Notícias em 26/09/2022

Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 nº 28

Portaria n.º 244-A/2022 – Diário da República n.º 186/2022, 1º Suplemento, Série I de 2022-09-26
Finanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Procede à regulamentação do apoio extraordinário a titulares de rendimentos e prestações sociais criado pelo Decreto-Lei n.º 57-C/2022, de 6 de setembro


Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 nº 28 – DGS

Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 nº 28

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgam o relatório n.º 28 de monitorização da situação epidemiológica da COVID-19. O documento inclui diversos indicadores, nomeadamente a incidência a sete dias e o índice de transmissibilidade (R(t)), nacionais e por região de saúde, entre outros.

A epidemia de COVID-19 manteve uma incidência elevada, sugerindo uma possível inversão da tendência, para crescente. O número de internamentos por COVID-19 e a mortalidade específica apresentam uma estabilização. Deve ser mantida a vigilância da situação epidemiológica da COVID-19, recomendando-se a manutenção das medidas de proteção individual, a vacinação de reforço e a comunicação frequente destas medidas à população.

Do presente documento, destacam-se ainda os seguintes pontos:

  • O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 7 dias, foi de 178 casos, com possível inversão de tendência, para crescente, a nível nacional;
  • O R(t) apresentou um valor superior a 1 a nível nacional e nas regiões Norte, LVT, Alentejo, Algarve, e regiões autónomas o que indica uma tendência crescente de novos casos nestas regiões;
  • O número de pessoas com COVID-19 internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou uma tendência estável, correspondendo a 10,6% (igual ao período anterior em análise) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas;
  • A razão entre o número de pessoas internadas e infetadas foi de 0,25, apresentando uma possível tendência crescente;
  • A linhagem BA.5 da variante Omicron continua a ser claramente dominante em Portugal, apresentando uma frequência relativa estimada de 95% na semana 36 (05/09/2022 a 11/09/2022). Esta linhagem tem revelado uma maior capacidade de transmissão, a qual é potencialmente mediada por mutações adicionais com impacto na entrada do vírus nas células humanas e/ou pela sua capacidade de evasão à resposta imunitária;
  • No que respeita à mortalidade específica por COVID-19 (7,2 óbitos em 14 dias por 1 000 000 habitantes) observa-se uma possível tendência decrescente. A mortalidade por todas as causas encontra-se dentro do esperado para a época do ano.


Relatório de Situação nº 767 | 13/09/2022 a 19/09/2022 – DGS

Relatório de Situação nº 767 | 13/09/2022 a 19/09/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação Semanal


Primeira Reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026 – DGS

Primeira Reunião da Comissão e Acompanhamento e Monitorização do Plano Nacional para a Segurança dos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) realizou a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização (CAM) do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes (PNSD) 2021-2026 no dia 22 de setembro. A reunião contou com a presença da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas e cumpre o disposto no despacho de criação do PNSD.

Esta Comissão tem como missão acompanhar e monitorizar indicadores relacionados com a segurança do doente; participar na avaliação intermédia e final relativa à execução do PNSD 2021-2026, bem como participar e propor outras atividades que venham a ser necessárias durante o período de vigência deste Plano.

A CAM do PNSD 2021-2026 é constituída por representantes das Administrações Regionais de Saúde, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde; Administração Central do Sistema de Saúde; INFARMED; Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) e de profissionais com atividades desenvolvidas no âmbito da segurança do doente (profissionais de saúde, investigadores e docentes), sendo presidida por Carla Pereira, Chefe de Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade, do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS.


Guarda | Jornadas de Urologia

26/09/2022

Encontro visa analisar abordagem aos doentes com patologia urológica

A Unidade de Urologia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai realizar, no dia 30 de setembro, as I Jornadas de Urologia da Beira Interior, que vão decorrer no auditório da Escola Superior de Saúde da Guarda.

Neste evento, que visa a aproximação dos Cuidados de Saúde Primários com a especialidade de Urologia, serão abordadas as mais frequentes patologias urológicas, procurando-se clarificar o papel dos médicos de família no diagnóstico, tratamento e referenciação destes doentes. Será também explicado o papel dos urologistas na orientação destas patologias quando os doentes são referenciados pelos médicos de família.

As Jornadas vão reunir profissionais nas mais diversas vertentes da Medicina, desde médicos de Medicina Geral e Familiar, outras especialidades médicas e cirúrgicas, enfermeiros e todos os interessados na área da Urologia.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda > Eventos


HESE com equipamento pioneiro

26/09/2022

Imagiologia com equipamento inovador de ressonância magnética

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) dispõe de um inovador equipamento de ressonância magnética, o primeiro a ser instalado em Portugal, que permite prestar melhores cuidados de saúde e aumentar o número de exames.

De acordo com Isabel Pita, diretora clínica do HESE, «o Hospital de Évora é o primeiro do país a instalar este equipamento, que proporciona uma melhor prestação de cuidados de saúde à população neste tipo de exames e permite também um aumento significativo do número de exames realizados pela equipa de profissionais de saúde».

Este equipamento de ressonância magnética, instalado no Serviço de Imagiologia do HESE, proporciona maior conforto ao utente, uma qualidade de imagem superior às anteriores e uma maior capacidade de resposta, sendo o primeiro a ser instalado em Portugal, refere a GE Healthcare, a empresa responsável pela tecnologia topo de gama do novo equipamento.

«Tem potencial para gerar imagens de maior qualidade, melhorando o diagnóstico dos utentes que passam agora a ter acesso a técnicas mais avançadas», além de garantir «uma maior comodidade graças à considerável redução do ruído provocado pela ressonância magnética, ao aumento do diâmetro de abertura do equipamento (70 cm) e à redução dos tempos de realização dos exames», acrescentou.

Para os profissionais de saúde, «representa uma mais-valia, pois facilita, não só a realização do exame, pelo maior conforto do doente, como também o diagnóstico, pela maior qualidade de imagem».

Para saber mais, consulte:

HESE – https://www.hevora.min-saude.pt/


Banco de Leite Humano do Norte

26/09/2022

Hospital de São João já tem em funcionamento um banco de leite

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, abriu esta segunda-feira, dia 26 de setembro, o Banco de Leite Humano do Norte, que vai servir a região norte do país.

Em declarações à agência Lusa, Maria João Baptista, diretora clínica do CHUSJ, refere que este projeto só tem paralelo no instalado na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa. A diretora clínica explica que o Banco de Leite Humano do Norte tem a sua sede física no CHUSJ, mas destina-se a toda a região. «O objetivo é que todos os hospitais do Norte tenham a possibilidade de recorrer ao banco de leite do Hospital de São João se tiverem um recém-nascido ou um bebé doente que necessite de leite humano», afirmou.

Com um investimento de meio milhão de euros, este equipamento nasce da requalificação da copa de leite do hospital, local onde é preparada a alimentação de bebés que não estão a ser amamentados.

Maria João Baptista destacou que o processo de doação, conservação, processamento e utilização do leite é muito auditado, «um processo que pauta por estar assegurada a segurança microbiológica do leite».

A diretora clínica do CHUSJ especificou que podem ser dadoras mães que tenham bebés saudáveis, que tenham leite suficiente para amamentar o seu bebé, tendo excedente de leite. Devem ser mães com bebés com menos de seis meses por causa da qualidade do leite que tem de ser adequada a um bebé recém-nascido.

Podem beneficiar deste leite doado bebés prematuros, cujas mães não estão biologicamente preparadas para amamentar, ou seja, devido à antecipação da chegada dos filhos ainda não tenham leite materno ou até o tenham mas não em quantidade suficiente. Também beneficiam deste projeto bebés internados por longos períodos nos serviços de neonatologia após, por exemplo, cirurgias longas ou recobros demorados, cujas mães até tinham leite, mas esse acabou durante o processo de recuperação do filho.

«O leite materno para todo e qualquer bebé, e muito mais para um bebé prematuro, é sem dúvida alguma o mais indicado para o desenvolvimento. Mas está cientificamente provado que na ausência de leite materno, se conseguirmos dar leite humano de dadoras, esse leite é seguro e a melhor alternativa porque confere benefícios», referiu a médica.

A equipa do Banco de Leite Humano do Norte junta farmacêuticos, especialistas em patologia clínica, nutricionistas, entre outros profissionais e técnicos.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Banco de Leite Humano do Norte


Dia Nacional do Farmacêutico

26/09/2022

Data tem como objetivo divulgar a importância da profissão

Assinala-se esta segunda-feira, dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Farmacêutico, uma data que tem como objetivo divulgar a importância da profissão na sociedade.

Adotado em 1989, pela Ordem dos Farmacêuticos, o Dia do Nacional do Farmacêutico comemora-se em 26 de setembro como homenagem a São Cosme e São Damião, os santos padroeiros da profissão farmacêutica.

Para saber mais, consulte:

Ordem dos Farmacêuticos > Dia do Farmacêutico 2022


Cardiologia de Intervenção

26/09/2022

Hospital de Braga realiza procedimento inovador

O Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga realizou, pela primeira vez, uma intervenção coronária percutânea com recurso à técnica de Aterectomia Orbital, sendo um dos primeiros hospitais portugueses a realizar este procedimento.

Trata-se de uma técnica que permite a remoção de fragmentos de placas ateroscleróticas calcificadas, possibilitando a realização da angioplastia coronária em situações de elevada complexidade. Esta intervenção tem menor incidência de algumas das complicações associadas a estes procedimentos, sendo um tratamento destinado para cenários muito específicos e com um custo equivalente à Aterectomia Rotacional, técnica mais comumente utilizada.

Para Jorge Marques, Diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, «esta é mais uma ferramenta ao dispor dos clínicos para o tratamento da doença coronária e que, estando associada a uma menor incidência de complicações, poderá representar uma nova oportunidade de tratamento para alguns doentes com patologia particularmente complexa».

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


Entidade Reguladora de Saúde

Protocolo de cooperação entre a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS)

26/09/2022

Protocolo de cooperação entre a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS)

A ERS e a ERIS assinaram um protocolo de cooperação.