Notícias em 23/11/2022

10.ª edição dos Prémios SANTA CASA Neurociências em conjunto com a atribuição do Prémio João Lobo An

Plano Inverno do Ministério da Saúde

23/11/2022

O Ministério da Saúde apresentou o plano estratégico com medidas que preparam o SNS para responder a este período de maior circulação de vírus respiratórios

“Este plano nasce para proteger a saúde de todos, para diminuir a ocorrência de infeções respiratórias, a necessidade de recurso aos cuidados de saúde, o impacto na produtividade, as hospitalizações e, claro, as mortes”, disse a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, na apresentação do “Plano Estratégico do Ministério da Saúde: Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2022-2023”.

O plano, apresentado no dia 23 de novembro, em Lisboa, prepara a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para os próximos meses, período de maior circulação de vírus respiratórios, e assenta em quatro eixos:

  • Vigilância epidemiológica de infeções respiratórias e monitorização do sistema de saúde;
  • Medidas de prevenção e contenção;
  • Prestação de cuidados de saúde;
  • Comunicação e envolvimento da comunidade.

“Queremos, em primeiro lugar, que as pessoas tenham um acesso fácil à informação de que serviços estão abertos, em que horas”, disse a Secretária de Estado da Promoção da Saúde. Por isso, o Portal do SNS passa a disponibilizar informação atualizada sobre os centros de saúde com horário alargado ou com atendimentos suplementares, para evitar a sobrelotação das urgências hospitalares, recomendando-se, contudo, o contacto telefónico com o SNS24 para uma resposta mais adaptada a cada situação.

O Plano Estratégico do Ministério da Saúde contempla ainda medidas concretas para os Serviços de Urgência, cujo objetivo é “melhorar o movimento e a fluidez” dentro destes serviços. Para Margarida Tavares, é fundamental que acorram às urgências hospitalares “aqueles que mais necessitam e só esses, mas também que sejam internados rapidamente”. Neste sentido, o plano prevê equipas de coordenação integradas de todas as vagas em cada hospital, o que pode permitir “o internamento mais rápido” do doente que necessita de permanecer no hospital após o episódio de urgência.

Por sua vez, o Ministro da Saúde anunciou que a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados tem já 500 vagas para receber doentes que estão internados por razões sociais, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo. Manuel Pizarro garantiu estar a trabalhar para alargar este número, “algo absolutamente essencial”. Estas vagas resultam de um trabalho conjunto com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com as Misericórdias e as instituições particulares de solidariedade social.

Foram ainda anunciadas medidas destinadas especificamente à população idosa e mais vulnerável. Entre elas está o fortalecimento do programa de transição entre a alta hospitalar e a resposta social, alargando a capacidade de resposta do setor social contratado pelo Estado e agilizando assim a saída daqueles que já não necessitam de cuidados clínicos dentro do hospital.

Vão também continuar a ser “vigiados ativamente” os surtos nas estruturas residenciais para idosos (ERPI) ou similares, locais de maior vulnerabilidade, sendo novidade a criação de um serviço de telessaúde para apoio a profissionais de referência nas unidades, nas ERPI, e equipas específicas de profissionais dos agrupamentos de centros de saúde ou dos hospitais que ativamente acorram aos lares de idosos para evitar descompensações e eventuais deslocações evitáveis aos cuidados de saúde.

Margarida Tavares reforçou que cada serviço de urgência “tem um plano de contingência específico” para evitar o problema da retenção das ambulâncias à porta da urgência. “Queremos operacionalizar a Via Verde ACES, ou seja, que cada serviço, cada hospital, tenha uma via verde de referenciação de doentes não urgentes, classificados como verdes e azuis para consultas rápidas marcadas rapidamente em menos de 24 horas no seu centro de saúde”, acrescentou.

A Secretária de Estado reforçou ainda a importância de “assegurar níveis elevados de vacinação e de reforço”, anunciando, durante a apresentação do plano, que os maiores de 65 anos passam a poder tomar a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e a vacina da gripe na modalidade de “casa aberta”. Foi ainda salientado que o uso de máscaras continua a ser importante, sobretudo, em ambientes fechados ou quando a pessoa tem sintomas respiratórios.

Assista à Sessão de Apresentação aqui.

Consulte o Plano Estratégico do Ministério da Saúde para a Resposta Sazonal em Saúde aqui.


HVFX com mais sessões de hemodiálise

23/11/2022

Nefrologia regista crescimento nos três primeiros trimestres de 2022

O Serviço de Nefrologia do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) registou um crescimento muito significativo no número de sessões de hemodiálise de ambulatório nos três primeiros trimestres de 2022, comparativamente com o mesmo período do ano anterior.

Em 2021, foram realizadas 2.082 sessões de hemodiálise até 30 de setembro e, no corrente ano, foram realizadas mais 1.693 sessões, num total de 3.775 sessões de hemodiálise de ambulatório.

No primeiro trimestre de 2022 realizaram-se 1.171 sessões de hemodiálise de ambulatório, mais 576 do que no 1º trimestre do ano de 2021, ano em que se realizaram 595 sessões. No segundo trimestre deste ano, foram realizadas 1.282 sessões, mais 580 do que em período homólogo de 2021. O terceiro trimestre de 2022 mantém o crescimento face ao ano anterior, tendo sido realizadas 1.322 sessões de hemodiálise de ambulatório, mais 537 do que em igual período no ano de 2021.

Para saber mais, consulte:

HVFX > Notícias


Biópsia Pulmonar Transtorácica

23/11/2022

Exame já é realizado em regime de ambulatório no CHTMAD

Os utentes do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) já podem realizar, desde 11 de novembro, uma biópsia pulmonar transtorácica, em regime de ambulatório.

Catarina Oliveira, diretora do Serviço de Imagiologia do CHTMAD, explica, em comunicado, que «até à data, este exame era realizado unicamente em regime de internamento, o que obrigava a uma permanência mínima de 24 horas no hospital. Desta forma, encurta o tempo de vigilância aos pacientes, e no final de seis horas, podem regressar ao domicílio».

Deste modo, «os utentes que cumpram os critérios clínicos necessários poderão realizar este estudo a lesões pulmonares, de uma forma mais cómoda», refere Ana Loureiro, Diretora do Serviço de Pneumologia, acrescentando que se trata de uma intervenção com menos custos associados.

A Biópsia Pulmonar Transtorácica é um meio complementar de diagnóstico realizado pelo Serviço de Imagiologia, requisitado pelos médicos pneumologistas, para estudo e caracterização de lesões pulmonares. É um exame realizado por radiologistas de intervenção, geralmente com o auxílio de um citopatologista, que permite o diagnóstico de doença maligna, com uma efetividade superior a 95%.

Para saber mais, consulte:

CHTMAD – https://www.chtmad.min-saude.pt/


CHUC | Implantes cocleares

23/11/2022

Centro Hospitalar de Coimbra realizou o centésimo implante do ano

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, no dia 22 de novembro, o centésimo implante coclear do ano de 2022.

Em comunicado, o CHUC refere que, pela primeira vez em Portugal, é ultrapassada uma centena de implantes cocleares num só ano e num só centro hospitalar. A nota refere, ainda, que desde 1985, ano do início deste programa, foram realizados 1449 implantes cocleares no CHUC.

João Elói, coordenador do Centro de Referência de Implantes Cocleares, explica que este «é um trabalho de toda uma equipa de médicos, administradores, enfermeiros, técnicos, terapeutas, administrativos e auxiliares, presentes e passados, e que só chegou a este bom porto com todo o apoio da Direção do Serviço de Otorrinolaringologia, coadjuvado pelo Departamento de Cabeça Pescoço e Pele e pela Direção do Conselho de Administração do CHUC».

Para saber mais, consulte:

CHUC – https://www.chuc.min-saude.pt/


10.ª edição dos Prémios SANTA CASA Neurociências em conjunto com a atribuição do Prémio João Lobo Antunes 2022 – DGS

10.ª edição dos Prémios SANTA CASA Neurociências em conjunto com a atribuição do Prémio João Lobo An

Prémios SANTA CASA Neurociências 2022

  • Prémio Mantero Belard

Investigador Principal: Paulo de Castro Aguiar

Instituição Proponente: Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S)

Projeto: Melhorando a Eficácia da Estimulação Cerebral Profunda em Doença de Parkinson com Biomarcadores Eletrofisiológicos Personalizados e Estimulação Baseada em Avaliações Quantitativas Objetivas.

 

  • Prémio Melo e Castro

       Investigadora Principal: Mónica Luísa Ribeiro Mendes de Sousa (também venceu este Prémio em 2019)

Instituição Proponentei3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto

Projeto: TARGET: Traduzir a capacidade regenerativa de Acomys.

        Prémio João Lobo Antunes 2022

Investigador Principal: David Naod Alves Pinto Berhanu – Serviço de Imagiologia Neurológica – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte

Projeto:  Optic Nerve Anatomy and Imaging – A Surrogate for Intracranial Pressure (ON-ICP).

 

Mais informação disponíveis em: 10º edição dos Prémios Santa Casa Neurociências. Conheça os vencedores – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (scml.pt)

https://neurociencias.scml.pt/


50 anos da Ordem dos Farmacêuticos

23/11/2022

Ministro da Saúde abriu cerimónia comemorativa

“A profissão de farmacêutico é essencial para o funcionamento do sistema de saúde. Nem mesmo a enorme rede de cuidados do SNS, com mais de 2 mil locais abertos, suplanta em termos de capilaridade a rede de 3 mil farmácias comunitárias que estão, todos os dias, aos serviço dos portugueses”. Palavras do Ministro da Saúde esta quarta-feira, 23 de novembro, na cerimónia comemorativa dos 50 anos da Ordem dos Farmacêuticos, que teve lugar no Museu do Tesouro Real, em Lisboa.

Saudando o contributo dos farmacêuticos e da Ordem para o desenvolvimento dos cuidados de saúde à população portuguesa e da profissão ao longo das últimas décadas, Manuel Pizarro reiterou a necessidade de olhar “com maior modernidade” para a rede farmacêutica, promovendo novas respostas para as necessidades da população.

Aludindo aos compromissos do Governo de reforçar os mecanismos de dispensa de medicamentos em proximidade e de simplificação da renovação de prescrição de medicamentos a doentes crónicos, o Ministro da Saúde sublinhou que estas são iniciativas que visam colocar o doente no centro dos cuidados, aproveitando melhor os recursos existentes. “Fará hoje sentido que cerca de 150 mil doentes tenham de se deslocar, às vezes centenas de quilómetros, para levantar, num hospital, um medicamento que pode ser fornecido na sua farmácia?”, questionou, dando o exemplo de doentes que se deslocam de Trás-os-Montes ou do Alentejo para levantar medicação em hospitais de Lisboa.

Estes compromissos exigem “soluções engenhosas”, salientou Manuel Pizarro, agradecendo a disponibilidade manifestada pela Ordem para colaborar com o Governo nestas e noutras áreas. “Tenho confiança de que poderemos aproximar as nossas posições em torno do fortalecimento do Serviço Nacional da Saúde e da valorização da classe farmacêutica”, reiterou o governante, reconhecendo de um modo especial o papel de diálogo que os farmacêuticos sempre tiveram com as outras profissões da saúde. “Os farmacêuticos foram sempre interface e nós vamos viver na saúde um ambiente cada vez mais interprofissional”, afirmou Manuel Pizarro.


Simpósio Científico da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos 2022

Simpósio Científico da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos 2022

  Simpósio Científico 2022 “Saúde Mental: uma prioridade global para a sociedade”. A sexta edição do Simpósio Científico da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) estará subordinada ao tema “Saúde Mental: uma prioridade global para a sociedade” e pretende trazer a debate os desafios globais da Saúde Mental nas várias fases da vida dos cidadãos e analisar a atual e potenciais melhorias futuras na intervenção do Farmacêutico.

 O alinhamento do programa divide-se em quatro principais sessões sobre temas como: “Saúde Mental Infanto-Juvenil”, “Saúde Mental do Adulto”, “Saúde Mental do Idoso” terminando com “Intervenção Farmacêutica na Saúde Mental do Cidadão”.

A iniciativa contará com um painel de especialistas multidisciplinares reconhecidos nacional e internacionalmente para a exposição, partilha e debate dentro das suas áreas de trabalho.

Veja o programa completo aqui. O evento terá lugar no dia 26 de novembro, a partir das 9h00, em formato híbrido, presencialmente no Auditório António Domingues de Azevedo, em Lisboa ou virtualmente através da Plataforma Zoom.

Mais informações disponíveis aqui  


Projeto do Infarmed destacado como exemplo de transformação digital

EVOLVE - Digital Transformation Summit - 23 de novembro

23 nov 2022

O projeto Sistema de Informação para Dispositivos Médicos (SIDM) do Infarmed foi selecionado como exemplo de transformação digital e será apresentado no EVOLVE – Digital Transformation Summit, que se realiza hoje, dia 23 de novembro. Organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), este evento irá contar com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa e decorrerá no Centro Cultural de Belém.

SIDM, desenvolvido no âmbito do programa SIMPLEX, foi lançado a 2 de novembro de 2020 com o objetivo de substituir o sistema existente e no sentido de otimizar a gestão da informação relacionada com dispositivos médicos: agilizando e simplificando o seu processo de registo, garantindo que os dispositivos médicos existentes no mercado nacional respeitam os requisitos regulamentares de qualidade, segurança e desempenho e assegurando, desta forma, os mais elevados níveis de segurança e proteção da Saúde Pública.

Para além da componente de registo, o SIDM é também composto por duas outras áreas, estas de acesso público:

infoDM – pesquisa pública dos dispositivos médicos registados no INFARMED, I.P.;
Reporte! – área que permite, de forma centralizada e facilmente acessível, a notificação pelos utilizadores de problemas com produtos de saúde.

O EVOLVE – Digital Transformation Summit tem como objetivo dar a conhecer e dar visibilidade a casos de transformação digital protagonizados pelos principais líderes da economia nacional e o seu programa, bem como informação adicional, podem ser consultados na página da iniciativa.