Notícias em 29/09/2022

Casa Aberta I Senha Digital para vacina de reforço covid-19

Casa Aberta I Senha Digital para vacina de reforço covid-19 disponível para profissionais dos Cuidados Continuados, bombeiros e estagiários clínicos – DGS

Casa Aberta I Senha Digital para vacina de reforço covid-19

Os profissionais da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), bombeiros envolvidos no transporte de doentes e em contacto direto com pessoas de alto risco e estudantes em estágios clínicos já podem tirar a senha digital para a vacinação de reforço sazonal de outono contra a Covid-19.

Para agilizar o processo de vacinação, estes profissionais de grupos prioritários podem recorrer à modalidade “Casa Aberta” e emitir a sua senha digital, através de um breve formulário.

A Casa Aberta continua também disponível para a vacinação primária de utentes com idade igual ou superior a 12 anos e vacinação de reforço para utentes dos 18 aos 59 anos. Sem necessidade de recorrer a senhas digitais, para estes utentes basta dirigirem-se ao ponto de vacinação ou ao centro de saúde.

Desde o início da campanha de outono, que arrancou a 7 de setembro, já foram administradas mais de 468 mil vacinas contra a Covid-19.

Mais informações disponíveis em https://covid19.min-saude.pt/casa-aberta/.


Governo não renova situação de alerta

29/09/2022
João Bica/Portal do Governo

Uso da máscara mantém-se obrigatório nas unidades de saúde e residenciais para idosos

“A situação da pandemia permite-nos tomar, com toda a segurança, a decisão de não renovar o estado de alerta no território continental”, anunciou o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na conferência de imprensa que decorreu após o Conselho de Ministros de 29 de setembro de 2022.

O Ministro da Saúde justifica a decisão com “o elevado nível de vacinação da população portuguesa, da proteção conferida pela vacina e da menor agressividade das estirpes de SARS-CoV-2 que estão neste momento em circulação, a incidência da doença e sobretudo o seu impacto na saúde das pessoas e no funcionamento do sistema de saúde tem-se mantido estável e controlado”.

Manuel Pizarro sublinhou que a reversão do estado de alerta não significa que a pandemia de Covid-19 esteja ultrapassada. Para o Ministro, é essencial “continuar a vigiar a evolução da doença e conferir prioridade à vacinação, em especial das pessoas que estão em maior risco”.

O governante agradeceu aos portugueses a adesão ao programa de vacinação que está em curso contra a Covid-19 e contra a gripe. “Desde o início de setembro até ao dia de hoje foram vacinadas contra estas duas doenças mais de 450 mil pessoas”. O Ministro relembrou ainda que está em causa a vacinação das pessoas com mais idade e pessoas portadoras de certas patologias, além dos profissionais de saúde.

Num contexto de regresso progressivo à normalidade, o ministro apelou para que se mantenham os cuidados de higiene respiratória e que as pessoas infetadas com covid-19 ou em contacto com um doente devem usar máscara e manter distanciamento, além de continuar a ser obrigatório o uso de máscaras nos hospitais e lares de idosos.


Recolha de todos os lotes de medicamentos Caspofungina Teva e Anidulafungina Fresenius Kabi – Infarmed

Circular Informativa N.º 114/CD/550.20.001 Data: 26/09/2022

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

29 set 2022

Na sequência de inspeção realizada pelas Autoridades Competentes da Dinamarca (DKMA) e de Portugal (INFARMED, I.P.) ao fabricante “Mefar Ilac Sanayii A.S.”, Ramazanoglu Mah.Ensar Cad. No. 20, Kurtkoey Pendik, 34906 Istanbul, Turquia, foram detetadas não conformidades às Boas Práticas de Fabrico de medicamentos de Uso Humano.

O Infarmed determina a suspensão da comercialização e recolha imediatas de todos os lotes que se encontram em comercialização dos seguintes medicamentos:

  • Caspofungina Teva, Caspofungina, 50 mg, Frasco, Pó para concentrado para solução para perfusão, registo n.º 5706361, do Titular “Teva Pharma – Produtos Farmacêuticos, Lda.”
  • Anidulafungina Fresenius Kabi, Anidulafungina, 100 mg, Frasco, Pó para concentrado para solução para perfusão, registo n.º 5786678, do Titular “Fresenius Kabi Pharma Portugal, Lda.”

Face ao exposto:

  • As entidades que possuam quaisquer lotes destes dois medicamentos citados em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.
  • Os doentes que estejam a utilizar estes medicamentos não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem contactar o médico para substituir por um outro medicamento alternativo.

A Vogal do Conselho Diretivo

(Erica Viegas)


Dia Mundial do Coração

29/09/2022

«Use o coração para cada coração» é o lema das comemorações deste ano

Assinala-se esta quinta-feira, dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração, uma data criada pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) que tem como objetivo informar e sensibilizar a população sobre as doenças cardiovasculares.

«Use o coração para cada coração» («Use heart for every heart») é o lema das comemorações deste ano, que lembra a importância de usar o coração pela humanidade, pela natureza e por si.

«Usar o coração» significa pensar de forma diferente, para tomar as decisões certas, para ajudar os outros. «Para cada coração» significa mudar o foco das ações, para ajudar o maior número possível de pessoas a alcançar a saúde cardiovascular de cada coração.

Hospital de Évora organiza evento sobre inovação no tratamento das doenças cardiovasculares

O Centro de Responsabilidade Integrada Cérebro-Cardiovascular do Alentejo (CRIA), inserido no Hospital do Espírito Santo de Évora, assinala a data com um evento dedicado à inovação no tratamento das doenças cardiovasculares em Évora, a decorrer no Palácio Dom Manuel, no dia 29 de setembro.

O evento, que reúne responsáveis e profissionais da área da saúde e utentes do CRIA, tem como foco a inovação no tratamento das doenças cardiovasculares em Évora, contemplando também temas como a comunicação entre as entidades regionais e locais, os profissionais de saúde e os doentes, a rede de referenciação e a importância do Novo Hospital Central do Alentejo para a região e para a especialidade de cardiologia.

Para saber mais, consulte:


Leiria | Reabilitação Cardíaca

29/09/2022

Unidade do CHL tem contribuído para a prevenção de novos enfartes

A Unidade de Reabilitação Cardíaca do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem contribuído para a prevenção de novos enfartes durante os cinco anos de funcionamento, período em que foram acompanhados cerca de 150 doentes.

Alexandre Antunes, coordenador da Unidade de Reabilitação Cardíaca, explica que as doenças cardíacas são uma das principais causas de mortalidade em Portugal e, depois de um primeiro episódio de enfarte, a repetição de um novo evento é comum.

Esta unidade, acreditada recentemente pela Sociedade Europeia de Cardiologia, tem melhorado a qualidade de vida dos utentes. Criada há cinco anos no Hospital de Santo André, os resultados têm sido satisfatórios, ao contribuir para a redução da mortalidade cardiovascular e de readmissões hospitalares.

«Está provado que a reabilitação cardíaca bem feita consegue ter um impacto na redução da mortalidade e de novos enfartes igual ou superior a qualquer medicamento de ponta ou até tratamentos mais agudos, como as angioplastias», explicou o médico cardiologista.

A unidade tem ao seu dispor a aplicação móvel «Movida Eros», concebida em parceria com o Politécnico de Leiria, que monitoriza o exercício físico do utente, permitindo prescrever e acompanhar o doente sempre que este realiza o exercício, registando os sintomas.

Nas sessões presenciais de exercício, o médico segue os valores dos batimentos cardíacos e pulsação. «À medida que a pessoa adquire o hábito de se exercitar, vai ficar mais autónomo, com mais capacidades, mais confiante e com menos probabilidades de voltar a ter um enfarte», garantiu Alexandre Antunes.

«No fim deste programa pretendemos ter um doente mais informado, mais exercitado, mais relaxado e a lidar melhor com o stress», afirmou o cardiologista.

Para saber mais, consulte:

CHL – https://www.chleiria.pt/


Desfibrilhação Automática Externa

29/09/2022

INEM com mais equipamentos para paragens cardiorrespiratórias

Em 2022, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) licenciou 584 novos programas de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), os quais abrangem 618 equipamentos de DAE e 1.847 operacionais devidamente certificados para a sua utilização. Estes números representam um aumento da capacidade de resposta da sociedade a eventuais casos de paragem cardiorrespiratória em locais públicos, bem como do acesso da população a estes equipamentos.

Existem atualmente 2.423 programas licenciados pelo INEM, a que correspondem 3.891 espaços de acesso público, 3.961 equipamentos DAE e 21.754 pessoas certificadas para os utilizar.

Além dos Programas de DAE em funcionamento em entidades públicas e privadas, Portugal conta ainda com mais 1.656 equipamentos DAE existentes nas viaturas do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), nomeadamente nos meios do INEM e dos parceiros do SIEM (Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa), e 10.404 operacionais aptos para a sua utilização, o que representa mais uma garantia de acesso à desfibrilhação a quem dela precise.

Desde 2012 que é obrigatória a instalação de equipamentos de DAE em locais de acesso público que cumpram determinados requisitos, nomeadamente nos estabelecimentos comerciais de dimensão relevante, aeroportos e portos comerciais, estações ferroviárias, de metro e de camionagem com fluxo médio diário superior a 10 mil passageiros e recintos desportivos, de lazer e de recreio com lotação superior a 5 mil pessoas.

Em comunicado, o INEM recorda que a morte súbita no adulto, na maioria das situações, é causada por uma arritmia cardíaca que impede o coração de bombear o sangue. O único tratamento eficaz para esta arritmia é a desfibrilhação elétrica, que consiste na administração de choques elétricos ao coração parado, possibilitando que o ritmo cardíaco volte ao normal.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


VII Encontro Nacional de Famílias

29/09/2022

Saúde Mental e o papel das famílias em debate, dia 29, em Setúbal

A Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM) do Ministério da Saúde promove o VII Encontro Nacional de Famílias de Pessoas com Experiência em Doença Mental, em parceria com a “FamiliarMente” – Federação Portuguesa de Associações de Famílias, sob o tema “Governação e Financiamento – saúde mental uma prioridade global”.

Esta iniciativa aborda temas sobre a nova organização da saúde mental e o papel das famílias no processo de tratamento e reabilitação.

O encontro de âmbito nacional decorre ao longo do dia 29 de setembro, no auditório do Cinema Charlot, em Setúbal, e também terá transmissão em direto através do Facebook do SNS e do site institucional da saúde mental.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Transmissão em direto


Saúde Ocupacional no Fórum Segurança 2022, em Braga – DGS

Saúde Ocupacional no Fórum Segurança 2022, em Braga

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC), participou no dia 27 de setembro no “Palco de Conferências” da 4.ª edição do Fórum Segurança 2022, no Altice Fórum Braga. As intervenções a cargo do PNSOC focaram-se em dois principais temas: “Avaliação de riscos para a saúde mental dos trabalhadores – o papel dos serviços de saúde e segurança do trabalho” e “Avaliação de risco coletiva e individual: a articulação entre a saúde e a segurança”.

A 4.ª edição do Fórum Segurança, organizado pela iBD e pela Sinalux em parceria com a InvestBraga, visou criar experiências únicas sobre “Prevenção e Segurança” relevantes para a sociedade. Este Fórum, de cariz experimentalista, contou ainda com apresentações feitas por diversos oradores de reconhecida experiência na área, bem como a presença de várias empresas ligadas às atividades em causa e de entidades expositoras. Foram ainda realizadas dezenas de demonstrações, quer dentro do pavilhão de exposição, quer no exterior. De realçar ainda o espaço “Conhecimento”, com venda de livros técnicos e sessões de autógrafos, assim como de ações formativas.


Curso “Diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias” – INSA

imagem do post do Curso “Diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias”

29-09-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do Departamento de Doenças Infeciosas, promove, de 3 a 31 de outubro, o curso “Diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias”. A formação destina-se a todos os licenciados na área das Ciências da Vida e da Saúde e é composta por duas componentes independentes (teórica e prática), podendo os interessados optar apenas por uma. A componente teórica (de 3 a 21 de outubro) realiza-se em formato e-learning, na Plataforma do INSAforma+, e a prática terá lugar de 24 a 28 de outubro, nas instalações do INSA, em Lisboa.

O curso tem como objetivo a promoção das competências nos domínios das técnicas clássicas e de biologia molecular de diagnóstico laboratorial da tuberculose e de micobacterioses. O programa é constituído por oito módulos e aborda temas como a biossegurança, a genética das micobactérias, o diagnóstico laboratorial da tuberculose ou a epidemiologia molecular da tuberculose, correspondendo os sete primeiros módulos à componente teórica da formação e o último à parte prática.

A tuberculose continua a ser um problema de Saúde Pública em todo o mundo. A resistência aos antibióticos e, em particular, a multirresistência, tem constituído um desafio para os programas de controlo da tuberculose e o laboratório assume assim cada vez maior importância na confirmação dos casos de tuberculose, com isolamento do agente e subsequente estudo de suscetibilidade aos antibacilares. A introdução de metodologias moleculares para o diagnóstico constituiu uma ferramenta essencial para a identificação rápida dos casos de tuberculose e de tuberculose multirresistente, o que veio permitir implementar precocemente medidas de controlo.