Notícias em 09/12/2022

Comic Con Portugal: há super-heróis da DGS e um estilo de vida saudável para descobrir

Entidade Reguladora de Saúde

Monitorização sobre Setor convencionado de Radiologia

09/12/2022

Os Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) na área de Radiologia representam a terceira maior despesa convencionada com o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Dando cumprimento aos objetivos de regulação definidos pelos seus estatutos, a ERS dá continuidade à monitorização do funcionamento dos mercados nesta área, com particular enfoque nos encargos do estado com MCDT em Radiologia, no acesso dos utentes aos serviços neste setor de atividade e na concorrência entre os grupos empresariais que detêm os estabelecimentos que prestam esses serviços.
Foi possível constatar que os encargos com o setor convencionado de radiologia apresentaram uma taxa de crescimento anual de 4,5% (entre 2016 e 2021). Ao nível do acesso, verificou-se que existe atualmente maior oferta convencionada nas regiões de saúde do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, sendo a região de saúde do Algarve a que apresenta o rácio mais baixo de estabelecimentos por 1.000 habitantes. No que respeita a concorrência, concluiu-se que o mercado de Portugal continental tem um índice de concentração baixo e que apenas as regiões de saúde do Norte e do Alentejo têm índices de concentração moderados. Constatou-se ainda que 29% dos operadores convencionados apresentaram cerca de 80% das requisições aceites pelo SNS no ano de 2021.

O documento integral com as informações da monitorização está disponível aqui.


Entidade Reguladora de Saúde

Monitorização sobre Setor convencionado de Medicina Física e Reabilitação

09/12/2022

Na prossecução dos objetivos de regulação definidos nos seus Estatutos, a ERS tem vindo a acompanhar o funcionamento dos mercados do setor da saúde em diversos contextos, sendo o mercado da Medicina Física e Reabilitação (MFR) em Portugal particularmente relevante, dado constituir a quarta maior despesa convencionada com o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Numa lógica de continuidade desta monitorização, foram analisados os encargos do SNS com esta área de cuidados, a oferta e o acesso dos utentes aos estabelecimentos que prestam cuidados na área da MFR e a concorrência entre os grupos empresariais que os detêm.
As principais conclusões indiciam que o aumento da despesa neste setor convencionado não foi consequência de alterações de preços praticados, mas do maior volume de serviços prestados em MFR. No que respeita ao acesso, verifica-se que existe maior oferta convencionada na região de saúde do Norte, enquanto a região de saúde do Alentejo apresenta o menor rácio de prestadores convencionados. Em termos concorrenciais, o mercado de Portugal continental apresenta um índice de concentração baixo, sendo certo que a região de saúde do Alentejo exibe índices de concentração moderados.

O documento integral com as informações da monitorização está disponível aqui.


Comic Con Portugal: há super-heróis da DGS e um estilo de vida saudável para descobrir

Comic Con Portugal: há super-heróis da DGS e um estilo de vida saudável para descobrir

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está na Comic Con Portugal até domingo (11 de dezembro), no Parque das Nações, em Lisboa, para divulgar o Manual de Recomendações para um Estilo de Vida Saudável e Seguro, e apresentar dois super-heróis criados para o evento.

Presente na área Kids, a DGS conta com atividades para os mais novos, que vão poder criar uma banda desenhada com sugestões no âmbito da alimentação saudável e atividade física, entre outros.

No domingo, entre as 15h e as 18h, o espaço da DGS na Comic Con Portugal contará com a presença da ilustradora Andreia Salavessa, autora das ilustrações do Manual, que irá acompanhar a criação de bandas desenhadas pelas crianças.

Manual incentiva a adoção de hábitos e cuidados que podem e devem ser estimulados ao longo da vida e dos diferentes ciclos que nele são identificados. Desde sugestões para os lanches das crianças ao número de horas que cada criança deve estar exposta a ecrãs e media, este manual oferece conselhos e recomendações a todos os que querem contribuir para um futuro com crianças mais saudáveis.

Descarregue aqui o Manual de Recomendações para um Estilo deVida Saudável e Seguro.

Abrir documento


Diretora-Geral da Saúde visitou exposição da obra de Armanda Passos

Diretora-Geral da Saúde visitou exposição da obra de Armanda Passos

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, participou a 6 de dezembro de 2022 na visita guiada para médicos à exposição que apresenta a primeira retrospetiva da obra da pintora portuguesa Armanda Passos (1944-2021), no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Com curadoria de Fabíola Passos, filha da artista, que organizou também a visita guiada, a exposição apresenta 80 óleos que dão a conhecer o processo criativo da obra da pintora, obras pertença de coleções públicas e privadas.

Procurando dar voz às mulheres, retratando, em especial, a sua importância no mundo das artes, Armanda Passos expôs em vários países desde 1976. Licenciada pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, a artista cedo viu a sua obra, com anatomias de mãos e pés portentosos, ser exposta nos EUA, em Inglaterra, Itália, França ou Alemanha.

Com entrada livre, a exposição está patente no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud até 31 de dezembro de 2022, de segunda-feira a sábado, entre as 12h e as 20h


Investigador do Instituto Ricardo Jorge integra organismo internacional nas áreas da Saúde Ambiental e Ocupacional

imagem do post do Investigador do Instituto Ricardo Jorge integra organismo internacional nas áreas da Saúde Ambiental e Ocupacional

09-12-2022

João Paulo Teixeira, coordenador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento do Departamento de Saúde Ambiental (DSA) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), é o primeiro português a integrar por nomeação o Collegium Ramazzini, organismo internacional que agrega médicos e cientistas de 35 países nas áreas da Saúde Ambiental e Ocupacional. A integração do investigador do INSA foi oficializada durante o encontro anual do Collegium Ramazzini, que decorreu, entre os dias 27 e 30 de outubro, em Carpi (Itália).

Presidida pela professora e diretora da Escola de Medicina da Universidade de Maryland, Melissa McDiarmid, a sessão solene “Ramazzini Days”, que assinalava também a comemoração do 40º aniversário deste organismo internacional, culminou, mais uma vez, com a entrega das Medalhas de Mérito aos novos membros. “É uma honra ter sido integrado no Collegium Ramazzini já que isso significa o reconhecimento do meu percurso e contribuição científica na área da Saúde Ambiental e Ocupacional”, destaca o investigador.

Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, João Paulo Teixeira coordena desde 2005 a Unidade de Investigação do Departamento de Saúde Ambiental do INSA. Da sua atividade científica, destaca-se a investigação na área dos biomarcadores de diagnóstico e/ou identificação de risco de doença, principalmente nas áreas ambientais e ocupacionais, onde tem participado de forma ativa na avaliação do papel do dano genético nas fases preliminares da carcinogénese e outras doenças crónicas.

Enquanto membro integrado da Unidade de Epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP, João Paulo Teixeira coordena também o Laboratório “Poluição do Ar e Saúde”. Em paralelo, assume diferentes cargos na Direção Executiva da Associação de Toxicologistas Europeus e Sociedades Europeias de Toxicologia (EUROTOX – Federation of European Toxicologists and European Societies of Toxicology).

Em 2021, o investigador do INSA integrou a “World’s Top 2% Scientists list”, um ranking desenvolvido pela Universidade de Stanford que reúne os investigadores com maior número de citações das suas publicações científicas pelos seus pares, surgindo entre os autores mais referenciados na área da Toxicologia, numa base de dados que reúne mais de 100 mil cientistas de topo num total de 22 áreas científicas e de 176 especialidades.