Notícias em 03/10/2022

Ministro visita CHOeste

Novo hospital do Oeste com calendário em 2023

03/10/2022
Ministro visita CHOeste

Ministro da Saúde visitou Centro Hospitalar do Oeste

O Ministro da Saúde visitou esta segunda-feira, 3 de outubro, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO). Manuel Pizarro reuniu-se com o Conselho de Administração no Hospital das Caldas da Rainha, tendo contactado com profissionais e utentes numa visita que passou pelos serviços de Obstetrícia, Medicina e Urgência Médico-Cirúrgica.

Em declarações à imprensa, Manuel Pizarro reconheceu dificuldades em matéria de infraestruturas e recursos humanos, decorrentes também antiguidade das atuais instalações, mas sublinhou a dedicação dos profissionais ao “funcionamento pleno” dos serviços, nomeadamente na área de Obstetrícia, onde pesa a competência técnica mas também o carinho no acompanhamento das mães e bebés, enfatizou depois de uma visita à unidade.

“Este hospital tem uma maternidade que funciona bem, com profissionais muito competentes”, afirmou, reforçando que situações de indisponibilidade esporádica não devem colocar em causa a qualidade dos serviços e que o Serviço Nacional de Saúde funciona em rede.

O Ministro da Saúde sublinhou que estão em curso os trabalhos com vista à construção do novo hospital do Oeste, que permitirá uma solução “mais definitiva” para as necessidades da população e a desejada modernização das infraestruturas hospitalares nesta zona do país.

Sublinhando a necessidade de “entendimentos locais” sobre a futura unidade, Manuel Pizarro considerou positivo haver um estudo para a definição do perfil, dimensionamento e localização do novo hospital, trabalho adjudicado à Universidade Nova de Lisboa no âmbito de um acordo entre a Administração Regional de Saúde, o CHO e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM). “O estudo está praticamente completo. Depois de termos o estudo tomaremos uma decisão e, no primeiro semestre do próximo ano, anunciarei um calendário para o desenvolvimento do novo Hospital do Oeste”, assegurou o Ministro da Saúde.


Campanha #tratarodigitalportu

03/10/2022

Governo lança o mês das Competências Digitais com ações em todo o país

O Governo lança esta segunda-feira, 3 de outubro, o mês das competências digitais. Pela primeira vez, a área governativa da digitalização e da modernização administrativa, no âmbito da iniciativa INCoDe.2030, levará a cabo, durante todo o mês de outubro e em todo o país, múltiplas ações de promoção da literacia digital para todas as pessoas.

Em paralelo, arranca a campanha de comunicação #tratarodigitalportu, com o propósito último de incrementar de forma efetiva a digitalização de pessoas e organizações.

No calendário das iniciativas, destacam-se:

  • Ações Municipais Eu Sou Digital: sessões de capacitação de competências básicas digitais com pessoas com mais de 45 anos;
  • EuSouDigital@Escolas: em parceria com a área governativa da educação, juntaremos alunos e avós de todo o país;
  • ENSICO: que levará aulas de computação a jovens do ensino básico;
  • Engenheiras Por um Dia: Conferência Shaping The Digital Future – Dia Internacional das Raparigas, em Almada;
  • Centro Nacional de Cibersegurança: disponibilização do primeiro calendário de oferta formativa da Academia de Cibersegurança.

Esta iniciativa termina no dia 24 de outubro, com a realização do Fórum das Competências Digitais, que será a sessão de discussão, balanço e apresentação de novas medidas de política pública.

Para saber mais:

INCoDe.2030 > https://www.incode2030.gov.pt/


Semana do Aleitamento Materno

03/10/2022
amamentacao_650

Entidades do SNS assinalam data, que se comemora de 3 a 9 de outubro

A Semana do Aleitamento Materno, que decorre entre 3 e 9 de outubro, tem como objetivo sensibilizar governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades, informando, capacitando e fortalecendo a criação e sustentação de ambientes favoráveis à amamentação para diferentes níveis da sociedade em todo o mundo.

O aleitamento materno é fundamental para a implementação de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente num mundo pós-pandemia, para melhorar a nutrição, garantir a segurança alimentar e reduzir as desigualdades entre e dentro dos países.

Hospital de Guimarães assinala data com diversas iniciativas.

O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, organiza diversas iniciativas para assinalar a importância do aleitamento materno.

Assim, e durante toda a semana, no átrio do Hospital de Guimarães, estará patente a exposição «Laço Dourado». Na manhã do dia 3 de outubro será apresentado o «Cantinho de Aleitamento Materno» no Serviço de Neonatologia e, da parte da tarde, decorre o workshop «Amamentação – Que desafios?». No dia 4 tem lugar a uma ação de sensibilização sobre a importância do aleitamento materno e, no dia 5, um webinar sobre os desafios da amamentação. No dia 8 de outubro, a manhã começa com o Simpósio de Aleitamento Materno, seguindo-se a caminhada «Laço Dourado», com início no Largo do Toural, em Guimarães.

CHL promove formação, concurso de fotografia e workshop

Para assinalar a efeméride, a equipa de enfermeiras especialistas do Bloco de Partos e da Urgência Obstétrica/Ginecológica do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vão dinamizar diversas atividades alusivas ao tema.

Durante a semana vai decorrer um concurso de fotografia alusivas à amamentação na primeira hora de vida, de partos realizados no CHL. As mães interessadas em participar devem enviar as suas fotografias para o e-mail: mama.ajuda@chleiria.min-saude.pt. Internamente, estão previstas duas sessões de formação no serviço sobre aleitamento materno.

No dia 7 de outubro decorre, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria, um workshop denominado «Facilitar a amamentação», destinado a grávidas a partir das 22 semanas de gestação cujo parto se espere que concretize no CHL, e recém-mamãs, com bebés até aos dois meses, cujos partos se realizaram no CHL. As interessadas podem inscrever-se aqui: https://forms.gle/2tFu9nzzGtnpgnYN9

Nas salas de espera da Urgência Obstétrica/Ginecológica e da Consulta Externa de Obstetrícia estarão também expostos vários materiais educativos para promover a literacia dos utentes sobre o tema.

ULSM promove campanha de sensibilização em Matosinhos

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) está a dinamizar uma campanha de sensibilização de âmbito concelhio, sob o lema «Defende a Amamentação: educa e apoia», com o objetivo de envolver a comunidade neste objetivo comum de incentivo e apoio ao Aleitamento Materno.

Assim, nos próximos dias, vários mupis espalhados pelo concelho vão chamar atenção para a importância de promover e defender a amamentação, através de uma campanha que contou com a participação de recém-mamãs que se disponibilizaram a partilhar imagens de momentos felizes a amamentar os seus bebés.

Decorrem também, no dia 3 de outubro, no Auditório do Hospital Pedro Hispano, as jornadas «Defende a Amamentação: Educa e Apoia» onde é destacado o papel da comunidade na defesa de condições favoráveis à implementação da amamentação, incluindo a experiência e o exemplo de «empresas amigas da amamentação» e passando, também, pela temática da sustentabilidade.

Serviço de Neonatologia do CHUC associa-se às comemorações

O serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra associa-se a estas comemorações, unindo esforços para aumentar a consciencialização sobre a importância do aleitamento materno, através da entrega aos pais de um marcador de livro com a explicação do significado do Laço Dourado – Símbolo da Amamentação.

Com este tipo de iniciativas assegura-se que mães e suas famílias sejam incentivadas, envolvidas e apoiadas de uma forma mais próxima, adequada e eficaz para favorecer o estabelecimento bem-sucedido da amamentação e obter ganhos em saúde na vida das crianças, das mães, das famílias e da sociedade como um todo.

Para saber mais, consulte:


Investimento no Hospital de Aveiro

03/10/2022

Medicina Intensiva foi ampliada e passou a dispor de 14 camas

As novas instalações do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Aveiro, que passou a dispor de 14 camas, num investimento superior a três milhões de euros, entraram esta segunda-feira, dia 3 de outubro, em funcionamento.

De acordo o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), aquele serviço mais do que duplicou a capacidade, tendo passado das originais seis camas para 14 camas, “numa resposta em segurança aos doentes críticos que contribui para a concretização da rede de referenciação de cuidados intensivos”.

Segundo o Conselho de Administração CHBV, “as novas instalações significam um reforço estrutural nos cuidados de saúde aos doentes críticos, proporcionando a prestação de um melhor serviço, mais seguro, e o fortalecimento da capacidade de tratamento da região de Aveiro e do Serviço Nacional de Saúde”.

Recorde-se que este serviço foi inaugurado em 2001, e dispunha de uma lotação de apenas 6 camas, e as obras de ampliação, financiadas pelo Programa CENTRO 2020, foram inauguradas em julho de 2022.

Para saber mais, consulte:

CHBV – https://www.chbv.min-saude.pt/


SPMS | eHealth Summit

03/10/2022

Lisboa acolhe a primeira sessão sobre transformação digital da saúde, dia 25 de outubro

O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, acolhe o primeiro de um conjunto de eventos no âmbito do eHealth Summit, dia 25 de outubro, que terá vários painéis temáticos e especialistas em matéria de saúde digital.

Nesta “eHealth Session 1”, organizada pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, serão debatidos os desafios e oportunidades da telessaúde para o cidadão, a acessibilidade no Serviço Nacional de Saúde, a inclusão de pessoas portadoras de deficiência e o SNS 24 omnicanal constituem algumas das temáticas em análise.

Portugal tem vindo a consolidar o seu posicionamento em matéria de saúde digital através do eHealth Summit, iniciativa do Ministério da Saúde. Mas esta cimeira vai mais longe e tem contribuído, desde 2017, para disseminar conhecimento, aprendizagem, literacia digital e inovação tecnológica em várias áreas da sociedade.

Sob o tema “O Futuro Agora”, a 5.ª edição aposta na valorização do conhecimento tecnológico e científico ao serviço das pessoas. Telessaúde, cibersegurança, inteligência artificial, entre outras temáticas relevantes, estarão em destaque nos dias 14 e 15 de março de 2023. Até lá, terão lugar um conjunto de reflexões diferenciadoras e análises mais aprofundadas, com o objetivo de encontrar as melhores soluções de saúde digital, para os profissionais de saúde e cidadãos. O debate começa a 25 de outubro.

Para saber mais, consulte: