Notícias em 16/11/2022

Orientação nº 003/2017 de 24/02/2017

Orientação nº 003/2017 de 24/02/2017 – DGS

Orientação nº 003/2017 de 24/02/2017

Avaliação Médica de Condutores

Decreto-Lei n.º 40/2016, de 29 de julho, veio introduzir alterações no que respeita ao processo de emissão de títulos de condução.
Nesse âmbito, e com base no DL em vigor, os atestados médicos para carta de condução, tipo 1 e 2 passam a ser emitidos por qualquer médico no exercício das suas funções,
o que inclui atividade pela sociedade médica privada.
Os atestados médicos após avaliação clínica, por qualquer médico no exercício das suas funções e com acesso à plataforma eletrónica que permite envio direto para o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. – IMT.
Para mais informações consultar a página do IMT aqui ou através do mail:  imt@imt-ip.pt

Campanha outono-inverno I Mais de 2 milhões de pessoas vacinadas contra a Covid e contra a Gripe – DGS

Campanha outono-inverno I Mais de 2 milhões de pessoas vacinadas contra a Covid e contra a Gripe

No âmbito da campanha de vacinação outono – inverno, já foram vacinados mais de 2 milhões de utentes contra a covid-19 e mais de 2 milhões contra a gripe, em Portugal Continental, dos quais mais de 1.5 milhões receberam as duas vacinas (contra covid-19 e a gripe) em simultâneo (coadministração).

Desde o dia 7 de setembro que decorre a campanha outono-inverno de reforço sazonal em vários centros de vacinação espalhados pelo país, e irá prolongar-se até dezembro, tendo como prioridade proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte. O objetivo é vacinar este ano 3 milhões de pessoas elegíveis e por isso reforça-se a importância da adesão à vacinação, em particular dos mais vulneráveis, para ficarem desde já mais protegidos para os próximos meses.

O reforço da vacina da covid-19 estabelece como grupos prioritários pessoas com 60 ou mais anos; grávidas com idade igual ou superior a 18 anos e doenças definidas pela norma publicada pela Direção-Geral da Saúde; pessoas com 12 ou mais anos com patologias de risco, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes e profissionais de Estabelecimentos Prisionais. Para os residentes ou profissionais de Estabelecimentos Residenciais Para Idosos (ERPI) e na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e para profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados estão indicadas ambas as vacinas. Nas próximas semanas a campanha de reforço sazonal contra a covid-19 será estendida a maiores de 50 anos.

A vacinação contra a gripe é também recomendável para quem tem idade igual ou acima dos 65 anos, crianças com seis ou mais meses que apresentem patologias crónicas associadas, doentes crónicos e imunodeprimidos e grávidas.

A modalidade «Casa Aberta» está disponível para o reforço sazonal contra a covid-19 para pessoas com 70 ou mais anos de idade, permitindo aos utentes deslocarem-se aos locais de vacinação sem ser preciso marcação. Continua também disponível para grupos profissionais prioritários (com recurso a senhas digitais) e para a vacinação e reforço de pessoas entre os 18 e 59 anos e vacinação primária acima dos 12 anos. Este regime está também disponível na vacina contra a gripe.


DGS publica Plano de Contingência Saúde Sazonal – Modulo Inverno 2022

Plano de Contingência Saúde Sazonal - Modulo Inverno 2022

O Plano de Contingência Saúde Sazonal – Modulo Inverno 2022 está enquadrado por normativos legais, reforçando a necessidade de todos os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) implementarem Planos de Contingência específicos de nível local e regional.

Nos referenciais do Módulo Inverno são apresentadas orientações estratégicas que permitem comunicar o risco e a gestão desse risco à população e assegurar o planeamento face às especificidades causas pelas infeções das vias respiratórias.

O plano elenca ainda um referencial de medidas a implementar pelos parceiros do setor da saúde, para acautelar a prontidão dos serviços de saúde e garantir a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada, bem como, recomendações para capacitar os cidadãos para a sua proteção individual (literacia).

Para mais informações consulte aqui o Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Inverno.

Abrir documento


Castelo Branco com novo ecógrafo

16/11/2022

Equipamento destina-se ao Serviço e Urgência de Obstetrícia

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco adquiriu recentemente um novo ecógrafo de última geração, para o Serviço de Obstetrícia e Urgência Obstétrica.

Em comunicado, a ULS de Castelo Branco explica que se trata de um sistema de ultrassonografia de alto desempenho e elevada qualidade de imagem, que auxilia no diagnóstico de patologias e na identificação de diferentes situações em contexto clínico.

«O novo ecógrafo ACUSON Juniper permitirá examinar as nossas utentes oferecendo-lhes uma grande confiança de diagnóstico em diferentes situações. Este equipamento destaca-se ainda pelas suas dimensões reduzidas, pesando em média, menos 27% e sendo até 36% menor do que outros sistemas convencionais da sua categoria» refere a nota.

Este equipamento apresenta também como vantagens o facto de ser portátil, silencioso e apresentar uma alta resolução de alto contraste, imagem completa e uniforme, permitindo uma boa qualidade do diagnóstico.

Com a aquisição deste equipamento, juntamente com os já adquiridos e os outros que se encontram em processo de aquisição, o conselho de administração da ULS de Castelo Branco pretende dotar os serviços com novas tecnologias de forma a reforçar a qualidade e segurança dos serviços prestados aos nossos utentes.

Para saber mais, consulte:

ULS de Castelo Branco > Notícias


Campanha outono-inverno

16/11/2022

Mais de 2 milhões de pessoas vacinadas contra a Covid-19 e a Gripe

Já foram vacinados mais de 2 milhões de utentes contra a Covid-19 e contra a gripe, em Portugal Continental, dos quais mais de 1,5 milhões receberam as duas vacinas em simultâneo.

A campanha outono-inverno de vacinação decorre desde o dia 7 de setembro em vários centros de vacinação espalhados pelo país e irá prolongar-se até dezembro, tendo como prioridade proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte.

O objetivo é vacinar este ano 3 milhões de pessoas elegíveis e, por isso, reforça-se a importância da adesão à vacinação, em particular dos mais vulneráveis.

O reforço da vacina da Covid-19 estabelece como grupos prioritários pessoas com 60 ou mais anos; grávidas com idade igual ou superior a 18 anos e doenças definidas pela norma publicada pela Direção-Geral da Saúde; pessoas com 12 ou mais anos com patologias de risco, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes e profissionais de Estabelecimentos Prisionais.

Para os residentes ou profissionais de Estabelecimentos Residenciais Para Idosos e na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e para profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados estão indicadas ambas as vacinas. Nas próximas semanas a campanha de reforço sazonal contra a covid-19 será estendida a maiores de 50 anos.

A vacinação contra a gripe é também recomendável para quem tem idade igual ou acima dos 65 anos, crianças com seis ou mais meses que apresentem patologias crónicas associadas, doentes crónicos e imunodeprimidos e grávidas.

A modalidade «Casa Aberta» está disponível para o reforço sazonal contra a Covid-19 para pessoas com 70 ou mais anos de idade, permitindo aos utentes deslocarem-se aos locais de vacinação sem ser preciso marcação. Continua também disponível para grupos profissionais prioritários (com recurso a senhas digitais) e para a vacinação e reforço de pessoas entre os 18 e 59 anos e vacinação primária acima dos 12 anos. Este regime está também disponível para a administração da vacina contra a gripe.

Para saber mais, consulte:

DGS > Destaques


Jornadas de Pediatria do CHUA

16/11/2022

Encontro decorre em Faro, nos dias 17 e 18 de novembro

Nos dias 17 e 18 de novembro, o auditório do Campus da Penha da Universidade do Algarve acolhe as XV Jornadas do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), este ano sob o tema «Tudo o que queria saber e não tenho coragem de perguntar: Da teoria à prática».

Organizadas pela Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital de Faro, em parceria com o CHUA, as jornadas pretendem promover a atualização e divulgação de conhecimentos, fomentando a comunicação e cooperação entre os vários setores que prestam apoio à idade pediátrica. O evento tem, ainda, como objetivo contribuir para a formação contínua de internos de pediatria e de medicina geral e familiar, pediatras e médicos de medicina geral e familiar, bem como outros profissionais de saúde que colaboram na prestação de cuidados à criança e adolescente.

Durante as jornadas vão ser abordadas algumas das temáticas mais relevantes em várias especialidades que, de forma multidisciplinar, intervêm na prestação de cuidados em pediatria.

Assim, a manhã do dia 17 de novembro é dedicada a uma componente mais prática com a disponibilização de diversos dos cursos pré-jornadas. Ainda no dia 17, na parte da tarde, vários oradores e especialistas vão debater alguns dos assuntos mais relevantes na prática clínica, tais como, «Guia da Amamentação: cuidados práticos, dificuldades e soluções», «Alimentação: mudança de paradigma e novas tendências», «Bronquiolite aguda e laringite», «Varicela e Zoster» e «Miocardites e Pericardites».

O debate prossegue no dia 18 de novembro com os temas «Ansiedade das crianças ou dos pais», «Tempo de ecrã – quais os malefícios e como evitar», «Estratégias de aconselhamento na PEA», «Dramas na hora de dormir – o essencial para aconselhar os pais» e «Estratégias para “lidar” com o bullying».

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias


Hospital dos Bonequinhos

16/11/2022

Iniciativa do Hospital de Braga decorre de 16 a 19 de novembro

O Hospital dos Bonequinhos, uma iniciativa do Hospital de Braga e do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho, vai estar de portas abertas de 16 a 19 de novembro, para receber cerca de 800 crianças provenientes de jardins-de-infância do concelho de Braga.

A iniciativa, que conta também com o apoio da Câmara Municipal de Braga, realiza-se na biblioteca do hospital e visa desmistificar o medo da bata branca.

Assim, e nos próximos dias, as crianças poderão fazer-se acompanhar pelo seu «bonequinho doente» e terão a oportunidade de conhecer diversos espaços e serviços do hospital, assim como várias especialidades médicas, promovendo-se um contacto mais próximo das crianças com os profissionais de saúde e equipamentos médicos, com o propósito de diminuir estados de ansiedade e angústia aquando da vinda ao hospital.

As crianças farão o circuito «hospitalar» com a sua turma, no sentido de se evitar aglomerados e potenciar o distanciamento social, sendo que, no final da visita de cada turma, os espaços serão devidamente higienizados.

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, o Hospital dos Bonequinhos funcionará das 09h00 às 15h30 para os alunos das escolas inscritas na atividade, e das 16h00 às 17h30 com livre acesso para o público em geral. Neste período, qualquer criança, acompanhada por um adulto, poderá participar na atividade sem necessidade de inscrição prévia e mediante ordem de chegada.

No sábado, dia 19 de novembro, as portas voltarão a estar abertas ao público em geral, com um horário de livre acesso das 09h00 às 13h00 (sendo as 12h30 o horário definido para a última admissão).

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga – https://www.hospitaldebraga.pt/


Tomografia Computorizada Móvel

16/11/2022

Hospital do Barreiro instala equipamento junto ao Serviço de Urgência

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo vai instalar esta quarta-feira, dia 16 de novembro, um equipamento de Tomografia Computorizada Móvel, que ficará junto ao Serviço de Urgência Geral no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro.

A instalação deste contentor está relacionada com a substituição do equipamento de Tomografia Computorizada (TC) do Serviço de Imagiologia, garantindo, desta forma, a continuação do acesso dos utentes a estes exames.

O equipamento móvel permanecerá neste local durante o período de tempo em que forem efetuadas as obras de beneficiação no espaço que vai receber o novo TC.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Barreiro Montijo > Notícias


HFF | Hospitalização Domiciliária

16/11/2022

Unidade já realizou, em dois anos de atividade, mais de 3 mil visitas

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) assinalou, no mês de outubro, o seu segundo aniversário.

Neste período, a UHD realizou mais de 3 mil visitas (3583) e admitiu 330 doentes referenciados por vários serviços do hospital, outras unidades de hospitalização domiciliária do distrito de Lisboa e diretamente da comunidade, através de Estruturas Residenciais para Idosos.

Ao longo destes dois anos de atividade, o HFF destaca, ainda, o aumento da sua capacidade de internamento para 10 camas e a diversidade de serviços prestados, cada vez mais diferenciados e individualizados a um maior número de utentes e famílias, nas mais variadas doenças, tendo como foco principal contribuir para uma maior humanização dos cuidados.

Para Fernando Aldomiro, diretor da Unidade de Hospitalização Domiciliária do HFF, «Colocar “no terreno” uma unidade de hospitalização domiciliária, no período desafiante que todos vivemos nestes últimos dois anos, é motivo de especial orgulho. O entusiasmo, perseverança e dedicação de toda a equipa foram fundamentais para conseguirmos levar à nossa população, cuidados hospitalares adequados às suas necessidades e de maior proximidade.»

A Hospitalização Domiciliária baseia-se na prestação de cuidados de saúde diferenciados no domicílio, durante um período limitado, resultante da vontade expressa do doente e da existência de condições de acompanhamento, e de acordo com o plano de tratamento preconizado pelas equipas hospitalares.

Recomendada pela Organização Mundial de Saúde, este modelo de internamento é uma oportunidade para o desenvolvimento de respostas que estimulam integração, continuidade de cuidados e a obtenção de melhores resultados em saúde e bem-estar para os utentes.

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias


Dia Mundial da DPOC

16/11/2022

Data alerta para a importância do diagnóstico precoce

Assinala-se esta quarta-feira, dia 16 de novembro, o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

A DPOC é uma doença crónica e progressiva que se manifesta pela diminuição da capacidade respiratória, mas que pode ser prevenida e tratada. Está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases nocivos, como o tabaco, poluição, substâncias químicas ou outros irritantes pulmonares. O diagnóstico precoce, através do exame de espirometria (que avalia a função respiratória), é fundamental para que os doentes consigam a melhor qualidade de vida possível.

Em 2022, o tema desta efeméride é «Os seus pulmões para a vida» («Your Lungs for Life»), que visa destacar a importância da saúde pulmonar ao longo da vida e quais os fatores que contribuem para esta doença, desde o nascimento até a idade adulta, bem como o que pode ser feito para promover a saúde pulmonar e proteger as populações vulneráveis.

Em Portugal, as doenças respiratórias são uma das principais causas de hospitalização representando 19% da mortalidade intra-hospitalar. A DPOC é a causa mais comum de mortalidade, depois da pneumonia, estimando-se que tenha uma prevalência de 14,2% em pessoas com mais de 40 anos, com uma elevada proporção de subdiagnóstico.


123 anos do Instituto Ricardo Jorge

16/11/2022

A pandemia mostrou a importância de um laboratório de Estado

“A pandemia que enfrentámos mostrou como é importante a existência de um laboratório de Estado que se dedica aos temas da saúde pública”, afirmou Manuel Pizarro, dia 15 de novembro, na cerimónia de comemoração do 123.º aniversário do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa.

Para o Ministro da Saúde, nas atuais circunstâncias, é necessária “uma mediação de informação, “sob pena de colocarmos em causa a coesão da sociedade”. Por isso, Manuel Pizarro reforçou na sua intervenção o contributo do INSA para a “coesão da estrutura democrática” da sociedade portuguesa.

Manuel Pizarro referiu que “os matizes na análise dos problemas têm de ter como base uma convicção sobre o que são os factos”, sendo esse o caminho que Instituto Nacional de Saúde tem percorrido ao “valorizar e promover o debate em torno do conhecimento”.

Neste contexto, o governante saudou e homenageou a capacidade do INSA aceitar e vencer novos desafios, dando como exemplo “a integração do Laboratório de Análises de Dopagem no instituto, em tempo recorde e permitindo a Portugal manter a acreditação internacional neste domínio”.

No final da intervenção, Manuel Pizarro salientou que “uma instituição que tem como patrono uma figura como o Dr. Ricardo Jorge, um homem à frente do seu tempo, é uma instituição inspirada por um lado positivo”, terminando com um agradecimento aos colaboradores do INSA pelo trabalho realizado “em prol da saúde dos portugueses e em nome do prestígio da instituição”.

Para saber mais, consulte:

INSA > Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge 2022


Comemorações do Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2022

imagem do post do Comemorações do Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2022

16-11-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinalou, dia 15 de novembro, o seu 123.º aniversário. O programa das comemorações, que contaram com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, teve como ponto alto a Conferência-debate “Alterações Climáticas – Impacto na Saúde”, proferida por Kamal Mansinho, médico infeciologista, Diretor do Serviço de Infeciologia do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e Professor Convidado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

A Conferência-debate “Alterações Climáticas – Impacto na Saúde” contou ainda com um painel de discussão, constituído por Felisbela Lopes (Professora e Investigadora da Universidade do Minho), Jorge Miguel Miranda (Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Nuno Canada (Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e Nuno Lacasta (Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente). Este painel de discussão teve como moderadora Cristina Abreu Santos, vogal do Conselho Diretivo do INSA.

No discurso de encerramento da sessão comemorativa, Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do INSA, destacou “o papel relevante, determinante e estratégico para o país de um laboratório de Estado e de Instituto nacional de saúde como o INSA”, realçando também a necessidade de “repensar em definitivo o futuro da instituição”. “Precisamos de qualidade e dispositivos mais ágeis que nos permitam valorizar a nossa maior riqueza que são os nossos recursos humanos”, acrescentou.

Fernando de Almeida sublinhou ainda a urgência da “definição do novo estatuto do INSA dentro do arco do SNS” para que a instituição “possa contribuir, ainda com maior eficiência, efetividade e de forma justa, para a saúde dos portugueses e para o progresso científico e tecnológico nacional e internacional”. “Queremos uma nova orgânica que espelhe e equilibre as exigências de rigor e transparência impostas às entidades públicas, que agilize a resposta atempada às necessidades decorrentes da sua missão e que consagre a implementação de dispositivos que contribuam para a sustentabilidade financeira do INSA”, concluiu.

Presente na sessão de encerramento das comemorações do 123º aniversário do INSA, o Ministro da Saúde referiu-se à pandemia de COVID-19 para enfatizar a importância da “existência de um laboratório de Estado que se dedica aos temas da saúde pública”, destacando o papel do Instituto na “valorização e promoção do debate em torno do conhecimento”. Na ocasião, Manuel Pizarro saudou e homenageou a capacidade do INSA de aceitar e vencer novos desafios, dando como exemplo “a integração do Laboratório de Análises de Dopagem no instituto em tempo recorde, permitindo a Portugal manter a acreditação internacional neste domínio”.

No final da sua intervenção, o governante salientou ainda que “uma instituição que tem como patrono uma figura como o Dr. Ricardo Jorge, um homem à frente do seu tempo, é uma instituição inspirada por um lado positivo”, terminando com um agradecimento aos colaboradores do INSA pelo trabalho realizado “em prol da saúde dos portugueses e em nome do prestígio da instituição”.

Assista aqui à sessão comemorativa do 123.º aniversário do INSA.