Notícias em 27/09/2022

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 27-09-2022

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 27-09-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 27-09-2022

27-09-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 41.994 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 307 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem BA.5 da variante Omicron (incluindo as suas múltiplas sublinhagens) é dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 94,2% de acordo com a mais recente amostragem aleatória por sequenciação na semana 37 (12 a 18 de setembro). A linhagem BA.4 da variante Omicron tem registado uma frequência relativa estável nas últimas amostragens semanais, representando 3,8% das sequências analisadas nas semanas 36 e 37.

Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), tem tido uma frequência relativa continuamente decrescente, registando aproximadamente 1% nas semanas 36 e 37. Tem-se observado a emergência de algumas mutações de interesse, nomeadamente mutações potencialmente associadas à resistência a anticorpos neutralizantes.

Entre estas, destaca-se a mutação adicional na posição 346 da proteína Spike, a qual tem vindo a ser detetada em diversas sublinhagens da BA.2 (p.ex., BA.2.75.2), BA.4 (p.ex., BA.4.6) e BA.5 (p.ex., BF.7), algumas destas com considerável circulação em diversos países. Em Portugal, destaca-se a circulação das sublinhagens BF.7 e BA.4.6, ambas com uma frequência relativa tendencialmente crescente, registando valores de aproximadamente 4% e 3%, respetivamente, no período das semanas 36 e 37.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Atualmente, esta monitorização contínua assenta em amostragens semanais de amplitude nacional. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Noite Europeia dos Investigadores

27/09/2022

INSA participa em evento dedicado ao tema «Ciência para todos»

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos departamentos de Genética Humana (DGH) e de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis (DPS), volta a participar na Noite Europeia dos Investigadores, um evento público que decorre em simultâneo em toda a Europa e que pretende aproximar os investigadores e o público.

Este ano com um formato misto (presencial e online), a iniciativa terá lugar no dia 30 de setembro e é subordinada ao tema da «Ciência para todos (SCIEVER) – Inclusão e Sustentabilidade».

Com este lema, a NEI 2022 pretende envolver o público em geral, especialmente os jovens estudantes, sensibilizando-os para a relevância da investigação e inovação na Europa, com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo, mas também para o facto de as carreiras científicas poderem ser determinantes para encontrar soluções que minimizem problemas da sociedade. A iniciativa pretende criar oportunidades para a partilha de preocupações e expetativas sobre como a ciência deve contribuir para encontrar soluções para mitigar as consequências das alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, a especialista do DGH, Marisa Silva, desenvolveu uma atividade pensada para jovens e adultos denominada «Genoma Humano: meu, teu ou nosso?», com o objetivo de sensibilizar o público para as características do genoma que são comuns a todos os seres humanos, bem como as que promovem a diversidade. Além disso, pretende dar a conhecer de que forma o conhecimento do genoma humano pode contribuir para cuidados de saúde personalizados, aumentando a sua eficácia e otimizando recursos, contribuindo para uma maior sustentabilidade dos sistemas de saúde. A iniciativa incluirá um episódio especial da série de animação GenAnimatEd e um quiz.

Por sua vez, a investigadora do DPS, Luciana Costa, participará numa conversa entre participantes de diversas instituições dos setores da cultura, da saúde e da academia subordinada ao tema «Prescrição social: que contributos para a inclusão e sustentabilidade?». A iniciativa terá como objetivo dar a conhecer o conceito de Prescrição Social, a sua implementação a nível nacional e Europeu e a sua importância para a promoção da inclusão e da sustentabilidade.

Para saber mais, consulte:


Iniciativa visa promover o debate científico entre especialistas

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), em parceria com Administração Regional de Saúde do Algarve e com a Associação de Formação e Investigação da Maternidade do Barlavento Algarvio, realiza nos dias 30 de setembro e 1 de outubro as Jornadas de Obstetrícia do CHUA, que vão ter lugar no Museu de Portimão.

Dirigida especialmente aos Médicos Internos e Especialistas em Medicina Geral e Familiar, esta formação pretende promover a autonomia destes profissionais nas áreas de Obstetrícia e Planeamento Familiar, potenciando o debate científico entre especialistas das várias áreas de intervenção, com o objetivo de promover uma maior articulação entre a especialidade hospitalar e os cuidados de saúde primários.

Nos dois dias de curso serão apresentados e discutidos casos clínicos reais com enfoque nos principais temas da prática clínica na área da Obstetrícia, como é o caso da pré-conceção, da gravidez e do pós-parto. O planeamento familiar será também abordado nos cursos práticos de contraceção.

Para saber mais, consulte:

CHUA > Jornadas de Obstetrícia do CHUA


CHBM | Eficiência energética

27/09/2022

Investimento de 503 mil euros no Internamento do Hospital do Barreiro

Os serviços de internamento do Hospital de Nossa Senhora do Rosário (HNSR), no Barreiro, vão beneficiar de uma melhoria no seu conforto térmico, ao abrigo de uma intervenção do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que visa a instalação de fancoils/ventiloconvectores nestes espaços.

Com um investimento de cerca de 503 mil euros, esta intervenção será feita de forma gradual nos serviços de internamento, para minimizar o transtorno para utentes e profissionais.

A candidatura do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) ao POSEUR tem como objetivo a reconversão dos sistemas de produção energética no HNSR, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, melhorando as condições térmicas do edifício, e contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes na instituição. Prevê-se que o investimento feito com este programa venha a ter um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45% de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros/ano.

Esta é a sexta intervenção feita no âmbito do POSEUR, que prevê fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética. Ao abrigo deste programa, o HNSR já substituiu todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED (investimento de mais de 435 mil euros); melhorou o isolamento das coberturas (investimento de mais de 900 mil euros); substituiu 21 Unidades de Tratamento de Ar e dois chillers (investimento de 1 milhão de euros); substituiu as atuais caldeiras, ainda a vapor, por caldeiras de condensação (investimento de cerca de 240 mil euros); e está a instalar um campo fotovoltaico/painéis solares (investimento de 700 mil euros), estando, ainda, prevista a instalação de um sistema de «gestão técnica centralizada».

Para saber mais, consulte:

CHBM > Destaques


ACSS com papel central em nova etapa

27/09/2022

Secretário de Estado da Saúde abriu conferência da Administração Central do Sistema de Saúde

O Secretário de Estado da Saúde participou esta terça-feira, 27 de setembro, na abertura da primeira conferência ACSS Meeting, organizada pela Administração Central do Sistema de Saúde, uma iniciativa nesta primeira edição dedicada à contratualização e financiamento dos serviços de saúde.

“Este debate é sempre oportuno mas é ainda mais oportuno quando temos uma reorganização em curso na governação do SNS. Temos um novo estatuto, uma nova direção executiva e temos a oportunidade para olhar para os nossos processos de contratualização, de financiamento e de governação e identificar as áreas de melhoria que pretendemos que sejam implementadas e que nos permitam ter uma gestão cada vez mais eficiente dos recursos”, sublinhou Ricardo Mestre.

O Secretário de Estado da Saúde destacou o “papel central” da ACSS na operacionalização da reorganização em curso, em parceria com a direção executiva e com as demais entidades do Ministério da Saúde. “Nomeadamente no âmbito do planeamento e da gestão dos recursos financeiros, que precisamos que sejam utilizados na sua plenitude de forma racional, de forma eficiente e de forma adequada a podermos melhorar o acesso, a qualidade e os cuidados prestados aos nossos concidadãos”, afirmou.

Ricardo Mestre referiu ainda as novas competências atribuídas à ACSS no âmbito da orgânica da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (Decreto-Lei n.º 61/2022), que estabelece que a Administração Central do Sistema de Saúde sucede nas atribuições das Administrações Regionais de Saúde em matéria de acordos com entidades prestadoras de cuidados de saúde e entidades do setor privado e social, passando assim a ter esta área à sua responsabilidade. “Em complementaridade com o SNS, [operacionalizar] processos de contratualização devidamente estruturados e integrados nos princípios de governação do SNS e que permitam responder aos cidadãos e às suas de necessidades em saúde”, rematou.


Webinar sobre Guidelines da ICD10 – CM/PCS – ACSS

imagem do post do Webinar sobre Guidelines da ICD10 – CM/PCS

É já amanhã, às 18 horas, que se realiza o webinar sobre os novos códigos de diagnósticos e de procedimentos, bem como as Guidelines da ICD10 – CM/PCS, promovido pela ACSS.

Como habitualmente, os novos códigos serão disponibilizados no SIMH (Sistema de Informação para a Morbilidade Hospitalar), entrando em vigor a partir do dia 1 de outubro.

Esta iniciativa do Grupo de Trabalho de Apoio à Codificação Clínica (GTACC) da ACSS é realizada em parceria com a SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde).

Plano da Sessão

  • Guidelines e novos códigos de diagnóstico
  • Guidelines e novos códigos de procedimento

Para qualquer questão, contactar a organização através do endereço eletrónico academia@spms.min-saude.pt.

Publicado em 27/9/2022