longo processo de reabilitação. Sem que se verificasse uma recuperação pulmonar, o transplante acabou por ser proposto.

A cirurgia, realizada no Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do CHULC, no Hospital de Santa Marta, decorreu com a conversão de ECMO-VV (venovenoso – suporte respiratório) para ECMO central VA (venoarterial – suporte pulmonar e circulatório) e com a implantação de apenas dois lobos. A opção de realizar um transplante bilobar, e não com pulmões inteiros, deveu-se à pequena estatura do doente recetor e à urgência do procedimento.

A cirurgia decorreu de acordo com o programado e, ao fim de 138 dias após transplante, o doente teve alta sem suporte de oxigénio, autónomo e mantendo um programa de reabilitação.

Para saber mais, consulte:

CHULC > Notícias


Direção-Geral da Saúde reforça parcerias com SICAD e INEM na área da prevenção da violência

Direção-Geral da Saúde reforça parcerias com SICAD e INEM na área da prevenção da violência

Realizaram-se no dia 9 de setembro, duas reuniões entre o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida da Direção-Geral da Saúde, o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Estes encontros tiveram como objetivos o reforço do trabalho intrasetorial, nomeadamente estabelecimento de mecanismos de cooperação na abordagem em situações de violência (crianças e jovens em risco, violência interpessoal e violência no setor da saúde), potencialização de sinergias no que respeita aos recursos existentes, reforço da capacitação de profissionais de saúde e sistemas de registo na área da violência.

O fenómeno da violência, enquanto questão de Direitos Humanos e de Saúde Pública, implica uma atuação integrada baseada em respostas abrangentes em todo o Serviço Nacional de Saúde.

Dado encontrarem-se numa posição privilegiada pelo contacto com os/as utentes ao longo do ciclo de vida, os/as diversos profissionais e equipas de saúde têm um importante papel na abordagem de situações de violência que se requer cada vez menos remediativo e mais preventivo:

  • Promover a literacia sobre direitos humanos e uma cultura de não-violência;
  • Fomentar o rastreio e deteção precoce de situações de violência;
  • Avaliar os indicadores de risco de violência;
  • Prestar apoio relativamente a estratégias de segurança, de forma a evitar a escalada do perigo e, no limite, a morte;
  • Garantir uma intervenção assente em princípios de humanização de cuidados;
  • Sinalizar as situações identificadas à Rede Nacional de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, Equipas de Prevenção da Violência em Adultos e Pontos Focais Institucionais para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde;
  • Reforçar mecanismos de articulação intra e intersetorial, através de respostas integradas e de proximidade.

Mais informação: Rede Nacional de NACJR/EPVA.


Dia Mundial da Segurança do Doente 2022 – DGS

Dia Mundial da Segurança do Doente 2022

Dia 17 de setembro de 2022 assinala-se o Dia Mundial da Segurança do Doente, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o tema escolhido para este ano “Segurança na utilização da Medicação”.

A Direção-Geral da Saúde, através do Departamento da Qualidade na Saúde e do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, em parceria com o INFARMED, associam-se a esta iniciativa, dando assim cumprimento ao preconizado no Plano Nacional para a Segurança dos Doentes (PNSD) 2021-2026, nos termos do Despacho n.º 9390/2021, de 24 de setembro.

Esta iniciativa tem como finalidade sensibilizar os profissionais de saúde e cidadãos para a importância desta temática, com destaque para a prevenção dos erros relacionados com a medicação e redução de incidentes neste âmbito.

Ao longo desta semana, serão disponibilizados vários materiais comunicacionais e iniciativas nacionais das Comissões da Qualidade e Segurança, no âmbito deste dia comemorativo.