Notícias em 11/10/2022

Relatório de Situação nº 769 | 27/09/2022 a 03/10/2022

Relatório de Situação nº 769 | 27/09/2022 a 03/10/2022 – DGS

Relatório de Situação nº 769 | 27/09/2022 a 03/10/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação Semanal


Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 nº 30 – DGS

Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 nº 30

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgam o relatório n.º 30 de monitorização da situação epidemiológica da COVID-19. O documento inclui diversos indicadores, nomeadamente a incidência a sete dias e o índice de transmissibilidade (R(t)), nacionais e por região de saúde, entre outros.

A epidemia de COVID-19 manteve uma incidência elevada, com tendência estável. O número de internamentos por COVID-19 e a mortalidade específica apresentam uma estabilização. Deve ser mantida a monitorização da situação epidemiológica da COVID-19, recomendando-se a manutenção das medidas de proteção individual, a vacinação de reforço e a comunicação frequente destas medidas à população.

NOTA: No dia 29 de setembro de 2022, o Governo decidiu não renovar o estado de alerta no território continental, no âmbito da COVID-19, para além da cessação da vigência de diversas leis, decretos-leis e resoluções aprovadas no âmbito da pandemia de COVID-19. Estas alterações irão influenciar a vigilância de base populacional e consequente interpretação dos indicadores apresentados neste relatório.

Do presente documento, destacam-se ainda os seguintes pontos:

  • O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 7 dias, foi de 144 casos, com tendência estável a nível nacional;
  • R(t) apresentou um valor inferior a 1 a nível nacional. Nas regiões LVT, Alentejo e Algarve e nas regiões autónomas o valor de R(t) é superior a 1, o que indica uma tendência crescente de novos casos nestas regiões;
  • O número de pessoas com COVID-19 internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou uma tendência decrescente, correspondendo a 7,8% (no período anterior em análise foi de 10,2%) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas;
  • A razão entre o número de pessoas internadas e infetadas foi de 0,19, apresentando uma estabilização;
  • A linhagem BA.5 da variante Omicron continua a ser claramente dominante em Portugal, apresentando uma frequência relativa estimada de 94% na semana 38 (19/09/2022 a 25/09/2022);
  • No que respeita à mortalidade específica por COVID-19 (8,6 óbitos em 14 dias por 1 000 000 habitantes) observa-se uma estabilização. A mortalidade por todas as causas encontra-se dentro do esperado para a época do ano.

Abrir documento


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 11-10-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 11-10-2022

11-10-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 42.516 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 307 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem BA.5 da variante Omicron (incluindo as suas múltiplas sublinhagens) é dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 92% de acordo com a mais recente amostragem aleatória por sequenciação na semana 39 (26 de setembro a 2 de outubro). A linhagem BA.4 da variante Omicron registou um ligeiro aumento na sua frequência relativa na última amostragem semanal, representando 6,1% das sequências analisadas nas semanas 38 e 39.

Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), tem tido uma frequência relativa continuamente decrescente, registando aproximadamente 1% nas semanas 38 e 39.

No decurso da monitorização contínua realizada pelo INSA, tem-se observado a emergência de algumas mutações de interesse, nomeadamente mutações potencialmente associadas à resistência a anticorpos neutralizantes. Entre estas, destaca-se a mutação adicional na posição 346 da proteína Spike, a qual tem vindo a ser detetada em diversas sublinhagens da BA.2 (p.ex., BA.2.75.2), BA.4 (p.ex., BA.4.6) e BA.5 (p.ex., BF.7 e BQ.1.1), algumas destas com considerável circulação em diversos países. Em Portugal, destaca-se a circulação das sublinhagens BF.7 e BA.4.6, ambas com uma frequência relativa tendencialmente crescente, registando valores de aproximadamente 6,4% e 4%, respetivamente, no período das semanas 38 e 39.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Atualmente, esta monitorização contínua assenta em amostragens semanais de amplitude nacional. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Campanha «Todos pelo IPO»

11/10/2022

Recolha de pilhas e equipamentos elétricos para ajudar o IPO Lisboa

Está a decorrer a campanha “Todos pelo IPO”, uma iniciativa que tem como objetivo a recolha de pilhas e de equipamentos elétricos usados, cujo valor reverte para o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa).

Promovida pela Associação de Gestão de Resíduos – Eletrão, a campanha pretende recolher pelo menos 100 toneladas de resíduos que se converterão num valor mínimo de 32 mil euros. A quantia angariada será utilizada para a aquisição de equipamentos médicos para o IPO Lisboa.

Os interessados em contribuir para esta campanha podem entregar as pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados em qualquer um dos oito mil pontos de recolha da rede Eletrão. Na entrada de todos os edifícios do IPO Lisboa também estão disponíveis recipientes para o depósito de pilhas usadas.

Na zona de Lisboa, no caso de grandes eletrodomésticos, pode ser solicitado o serviço de recolha ao domicílio através do número de telefone gratuito: 800 262 333.

As empresas de todo o país podem associar-se a esta campanha através da dinamização de ações internas para reunir pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, solicitando a posterior recolha ao eletrão.

Os resultados da campanha «Todos pelo IPO» serão divulgados em fevereiro de 2023.

Para saber mais, consulte:


Saúde Mental

11/10/2022

Programa de formação às equipas comunitárias decorreu em Tomar

A Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM), em colaboração com as coordenações regionais, promoveu no final do mês de setembro, mais uma formação de formação intensiva dirigida às equipas comunitárias de saúde mental.

Esta segunda ação, com uma duração de três dias, decorreu em Tomar, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, e envolveu as três recente equipas comunitárias de saúde mental (ECSM) de Chaves, de Viseu/Lafões e de Ourém/Tomar.

A iniciativa foi organizada pela CNPSM e realizou-se no âmbito das metas previstas para a execução do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, para a área da saúde mental.

Estas ações têm como destinatários os profissionais das equipas multidisciplinares (psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos superiores do serviço social e terapeutas ocupacionais) que já estão a trabalhar nos respetivos serviços de saúde mental, e procura melhorar a prestação de cuidados a pessoas com doença mental grave, de forma a contribuir para a respetiva integração na família e na comunidade onde vivem.


Construir o futuro do SNS

11/10/2022

SES inaugurou novos equipamentos no Hospital de S. João

O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, participou esta terça-feira, 11 de outubro, na inauguração de dois novos equipamentos no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto. A Unidade de Radiologia de Intervenção passa a dispor de um Angiógrafo de Subtração Digital com TAC, um equipamento inovador que permite realizar os dois procedimentos com vantagens do ponto de vista clínico e será o primeiro na região Norte. Foi igualmente inaugurado o novo Acelerador Linear do Serviço de Radioterapia, totalizando os dois investimentos 4,5 milhões de euros.

Ricardo Mestre reconheceu o trabalho do centro hospitalar, da Administração Regional de Saúde do Norte e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) na concretização destes investimentos, que permitem melhorar as condições de diagnóstico e tratamento na região, com maior comodidade e segurança para utentes e profissionais. O Secretário de Estado da Saúde sublinhou a importância da diferenciação hospitalar e do trabalho em rede, frisando ainda que a capacidade do SNS para se modernizar é fundamental para melhorar a resposta à população e para a motivação dos recursos humanos, o “principal ativo” do Serviço Nacional de Saúde.

Ricardo Mestre salientou que a proposta de OE para 2023 garante ao Serviço Nacional de Saúde a maior transferência de verbas de sempre, com um reforço de 10,5% face ao OE 2022. Verbas que permitirão implementar a política na área da saúde, promover melhor resposta à população, prosseguir a valorização profissional e um maior equilíbrio financeiro do SNS. “É um orçamento de confiança e rigor, com um reforço muito significativo, o que nos dá otimismo mas também responsabilidade”, disse, sublinhando que investimentos como os agora inaugurados são uma forma de “honrar o passado e construir o futuro do SNS”.


Seminário “Comunicação para uma alimentação saudável e segura” – INSA

imagem do post do Seminário “Comunicação para uma alimentação saudável e segura”

11-10-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promove, dia 24 de novembro (10:00), a 3.ª edição do Seminário “Comunicação para uma alimentação saudável e segura”. Dedicada ao tema “A comunicação da ciência e a ciência da comunicação”, a iniciativa visa contribuir para uma partilha mais objetiva, clara e eficiente do conhecimento científico que é produzido nesta área, procurando gerar ganhos em saúde.

O Seminário permitirá ainda apresentar e debater metodologias e formas de comunicação em alimentação, sustentabilidade e saúde. O evento tem como destinatários operadores da indústria e distribuição alimentar, membros da rede PortFIR, laboratórios, profissionais da comunicação e outros comunicadores, profissionais da saúde e da educação, membros da comunidade científica e académica e demais interessados nesta temática.

A participação no Seminário “Comunicação para uma alimentação saudável e segura”, que decorrerá de forma híbrida, presencialmente no auditório do INSA, em Lisboa, e online, através da plataforma ZOOM e do canal de YouTube do INSA, é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 18 de novembro. Para mais informações, consultar o programa do evento

A literacia e a capacitação dos cidadãos para escolhas e práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis constituem um dos eixos fundamentais das políticas públicas de saúde. Deste modo, a qualidade e a acessibilidade da informação disponibilizada à população deve ser garantida e suportada por evidências científicas e em linha com orientações das autoridades de saúde e da área da alimentação, nacionais e internacionais.


2.ª Conferência Web da ACSS agendada para dia 26 outubro

imagem do post do 2.ª Conferência Web da ACSS agendada para dia 26 outubro

A segunda edição das Conferências Web da ACSS terá lugar já no próximo dia 26 de outubro, a partir das 10h00, desta vez, sobre “Melhoria dos Circuitos dos Doentes – Hospital de Dia”.

Esta iniciativa tem o objetivo de dar a conhecer boas práticas nacionais sobre gestão de cuidados de saúde, bem como contribuir para a inovação e desenvolvimento organizacional do SNS, resultando numa melhor capacidade de resposta às necessidades dos utentes.

O ciclo de Conferências Web ACSS 2022 destina-se sobretudo a profissionais e a dirigentes na área da saúde.

Faça já a sua inscrição aqui! (Inscrições disponíveis até ao dia 17 de outubro)

Contamos consigo!

Consulte o programa.

Publicado em 11/10/2022