Notícias em 21/11/2022

imagem do post do Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 – 14/11/2022

Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 – 14/11/2022 – INSA

imagem do post do Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 – 14/11/2022

19-11-2022

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgam o relatório n.º 36 de monitorização da situação epidemiológica da COVID-19. O documento inclui diversos indicadores, nomeadamente a incidência a sete dias e o índice de transmissibilidade (R(t)), nacionais e por região de saúde, entre outros.

No período em análise, observou-se um aumento dos valores de incidência, com tendência estável a crescente, com base na notificação obrigatória de casos.

A linhagem BA.5 da variante Omicron era dominante, de acordo com os últimos dados disponíveis, com o aumento da prevalência de sublinhagens de interesse com potencial impacte epidemiológico.

Observou-se um aumento do número de internamentos em enfermaria no grupo etário entre os 40 e os 59 anos, e nas unidades de cuidados intensivos acima dos 80 anos, ainda que abaixo do limiar crítico definido e do valor máximo da última fase epidémica.

Apesar deste aumento nos internamentos, mantém-se o reduzido impacte da COVID-19 nos serviços de saúde e na mortalidade geral, traduzido numa mortalidade geral de acordo com o esperado para a época do ano. Observou-se a manutenção de uma mortalidade específica por COVID-19 reduzida, com uma tendência estável e correspondente a um valor cinco vezes inferior ao valor máximo observado na última fase epidémica.

Constata-se que a situação epidemiológica descrita suporta a manutenção da vacinação de reforço, as medidas de proteção individual e a comunicação frequente destas medidas à população.


COVID19 | Relatório de Situação nº 774 | 08/11/2022 a 14/11/2022 – DGS

 COVID19 | Relatório de Situação nº 774 | 08/11/2022 a 14/11/2022

 COVID19 | Relatório de Situação nº 774 | 08/11/2022 a 14/11/2022


Seis meses de surto por vírus Monkeypox – DGS

Seis meses de surto por vírus Monkeypox

Assinalaram-se a 18 de novembro seis meses desde que foi declarado em Portugal um surto causado pelo vírus Monkeypox (VMPX), que contabilizou até à data 948 casos.

Neste momento, o país atravessa uma fase de baixa circulação do vírus, tendo sido detetado apenas um caso infeção em novembro, o balanço mais reduzido desde o início da epidemia.

Apesar da baixa circulação do vírus, mantém-se a recomendação de vacinação das pessoas em risco.

A 17 de novembro, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, visitou o GAT Checkpoint LX com a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, tendo contactado com algumas das pessoas que estão na linha da frente a responder tanto no âmbito do rastreio como no da vacinação.

Portugal foi um dos primeiros países a detetar casos de infeção por Monkeypox, tendo criado rapidamente na Direção-Geral da Saúde uma Equipa de resposta e gestão do alerta de infeção humana por VMPX, que conta com entidades como o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

O envolvimento das equipas de profissionais de saúde e das associações de base comunitária foram essenciais para garantir uma resposta adequada em termos de saúde pública.


Semana Europeia do Teste no outono: Faça o Teste! – DGS

Semana Europeia do Teste no outono: Faça o Teste!

A Semana Europeia do Teste de Outono de 2022 começa hoje (21 novembro) e vai decorrer até 28 de novembro. Esta iniciativa visa consciencializar a população para o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH e hepatites virais, bem como para a eficácia da adesão ao tratamento, em pleno respeito pelo princípio da confidencialidade.

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, associa-se aos restantes países da Europa, reforçando a necessidade de continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços que acompanham os doentes em situação de maior risco.

Hoje existem tratamentos eficazes para o VIH, hepatites e Infeções Sexualmente Transmissíveis. Adicionalmente, vários estudos indicam que as pessoas que fazem o teste e são diagnosticadas precocemente têm melhores resultados em saúde do que aquelas que optam por não o fazer.

A promoção desta semana é iniciativa da EuroTEST, desde 2013, em parceria com instituições comunitárias, de saúde e políticas da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde, e decorre duas vezes por ano – na primavera (maio) e no outono (novembro) –  para incentivar o aumento da testagem, através da melhoria da acessibilidade.

Prevenir, Testar e Tratar a infeção por VIH e hepatites virais são estratégias essenciais e devem ser mantidas em tempos de crise. Faça o teste!

Saiba onde fazer o teste aqui.


33º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças – DGS

33º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças

A DGS através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, assinala o 33º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças  – 20 de novembro, data criada pela Unicef para aumentar a consciência pública deste importante normativo internacional, assente em quatro pilares fundamentais: a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a participação da criança.

De acordo com a Unicef, em todo o mundo, a pandemia por COVID-19 resultou numa crise dos direitos das crianças, com custos imediatos que importa acautelar, no garante de gerações e sociedades mais saudáveis e sustentáveis.

No domínio da saúde, em todas as suas vertentes, física e mental, importa sensibilizar para o seu impacto em todo o ciclo de vida, garantindo o crescimento das crianças em ambientes familiares saudáveis e alertando para a importância da vigilância de saúde infantil e juvenil como direitos fundamentais.

Nos Centros de Saúde e Hospitais, os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco trabalham diariamente junto das comunidades na promoção dos direitos das crianças e jovens.

Consulte:

Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco

Rede Nacional de Apoio a Crianças e Jovens em Risco


Prevenção da Violência Doméstica

21/11/2022

Hospital de Guimarães realiza seminário no dia 22 de novembro

A Equipa de Prevenção da Violência Doméstica (EPVA) do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) vai realizar, no dia 22 de novembro, um seminário sobre a prevenção da violência doméstica, que se realizará no auditório do hospital às 10 horas.

Em comunicado, o HSOG explica que a relevância deste seminário prende-se com a necessidade de discutir e reforçar a importância do trabalho em rede e o seu impacto na prática diária da equipa de prevenção da violência doméstica do HSOG, reforçando a ideia de que a vítima está no centro da ação dos técnicos da EPVA.

Para saber mais, consulte:

Programa


Hospital da Bonecada

21/11/2022

Iniciativa promove a importância dos cuidados de saúde primários

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) participou na iniciativa «Hospital da Bonecada», organizada pelo Município de Vila Franca de Xira, que decorreu no dia 19 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira.

O Hospital da Bonecada é um projeto da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e tem como objetivo promover, junto das crianças, a importância dos cuidados de saúde primários, sensibilizando-as para a importância da assistência médica regular.

O jogo de representação que as crianças vão praticando junto de cada um dos espaços de saúde e diagnóstico, pretende, também, reduzir a sua ansiedade quando precisam de assistência médica.

Para saber mais, consulte:

HFVX – https://www.hospitalvilafrancadexira.pt/


Mais saúde oral

20/11/2022

Ministro garante que tema é central para o Ministério da Saúde

“A saúde oral é essencial para a saúde, para o bem-estar e para a integração social das pessoas.” Esta foi uma das principais mensagens proferidas pelo Ministro da Saúde, esta sexta-feira, 18 de novembro, na Cerimónia de Abertura do 31.º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu em Lisboa.

Na sessão, Manuel Pizarro defendeu que “a saúde de cada cidadão tem de ser compreendida de forma integral”, reconhecendo que ainda há um caminho a percorrer na perceção da importância da saúde oral. “A ausência de cuidados de saúde oral exclui o cidadão de uma vida social normal”, reforçou, enumerando a importância desta área também na vida profissional das pessoas.

Neste âmbito, lembrou que a saúde oral é central no Programa do Governo, prevendo-se uma aposta tanto através de fundos nacionais, como do Plano de Recuperação e Resiliência e do próximo quadro comunitário de apoio. Na proposta do Orçamento do Estado para 2023, estão também inscritas várias medidas que vão ao encontro desta valorização.

O governante elogiou algumas medidas, como o cheque dentista, lembrando que no ano passado chegou a 400 mil crianças e representou, no total, 14 milhões de euros de investimento. Contudo, Manuel Pizarro lembrou que ainda há muitos cheques que ficam por utilizar, aproveitando a ocasião para assegurar que o projeto será revisitado para poder ser avaliado e densificado – o que passa também por reavaliar o valor pago, diminuído desde a altura em que Portugal esteve sujeito ao Programa de Assistência Económica e Financeira.

No mesmo congresso, o Ministro da Saúde avançou que, simultaneamente, a tutela vai “apostar seriamente na disseminação dos gabinetes de saúde oral nos cuidados de saúde primários”, relatando que foi no âmbito deste projeto que muitos idosos contactaram pela primeira vez nas suas vidas com médicos dentistas.

Por último, Manuel Pizarro assegurou que vai acompanhar de perto a transposição da diretiva comunitária sobre a proteção radiológica, reconhecendo que está “desajustada da realidade” dos consultórios de medicina dentária e prometeu um processo de simplificação no próximo ano, sendo que até lá a dimensão punitiva não será aplicada.


Investigação clínica

19/11/2022

Secretária de Estado destaca importância da investigação para os ganhos em saúde

A aposta na investigação clínica é um dos eixos que importa desenvolver para que o Serviço Nacional de Saúde continue a sua trajetória positiva na melhoria dos cuidados em saúde. Esta foi uma das principais mensagens que a Secretária de Estado da Promoção da Saúde deixou esta quarta-feira, 16 de novembro, na cerimónia de entrega dos Prémios Pfizer – 66 anos.

“A investigação dentro do Serviço Nacional de Saúde é aquilo que pode mudar a qualidade da prestação dos cuidados de saúde”, defendeu Margarida Tavares, garantindo que o Ministério da Saúde está comprometido com este desígnio.

Contudo, a Secretária de Estado asseverou que esta mudança “não se faz com uma legislação ou uma simples medida”, contrapondo que é um caminho complexo. “É preciso valorizar a investigação nas carreiras e dotar também os tempos de trabalho dedicados à investigação clínica”, acrescentou a governante.

Os prémios distinguiram um projeto de investigação básica e outro de investigação clínica, sendo este último galardão entregue pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde.

Os cientistas Henrique Veiga-Fernandes, da Fundação Champalimaud, e Tiago Gil Oliveira, da Escola de Medicina da Universidade do Minho, lideram as equipas de investigadores reconhecidos. No primeiro caso, o trabalho procura descobrir uma nova forma de controlar o tecido adiposo, o aumento de peso e a obesidade. No segundo caso, foi distinguido um trabalho que analisa que regiões do cérebro são mais suscetíveis a doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.