Notícias em 25/10/2022

Alertas_Notícias

Indisponibilidade de medicamentos contendo semaglutido (Ozempic)

Alertas_Notícias

25 out 2022

Circular Informativa n.º 125/CD/100.20.200 de 24/10/2022

O medicamento Ozempic (semaglutido) apresenta problemas de abastecimento devido a um aumento de procura significativo e à incapacidade da empresa Novo Nordisk de ajustar o fabrico às quantidades necessárias. Esta é uma situação que está a afetar Portugal, bem como a maioria dos países europeus e os EUA.

Foram desencadeadas várias ações para mitigar a escassez de Ozempic, quer em Portugal, quer a nível Europeu, junto da empresa e dos demais agentes do circuito.

Uma vez que estas diligências se encontram ainda em curso, foram solicitadas orientações à Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT) que se anexam à presente Circular Informativa.

Mais se informa que, no que se refere às indicações terapêuticas aqui em causa, a informação relevante será objeto de um alerta específico a inserir na Prescrição Eletrónica de Medicamentos (PEM).

O Presidente do Conselho Diretivo


Comportamento preditivo na saúde – a inteligência artificial na apreciação de reclamações pela ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) informa que no âmbito das suas competências desenvolveu, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o projeto “Comportamento Preditivo na Saúde”, que visa a apreciação de reclamações privilegiando técnicas de análise associadas a modelos de inteligência artificial. Ver mais


Dia Mundial de Combate à Poliomielite – Portugal sem casos de doença desde 1986

Em 2022 comemoram-se 20 anos desde a eliminação da poliomielite na Europa. No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, a Direção-Geral da Saúde recorda que Portugal é pioneiro no combate a esta doença e apresenta coberturas vacinais de 99% na população com 12 meses de idade. O último caso de poliomielite em Portugal, com paralisia por vírus selvagem, verificou-se em 1986.

A poliomielite é uma doença altamente infeciosa, que afeta principalmente crianças com idade inferior a 5 anos. O vírus que origina esta doença é principalmente transmitido através das fezes ou por via respiratória, podendo originar paralisia ou mesmo a morte. Apesar de não ter cura, trata-se de uma doença que pode ser evitada pela vacinação.

A vacinação é a melhor medida preventiva para reduzir o risco de circulação do vírus da poliomielite a nível mundial e a única que permite erradicar a doença do planeta.

Portugal é um país Polio Free, graças à vacinação. O último caso de poliomielite, com paralisia por vírus selvagem, registado em Portugal verificou-se em 1986. A doença foi considerada oficialmente eliminada na Europa desde 2002, por Certificação Europeia concedida pela Organização Mundial da Saúde.

A eliminação desta doença em Portugal, foi alcançada através de uma campanha de vacinação decorrida em 1965-1966 e pela aplicação, com elevadas coberturas vacinais, do Programa Nacional de Vacinação (PNV), de forma sustentada, desde há décadas.

Em 2021, a cobertura vacinal com três doses da vacina inativada contra a poliomielite (VIP) em crianças com 12 meses de idade foi de 99%, valor que se tem mantido ao longo dos anos.

A Comissão para a Certificação da Erradicação da Poliomielite da Região Europeia, da OMS, após a análise dos dados relativos ao ano de 2021, classificou Portugal, mantendo o mesmo como país com baixo risco de circulação do vírus em situação de eventual situação de importação de casos.

A OMS continua a considerar a poliomielite como uma ameaça para a saúde pública a nível internacional. Para ser mantida a eliminação da poliomielite, e o baixo risco de circulação do vírus em Portugal, é essencial manter elevadas coberturas vacinais.

A erradicação da poliomielite a nível global deve continuar a contar com a contribuição de todos.

Obrigado a todos a todos os que mantêm o sucesso da vacinação em Portugal.

Faça a sua parte, vacine as suas crianças. A vacinação salva vidas!

Abrir documento


Rastreio do Cancro da Mama

25/10/2022

ARS do Algarve realiza rastreios em Faro, até 18 de janeiro de 2023

Vai ter início no dia 27 de outubro, em Faro, o Rastreio do Cancro da Mama, promovido pelo Núcleo de Rastreios da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve.

Esta iniciativa, inserida no âmbito do Programa de Rastreio de Base Populacional do Cancro da Mama no Algarve, vai decorrer na capital algarvia até 18 de janeiro de 2023.

O rastreio é dirigido a todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas em unidades de saúde do concelho de Faro, e é realizado numa unidade móvel que se encontra instalada junto do Centro de Saúde de Faro, nos dias úteis, das 08h30 às 13h30 e das 14h00 às 19h00.

O agendamento pode ser feito pela utente, através do site https://webmail-arsalgarve.min-saude.pt/rastreios/ ou dos contactos 289 88 99 12, 969 088 933, 969 089 520, 963606714, 969 030 144 ou do email rastreio.oncologico@arsalgarve.min-saude.pt

Desde julho de 2017 que o rastreio é efetuado na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com Tomossíntese e diagnóstico assistido por computador, sendo o Algarve a primeira região do país a realizar em todos os concelhos o rastreio com esta tecnologia de última geração, o que permite aumentar a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e a dose de radiação aplicada em cada exame.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, iniciou em setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento já na sétima volta, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.

Para saber mais, consulte:

ARS do Algarve > Notícias


Clínica da Diversidade de Género

25/10/2022

CHULC com resposta multidisciplinar destinada a pessoas transgénero

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) dispõe, a partir desta terça-feira, 25 de outubro, de uma resposta multidisciplinar às necessidades em saúde das pessoas transgénero, na Clínica da Diversidade de Género, criada em parceria com o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL).

A nova unidade assenta num modelo colaborativo, centrado na pessoa, e vem alargar a resposta já existente no CHPL. Aberto a utentes de todo o país, servirá em particular os residentes na região de Lisboa e Vale do Tejo e Sul do País, que veem, assim, melhorada a acessibilidade geográfica e assistencial a estes cuidados, numa lógica de aumento da equidade na ação do Serviço Nacional de Saúde.

Esta clínica, coordenada por Mariana Silva, psiquiatra no CHULC, terá como figura central na organização dos cuidados o Enfermeiro Gestor de Caso, que será o facilitador do percurso da pessoa transgénero no centro hospitalar.

O serviço, que reúne 14 especialidades e áreas de intervenção – Psiquiatria, Psicologia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia, Terapia da Fala, Medicina Interna, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Urologia, Ginecologia, Cirurgia Maxilo-Facial, Cirurgia Geral, Procriação Medicamente Assistida e Serviço Social –, está, nesta fase, direcionado para a cirurgia mamária e terapia da voz.

Protoloco entre o CHULC e o CHPL estabelece princípios de colaboração

O CHULC e o CHPL celebraram um Protocolo de Colaboração para prestação de serviços, que estabelece os princípios de cooperação em rede entre a Consulta de Sexologia do CHPL e a Clínica da Diversidade de Género do CHLC, no âmbito da prestação de cuidados multidisciplinares de saúde à população transgénero.

O protocolo promove a colaboração entre as duas entidades através da partilha de recursos e de uma gestão eficiente de equipamentos e profissionais especializados que acompanharão as pessoas transgénero seguidas no CHPL e daí encaminhadas para o CHULC, de acordo com a necessidade de cuidados de saúde.

Pretende-se assim contribuir para uma melhor acessibilidade, equidade, humanização dos cuidados e criação de recursos clínicos adaptados às necessidades desta população, assim como formação na área aos profissionais intervenientes e promoção da integração social junto da família e amigos, no trabalho e nas estruturas comunitárias LGBTQIA+.

Para saber mais, consulte:


HGO aposta em serviços de proximidade

25/10/2022

Garcia de Orta realiza mais uma consulta descentralizada no Laranjeiro

O Hospital Garcia de Orta (HGO) passou a disponibilizar, em agosto, uma consulta descentralizada de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) no Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais, na freguesia do Laranjeiro.

Esta consulta, que decorre em articulação com o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, tem como objetivos a realização de rastreios gratuitos de IST, bem como a avaliação, tratamento e seguimento de utentes em risco ou com suspeita de IST.

Com esta consulta, o HGO aumenta o acesso dos cuidados de saúde à comunidade e dá resposta à população em risco que não recorre habitualmente às unidades de cuidados de saúde primários nem hospitalares.

A consulta descentralizada é realizada por um médico de Dermatovenereologia do HGO, todas as sextas-feiras, durante o período da manhã. Para agendar, deve ser contactada diretamente a consulta do HGO (consulta.dst@hgo.min-saude.pt) ou o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos (consulta.ist.almada@gmail.com ou 910 250 553).

Em comunicado, o HGO revela que esta nova consulta comprova a aposta na criação de serviços de proximidade à população de Almada e Seixal e vem complementar as consultas descentralizadas de profilaxia pré-exposição e hepatites.

Para saber mais, consulte:

HGO – https://www.hgo.min-saude.pt/


Participação portuguesa no lançamento do Global Status Report on Physical Activity 2022, da Organização Mundial de Saúde – DGS

Participação portuguesa no lançamento do Global Status Report on Physical Activity 2022, da Organiza

Foi lançado no dia 19 de outubro de 2022 o primeiro Global Status Report on Physical Activity da Organização Mundial de Saúde (OMS), relatório com os dados da monitorização do progresso global na implementação das recomendações do Plano de Ação Global para a Atividade Física (GAPPA) 2018-2030, por parte dos países.

Adicionalmente ao Relatório de Monitorização Global para a Atividade Física, cujo sumário executivo também se encontra disponível, existem ainda perfis por cada um dos países, estando o de Portugal disponível para consulta aqui.

No evento de lançamento, Portugal esteve presente, através de participação da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Drª. Margarida Tavares, que salientou as várias atividades e iniciativas de promoção da atividade física implementadas a nível nacional.

Veja os vídeos e relatórios do evento de lançamento AQUI!

Abrir documento


Prémio de melhor comunicação poster em Congresso Português de Aterosclerose – INSA

imagem do post do Prémio de melhor comunicação poster em Congresso Português de Aterosclerose

25-10-2022

Ana Margarida Medeiros, especialista do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) na área das dislipidemias genéticas e membro do grupo de investigação “Biomedical & Translational Research” do BioISI/FCUL, foi distinguida com o prémio de melhor comunicação poster no XXX Congresso Português de Aterosclerose, que decorreu, nos dias 14 e 15 de outubro, em Évora. A distinção foi atribuída ao trabalho intitulado “Genetic background behind the Familial Hypercholesterolemia phenotype”.

Desenvolvido pelo Grupo de Investigação Cardiovascular do Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis (DPS) do INSA, o trabalho premiado salienta a importância da utilização de um painel alargado com oito genes através de sequenciação de nova geração (NGS) na identificação da origem da hipercolesterolemia em indivíduos com suspeita clínica de Hipercolesterolemia Familiar (FH).

A FH é uma doença genética comum caracterizada por níveis elevados de colesterol desde o nascimento, que levam ao aparecimento de aterosclerose e doenças cardiovasculares precoces, mas para a qual existem métodos de diagnóstico e tratamentos eficazes disponíveis. O INSA, através do DPS, estuda esta doença desde 1999, no âmbito do Estudo Português de Hipercolesterolemia Familiar, tendo identificado até à data perto de 1000 indivíduos com FH, dos quais 18% dos adultos apresentava uma doença cardiovascular prematura.

O “Prémio Dr. Pedro Marques da Silva” foi criado pela Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) e atribuído pela primeira vez em 2019, em honra do conhecido lipidologista português, que viria a falecer em 2020. A SPA tem por objetivo essencial promover o estudo, investigação, prevenção e tratamento da aterosclerose nos seus diferentes aspectos e manifestações clínicas, entendendo se a aterosclerose como uma entidade nosológica polifactorial e multidisciplinar.