Notícias em 12/10/2022

Marcação CE indevida em testes de antigénio COVID-19 disponíveis no mercado europeu – Infarmed

InfarmedImg

Circular Informativa N.º 119/CD/550.20.001 de 10/10/2022

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: div

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

12 out 2022

Foi identificada a colocação no mercado europeu dos testes de antigénio COVID-19 Antigen Test Kit (colloidal gold method) do fabricante Hangzhou Bioer Technology Co., Ltd. (China) e mandatário Medical Devices & Drugs S.L. (Espanha) ostentando marcação CE indevida, por não existir evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu, incluindo documentação técnica incompleta face ao estabelecido nos anexos II e III do Regulamento (UE) 2017/746.

Em Portugal não foram identificados registos destes testes mas, atendendo a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu, o Infarmed recomenda que o dispositivo supramencionado não seja adquirido nem utilizado.

Qualquer questão sobre o assunto pode ser dirigida à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 72 35; e-mail: daps@infarmed.pt.

A Vogal do Conselho Diretivo

(Erica Viegas)


Dia Mundial das Doenças Reumáticas

12/10/2022

Data assinala-se a 12 de outubro e alerta para o impacto destas doenças

O Dia Mundial das Doenças Reumáticas, assinalado a 12 de outubro, é uma data que tem como principal objetivo aumentar o conhecimento sobre a existência e o impacto das doenças reumáticas e musculoesqueléticas.

Esta data celebra-se desde 1996, tendo sido inicialmente promovida pela associação Artrite e Reumatismo Internacional (ARI – Arthritis and Rheumatism International).

As doenças reumáticas e musculoesqueléticas estão entre as doenças não transmissíveis mais prevalentes e incapacitantes, que no continente europeu afetam mais de 120 milhões de pessoas de várias idades. Para muitos, estas doenças permanecem amplamente desconhecidas, apesar da sua gravidade e prevalência.

Os doentes com um diagnóstico correto, precoce e com um tratamento adequado às suas necessidades apresentam uma melhoria significativa, em termos de qualidade de vida e de capacidades para trabalhar, assim como um alívio dos sintomas e uma menor progressão da lesão nas suas articulações.

Para saber mais, consulte:


CHPL | Encontro de Cuidadores

12/10/2022

Serviço de Psiquiatria Geriátrica com grupo de suporte para cuidadores

A Unidade de Diagnostico e Intervenção do Serviço de Psiquiatria Geriátrica do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) organiza encontros semanais destinados a familiares e cuidadores de pessoas com demência.

Estes encontros decorrem todas as terças-feiras, das 10 às 11 horas. Os interessados devem enviar um e-mail para udi@chpl.min-saude.pt, com a identificação e contacto telefónico. A entrada no grupo é precedida por uma consulta de triagem com a psicóloga que orienta o grupo de encontro.

Para saber mais, consulte:

CHPL – https://www.chpl.min-saude.pt/


Boletim Epidemiológico Observações N.º 32 (maio-agosto) 2022 – INSA

imagem do post do Boletim Epidemiológico Observações N.º 32 (maio-agosto) 2022

12-10-2022

Encontra-se disponível para consulta uma nova edição do Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica periódica editada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) em acesso aberto. Relativo a maio-agosto de 2022, este número é constituído por 10 artigos que abordam temas relacionados com doenças transmitidas por vetores, dislipidémias, farmacogenómica, hemoglobinopatias, alimentação e nutrição, toxicologia, e lesões e acidentes.

O Boletim Epidemiológico Observações visa contribuir para o conhecimento da saúde da população, os fatores que a influenciam, a decisão e a intervenção em Saúde Pública, assim como a avaliação do seu impacte na população portuguesa, divulgando resultados científicos gerados por atividades de observação em saúde, monitorização e vigilância epidemiológica nas áreas de atuação do INSA, sendo dada especial atenção à disseminação rápida de informação relevante para a resposta a temas de relevo para a saúde.

O Boletim tem como alvo todos os profissionais de saúde, investigadores e decisores intervenientes na área da Saúde Pública em Portugal, bem como a comunidade em geral. Para consultar a edição janeiro-abril de 2022, clique aqui.

SUMÁRIO:

  • Editorial
    • Reorientação do sistema de saúde para a promoção da saúde através da prescrição social
  • Doenças transmitidas por vetores
    • Vigilância automatizada e remota de mosquitos na Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE): implementação de armadilhas com um novo sistema de sensores óticos para a classificação automática de mosquitos
  • Dislipidémias
    • Estudos funcionais no recetor das lipoproteínas de baixa densidade: Estudo Português de Hipercolesterolemia Familiar
  • Farmacogenómica
    • Avaliação do posicionamento e expectativas dos farmacêuticos portugueses face à farmacogenómica
  • Hemoglobinopatias
    • Prevalência ao nascimento da drepanocitose nos distritos de Lisboa e Setúbal: resultados preliminares do estudo-piloto de rastreio a 24.130 recém-nascidos
    • Alfa-talassémia delecional e fenótipo hematológico: parâmetros associados às diferentes deleções na casuística de 2015 a 2019
  • Alimentação e nutrição
    • Avaliação dos teores de sal e açúcar, em refeições servidas em refeitórios da Administração Pública: um estudo conjunto entre o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e os Serviços Sociais da Administração Pública
    • Avaliação das características nutricionais de hambúrgueres e iogurtes de base vegetal disponíveis no mercado português em 2022
    • Caracterização do perfil de iodo em alimentos consumidos por vegetarianos
  • Toxicologia
    • Toxicidade da nanocelulose em modelos in vitro: um contributo para a avaliação da sua segurança para a saúde humana
  • Lesões e acidentes
    • Acidentes domésticos e de lazer em crianças e jovens durante a pandemia da Covid-19, 2019-2021

Instituto Ricardo Jorge participa em reunião de lançamento do projeto europeu PROPHET

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em reunião de lançamento do projeto europeu PROPHET

12-10-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não-Transmissíveis, participou, entre os dias 21 e 23 de setembro de 2022, na reunião de lançamento do projeto europeu PROPHET (a Personalised ROad map for the future of the HEalThcare). Este consórcio pretende contribuir para o desenvolvimento de uma agenda estratégica de inovação em investigação, com vista à prevenção personalizada de doenças crónicas nos sistemas de saúde da União Europeia (UE).

Coordenado pela Università Cattolica del Sacro Cuore e financiado pelo programa Horizonte Europa da Comissão Europeia, o projeto PROPHET envolve, além do Reino Unido, 18 parceiros de 12 diferentes Estados-membros da UE, entre os quais Portugal, e visa envolver todos os stakeholders na construção conjunta de uma Agenda Estratégica de Inovação em Investigação para a adoção de abordagens de Prevenção Personalizada nos sistemas de saúde da UE.

De acordo com os responsáveis do projeto PROPHET, trata-se de uma agenda importante para o futuro dos cuidados de saúde, uma vez que servirá de base para a implementação de estratégias personalizadas inovadoras, sustentáveis e de alta qualidade para a prevenção eficaz de doenças crónicas. Neste projeto serão mapeadas e desenvolvidas medidas específicas para educar e capacitar diferentes públicos-alvo, em particular os cidadãos de todas as idades e ao longo da vida, para desempenharem um papel ativo na autogestão da sua saúde e autocuidados.

A prevenção personalizada tem como objetivo prevenir o aparecimento, progressão e recorrência da doença, através da adoção de intervenções direcionadas que considerem a informação biológica, o ambiente, o comportamento assim como, o contexto socioeconómico e cultural dos indivíduos. Estas intervenções devem ainda ser atempadas, eficazes e equitativas para manter o melhor estado de saúde possível ao longo da vida.

Todos os anos morrem prematuramente 900 mil pessoas nos países da UE de causas que podem ser evitadas, sendo por isso necessário antecipar e passar de uma abordagem curativa para uma abordagem preventiva da doença “centrada no indivíduo” e no diagnóstico precoce, onde cidadãos e doentes são parceiros ativos no que à sua saúde diz respeito.