Notícias em 10/11/2022

Progressão salarial dos enfermeiros

10/11/2022

Descongelamento salarial com impacto orçamental de 72 milhões de euros

O descongelamento da progressão salarial dos enfermeiros, com pagamento retroativo a janeiro deste ano, foi hoje aprovado em Conselho de Ministros e terá um «impacto orçamental significativo» de 72 milhões de euros (M€). A informação foi avançada pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros que decorreu esta quinta-feira, 10 de novembro.

«O Governo aprovou em Conselho de Ministros o decreto-lei que levará ainda este ano ao descongelamento da progressão salarial dos enfermeiros, o maior grupo profissional do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e ao pagamento das devidas atualizações salariais com retroativo a janeiro de 2022», referiu o governante.

Manuel Pizarro garantiu que os pagamentos aos enfermeiros serão feitos ainda este ano e considerou que se trata «de uma medida com impacto orçamental significativo, de 72 milhões de euros no orçamento de 2022».

O Ministro sustentou que se trata de «um compromisso central do programa do Governo», sendo por isso «um dia muito importante para o caminho da valorização das carreiras» dos enfermeiros «em resultado de negociações com as estruturas representativas dos trabalhadores». «Sem valorização das carreiras não há requalificação do SNS», sublinhou.

O governante frisou que o diploma «dá corpo à recuperação dos pontos perdidos em sede de avaliação de desempenho para efeitos de progressão salarial dos enfermeiros, descongelando a progressão, que estava suspensa desde 2004».

«Este diploma repõe a justa progressão na carreira dos enfermeiros, distinguindo e recompensando estes profissionais do SNS. São abrangidos cerca de 20.000 enfermeiros e, para muitos, é a primeira vez que mudaram de posição remuneratória», disse.

Manuel Pizarro referiu que se trata de um aumento de cerca de 200 euros para os enfermeiros com pontos para subir uma posição remuneratória e 400 euros para aqueles que sobem duas posições.

O Ministro afirmou também que serão salvaguardadas «as avaliações de desempenho dos enfermeiros que transitaram em 2019 de forma automática para as categorias de enfermeiro especialistas e enfermeiro gestor» e sublinhou que o diploma garante que os enfermeiros «são tratados de uma forma equitativa, independentemente do respetivo regime de vinculação ao SNS».

«O modelo de recuperação de pontos e progressão salarial agora assumido pelo Governo aplica-se tanto a enfermeiros com contratos de trabalho em funções públicas, como a enfermeiros com contrato individual de trabalho», referiu.

Sobre o diploma hoje aprovado, o Ministro afirmou que o Governo dialogou «muito intensamente com os oito sindicatos representativos dos enfermeiros» e que «todos reconhecem que há uma evolução muito positiva da aproximação de posições e acho que a grande maioria manifesta mesmo formalmente o seu acordo com este diploma do Governo no que respeita a um diploma absolutamente extraordinário face aos últimos 20 anos de congelamento das carreiras destes profissionais».

Crédito foto: João Bica/Portal do Governo

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Comunicado do Conselho de Ministros de 10 de novembro de 2022


Tumores Neuroendócrinos

10/11/2022

Dia de sensibilização alerta para a relevância do diagnóstico precoce

Assinala-se esta quinta-feira, dia 10 de novembro, o Dia da Sensibilização para os Tumores Neuroendócrinos (TNE).

O objetivo desta iniciativa é sensibilizar a população e os profissionais de saúde para este tipo de tumores raros e para a relevância do diagnóstico precoce.

Os TNE podem ocorrer em diferentes partes do corpo humano, sendo mais frequentemente encontrados no trato gastrointestinal e pâncreas. Os sintomas são vagos e podem confundir-se com problemas comuns como a síndrome do cólon irritável, perturbações psiquiátricas, sintomas vasomotores (semelhantes aos afrontamentos) ou manifestar-se através de outras doenças, como por exemplo, o aparecimento súbito de uma diabetes ligeira a moderada.


Ensaios Clínicos no CHVNGE

10/11/2022

Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce iniciou atividade

O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) iniciou a formação da equipa da recentemente criada Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce (Early Phase Clinical Trials Unit – EPCTU), um projeto desenhado e implementado em parceria com a empresa BlueClinical e apoiado pelas instituições integrantes do Centro Académico Clinico Egas-Moniz, em particular o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga e o Centro Hospitalar Baixo Vouga.

De acordo com Firmino Machado, consultor do Conselho de Administração do CHVNGE, a EPCTU será «exclusivamente dedicada à investigação clínica, contando com capacidade de internamento (5 camas) e ambulatório, farmácia e laboratório dedicado, sendo um projeto único em Portugal, por ser a primeira unidade dedicada a qualquer área terapêutica, bem como pelo facto de ter a possibilidade de realizar internamento dos utentes».

«Com a criação desta unidade pretende-se contribuir para o desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos, realizando estudos de fase I (farmacocinética e farmacodinâmica) em populações especiais, por exemplo: insuficientes renais e insuficientes hepáticos estudos de fase II, de prova de conceito», esclareceu o consultor.

Para saber mais, consulte:

CHVNGE > Notícias


CHULC com nova unidade

10/11/2022

Farmácia de Ambulatório Central já está em funcionamento

A Farmácia de Ambulatório Central do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), que concentra as atividades inerentes à dispensa presencial de medicamentos hospitalares aos utentes de todo o centro hospitalar, entrou em funcionamento, no Hospital de Curry Cabral, na primeira semana de novembro.

Na sequência da abertura deste novo espaço, encerraram, no dia 4 de novembro, os atuais ambulatórios farmacêuticos dispersos pelos vários hospitais, à exceção da farmácia de ambulatório do Hospital de Dona Estefânia, que continuará em funcionamento até ao final deste ano.

Desta forma, pretende-se melhorar o serviço farmacêutico prestado ao doente, num espaço novo e com um sistema de agendamento que permitirá diminuir os tempos de espera para atendimento.

Com a entrada em funcionamento desta unidade técnica, pretende-se, igualmente, melhorar as condições de trabalho e a segurança dos profissionais de saúde envolvidos e melhorar a qualidade e eficiência dos atos farmacêuticos associados aos medicamentos de dispensa hospitalar.

Além deste serviço, mantém-se disponível o Programa de Dispensa em Proximidade, do qual beneficiam, atualmente, cerca de 10 mil utentes.

Para saber mais, consulte:

CHULC > Notícias


Segurança do Doente no Peri-Operatório

10/11/2022

Hospital de Guimarães realiza jornadas, no dia 11 de novembro

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães realiza esta sexta-feira, dia 11 de novembro, no seu auditório, as «I Jornadas de Segurança do Doente no Peri-Operatório».

Estas jornadas são resultado da sinergia da Unidade de Cirurgia do Ambulatório, do Bloco Operatório Central, do Serviço de Anestesiologia e do Grupo de Gestão do Risco Clínico do HSOG, para melhorar a segurança do doente submetido a procedimento cirúrgico.

O evento tem como objetivo desenvolver conhecimentos e competências dos profissionais sobre prevenção de Incêndio Cirúrgico e atuação em caso de ocorrência. Assim, terá uma abordagem teórica no período da manhã e no período da tarde uma abordagem prática, com dois workshops: «Atuação na ocorrência de incêndio cirúrgico, incluindo simulação em sala operatória e treino prático» e «Promoção de ambiente seguro na sala operatória».

Para saber mais, consulte:

HSOG – https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/


Dia do Jovem Investigador distingue trabalhos nas áreas da sequenciação genómica e das doenças raras – INSA

imagem do post do Dia do Jovem Investigador distingue trabalhos nas áreas da sequenciação genómica e das doenças raras

10-11-2022

A terceira edição do Dia do Jovem Investigador do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que decorreu dia 8 de novembro nas instalações do INSA, em Lisboa, atribuiu distinções para Melhor Comunicação Oral e Melhor Poster a trabalhos desenvolvidos nas áreas da sequenciação genómica e das doenças raras, respetivamente. O evento teve como principal objetivo a divulgação do trabalho de investigação realizado na instituição por jovens investigadores com idade inferior a 35 anos, bem como por outros colaboradores que estejam a desenvolver investigação em projetos de mestrado ou doutoramento.

O prémio para Melhor Comunicação Oral foi atribuído a Joana Isidro, do Departamento de Doenças Infeciosas, pela apresentação “Multi-country 2022 outbreak of monkeypox virus: from the first viral genome sequence to phylogenomic characterization and microevolution”. Este trabalho evidenciou, com impacto internacional, a importância e utilidade da sequenciação do genoma do vírus Monkeypox para determinar a origem do surto, e a dinâmica e os padrões de transmissão.

Mariana Gonçalves, investigadora do Departamento de Genética Humana, recebeu a distinção para o Melhor Poster, intitulado “An Antisense Oligonucletide based therapy for a rare disease: in vitro and in vivo studies”. Com esta pesquisa, foi possível desenvolver modelos para testar abordagens terapêuticas personalizadas que visam corrigir o efeito de mutações que causam mucolipidose, uma doença rara do metabolismo à nascença.

Foram ainda atribuídas pela Comissão Científica do evento quatro Menções Honrosas, duas delas para Comunicações Orais – a Diogo Ramos, do Departamento de Doenças Infeciosas, pelo trabalho “Performance of Sanger and NGS for the detection of resistance associated substitutions to HCV NS5A inhibitors in infected drug users”, e a Joana Pires, do Departamento de Saúde Ambiental, pelo trabalho “Toxicity assessment of consumer-relevant nanomaterials in human barrier cells”; e duas para Posters – a Catarina Silva e a Sofia Neves, ambas do Departamento de Genética Humana, pelos trabalhos “Long read nanopore sequencing: new approach to the methylation profile of the human genome” e “Occupational second hand smoke exposure: a proteomic approach”, respetivamente.

O Dia do Jovem Investigador do INSA contou ainda com um conjunto de palestras dedicadas aos temas “Investigação em Saúde e Novas Tecnologias”, “Investigação em Doenças Infeciosas” e “Investigação em Doenças Degenerativas”, proferidas por especialistas de vários departamentos técnico-científicos do INSA, bem como duas conferências sobre “Ser cientista: história e perspetivas para a Ciência em Portugal” e “Desenvolvimento de Carreira e Oportunidades”, proferidas por Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra) e Mariana Santa-Marta (Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa), respetivamente.