Notícias em 15/09/2022

imagem do post do Resultados do Inquérito Serológico Nacional COVID-19 (4.ª fase) – Relatório

Resultados do Inquérito Serológico Nacional COVID-19 (4.ª fase) – Relatório – INSA

imagem do post do Resultados do Inquérito Serológico Nacional COVID-19 (4.ª fase) – Relatório

15-09-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulga o relatório de apresentação dos resultados da quarta fase do Inquérito Serológico Nacional COVID-19 (ISN COVID-19), desenvolvido pelo INSA, através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas, em colaboração com a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANLC), a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) e 36 unidades do Serviço Nacional de Saúde.

Em populações com elevadas coberturas vacinais, os estudos sero-epidemiológicos à COVID-19 mantêm-se como ferramentas úteis para monitorizar o nível de imunidade populacional e a evolução do número de infeções recentes, assim como para avaliar a implementação do programa de vacinação e identificar grupos de maior suscetibilidade. Juntamente com os estudos de efetividade vacinal e com os dados da vigilância epidemiológica, estes estudos contribuem para um melhor conhecimento da situação epidemiológica e para a adaptação das medidas de saúde pública implementadas.

Desenvolvido pelos departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas do INSA, o ISN COVID-19 tem como objetivo conhecer a distribuição dos anticorpos específicos contra SARS-CoV-2 na população residente em Portugal, por grupos etários e regiões. Esta informação permitirá monitorizar a imunidade da população após a implementação do programa de vacinação contra a COVID-19.

Na 4ª fase do ISN COVID-19 foi selecionada uma amostra de 3.825 remanescentes de soros, irreversivelmente anonimizados, de indivíduos de todas as idades, que realizaram colheitas de sangue, entre 27 de abril e 8 de junho de 2022, numa rede de laboratórios clínicos e hospitais, previamente selecionados e distribuídos por todo o país. Para cada amostra foi indicada a data e concelho de colheita, sexo e idade do indivíduo e realizada a determinação qualitativa de imunoglobulinas (Ig) do tipo G específicas contra a proteína da nucleocápside do SARS-CoV-2 [IgG (anti-NP)] e a determinação quantitativa de IgG contra a proteína da espícula do SARS-CoV-2 [IgG (anti-S)].

Para consultar o relatório clique aqui.


População residente em Portugal com imunidade de 95,8% contra a COVID-19

imagem do post do População residente em Portugal com imunidade de 95,8% contra a COVID-19

15-09-2022

A quase totalidade da população residente em Portugal tinha anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2, com uma seroprevalência total de 95,8%, de acordo com os dados da 4.ª fase do Inquérito Serológico Nacional COVID-19 (ISN COVID-19), realizado entre 27 de abril e 8 de junho. Este valor representa um aumento de cerca de 10% em relação à 3.ª fase do ISN COVID-19 (86,4%, setembro a novembro de 2021) e é uma das principais conclusões do relatório hoje divulgado.

Os resultados deste estudo promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) indicam que a seroprevalência total foi mais elevada no grupo etário entre os 20 e os 29 anos (98,6%) e na região Norte (96,8%), embora aumentos semelhantes tenham sido observados em todos os grupos etários acima dos 20 anos, inclusive no grupo etário acima dos 70 anos, no qual a seroprevalência estimada foi de 97,2%.

Os grupos etários abaixo dos 10 anos foram aqueles onde se observaram seroprevalências mais reduzidas (76,2% entre os 0-4 anos e 78,7% entre os 5-9 anos), sendo, no entanto, abaixo dos 20 anos que se observou um maior aumento da seroprevalência em relação à 3ª fase do ISN COVID-19, valores que traduzem, sobretudo, a elevada incidência de COVID-19 na população infantil, em especial durante a vaga Omicron, em janeiro de 2022. Os níveis de anticorpos foram mais elevados no grupo etário dos 50-59 anos e mais baixos nos grupos abaixo dos 10 anos de idade, o que indica que os indivíduos, simultaneamente, vacinados e que tiveram uma infeção por SARS-CoV-2 se mantêm como aqueles com níveis mais elevados de anticorpos, tal como se observou na segunda e terceira fases do ISN COVID-19.

Em relação às regiões de saúde, o Algarve mantém-se a região com menor seroprevalência (91,7%), provavelmente relacionada com menor cobertura vacinal na região, e a região Norte como aquela em que se observou uma seroprevalência mais elevada. Os resultados obtidos na 4ª fase do ISN COVID-19 corroboram as atuais recomendações de vacinação em Portugal, isto é, a necessidade de cumprir os esquemas vacinais em todas as idades e independentemente de ocorrência de infeção anterior e a realização de segunda dose de reforço nos grupos mais velhos e vulneráveis.

Coordenado e desenvolvido pelos departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas do INSA, em parceria com a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos, Associação Portuguesa de Analistas Clínicos e com 36 Unidades do Serviço Nacional de Saúde, a 4.ª fase do ISN COVID-19 analisou uma amostra de 3.825 remanescentes de soros de indivíduos de todas as idades, que realizaram colheitas de sangue, entre 27 de abril e 8 de junho de 2022, numa rede de laboratórios clínicos e hospitais, previamente selecionados e distribuídos por todo o país.

Este estudo permitiu dar continuidade ao terceiro ISN COVID-19, realizado entre 28 de setembro e 19 de novembro de 2021, e que estimou uma seroprevalência global de 86,4% na população residente em Portugal. O relatório de apresentação dos resultados da 4.ª fase do ISN COVID-19 pode ser consultado aqui.


Imunidade contra a Covid-19

15/09/2022

Mais de 95% dos residentes em Portugal com anticorpos contra o vírus

A quase totalidade da população residente em Portugal tinha anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2, com uma seroprevalência total de 95,8%, de acordo com os dados da 4.ª fase do Inquérito Serológico Nacional Covid-19 (ISN Covid-19), realizado entre 27 de abril e 8 de junho.

De acordo com os resultados do estudo promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), este valor representa um aumento de cerca de 10% em relação à 3.ª fase do ISN Covid-19 (86,4%, setembro a novembro de 2021).

O estudo revela que a seroprevalência total foi mais elevada no grupo etário entre os 20 e os 29 anos (98,6%) e na região Norte (96,8%), embora aumentos semelhantes tenham sido observados em todos os grupos etários acima dos 20 anos, inclusive no grupo etário acima dos 70 anos, no qual a seroprevalência estimada foi de 97,2%.

Os grupos etários abaixo dos 10 anos foram aqueles onde se observaram seroprevalências mais reduzidas, sendo, no entanto, abaixo dos 20 anos que se observou um maior aumento da seroprevalência em relação à 3.ª fase do ISN Covid-19, valores que traduzem a elevada incidência de Covid-19 na população infantil, em especial durante a vaga Omicron, em janeiro de 2022. Os níveis de anticorpos foram mais elevados no grupo etário dos 50-59 anos e mais baixos nos grupos abaixo dos 10 anos de idade, o que indica que os indivíduos, simultaneamente, vacinados e que tiveram uma infeção por SARS-CoV-2 se mantêm como aqueles com níveis mais elevados de anticorpos, tal como se observou na segunda e terceira fases do ISN Covid-19.

Em relação às regiões de saúde, o Algarve mantém-se a região com menor seroprevalência, provavelmente relacionada com menor cobertura vacinal na região, e a região Norte como aquela em que se observou uma seroprevalência mais elevada. Os resultados obtidos na 4.ª fase do ISN Covid-19 corroboram a necessidade de cumprir os esquemas vacinais em todas as idades e independentemente de ocorrência de infeção anterior e a realização de segunda dose de reforço nos grupos mais velhos e vulneráveis.

A 4.ª fase do ISN Covid-19 analisou uma amostra de 3.825 remanescentes de soros de indivíduos de todas as idades, que realizaram colheitas de sangue, entre 27 de abril e 8 de junho de 2022, numa rede de laboratórios clínicos e hospitais, previamente selecionados e distribuídos por todo o país.

Para saber mais, consulte:

INSA > Notícias


HAJC com serviços alargados

15/09/2022

Hospital de Cantanhede com novos serviços aos fins de semana

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, vai passar a disponibilizar uma série de novos serviços que passam a poder ser realizados nas manhãs de sábado.

Assim, e já a partir de dia 17 de setembro, os utentes do HAJC vão ter a possibilidade de realizar aos sábados de manhã todo o tipo de exames (como análises clínicas, exames de cardiologia, raio-X, entre outros), bem como aceder a consultas de especialidade.

Para Diana Breda, Presidente do Conselho Diretivo do HAJC, trata-se de uma mudança que vai «ao encontro daquela que é a nossa missão, visão e valores enquanto hospital público do Serviço Nacional de Saúde que se assume como um hospital de proximidade, com uma ação colaborativa com a comunidade».

A responsável acrescentou ainda que é «cada vez mais prioritário dar uma resposta efetiva às necessidades individuais de cada paciente» e que «este era o caminho natural a seguir».

Para saber mais, consulte:

HAJC – https://www.hdcantanhede.min-saude.pt/


Serviço do CHUSJ com novo espaço

15/09/2022

Psiquiatria da Infância e da Adolescência com novas instalações

O Serviço da Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) passou a receber, a partir de 14 de setembro, todas as crianças, jovens e suas famílias em ambiente pediátrico, que assim a passam a aceder a cuidados de saúde na mesma área que as restantes crianças e jovens utentes do São João.

Este novo espaço localiza-se no Centro de Ambulatório (Setor K7) e irá dispor de gabinetes onde decorrerão consultas médicas, psicológicas, sociais e as intervenções de enfermagem e de técnicos de saúde, num espaço que irá facilitar a atividade multidisciplinar.

O Hospital de Dia, que contará com dimensões e equipamento apropriados, irá ser dinamizado pela terapia ocupacional em conjunto com outros técnicos, contemplando avaliações, intervenções, grupos terapêuticos e ainda ações dirigidas a crianças e famílias com necessidades complexas, designado pela equipa como Espaço Família.

Esta área incluirá também um espaço de espera para crianças e jovens que necessitem de um ambiente mais tranquilo ou reservado.

No ano de 2021, o serviço realizou 1.033 primeiras consultas médicas e 4.678 consultas subsequentes, proporcionou 664 sessões em Hospital de Dia e efetuou 19 visitas domiciliárias. O serviço tem recebido, nos últimos 17 meses, um aumento sustentado de pedidos de primeira consulta, com uma taxa de crescimento de cerca de 48%.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Prémio Francisco George 2022

15/09/2022

Candidaturas ao Prémio de Saúde Pública a decorrer até 31 de outubro

Estão abertas as candidaturas ao Prémio de Saúde Pública Francisco George, um prémio instituído pelo Ministério da Saúde com o objetivo de distinguir trabalhos e estudos de investigação, inéditos e inovadores, em temas de saúde pública de relevante interesse e impacto para a defesa da saúde pública.

A fase de apresentação das candidaturas vai decorrer até dia 31 de outubro.

O prémio a atribuir é de 5 mil euros e, sempre que o júri considere que se justifique, pode atribuir até duas menções honrosas.

Apenas são admitidos trabalhos e estudos de investigação inéditos, ou seja, todos aqueles que até à data da sua apreciação pelo júri não tenham sido previamente publicados ou premiados em concurso por outra entidade.

O mérito dos trabalhos e estudos de investigação será apreciado tendo em conta o carácter de originalidade, excelência, aplicabilidade ou utilidade futura, a possibilidade da sua replicação, e a sua relevância e impacto na defesa da saúde pública.

Para saber mais, consulte:

Secretaria-Geral do Ministério da Saúde > Prémio de Saúde Pública Francisco George


43 anos de SNS

15/09/2022

Entidades do SNS assinalam data, que se comemora a 15 de setembro

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) comemora esta quinta-feira, dia 15 de setembro, o seu 43.º aniversário.

Considerado uma das maiores conquistas da democracia portuguesa, o SNS foi criado pela Lei n.º 56/79 que concretizou o direito à proteção da saúde, à prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social.

Para assinalar esta data, várias entidades do SNS realizam iniciativas que visam comemorar este importante marco.

CHL planta «Oliveira SNS» em Leiria

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assinala o aniversário do SNS com a plantação e rega simbólica da «Oliveira SNS» na rotunda na Avenida da Comunidade Europeia, em Leiria.

Esta iniciativa decorre na manhã do dia 15 de setembro e conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC).

A plantação da «Oliveira SNS» teve início em 15 de setembro de 2009, dinamizada pela LAHUC, com a plantação de uma oliveira em Coimbra, como forma de homenagear o fundador do SNS, António Arnaut. A oliveira foi a árvore escolhida por ser um símbolo de resiliência. Leiria junta-se agora a mais de 15 localidades com esta «Oliveira SNS» e o objetivo da LAHUC é chegar a todos os municípios.

Todos os anos, no dia 15 de setembro, as «Oliveiras SNS» são regadas pelos responsáveis de cada localidade, num ato simbólico de crescimento e cuidado destas árvores, que representam a resiliência do SNS e dos seus profissionais.

Exposição de fotografia da ARS Algarve assinala efeméride

A exposição de fotografia «A Pandemia pelo Olhar dos Cuidados de Saúde», organizada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, integra as comemorações do aniversário do SNS e procura retratar os momentos vividos nas unidades da região, ao longo da pandemia de Covid-19.

A inauguração será no dia 16 de setembro, pelas 17 horas, no Mar Shopping Algarve, em Loulé, e ficará patente até dia 29 de setembro.

Os trabalhos em exposição têm a particularidade de nascer pela lente de dois profissionais de saúde – Miguel Gonçalves, fotógrafo e enfermeiro no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, e Lília Nunes dos Reis, fotógrafa e enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária na Unidade de Saúde Pública do Agrupamento dos Centros de Saúde Algarve I – Central.

Para saber mais, consulte:


Infarmed assinala Dia Mundial da Segurança do Doente 2022 em parceria com a DGS

Campanha conjunta com a DGS

15 set 2022

Dia 17 de setembro de 2022 assinala-se o Dia Mundial da Segurança do Doente, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o tema escolhido para este ano “Segurança na utilização da Medicação”.

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Departamento da Qualidade na Saúde e do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, em parceria com o INFARMED, I.P., associa-se a esta iniciativa, dando assim cumprimento ao preconizado no Plano Nacional para a Segurança dos Doentes (PNSD) 2021-2026, nos termos do Despacho n.º 9390/2021, de 24 de setembro.

Esta iniciativa tem como finalidade sensibilizar os profissionais de saúde e cidadãos para a importância desta temática, com destaque para a prevenção dos erros relacionados com a medicação e redução de incidentes neste âmbito.

Ao longo desta semana serão disponibilizados vários materiais comunicacionais no âmbito deste dia comemorativo.

Aceda aos materiais comunicacionais no site da DGS e assista ao vídeo sobre farmacovigilância produzido pelo Infarmed.


43.º Aniversário do SNS – ACSS

imagem do post do 43.º Aniversário do SNS

“O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a garantia de acesso a um direito fundamental: a Saúde”

Esta é a frase que caracteriza uma das maiores conquistas da democracia portuguesa: a criação do SNS, uma estrutura formada por instituições e serviços do Ministério da Saúde, com a missão de garantir o acesso de todos os cidadãos aos cuidados de saúde.

O SNS concretiza o direito à proteção da saúde, à prestação de cuidados globais de saúde e ao acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social.

Ao longo dos anos, o SNS gerou ganhos em saúde que colocaram Portugal ao nível do resto da Europa, reduziu desigualdades, envolvendo todos os cuidados integrados de saúde, desde a prevenção da doença, o diagnóstico e tratamento dos doentes até à reabilitação médica e social.

Ao direito à proteção da saúde, assegurado pelo SNS, corresponde o dever de a defender e promover, nos termos da Constituição.

Mensagem do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na comemoração do 43.º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde

Vídeo comemorativo dos 43 anos do Serviço Nacional de Saúde

Publicado em 15/9/2022