Notícias em 23/09/2022

DGS participa em estudo internacional para avaliar os serviços de saúde

DGS participa em estudo internacional para avaliar os serviços de saúde

DGS participa em estudo internacional para avaliar os serviços de saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a coordenar um estudo a nível nacional que visa avaliar os cuidados de saúde prestados e incentivar os sistemas de saúde a centrarem-se mais nas pessoas e nas suas necessidades. O acesso e a qualidade dos serviços de saúde, a capacitação do utente na gestão dos seus problemas de saúde, o impacto da pandemia COVID-19 no acesso e a qualidade de vida e o bem-estar físico e psicológico são alguns aspetos que serão avaliados.

Desenvolvida no âmbito do projeto PaRIS – Estudo Internacional sobre os Resultados e Experiências dos Utentes com os Serviços de Saúde, esta iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) permitirá avaliar os resultados e as experiências descritos por utilizadores dos cuidados de saúde. Pretende-se que o PaRIS seja para a Saúde o que o PISA é para a educação.

O estudo, em que participam 21 países, consistirá na aplicação de questionários tendo em vista a recolha de uma amostra de prestadores de cuidados de saúde primários das cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) de Portugal Continental e de uma amostra dos seus utentes.

Para além da DGS, estão envolvidos neste projeto os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade NOVA de Lisboa (parceiro académico). Este projeto tem duas estruturas de apoio, pontos focais regionais e grupos consultivos constituídos por ordens, associações de profissionais de saúde e de doentes.

Serão escolhidos aleatoriamente utentes que cumpram os critérios de elegibilidade, designadamente ter idade igual ou superior a 45 anos, viver numa residência particular na comunidade e ter tido pelo menos um contacto registado nos cuidados de saúde primários do SNS nos 6 meses anteriores ao procedimento de seleção.

Os utentes escolhidos serão contactados por carta, nos próximos dias, sendo a sua participação voluntária. Podem consultar mais informações em https://www.sns.gov.pt/paris

A segunda fase do estudo decorrerá de abril a setembro de 2023, estimando-se que os resultados sejam conhecidos durante 2023 e 2024.


Hospital da Fantasia em Vila Real

23/09/2022
Crianca651

Crianças levam os seus bonecos doentes ao hospital para perder o medo da bata branca

Cerca de 350 crianças levaram esta sexta-feira os seus bonecos à unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) para tratarem os brinquedos e perderem o medo dos médicos e da bata branca.

O pequeno peluche da Sofia, 5 anos, é um unicórnio que tinha um pelo no olho e também ‘bateu’ com a cabeça, e, por isso, esta manhã ambos deram entrada no Hospital da Fantasia, instalado no serviço de pediatria do CHTMAD.

Sofia disse que o boneco teve medo de ir ao hospital e combater o medo da bata branca é, precisamente, o objetivo da iniciativa Hospital da Fantasia, que foi decorado por balões de várias cores.

São 358 as crianças do concelho, entre os 3 e os 5 anos, que vão passar durante o dia de hoje pela unidade de Vila Real do CHTMAD e cada uma delas traz um boneco. Hoje a atividade realiza-se também na unidade de Chaves, com 35 crianças, e decorrerá no dia 30 em Lamego.

Neste hospital de brincar, as crianças levam os bonecos à triagem e são encaminhados para os vários gabinetes médicos.

A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) fez também uma demonstração da entrada de um paciente na urgência.

A iniciativa foi organizada pelo serviço de pediatria e contou com a colaboração de vários serviços do CHTMAD.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – https://www.chtmad.min-saude.pt/


XII Jornadas de Pediatria do HSOG

23/09/2022

Edição dedicada aos desafios e oportunidades da Geração Digital

Encontra-se a decorrer esta sexta-feira, dia 23 de setembro, as XII Jornadas de Pediatria do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG), este ano subordinadas ao tema «Geração Digital: dos desafios às oportunidades».

Este encontro decorre no Open Village Sports Hotel & SPA Club e visa debater o mundo digital e o seu impacto nas sociedades em geral e na idade pediátrica em particular.

As jornadas são um momento de partilha de conhecimentos, diálogo inter-pares e de promoção da multidisciplinaridade inerente à Pediatria, que irá reunir especialistas e palestrantes de várias áreas da medicina, da educação, da psicologia e da justiça.

No encontro é abordada a dicotomia da vida digital: por um lado, os riscos das redes sociais sob a perspetiva das entidades judiciais, da medicina legal e da área da educação e outros problemas da era digital como as alterações de sono, alterações neurocomportamentais e o cyberbullying; por outro lado, será também dado ênfase, ao promissor futuro digital envolvendo a telemedicina, o estudo em casa e os (im)possíveis no ecrã, que fazem gerar possibilidades de conceções e conhecimento, que de outra forma não aconteceria.

Para saber mais, consulte:

HSOG – https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/