Notícias em 28/12/2022

Vacinação contra a COVID-19: Norma VIDPREVTYN BETA

Vacinação contra a COVID-19: Norma VIDPREVTYN BETA – DGS

Vacinação contra a COVID-19: Norma VIDPREVTYN BETA

A Direção-Geral da Saúde publicou a Norma 018/2022, de 27/12/2022, sobre a vacinação contra a COVID-19 com VIDPREVTYN BETA.

 Consulte a norma aqui

Abrir documento


CSP | Renovação do parque informático

28/12/2022
medicos com computador2

Investimento de cerca de 7,5 milhões de euros arranca no próximo ano

A renovação e modernização do parque informático dos Cuidados de Saúde Primários vai arrancar no próximo ano, num investimento que ronda os 7,5 milhões de euros, revelou o Presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

À margem do terceiro encontro das eHealth Sessions, que decorreu em Évora, Luís Goes Pinheiro, afirmou que este projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência vai abranger perto de 30 mil profissionais de saúde.

Segundo o mesmo responsável, está a ser finalizado “o processo de avaliação das existências” dos equipamentos informáticos.

“Este é um projeto absolutamente essencial para um conjunto vasto de objetivos, desde logo para elevar o desempenho dos próprios sistemas de informação” e, por essa via, conseguir “um aumento da produtividade dos profissionais”, explicou o Presidente da SPMS.

O projeto, “que se pretende estar concluído até 2024”, tem como primeira fase os cuidados primários, mas “o passo seguinte” será renovar e modernizar o parque informático dos hospitais, adiantou Luís Goes Pinheiro.


Fim de Ano em segurança

28/12/2022

Conheça as recomendações do INEM para umas festas mais seguras

A época de fim de ano é, para muitos portugueses, sinónimo de viagens. Para que este período seja passado em segurança, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) divulga uma série de recomendações úteis para quem vai viajar, mas também para quem fica em casa.

Assim, se for viajar, lembra-se de verificar previamente as condições de segurança do veículo (como pneus, travões e cintos de segurança) e acondicionar bem as bagagens, evitando objetos soltos. O transporte de crianças deve ser feito em cadeirinhas adequadas ao seu tamanho e, se transportar animais de estimação, faça-o em segurança. Coloque devidamente o cinto de segurança e certifique-se que todos os ocupantes o fazem. Em caso de viagens longas pare regularmente para descansar, e cumpra as regras do código da estrada e as normas de segurança rodoviária. Em caso de acidente, coloque o triângulo a cerca de 30 metros de distância e assegure-se que fica bem visível. E, não se esqueça, se conduzir, não beba.

Em casa, evite decorações e luzes de Natal ao alcance das crianças. Não deixe velas nem luzes de Natal acesas durante a noite, e não tenha velas acesas próximo de superfícies inflamáveis ou ao alcance das crianças. Tenha especial atenção a braseiras e lareiras, certificando-se que não ficam acesas durante a noite. Evite os riscos de intoxicação por gases, ventilando as áreas onde estes existam, como por exemplo as cozinhas.

Tenha um Fim de Ano em segurança. Em caso de emergência ligue 112.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Redução da pegada ecológica

28/12/2022

ACSS adere à rede Global Green and Healthy Hospitals

A Administração central do Sistema de Saúde (ACSS), através da sua equipa ECO@SAUDE, integrou a rede Global Green and Healthy Hospitals (Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis), dedicada a reduzir a pegada ecológica e a promover uma maior sustentabilidade e saúde ambiental, a nível global.

A integração nesta rede permitirá beneficiar de várias ferramentas e plataformas online que ligam as várias entidades, que partilham dos mesmos objetivos, a conexão com projetos relacionados com a saúde sustentável – o que inclui o mútuo intercâmbio de experiências – e informação.

A Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis é uma estrutura abrangente de saúde ambiental, lançada em outubro de 2011. Desde então, hospitais, sistemas e organizações de saúde, representando mais de 4 mil hospitais, provenientes de seis continentes, aderiram a esta rede para reduzir a sua pegada ecológica e promover a saúde pública e ambiental.

Para saber mais, consulte:

ACSS > Notícias


Vacinação contra o vírus mpox

28/12/2022

DGS atualiza norma e alarga critérios de elegibilidade para vacinação

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma atualização à norma relativa à vacinação contra a infeção humana por vírus mpox (anteriormente designado por Monkeypox), onde alarga os critérios de elegibilidade para vacinação pré-exposição.

A DGS explica que a vacina está recomendada em contexto de pré-exposição e pós-exposição ao vírus mpox, atendendo à sua capacidade de prevenir ou atenuar as manifestações clínicas da infeção humana por esse vírus.

A norma agora atualizada alarga os elegíveis para vacinação pré-exposição a homens que têm sexo com homens com potencial exposição continuada ou intermitente a casos de infeção humana por vírus mpox; bem como a outras pessoas consideradas pelo médico com maior risco de infeção, nomeadamente pessoas em programa de PrEP (profilaxia pré-exposição) para o VIH, pessoas com diagnóstico de infeção sexualmente transmissível recente, pessoas envolvidas em chemsex, pessoas envolvidas em sexo comercial, funcionários e utilizadores de espaços de práticas de sexo em grupo e pessoas com parceiros anónimos.

São igualmente elegíveis profissionais de saúde com contacto direto e continuado com pessoas com infeção humana por vírus mpox ou profissionais envolvidos na colheita e processamento de produtos biológicos de casos de infeção humana por vírus mpox.

A DSG sublinha que a estratégia logística de vacinação preventiva será gerida ao nível de cada região de saúde, após identificação dos cidadãos elegíveis em consulta e de acordo com os locais de vacinação disponibilizados. Foram igualmente indicados, na atualização da norma, novos locais para consulta e identificação de elegíveis.

É, ainda, reforçada a necessidade de serem administradas duas doses de vacina para alcançar proteção contra o vírus.

Para saber mais, consulte:

DGS > Norma n.º 006/2022