Notícias em 02/12/2022

Estratégia vacinação COVID-19 Out. Inv. 22-23. Adenda 2 reforço vacinação 5-11 anos

Pareceres da Comissão Técnica de Vacinação COVID-19

Estratégia vacinação COVID-19 Out. Inv. 22-23. Adenda 2 reforço vacinação 5-11 anos

Estratégia vacinação COVID-19 Out. Inv. 22-23. Adenda 2 reforço vacinação 5-11 anos

Estratégia vacinação COVID-19 Out. Inv. 22-23. Adenda 2 reforço vacinação 5-11 anos


DGS e INSA apresentaram dados da infeção por VIH e estratégias futuras

DGS e INSA apresentaram dados da infeção por VIH e estratégias futuras

Direção-Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge apresentaram esta semana o relatório anual sobre a situação da infeção por vírus da imunodeficiência humana (VIH) em Portugal 2020/1.

Durante a sessão de abertura, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, destacou dados que “devem orgulhar-nos do percurso trilhado e do trabalho feito. Mesmo em períodos difíceis, Portugal continua a fazer um caminho consistente para o cumprimento dos objetivos de prevenção, diagnóstico e tratamento da infeção por VIH, com vista à sua eliminação enquanto problema de saúde pública”.

Durante a abertura, partilhada com o Presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando de Almeida, Graça Freitas focou, ainda, a necessidade imperiosa de uma abordagem focada nas desigualdades, para garantir que 95% das pessoas em risco de contrair a infeção tenham acesso a programas preventivos, 95 % das que vivem com infeção por VIH conheçam o seu estatuto serológico e que, destas, 95% estejam em tratamento.

O documento que contém os dados da situação epidemiológica relativos a 2020 e 2021, mas também um balanço das intervenções relativas à prevenção e controlo da epidemia por VIH e as principais linhas estratégicas futuras, foi apresentado por Joana Bettencourt, da DGS, e Helena Cortes Martins, do INSA.

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, que encerrou esta sessão, anunciou ainda o alargamento da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao vírus VIH aos centros de saúde e a organizações de base comunitária no próximo ano, um dos objetivos preconizados pelo Programa Nacional para as infeções sexualmente transmissíveis e VIH da DGS.


Investimento em Pneumologia

02/12/2022

ULSCB adquire plestimógrafo, num investimento de 58 mil euros

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) adquiriu recentemente um novo plestimógrafo, um equipamento destinado ao Serviço de Pneumologia.

De acordo com a ULSCB, este sistema está equipado com um sensor ultrassónico que proporciona um diagnóstico da função pulmonar de alta precisão, permitindo a realização de vários exames, tais como a espirometria, pletismografia corporal, provas de broncodilatação e de bronconstrição, entre outros.

De acordo com o Conselho de Administração da ULSCB, «este novo equipamento teve um investimento no valor de 58 mil euros e vem complementar o investimento contínuo que a ULSCB tem vindo a realizar nos últimos tempos», acrescentando que «é nosso objetivo, continuar a investir e a pensar no bem-estar dos nossos utentes, oferecendo-lhes técnicas modernas e com maior precisão e conforto».

Para saber mais, consulte:

ULSCB > Notícias


Consulta de Plano de Parto

02/12/2022

Garcia de Orta cria nova consulta para esclarecer casais sobre o parto

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, já tem disponível uma Consulta de Plano de Parto, que tem como objetivos esclarecer os futuros pais, diminuir a ansiedade e promover a autonomia da grávida nas várias fases de trabalho de parto.

Em comunicado, o HGO explica que esta consulta está integrada no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e é realizada por enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica.

«Esta nova consulta insere-se na estratégia do HGO de aproximação à comunidade», afirma Rosália Marques, Enfermeira Chefe do Bloco de Partos e da Urgência Obstétrica e Ginecológica do HGO, explicando que «na consulta é dado espaço para que os casais possam colocar todas as questões e ver esclarecidas as suas dúvidas sobre esta importante etapa nas suas vidas».

A consulta, que pode funcionar presencialmente ou à distância, decorre às segundas e quartas-feiras, entre as 13h30 e as 15h30, e terá uma duração média de 30 minutos.

O pedido de marcação da consulta deverá ser realizado através do email cons.enferm.plano.parto@hgo.min-saude.pt acompanhado pelas seguintes informações: nome, morada, contacto telefónico e de email, número de utente e data provável do parto.

O HGO é certificado, desde 2005, pela UNICEF como Hospital Amigo dos Bebés e assume-se como um hospital perinatal diferenciado com capacidade de assistência multidisciplinar para as patologias associadas ou coexistentes na gravidez.

Para saber mais, consulte:

HGO > Notícias


Santarém com nova VMER

02/12/2022

Viatura de emergência permite transporte rápido de equipa médica

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu, no dia 30 de novembro, uma nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

Segundo Ana Infante, Presidente do Conselho de Administração do HDS, «a VMER agora adquirida no valor de cerca de 44 mil euros vai permitir aos profissionais proceder ao socorro à população com total segurança para todos. Era um desejo dos profissionais que agora se concretiza».

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel preponderante no apoio às populações. As VMER atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do Instituto Nacional de Emergência Médica e têm base hospitalar.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias


CHULC | Oftalmologia

02/12/2022

Novo centro de terapia genética permite tratamento anti-cegueira

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) constituiu um novo Centro Nacional de Terapia Génica em Oftalmologia (CNTGO), posicionando-se, assim, na primeira linha do panorama internacional e contribuindo para a mudança da qualidade de vida dos doentes afetados com distrofias retinianas de aparecimento precoce associadas a mutações no gene RPE6 que evoluem para cegueira.

No âmbito do CNTGO, foi realizada, no dia 29 de novembro, pela primeira vez, uma intervenção com medicamento órfão, que, graças a um mecanismo de transferência de genes para a retina, visa travar a evolução desta doença. Durante a fase de ensaios clínicos, o tratamento demonstrou melhorar a visão, o campo visual e a capacidade de deambulação dos doentes, nomeadamente em condições de pouca iluminação, determinando uma melhoria significativa na sua qualidade de vida. Trata-se de um importante benefício clínico, tendo em conta a ausência terapêutica para esta doença progressiva ou degenerativa.

O procedimento, em administração única para cada olho, é realizado em ambiente cirúrgico. A doença está classificada como rara, o que significa que o número de doentes afetados e com potencial de tratamento é limitado.

Para saber mais, consulte:

CHULC – https://www.chlc.min-saude.pt/


Curso “Exposição profissional a agentes biológicos” – INSA

imagem do post do Curso “Exposição profissional a agentes biológicos”

02-12-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental (DSA), promove, nos dias 19 e 20 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, mais uma edição do curso “Exposição profissional a agentes biológicos”. A ação formativa tem como objetivos proporcionar conhecimentos essenciais sobre os principais agentes biológicos e seus efeitos na saúde, as etapas de avaliação do risco e as possibilidades de monitorização ambiental, permitindo o cumprimento da legislação em vigor.

Organizada pela Unidade do Ar e Saúde Ocupacional (UASO) do DSA, a iniciativa tem como principais destinatários engenheiros sanitaristas, médicos de saúde ocupacional e de saúde pública, responsáveis de higiene e segurança no trabalho e técnicos de saúde ambiental. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição, até ao dia 7 de janeiro, através do preenchimento do seguinte formulário.

“Agentes biológicos no local do trabalho”, “Efeitos adversos na saúde humana” e “Doenças profissionais resultantes da exposição profissional a agentes biológicos” são alguns dos temas a abordar na formação. Serão ainda apresentadas e comparadas as principais técnicas de amostragem disponíveis, assim como realizada a preparação de campanha de amostragem e demonstração do equipamento de colheita.

A UASO tem como missão avaliar e prevenir fatores de risco para a saúde humana relacionados com o ar ambiente, assim como avaliar situações que podem pôr em risco a saúde dos trabalhadores, numa perspetiva de criação de locais de trabalho saudáveis e seguros. Esta unidade do DSA tem ainda como competências, entre outras, analisar as condições de trabalho, avaliando a exposição dos trabalhadores a agentes químicos, físicos e biológicos, identificar condições de risco e propor medidas de controlo e prevenção.


Instituto Ricardo Jorge participa no 19º Congresso Nacional de Oncologia

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa no 19º Congresso Nacional de Oncologia

02-12-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia (DEP), participou, por convite da organização, no 19.º Congresso Nacional de Oncologia, que decorreu na Alfândega do Porto, entre os dias 16 e 18 de novembro. A intervenção do INSA consistiu na apresentação de uma comunicação intitulada “Mortalidade por cancro: perspetiva nacional no contexto ibérico”.

Integrada no painel “Rastreios e diagnóstico precoce”, a comunicação “Mortalidade por cancro: perspetiva nacional no contexto ibérico” foi proferida pelo coordenador do DEP, Carlos Matias Dias, e moderada por Vítor Veloso (Presidente Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro), José Manuel Fernandes (cirurgião no Instituto Português de Oncologia do Porto) e José Carlos Marques (responsável pela Unidade de Radiologia Mamária do Instituto Português de Oncologia de Lisboa).

A participação do INSA na iniciativa permitiu também apresentar o Atlas da Mortalidade por Cancro na Península Ibérica, um estudo elaborado por profissionais do DEP em colaboração com uma equipa do Centro Nacional de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Carlos III, com o objetivo de proceder à análise da distribuição geográfica, na Península Ibérica, da mortalidade por alguns dos principais cancros. Este Atlas encontra-se agora em fase de atualização com dados de mortalidade até 2018.

O 19.º Congresso Nacional de Oncologia decorreu sob o lema “Saber projetar e organizar: Refletir o presente e ousar o futuro!” e foi o ponto de partida para as comemorações do 40.º aniversário da Sociedade Portuguesa de Oncologia. O evento contou com a participação ativa de mais de 200 profissionais da área, entre oradores e palestrantes, bem como de doentes e das associações que os representam.


Novos cursos temáticos em Codificação Clínica | Próximas edições 2023 – ACSS

imagem do post do Novos cursos temáticos em Codificação Clínica | Próximas edições 2023

A ACSS em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA) vai lançar, em 2023, novos cursos temáticos dedicados à Codificação Clínica.

Estes cursos procuram atualizar e aprofundar os conhecimentos do médico codificador, face à revisão regular da ICD-10-CM/PCS, particularmente em áreas como:

  • Traumatologia | 8 de fevereiro de 2023
  • Obstetrícia | 15 de fevereiro de 2023
  • Patologia da Mama e Obesidade | 16 de fevereiro de 2023

As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 16 de dezembro e sujeitas às vagas existentes.

Para mais informações, poderá consultar o portal da ENSP-NOVA

Publicado em 2/12/2022