Notícias em 18/10/2022

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 18-10-2022

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 18-10-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 18-10-2022

18-10-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 42.781 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 307 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem BA.5 da variante Omicron (incluindo as suas múltiplas sublinhagens) é dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 90% de acordo com a mais recente amostragem aleatória por sequenciação na semana 40 (3 a 9 de outubro). A linhagem BA.4 da variante Omicron tem registado um ligeiro aumento na sua frequência relativa nas últimas amostragens semanais, representando 6,3% das sequências analisadas nas semanas 39 e 40. Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), registou uma frequência relativa de aproximadamente 1,6% nas semanas 39 e 40.

No decurso da monitorização contínua realizada pelo INSA, tem-se observado a emergência de algumas mutações de interesse, nomeadamente mutações potencialmente associadas à resistência a anticorpos neutralizantes. Entre estas, destaca-se a mutação adicional na posição 346 da proteína Spike, a qual tem vindo a ser detetada em diversas sublinhagens da BA.2 (p.ex., BA.2.75.2), BA.4 (p.ex., BA.4.6) e BA.5 (p.ex., BF.7 e BQ.1.1), algumas destas com considerável aumento de circulação em diversos países. Em Portugal, destaca-se o recente aumento de frequência relativa de algumas destas sublinhagens de interesse, nomeadamente as BF.7 e BQ.1.1, as quais registaram valores de 9,0% e 4,9%, respetivamente, no período das semanas 39 e 40 (comparando com os valores de 4,5% e 0,4% registados no período das semanas 37 e 38).

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Atualmente, esta monitorização contínua assenta em amostragens semanais de amplitude nacional. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Dia Mundial da Menopausa

18/10/2022

Efeméride comemora-se esta terça-feira, dia 18 de outubro

Assinala-se esta terça-feira, 18 de outubro, o Dia Mundial da Menopausa. Esta efeméride pretende sensibilizar as mulheres para as mudanças que acontecem no seu corpo e para as incentivar a procurar acompanhamento médico para que esta fase.

«Cognição e Humor» foi o tema atribuído pela International Menopause Society (Sociedade Internacional da Menopausa) para as comemorações deste ano.

Fale com o seu médico acerca da sua saúde, o risco para as doenças mais prevalentes nesta fase da vida e o que poderá fazer para controlar a sua saúde.

Para saber mais, consulte:

International Menopause Society > Dia Mundial da Menopausa (em inglês)


Promoção da Alimentação Saudável

18/10/2022

DGS iniciou o processo de consulta pública do novo programa nacional

A Direção-Geral da Saúde (DGS) iniciou o processo de consulta pública do novo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (2022-2030).

O novo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável definiu como metas a redução até 2027 de 10% de teor de sal e 20% no teor de açúcar nos alimentos que mais contribuem para a ingestão de sal e açúcar na população portuguesa.

Neste documento apresentam-se as novas linhas de orientação estratégica deste programa de saúde prioritário, que foram desenvolvidas no contexto do novo Plano Nacional de Saúde 2021-2030 e que se enquadram num dos marcos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários.

Para que todos os cidadãos e entidades públicas ou privadas se possam pronunciar, o documento estará em consulta pública por um período de 21 dias úteis.

O envio de comentários e documentos, no âmbito da presente consulta pública, faz-se exclusivamente pelo portal ConsultaLEX (consultalex.gov.pt) e pressupõe a inscrição na plataforma dos cidadãos, empresas ou associações que queiram exercer o seu direito de participação.

Para saber mais:

Consulta pública através da Consultalex > https://www.consultalex.gov.pt


II Encontro Nacional de Integração de Cuidados | PAFIC atribui o primeiro Integrated Care Award – ACSS

imagem do post do II Encontro Nacional de Integração de Cuidados | PAFIC atribui o primeiro Integrated Care Award

A PAFIC – Portuguese Association for Integrated Care está a organizar o II Encontro Nacional de Integração de Cuidados, a decorrer nos próximos dias 24 e 25 de novembro, no Centro de Congressos de Aveiro, sob o tema “Estratégias para a gestão de pessoas com doença crónica” (ver programa em anexo).

O encontro, que conta com a colaboração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga e o apoio do ACES Baixo Vouga, pretende promover um debate sobre o impacto das Doenças Crónicas nas pessoas, famílias, sociedade e no sistema de saúde e é aberto a profissionais de saúde, da área social e comunitária, aos cuidadores e a pessoas com doença crónica.

O primeiro dia contará com a realização de quatro workshops sobre temáticas como “Gestão de Caso”, “Planeamento de Cuidados e Processos de tomada de decisão interdisciplinares”, “Transição de cuidados hospital-domicílio” e a “Melhoria contínua na integração de cuidados”, que incluem a apresentação de projetos já em funcionamento e a criação de grupos de trabalho com os participantes.

O dia 25 de novembro inclui a participação de Christopher Millett, professor de Saúde Pública no Imperial College of London, a quem caberá a apresentação da conferência inaugural sobre os problemas inerentes à fragmentação dos cuidados de saúde. Sobre os modelos organizacionais de resposta à doença crónica, será dado o contributo do País Basco e da Irlanda, que marcam também presença neste dia.

Neste evento será também proporcionado um espaço para a apresentação de posters, com o objetivo de promover a divulgação de trabalhos/projetos na área da integração de cuidados do doente crónico e crónico complexo (ver regulamento de posters).

No final do encontro será apresentado o projeto vencedor da 1.ª edição do Integrated Care Award (ICA), lançado este ano pela PAFIC, em parceria com a Lean Health Portugal (Condições de participação e Regulamento ICA).

Publicado em 18/10/2022