Notícias em 12/12/2022

Entidade Reguladora de Saúde

Informação de monitorização sobre tempos de espera no SNS no ano de 2021 e 1º semestre de 2022

12/12/2022

No seguimento das recomendações recentemente emitidas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) em matéria de cumprimento dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG), publicam-se as informações de monitorização sobre os tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS) relativas a 2021 e ao primeiro semestre de 2022.
Os resultados da mais recente monitorização apontam para num aumento da taxa de incumprimento dos TMRG para as cirurgias cardíacas e oncológicas, e para um aumento do número de utentes em lista de espera para cirurgia transversal a todas as áreas analisadas, face ao primeiro semestre de 2021.
Relativamente às consultas, em todas as áreas analisadas foram obtidas, para o primeiro semestre de 2022, percentagens de incumprimento superiores às registadas no primeiro semestre de 2021, e aumentos muito significativos no número de utentes em lista de espera para primeira consulta hospitalar.
Quanto aos cuidados de saúde prestados ao nível CSP, no primeiro semestre de 2022 apuraram-se taxas de incumprimento dos TMRG entre 15,2% e 21,9% nas consultas no domicílio e entre 2,9% e 10,4% nos pedidos de renovação de medicação.

Os documentos integrais com as informações da monitorização estão disponíveis:

– Informação de monitorização sobre tempos de espera no SNS no ano de 2021;

– Informação de monitorização sobre tempos de espera no SNS no 1.º semestre de 2022.


Cobertura Universal de Saúde

12/12/2022

«Construir o mundo que queremos» é o tema do dia internacional, que se comemora em 12 de dezembro

Assinala-se esta segunda-feira, 12 de dezembro, o Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde, uma data implementada em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução 72/138.

A campanha deste ano, que tem como tema «Construir o mundo que queremos: um futuro saudável para todos» (Build the world we want: A healthy future for all) decorre num contexto particularmente crítico, quando países de todo o mundo estão a recuperar dos impactos da pandemia da Covid-19, bem como de outras «crises», nomeadamente desastres naturais e conflitos.

A cobertura universal de saúde significa que todas as pessoas têm acesso aos serviços de saúde de que precisam, quando e onde precisam, sem dificuldades financeiras. Inclui toda a gama de serviços essenciais de saúde, da promoção da saúde à prevenção, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.

A cobertura universal de saúde, que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que devem ser conseguidos até 2030, deve basear-se em cuidados de saúde primários fortes e centrados nas pessoas, não se focando apenas na prevenção e tratamento de doenças, mas visando também melhorar o bem-estar e a qualidade de vida.

Para saber mais, consulte:

Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde – https://universalhealthcoverageday.org/


«Música no Lugar Certo»

12/12/2022

IPO de Coimbra com projeto de promoção da saúde através da música

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO de Coimbra), a Direção Regional de Cultura do Centro e a Orquestra Sem Fronteiras assinaram esta segunda-feira, 12 de dezembro, um protocolo de parceria no âmbito do projeto artístico «Música no Lugar Certo», que interliga a arte e a promoção da saúde, visibilizando o poder terapêutico da música.

Assim, e com o objetivo de estimular o bem-estar físico e emocional dos utentes e equipas técnicas da unidade de cancro da mama do IPO Coimbra e promover benefícios terapêuticos através da arte, durante o primeiro semestre de 2023 e com a curadoria da Orquestra Sem Fronteiras, serão realizados seis concertos de música de câmara em espaços do serviço de cancro da mama do IPO Coimbra. Os concertos serão seguidos de momentos de mediação cultural, estimulando a interação do público com o processo criativo e artístico.

Para saber mais, consulte:

IPO de Coimbra > Notícias


Intervenção inovadora por robótica

12/12/2022

Hospital de Curry Cabral realiza cirurgia pioneira a nível mundial

O Centro Hepato-bilio-pancreático do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) realizou, pela primeira vez a nível mundial, uma intervenção cirúrgica complexa por robótica.

Em comunicado, o CHULC explica que a intervenção decorreu no dia 2 de dezembro, no bloco operatório do Hospital de Curry Cabral, e consistiu na remoção de colangiocarcinoma hilar (cancro das vias biliares) com reconstrução vascular, efetuada num doente de 71 anos, uma intervenção que se prolongou por cerca de onze horas.

O paciente encontra-se em evolução favorável, com pós-operatório sem incidências, podendo receber alta dentro de alguns dias.

Para saber mais, consulte:

CHULC – https://www.chlc.min-saude.pt/


Hospitalização Domiciliária

12/12/2022

Hospital de Ovar celebra protocolo de cooperação com IPSS

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) celebrou, no dia 23 de novembro, um protocolo de cooperação com o Centro Social Cortegacense Olívia e Florindo Cantinho, permitindo, assim, que a sua unidade de hospitalização domiciliária preste serviços aos utentes daquela instituição.

Em comunicado, o Presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, explica que este «acordo define os termos de cooperação entre as partes quanto à admissão de utentes desta IPSS na nossa unidade de hospitalização domiciliária», adiantando que o mesmo surge no seguimento de compromisso público estabelecido pelo hospital com o Ministério da Saúde em outubro de 2018.

«Esta unidade permite que os doentes que reúnam determinados critérios possam estar internados nas suas próprias casas que, neste caso, é próprio lar, sendo assegurado acompanhamento médico e de enfermagem como se o internamento se verificasse nas nossas instalações», explica a coordenadora da Unidade de Hospitalização Domiciliária, Cláudia Martins.

«Somos uma instituição hospitalar que cultiva a lógica de proximidade à população que servimos, focada em garantir qualidade de vida à comunidade vareira, sendo este mais um passo importante nesse sentido e que segue uma importante tendência de internamento nos domicílios dos próprios utentes», salienta, também, Luís Miguel Ferreira.

O HFZ-Ovar relembra que em 2020 foram celebrados protocolos similares com o Centro Social e Paroquial São Pedro de Maceda e com o Grupo de Ação Social de S. Vicente de Pereira.

Para saber mais, consulte:

HFZ-Ovar – https://www.hovar.min-saude.pt/


Entidade Reguladora de Saúde

Boletim INFO ERS: Dia Internacional dos Direitos Humanos e Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde

12/12/2022

Com o objetivo de sensibilizar todos os agentes, com intervenção direta ou indireta no sistema de saúde, para a importância da defesa dos direitos e interesses dos utentes dos serviços de saúde, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) assinala simultaneamente o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde.

O boletim INFO ERS pode ser consultado aqui.


DGS assinala aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

DGS assinala aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Direção-Geral da Saúde associa-se à campanha da Organização das Nações Unidas nas comemorações do 75º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), comemorado a 10 de dezembro de 2023. A campanha de um ano procura divulgar a DUDH, enquanto carta de princípios universais protegidos internacionalmente, realçando-se o seu legado, relevância e ativismo.

Sendo um marco na história dos direitos humanos, a DUDH estabelece as obrigações dos governos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais de indivíduos ou de grupos. Consagra que direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente da sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Incluem o direito à vida e à liberdade, liberdade de opinião e expressão, direito ao trabalho, à saúde e à educação, não discriminação, entre outros.

Mais informação AQUI

Materiais de divulgação:

– Post Facebook

– Post Instagram

 Story Intagram

– Post Twitter

– Fundo @Zoom