Notícias em 14/11/2022

imagem do post do Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 – 07/11/2022

Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 – 07/11/2022 – INSA

imagem do post do Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 – 07/11/2022

12-11-2022

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgam o relatório n.º 35 de monitorização da situação epidemiológica da COVID-19. O documento inclui diversos indicadores, nomeadamente a incidência a sete dias e o índice de transmissibilidade (R(t)), nacionais e por região de saúde, entre outros.

No período em análise, observou-se uma manutenção da estabilização dos valores de incidência, com base na notificação obrigatória de casos. No entanto, o aumento observado do número de internamentos por infeção por SARS-CoV-2 e o aumento da prevalência de sublinhagens de interesse com potencial impacte epidemiológico sugerem que a incidência real apresenta ainda uma tendência crescente, padrão semelhante ao observado anteriormente em alguns países europeus.

A linhagem BA.5 da variante Omicron continuou a ser dominante.

Observou-se um aumento do número de internamentos em enfermaria nos grupos etários acima dos 20 anos, e nos cuidados intensivos acima dos 80 anos, ainda que abaixo do limiar crítico definido e do valor máximo da última fase epidémica.

Apesar deste aumento nos internamentos, mantém-se o reduzido impacte da COVID-19 nos serviços de saúde e na mortalidade geral, traduzido numa mortalidade geral de acordo com o esperado para a época do ano. Observou-se um ligeiro aumento da mortalidade específica por COVID-19, ainda assim com uma tendência estável e correspondente a um valor cinco vezes inferior ao valor máximo observado na última fase epidémica.

Constata-se que a situação epidemiológica descrita suporta a manutenção da vacinação de reforço, as medidas de proteção individual e a comunicação frequente destas medidas à população.


Suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado nacional de todos os produtos cosméticos da marca Manubela – Infarmed

InfarmedImg

Circular Informativa N.º131/CD/100.20.200 de 11/11/2022

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: cos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

14 nov 2022

O INFARMED, I.P., no âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, constatou a existência no mercado nacional de produtos cosméticos da marca MANUBELA, cuja Pessoa Responsável é a empresa Manubela Beauty Store Unipessoal, Lda., que não cumpriam com vários requisitos do Regulamento (CE) n.º 1223/2009 de 30 de novembro, bem como com o disposto no Decreto-lei n.º 189/20008 de 24 de setembro, na sua atual redação.

Apesar de a Pessoa Responsável Manubela Beauty Store Unipessoal ter informado que já iniciou a adoção de medidas necessárias para a correção das não conformidades verificadas, os produtos cosméticos da marca MANUBELA não devem ser colocados no mercado, comercializados ou utilizados.

Assim, o Infarmed determina o seguinte:

  • As entidades que disponham destes produtos não os devem disponibilizar. Para obter informações adicionais, devem contactar a empresa Manubela Beauty Store Unipessoal. Lda;
  • Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar.

A Vogal do Conselho Diretivo
(Erica Viegas)


Recolha voluntária de lote de medicamentos da empresa ToLife -Produtos Farmacêuticos, S.A – Infarmed

InfarmedImg

Tipo de alerta: med

14 nov 2022

A empresa ToLife – Produtos Farmacêuticos, S.A., irá proceder à recolha voluntária do lote n.º 1109712 (validade 31/07/2023) do medicamento Ácido Alendrónico + Colecalciferol toLife, ácido alendrónico + Colecalciferol, 70 mg + 2800 U.I, comprimido, n.º de registro 5788427 e do lote n.º 1109713 (validade 31/07/2023) do medicamento Ácido Alendrónico + Colecalciferol toLife, ácido alendrónico + Colecalciferol, 70 mg + 5600 U.I., comprimido, n.º de registro 5788435 por ter sido detetado um resultado fora das especificações, para o parâmetro doseamento do Colecalciferol.

Assim, o Infarmed determina a suspensão imediata da comercialização destes lotes.

Face ao exposto:

  • As entidades que possuam estes lotes de medicamentos em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução;
  • Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem solicitar a substituição por outro lote ou pedir ao médico ou farmacêutico a indicação de um medicamento alternativo.

Mais de 4100 pessoas com diabetes tipo 1 estão em tratamento com bombas de insulina – DGS

Mais de 4100 pessoas com diabetes tipo 1 estão em tratamento com bombas de insulina

Mais de 4100 pessoas com diabetes tipo 1 (DM1) estão em tratamento com bombas de insulina, quase metade (47%) das quais são crianças. Segundo o registo do Programa Nacional da Diabetes (PND) da Direção-Geral da Saúde (DGS), estes tratamentos triplicaram desde 2015, ano em que 1313 pessoas tinham bombas de insulina.

Os dados revelados hoje, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, demonstram um aumento do acesso a estes dispositivos, associados a um melhor controlo da doença, menos complicações e melhor qualidade de vida.

Desde 2020 que todas as pessoas com indicação passaram a ter acesso ao tratamento com bombas de insulina. A inclusão das bombas híbridas e adesivas no programa de tratamento com bombas de insulina da DGS tem sido trabalhada pelo PND desde 2019, tendo o Ministério da Saúde (MS) autorizado a inclusão destes novos dispositivos nas aquisições de 2022.

O PND considera que, para além das crianças e jovens com DM1, todas as pessoas com Diabetes tipo 1 e indicação clínica devem ter acesso aos dispositivos híbridos, independentemente da idade, prevendo-se o alargamento da cobertura já em 2023.  É neste âmbito que o MS assinou hoje um despacho, que será publicado esta semana, e que visa criar um grupo de trabalho para atualizar a estratégia de acesso ao tratamento com estes dispositivos. O grupo será coordenado pela DGS.

A colocação dos dispositivos e acompanhamento clínico ocorre em Centros de Tratamento específicos, que existem em todas as regiões do país e acompanham doentes em idade pediátrica e idade adulta.

“Diabetes em Movimento” eleito como melhor prática pela Comissão Europeia

O “Diabetes em Movimento”, um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, foi votado como a melhor prática de promoção da saúde e de combate às doenças crónicas pelos Estados membros da União Europeia, num Marketplace que decorreu este ano.

Este programa, coordenado a nível nacional pela Direção-Geral da Saúde (através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do PND), vai ser retomado no País em janeiro de 2023 em 22 municípios: Armamar, Arouca, Barcelos, Braga, Covilhã, Esposende, Lagos, Lamego, Lousada, Moimenta da Beira, Odivelas, Paredes, Penafiel, Portimão, Rio Maior, Sines, Tabuaço, Tavira, Trofa, Vila Franca de Xira, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real.

Este processo envolve as cinco Administrações Regionais de Saúde em Portugal (através dos Agrupamentos de Centro de Saúde), as respetivas Câmaras Municipais, mas também Unidades Locais de Saúde, Centros Hospitalares, Instituições do Ensino Superior e Associações Desportivas locais.

Em janeiro arranca também, no ACES Estuário do Tejo, o piloto do “Programa de prevenção e diagnóstico da Diabetes “Mais Saúde Menos Diabetes”, que visa a prevenção da diabetes, promovendo a prática regular da atividade física, a adoção de uma alimentação saudável e a manutenção de um peso normal.

Comemorações do dia da Diabetes

A DGS assinala o Dia Mundial da Diabetes com um conjunto de iniciativas como a iluminação habitual dos edifícios da DGS e do Ministério da Saúde, a azul, nos dias 13 e 14 de novembro. Esta será uma ação simbólica, que pretende sensibilizar a população para a importância da prevenção e controlo da Diabetes.

No dia 6 novembro foi ainda organizada uma caminhada de 5 km e uma corrida de 10 km com caráter competitivo, que tiveram como objetivo consciencializar para a importância da atividade física na prevenção e controlo da diabetes.


Dia Mundial da Diabetes

14/11/2022

Entidades do SNS assinalam data para sensibilizar para a doença

Assinala-se esta segunda-feira, 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes, uma comemoração instituída pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.

Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.

A campanha do Dia Mundial do Diabetes é dedicada, de 2021 a 2023, ao tema «Acesso aos Cuidados com a Diabetes» (Access to Diabetes Care). O ano de 2022 é subordinado ao mote «Educação para proteger o amanhã» e destaca a necessidade de melhor acesso à educação em diabetes, tanto para profissionais de saúde como para a população.

Centros de saúde da ARSLVT assinalam Dia Mundial da Diabetes

Para assinalar este dia, a Coordenação Regional de Diabetes da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) leva a cabo uma iniciativa subordinada ao tema «Acesso aos Cuidados de Saúde» com o objetivo de reforçar a aposta na promoção e adoção de estilos de vida saudáveis, como parte integrante da atividade assistencial dos Cuidados de Saúde Primários.

Esta iniciativa envolve profissionais de saúde e a Comunidade de forma a sensibilizar a população para a importância de incluir no seu dia-a-dia rotinas de atividade física e alimentação saudáveis.

CHL comemora data com duas iniciativas de sensibilização

Uma equipa de profissionais do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), dinamiza duas iniciativas de sensibilização sobre a problemática da diabetes, dirigidas a utentes e profissionais de saúde.

Assim, no dia 10 de novembro, foi dinamizada a palestra intitulada «A Saúde também come», para ensinar a realizar a leitura de rótulos, conhecer opções saudáveis para refeições intermédias, dar dicas para fazer boas escolhas na compra de alimentos, e divulgar receitas saudáveis.

Já no dia 24 de novembro, pelas 12 horas, vai realizar-se um showcooking com o mote «A Farmácia vem à cozinha», onde o médico João Ribeiro (antigo concorrente do Master Chef) vai confecionar uma receita saudável.

Para saber mais, consulte:


Despacho do Gabinete do Ministro da Saúde cria Grupo de Trabalho

14/11/2022

Governo estuda melhoria do acesso a bombas de insulina automáticas

O Ministério da Saúde criou um grupo de trabalho hoje, Dia Mundial da Diabetes, para atualizar a estratégia de acesso a tratamento com dispositivos de perfusão subcutânea contínua de insulina (PSCI), conhecidos como bombas de insulina automáticas, tendo em vista a melhoria do acesso a estes dispositivos de nova geração por parte dos doentes com diabetes do tipo 1, bem como o alargamento da sua utilização, nomeadamente entre crianças e jovens.

Com este grupo de trabalho, o Governo reforça a aposta na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de qualidade da diabetes mellitus, para reduzir o impacto da doença e proporcionar a todos os doentes, de forma equitativa e sustentável, o acesso aos melhores cuidados de saúde e a soluções de maior conforto, dando resposta a uma necessidade há muito identificada por profissionais de saúde, cuidadores e doentes.

Esta equipa, que envolve associações de doentes, sociedades científicas e sociedade civil, deverá apresentar, no prazo de 120 dias, uma proposta de atualização da estratégia de acesso a tratamento com PSCI, bem como propor medidas para fomentar a igualdade no acesso aos novos dispositivos, especialmente entre crianças e jovens, pelas melhorias significativas que os dispositivos de nova geração representam na qualidade de vida destas pessoas e também na maior segurança para famílias e cuidadores.

O grupo de trabalho, cuja constituição será publicada em Despacho esta semana, integra um representante do Gabinete do Ministro da Saúde, de organismos da Saúde – Direção-Geral da Saúde (DGS), INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e Serviços Partilhados do Sistema de Saúde (SPMS).

Dá-se continuidade ao cumprimento ao Programa do XXIII Governo Constitucional, que estabelece como uma das prioridades continuar a desenvolver a política de inovação para acesso a novos medicamentos e dispositivos médicos, de acordo com as boas práticas e uma relação custo-benefício favorável.


Oficinas de Cocriação de Conhecimento

14/11/2022

IGAS promove sessões de trabalho, nos meses de novembro e dezembro

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) iniciou esta segunda-feira, dia 14 de novembro, um conjunto de sessões inseridas nas Oficinas de Cocriação de Conhecimento.

Estas oficinas foram criadas pela IGAS, em 2020, com o objetivo de envolver gestores, trabalhadores da saúde e cidadãos no debate de questões importantes para a atividade inspetiva.

As sessões de trabalho são realizadas através de videoconferência, entre as 10h30 e as 12 horas, e contam com a participação de pessoas que trabalham em áreas relacionadas com o tema sobre o qual se procura criar conhecimento de forma colaborativa.

Para saber mais, consulte:

IGAS > Oficinas de Cocriação de Conhecimento | Programa e formulário de inscrição


Ressonância magnética fetal

14/11/2022

Hospital de Santarém disponibiliza nova técnica de diagnóstico

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) adquiriu um novo equipamento que permite a realização de exames de ressonância magnética (RM) fetal.

Segundo Isabel Sapeira, diretora do Serviço de Radiologia, a RM fetal é uma técnica de imagem diagnóstica complementar à ecografia fetal, utilizada em contextos específicos. «Apesar de relativamente pouco frequentes, existem situações particulares em que a realização de RM fetal permite aumentar a sensibilidade e especificidade no diagnóstico de malformações/lesões do feto», explica.

A médica acrescenta que a RM fetal possibilita imagens detalhadas do feto em desenvolvimento, permitindo o estudo rigoroso do cérebro, coluna vertebral, tórax, abdómen e pélvis.

Quanto às indicações para a realização de RM fetal, Isabel Sapeira explica que as mais frequentes são o esclarecimento de imagens duvidosas na ecografia, ventriculomegália, anomalias da fossa posterior, alterações do corpo caloso, suspeita de lesões encefálicas, complicações na gravidez gemelar antes ou após procedimentos médicos intrauterinos, espinha bífida, hérnias diafragmáticas, malformações pulmonares, atresias esofágicas, entre outras.

De acordo com a diretora do Serviço de Imagiologia do HDS, o exame é habitualmente realizado durante os 2.º e 3.º trimestre de gravidez, não implicando qualquer risco para a grávida ou para o feto.

No HDS existe uma equipa com formação específica nesta área, composta por um médico neurorradiologista e por técnicos de radiologia que receberam formação específica na realização destes exames.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias


15.ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde – ACSS

imagem do post do 15.ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde

Decorre, entre 14 e 21 novembro 2022, a votação dos posters científicos candidatos à categoria de “Melhor Poster”, no âmbito Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS).

A 15.ª edição, subordinada ao tema “SNS em Mudança: Saúde Sustentável”, é uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, em conjunto com a Administração Central do Sistema de Saúde, a Direção Geral de Saúde e as Administrações Regionais de Saúde.

Os vencedores serão anunciados na sessão de encerramento, agendada para o dia 23 de novembro, no Auditório do Edifício-sede da Altice Portugal, em Lisboa.

Votações disponíveis 👉 aqui!

Além de ser uma marca nacional registada e amplamente reconhecida pelos serviços de saúde em todo o território nacional e internacional, o PBPS tem como principal objetivo dar a conhecer as boas práticas em saúde, no âmbito da qualidade e inovação, com vista a replicar as mais-valias para o bom desempenho do Sistema de Saúde.

Para obter mais informações consulte o site do PBPS em www.boaspraticasemsaude.com

Publicado em 14/11/2022