Notícias em 05/12/2022

São João cria consulta farmacêutica

05/12/2022

Consulta visa ajudar a gerir medicação de doentes oncológicos

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, criou uma consulta farmacêutica dedicada aos utentes oncológicos seguidos em ambulatório, com o objetivo de ajudar os doentes a gerir as tomas de medicamentos.

Em declarações à agência Lusa, o diretor dos Serviços Farmacêuticos do CHUSJ, Pedro Soares, explica que «grande parte da medicina depende da intervenção farmacológica (prescrição e tratamento com medicamento) e muitas vezes sentimos que nem sempre conseguimos dar uma atenção transversal aos doentes que precisam dela para gestão de toda a sua medicação».

De acordo com o responsável, os doentes oncológicos são, tendencialmente, mais idosos e têm, tendencialmente também, múltiplas comorbilidades, e, por esse motivo, fazem «regimes terapêuticos extensos e complexos».

Assim, nesta consulta não está em causa apenas apoiar o doente oncológico na gestão do tratamento e tomas relativas aos medicamentos ligados à doença oncológica, mas sim avaliar as interações entre os vários fármacos que esse utente toma. Por esse motivo, a consulta dedica-se prioritariamente aos doentes polimedicados e/ou com comorbilidades.

As instruções complexas de administração, as margens terapêuticas estreitas, potenciais efeitos adversos, interações medicamentosas e os riscos de não adesão à terapêutica são os fatores que esta consulta farmacêutica quer avaliar.

«Com esta consulta farmacêutica procura-se criar um momento em que se faz uma avaliação transversal de todas as patologias», referiu o responsável, explicando que «o que se pretende é uma melhoria do processo assistencial» e que a decisão recaiu sobre estes doentes «pela sua particular fragilidade», podendo o projeto vir a estender-se a outras valências.

O CHUSJ segue mais de 15.000 doentes com patologia crónica em ambulatório, e mais de um terço são doentes oncológicos.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ – https://portal-chsj.min-saude.pt/


Inovação na ULS do Nordeste

05/12/2022

Serviço de Ortopedia realiza cirurgia com recurso a técnica pioneira

O Serviço de Ortopedia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste realizou, no dia 30 de novembro, uma cirurgia com recurso a uma técnica inovadora que permite a correção de deformidades nos membros inferiores com um elevado nível de precisão, o que contribui para o aumento da qualidade de vida dos doentes.

De acordo com informação revelada, em comunicado, pela ULS do Nordeste, a intervenção decorreu na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros e tratou-se da primeira cirurgia realizada a nível nacional com recurso a esta técnica.

A utilização desta prática inovadora, que consiste na aplicação de moldes criados com recurso a tecnologia 3D efetuados com cálculos precisos para o problema diagnosticado, diminui muito o tempo da intervenção cirúrgica, com ganhos consideráveis ao nível do bem-estar do doente, da redução do risco de infeção e da rentabilização de recursos.

A equipa que realizou a primeira cirurgia com esta técnica foi coordenada pelo ortopedista António Andrade, que salienta o avanço no tratamento de deformidades ósseas através de uma correção mais precisa, com vantagens significativas para os doentes que ganham uma maior qualidade de vida após a intervenção. O desenvolvimento de moldes através de cálculos rigorosos, realizados através de tecnologia 3D, permite a realização de uma cirurgia com um maior grau de precisão, uma evolução significativa face às técnicas tradicionais em que os cálculos eram realizados por aproximação.

Após a cirurgia, com um processo de recuperação mais rápido, o doente ganha uma maior mobilidade na sequência da correção, com exatidão, do problema ortopédico.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste > Notícias


CHULC | Esclerose múltipla

05/12/2022

Hospital dos Capuchos com o primeiro centro integrado do país

Entrou em funcionamento no dia 4 de dezembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Esclerose Múltipla, o Centro de Responsabilidade Integrado de Esclerose Múltipla (CRIEM) do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), o primeiro do país dedicado a esta patologia.

Em comunicado, o CHULC explica que esta estrutura, que vai funcionar no polo de Santo António dos Capuchos, resulta de uma evolução do Centro de Tratamento de Esclerose Múltipla, cujo conhecimento e diferenciação técnica conquistou um posicionamento central no atual contexto português.

O CRIEM funciona em espaço próprio, configurado para garantir uma resposta assistencial em regime de ambulatório ao longo das diversas fases de evolução da doença, integrando num mesmo local as diversas áreas de prestação de cuidados, como a consulta médica de diagnóstico, consulta de enfermagem, consulta farmacêutica, reabilitação neuropsicológica, apoio em psicologia e serviço social.

Esta nova unidade, que constitui o oitavo centro de responsabilidade integrado do CHULC, disponibiliza ainda medicação em hospital de dia, fisioterapia, psicologia de grupo e tratamento pelas especialidades médicas intervenientes.

O CHULC, através de equipa nuclear de neurologistas e enfermeiros dedicados ao tratamento da Esclerose Múltipla, dá resposta atualmente a uma população de 1300 doentes (o maior número no Serviço Nacional de Saúde) desde a fase de diagnóstico às diversas etapas de evolução da doença.

Para saber mais, consulte:

CHULC – https://www.chlc.min-saude.pt/


Cuidados a ter com o frio

05/12/2022

DGS lança campanha com medidas de proteção para o inverno

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou uma campanha de informação com medidas de proteção individual para enfrentar as baixas temperaturas.

Evitar a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura, bem como utilizar várias camadas de roupa para manter o corpo quente e proteger as extremidades do corpo são algumas das sugestões da DGS.

A DGS relembra a importância da hidratação, através da ingestão de sopa e bebidas quentes, e que a prática de atividades no exterior deve ser acautelada, utilizando vestuário adequado e tendo em atenção as condições do piso para evitar quedas.

Em casa, agasalhe-se bem, mantenha a casa quente, garantido uma adequada renovação do ar, em particular se utilizar equipamento de combustão.

Se viajar de carro, informe-se sobre a previsão meteorológica e adote uma condução defensiva, uma vez que poderão existir locais na estrada com acumulação de gelo.

A DGS sublinha a importância de se prestar especial atenção às pessoas mais vulneráveis, reforçando todos os cuidados. Devem ser seguidas as recomendações do médico assistente e garantida a toma adequada da medicação.

Em caso de doença, ligue para o SNS 24 (808 24 24 24) antes de se deslocar as serviços de urgência.

Para saber mais, consulte:

DGS – https://www.dgs.pt/


INEM | Reforço outono-inverno

05/12/2022

Plano de Resposta Sazonal com mais 37 meios de emergência médica

No âmbito da preparação da Resposta Sazonal em Saúde, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desenvolveu um plano de reforço do dispositivo de meios de emergência que se traduz no acréscimo de 37 meios, que vai operar inicialmente entre os dias 1 e 31 de dezembro.

Em comunicado, o INEM refere que será acompanhado, de forma permanente, o número de ocorrências e acionamentos, para que sejam identificadas necessidades de reajustamento em função da procura e da resposta operacional, sendo possível, deste modo, dimensionar adequadamente o reforço do dispositivo para o período de janeiro e abril de 2023.

Assim, e na região Norte, os concelhos de Braga, Santa Maria da Feira, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Vila do Conde foram reforçados com 13 ambulâncias de socorro operadas pelos Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). Os Bombeiros Voluntários (BV) Portuenses operacionalizam, ainda, um motociclo de socorro no concelho do Porto.

Na região Centro, o concelho de Viseu foi reforçado com uma ambulância de socorro operada pelos BV de Viseu.

A Sul, os distritos de Setúbal, Lisboa e Santarém contam com um acréscimo de 18 ambulâncias de socorro nos concelhos do Montijo, Barreiro, Palmela, Santiago do Cacém, Sesimbra, Loures, Oeiras, Sintra, Santarém e Benavente. Os BV Cacilhas asseguram, ainda, o funcionamento de um motociclo de socorro no concelho de Almada.

O INEM refere-se também que, no concelho de Lisboa, existe um Dispositivo Integrado Permanente de Emergência Pré-Hospitalar que, desde setembro de 2022, além das habituais seis ambulâncias de socorro ao serviço da população, conta com um acréscimo de seis ambulâncias.

A região algarvia tem ao dispor três Ambulâncias de Socorro adicionais para reforçar os concelhos de Lagos e Albufeira, operadas pelos BV Lagos e CVP Silves/Albufeira.

No comunicado, o INEM recorda que os meios de emergência médica pré-hospitalar devem ser utilizados apenas em situações onde exista perigo de vida iminente.

Em todas as situações não emergentes, o cidadão deve entrar em contacto com o SNS 24, através do número 808 24 24 24, para referenciação e aconselhamento adequados.

Para saber mais, consulte:

INEM – https://www.inem.pt/


Transversalidade dos técnicos de diagnóstico

05/12/2022

Secretário de Estado da Saúde salientou papel evidenciado durante a pandemia

Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica integram uma multiplicidade de profissões transversais a todo o sistema de saúde, essenciais para os resultados alcançados, e cuja importância foi evidenciada pela pandemia. Esta foi uma das ideias defendidas pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, durante a Sessão de Abertura do 2.º Encontro Nacional dos Conselhos Técnicos e o Encontro de Técnicos Diretores, que decorreu na sala de conferências Dr.ª Lídia Gama, no Hospital de Dona Estefânia (Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central).

No encontro, que teve lugar no sábado, dia 26 de novembro, o Secretário de Estado começou por salientar que o envelhecimento da população tem sido acompanhado por um aumento da carga de doença, o que se traduz em mais necessidades em saúde. “Precisamos de diversificar a forma como prestamos cuidados”, destacou Ricardo Mestre, que aproveitou a ocasião para elogiar o papel que os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica têm em todo o sistema de saúde.

“A visibilidade na pandemia esteve muito focada nos médicos e nos enfermeiros, mas os outros profissionais também foram fundamentais. Vocês tiveram de se reinventar na forma como se prepararam para responder à pandemia, tanto na proteção como na forma como interagiram com as pessoas”, acrescentou, lembrando várias áreas em que os técnicos se destacaram, deste a patologia clínica à reabilitação.

“Este é um património que não devemos perder e que devemos arrastar para o futuro. Trazer essa inovação para a resposta é essencial”, sublinhou, aproveitando ainda para lembrar o caminho que o Serviço Nacional de Saúde tem feito neste domínio, com um total de 10 mil técnicos de diagnóstico e terapêutica, mais 25% no período de sete anos.

Para o governante, é crítico que o SNS consiga cada vez mais “criar valor na resposta à nossa população”, o que passa por “investir em profissões muito especializadas que cobrem todo o sistema de saúde” – com o cargo recente de diretor técnico a representar um sinal claro da importância destas profissões para o sistema de saúde.

O Secretário de Estado da Saúde elencou, depois, vários caminhos que permitirão perpetuar a aposta na inovação, dando como exemplo os Centros de Responsabilidade Integrados enquanto “ótima oportunidade para potenciar o trabalho em equipa e para a assunção de compromissos com responsabilidade”. “Este é um caminho que beneficiará o SNS”, reiterou. Entre outras possibilidades, Ricardo Mestre defendeu também que a transição digital é outro desafio a que a Covid-19 deu força e que pode continuar a contribuir para mais qualidade e eficiência no presente e no futuro.

“Temos o desafio de conseguirmos cada vez mais investir no diagnóstico precoce e na continuidade dos cuidados, e os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica têm neste âmbito desafios em que temos de investir e priorizar”, asseverou, lembrando que Portugal tem uma boa esperança média de vida, mas que tem um longo caminho a percorrer em termos de qualidade de vida e bem-estar.


Ministro da Saúde elogia adesão à vacinação

05/12/2022

Manuel Pizarro enaltece o papel dos profissionais do SNS e das Forças Armadas na campanha de vacinação contra a Covid-19

“A vacinação é a medida mais importante para defender a Saúde de cada um e para salvaguardar a operacionalidade do Sistema de Saúde”, disse Manuel Pizarro, segunda-feira, 5 de dezembro, dia em que recebeu a vacina de reforço sazonal contra a Covid-19, no âmbito da campanha de vacinação outono-inverno.

O Ministro da Saúde deixou ainda um “enorme elogio ao comportamento cívico dos portugueses”, salientado que Portugal fez um “belíssimo caminho” na adesão à vacinação, com mais 2,6 milhões portugueses vacinados com a dose de reforço. “Quero enaltecer o papel dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde e das forças armadas na campanha de vacinação em curso”, disse.

No Centro de Vacinação localizado no Regime de Transmissão do Porto, Manuel Pizarro recordou que “a vacina continua a ser uma arma crucial contra a COVID-19” e reforçou o apelo para que todos os cidadãos continuem a comparecer nos centros de vacinação.

Face ao cenário de forte afluência nas urgências da região de Lisboa, o ministro da Saúde transmitiu uma “mensagem de agradecimento” aos profissionais – médicos, enfermeiros e outros – pelo trabalho que estão a fazer para atender todas as pessoas e deixou um “apelo à compreensão” dos utentes e seus familiares que não estão a ser atendidos com a “rapidez” que se desejaria.


Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS) atribuído à Unidade Local de Saúde de Matosinhos – ACSS

imagem do post do Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS) atribuído à Unidade Local de Saúde de Matosinhos

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos recebeu o prémio de Melhor Projeto, pelo trabalho “Equipa de Suporte Doentes Crónicos Complexos”, apresentado no decurso do Encontro da 15.ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS), que ocorreu no passado dia 23 de novembro de 2022, sob a temática “SNS em Mudança: Saúde Sustentável”.

Trata-se de uma iniciativa da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), em parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), as cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) e ainda com a colaboração especial das Secretarias e Direções Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

O galardão referente à Menção Honrosa foi atribuído ao projeto “Via verde Saúde-Concelho do Seixal”, do ACES Almada-Seixal.

Na categoria de posters científicos, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos foi galardoada com o prémio de “Melhor Poster”, com o trabalho “Consulta de Ostomias de Alimentação”.  Ainda nesta categoria, a Menção Honrosa foi atribuída ao poster “Unidade do Doente Frágil (UDF)”, do Serviço de Saúde da RAM, EPERAM.

Publicado em 5/12/2022