Notícias em 07/11/2022

Medicamentos contendo levotiroxina: recomendações sobre a interferência da biotina nos testes laboratoriais de função tiroideia – Infarmed

InfarmedImg

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

07 nov 2022

O Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC na sigla em inglês) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) recomendou a implementação de medidas para minimizar o risco da interferência da biotina nos testes laboratoriais de monitorização da função tiroideia.

A biotina (também conhecida como vitamina B7, vitamina B8 ou, anteriormente, como vitamina H) pode interferir com os imunoensaios da tiroide baseados na interação biotina/estreptavidina. Estes testes laboratoriais são frequentemente utilizados na prática clínica para avaliação da função tiroideia e monitorização da terapêutica para ajuste da dose de levotiroxina.

Dependendo do tipo de ensaio, os resultados dos testes podem ser falsamente diminuídos ou falsamente aumentados, o que pode conduzir a um inadequado acompanhamento do doente ou a um diagnóstico errado. O risco de interferência aumenta para doses maiores de biotina.

Na interpretação de resultados de testes laboratoriais de função tiroideia, deve ser tida em consideração a possível interferência da biotina, especialmente se se observar incoerência com os aspetos clínicos e/ou outras análises.

Os médicos devem, por rotina, inquirir os doentes sobre a utilização de biotina antes de prescrever testes de função tiroideia. Os técnicos do laboratório devem ser informados quando forem solicitados testes de função tiroideia em doentes a tomar biotina. Nestes casos, devem ser utilizados, se disponíveis, testes alternativos não suscetíveis a esta interferência.

Os doentes devem ser aconselhados a consultar o seu médico e/ou os técnicos do laboratório se estiverem a tomar ou tiverem tomado recentemente biotina. Devem ser informados de que vários outros produtos que possam tomar, como por exemplo multivitamínicos ou suplementos alimentares para o cabelo, pele ou unhas, podem também conter biotina e afetar os seus resultados dos testes de função tiroideia.

Considerando os dados disponíveis, o PRAC recomendou a atualização das secções 4.4 e 4.5 do Resumo das Caraterísticas do Medicamento e da secção 2 do Folheto Informativo dos medicamentos contendo levotiroxina com uma advertência relativa à interferência da biotina com os testes de função tiroideia.

A recomendação do PRAC, datada de 29 de setembro de 2022, foi adotada por consenso pelo Grupo de Coordenação (CMDh) a 13 de outubro de 2022.

Relembra-se a importância de notificar ao Sistema Nacional de Farmacovigilância quaisquer suspeitas de reações adversas, em particular reações graves ou não identificadas previamente na informação do produto, diretamente através do Portal RAM.

O Vice-Presidente do Conselho Diretivo

(Carlos Lima Alves)


IX Jornadas do Dia Mundial da Diabetes

07/11/2022

CHBM e ACES Arco Ribeirinho realizam encontro, no dia 11 de novembro

O Fórum Cultural de Alcochete acolhe, no próximo dia 11 de novembro, as IX Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, um evento organizado pelo Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) e pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho.

Neste encontro, que envolve profissionais de Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar, Enfermeiros, Nutricionistas e Endocrinologistas, serão debatidos temas como «Pâncreas e Pulmão – disfunções e Diabetes», «Psique e Diabetes», «Compromissos e controle» e «Diabetes e Gravidez no CHBM – 20 anos de experiência».

A iniciativa conta, ainda, com a realização de três cursos pré-jornadas, que vão decorrer no dia 10 de novembro, sobre as temáticas «Contagem de Hidratos de Carbono», «Novas terapêuticas na Diabetes» e «Insulinoterapia».

Para saber mais, consulte:


Núcleo de Oftalmologia do HGO

07/11/2022

Cerca de 10 mil atendimentos realizados em 9 meses de atividade

Desde o início da sua atividade, no passado mês de fevereiro, o Núcleo de Oftalmologia de Almada (NOA+) do Hospital Garcia de Orta (HGO) já deu resposta a quase seis mil utentes, num total de 9.547 atendimentos.

Assente no conceito inovador de walking clinic, o NOA+ foi criado para melhorar o acesso dos utentes e aumentar a capacidade de resposta do hospital.

Assim, além de realizar as consultas de oftalmologia, incluindo primeiras consultas referenciadas pelos cuidados primários, o NOA+ criou uma Clínica de Injeções Intravítreas que, no mesmo dia, e no mesmo local, possibilita o diagnóstico e tratamento de doenças da retina guiados por imagiologia de alta-resolução.

Desde o início de atividade, em fevereiro passado, foram atendidos no NOA+ 5.855 utentes distintos, que deram origem a 9.547 episódios de consulta ou de injeções, dos quais 5.224 utentes observados em consulta (6.044 consultas, das quais 82% foram primeiras consultas de especialidade) e 631 utentes foram diagnosticados e/ou tratados no contexto da Clínica de Injeções Intravítreas.

«Estes indicadores assistenciais refletem o trabalho realizado diariamente por uma equipa multidisciplinar dedicada e diferenciada. No NOA+ conciliamos a análise de imagem multimodal avançada com os mais inovadores esquemas de tratamento, o que tem permitido melhorar os padrões de qualidade, conforto e segurança da população que nos procura, assim como os outcomes clínicos obtidos», afirma Nuno Campos Diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do HGO.

«Na Clínica de Injeções, e para casos mais complexos, tem sido possível garantir tratamento adequado ao doente, no máximo até 3 dias úteis após diagnóstico, otimizando o intervalo entre injeções, com ajustamento do esquema terapêutico às características e necessidades de cada doente», refere o responsável, sublinhando que «melhorámos o acesso, diversificámos as opções terapêuticas, ganhámos qualidade assistencial e mantemos a inovação como uma prioridade da nossa atuação, no contexto da missão do HGO».

No passado mês de setembro, o HGO adquiriu um novo equipamento inovador de diagnóstico para o NOA+. Com investimento superior a 165.000 euros, a nova Tomografia de Coerência Ótica possibilita o diagnóstico pormenorizado das doenças da retina, potenciando os resultados terapêuticos alcançados.

Para saber mais, consulte:

HGO > Notícias


Dia do Jovem Investigador

07/11/2022

Iniciativa promovida pelo INSA decorre no dia 8 de novembro

Decorre, no dia 8 de novembro, a 3.ª edição do Dia do Jovem Investigador do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), um evento que tem como principal objetivo a divulgação do trabalho de investigação realizado na instituição por jovens investigadores com idade inferior a 35 anos, bem como por outros colaboradores que estejam a desenvolver investigação em projetos de mestrado ou doutoramento.

De acordo com o programa da iniciativa, está prevista a realização de um conjunto de palestras dedicadas aos temas «Investigação em Saúde e Novas Tecnologias», «Investigação em Doenças Infeciosas» e «Investigação em Doenças Degenerativas» e duas conferências sobre «Ser cientista: história e perspetivas para a Ciência em Portugal» e «Desenvolvimento de Carreira e Oportunidades».

Para saber mais, consulte:

INSA > 3.ª edição do Dia do Jovem Investigador


CHULC inicia nova técnica cirúrgica

07/11/2022

Centro Integrado de Urologia avança com cirurgia a laser à próstata

O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Urologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) iniciou, na passada quinta-feira, dia 3 de novembro, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento da Hipertrofia Benigna da Próstata (aumento do volume da próstata), doença que afeta cerca de 75% dos homens acima dos 55 anos, tornando-se o primeiro centro hospitalar e universitário do país a realizar esta cirurgia de forma regular.

Em comunicado, Luís Severo, responsável por este programa cirúrgico, explica que há vários anos que o laser cirúrgico é utilizado regularmente neste centro hospitalar para o tratamento da litíase urinária (fragmentação de cálculos no aparelho urinário). No entanto, só agora, com a aquisição do novo gerador de laser Holmium, mais moderno e com mais potência, se torna possível a realização da enucleação prostática (HoLEP – Enucleação prostática com laser Holmium), permitindo operar os doentes por via endoscópica, sem necessidade de fazer uma abertura abdominal, independentemente do volume prostático.

«Relativamente ao método clássico (incisão abdominal), este procedimento tem como principais vantagens uma muito menor morbilidade e muito mais rápida recuperação para o doente (apenas um dia de internamento). Tem, ainda, a grande vantagem de um melhor controlo hemostático, permitindo operar doentes com maior risco cirúrgico, incluindo doentes anticoagulados», refere Pedro Baltazar, urologista do CHULC, que, conjuntamente com Luís Severo, realizaram as primeiras intervenções, com o apoio de Angelo Cafarelli, cirurgião italiano com uma vasta experiência neste procedimento.

Além das referidas vantagens, Angelo Cafarelli destaca, ainda, a redução do tempo de hospitalização e de cateterismo (de cinco a sete dias para um a dois dias).

A implementação desta técnica para o tratamento da Hipertrofia Benigna da Próstata resulta de um processo que implicou a aquisição de tecnologia laser de última geração, de grande potência, e de material cirúrgico específico. «É um projeto que já tem alguns anos e que era muito ambicionado pelo Serviço de Urologia», acrescenta Pedro Baltazar, salientando que o objetivo é «tornar o CHULC o primeiro centro de referência para esta técnica cirúrgica».

Destacando que este é um método «minimamente invasivo e altamente eficaz», Luís Severo explica que o laser permite «remover o tecido prostático aumentado», que está a causar a obstrução urinária, sendo que depois, na bexiga, esse tecido é triturado por um aparelho mecânico que procede simultaneamente à fragmentação e aspiração desse tecido, que depois é eliminado.

O CRI de Urologia do CHULC, dirigido por Luís Campos Pinheiro, estima que, em média, 100 utentes por ano sejam intervencionados com a técnica HoLEP.

Para saber mais, consulte:

CHULC – https://www.chlc.min-saude.pt/


Nota à Comunicação Social

07/11/2022

Governo aumenta pagamentos a Unidades de Cuidados Continuados Integrados, com efeitos retroativos a janeiro de 2022

As unidades integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) vão receber, ainda este ano, um reforço extraordinário do financiamento por parte do Estado, na sequência de o Governo ter decidido proceder a uma atualização adicional nas tabelas de preço em vigor para a contratualização destas respostas assistenciais.

Através de uma portaria do Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Ministério das Finanças, que será publicada ainda esta semana, o Governo fixa novos valores de remuneração dos internamentos de utentes encaminhados para a RNCCI, com efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2022, reconhecendo o impacto do aumento de custos nas instituições e tendo como objetivo contribuir para a sustentabilidade do setor.

Além da atualização de preços prevista para este ano, o Governo determina assim um aumento extraordinário dos preços aplicáveis às unidades de média duração e reabilitação (UMDR) e às unidades de longa duração e manutenção (ULDM), ajustando os preços aos custos de funcionamento destas respostas. Em termos globais, a atualização do preço corresponde a um aumento de 5,5% e 15,3%, respetivamente, vigorando até ao final de 2023.

Em complemento aos aumentos referidos, procede-se ao alargamento do suplemento de 25 euros na diária de internamento sempre que os utentes tenham diagnóstico de úlcera de pressão, maioritariamente acamados, passando a aplicar-se este pagamento adicional, até aqui para doentes transferidos dos hospitais, a utentes que já eram seguidos para esse efeito pelas equipas dos cuidados primários.

Este aumento extraordinário de preços e o alargamento do pagamento dos encargos com o tratamento das úlceras de pressão aos utentes referenciados pelos cuidados de saúde primários constituem compromissos assumidos no âmbito do Compromisso de Cooperação para o Biénio 2022-2023 e permitem dar continuidade à aposta no reforço da RNCCI inscrita no Programa do XXIII Governo Constitucional, no Orçamento do Estado para 2022 e no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com claro benefício para os utentes que usufruem desta rede e que veem desta forma reforçada a qualidade do serviço proporcionado. Salienta-se ainda que, no âmbito do PRR, está previsto, ao longo dos próximos anos, um aumento muito significativo da capacidade de resposta nesta área. Até ao final de 2025, vão ser criados na rede geral da RNCCI mais 5500 lugares de internamento, passando-se das atuais 9552 camas para 15.052.

6 de novembro de 2022


Med Safety Week 2022

07/11/2022

Infarmed participa em campanha europeia de 7 a 13 de novembro

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde está a promover a campanha europeia Med Safety Week 2022, à qual se associa pelo sétimo ano consecutivo.

A edição de 2022 da Med Safety Week, que decorre de 7 a 13 de novembro, é dedicada à importância da notificação de reações adversas a medicamentos e tem como objetivos aumentar a quantidade e qualidade destas notificações, bem como sensibilizar o público e os profissionais de saúde para a importância da notificação, explicando como e quando é que se deve fazer esse reporte.

Este ano participam um número recorde de 82 países usando 47 idiomas diferentes, bem como organizações internacionais na área da saúde.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Med Safety Week 2022