Notícias em 29/12/2022

IPO de Coimbra celebra 60 anos

29/12/2022

Assinalar o aniversário de uma atividade assistencia dedicada à prestação de cuidados de saúde na área de oncologia

“Falar da história do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra Francisco Gentil é falar, em primeiro lugar, do Prof. Doutor Francisco Gentil que concretizou uma das suas ambições, quando a 29 de dezembro de 1927, viu inaugurado o Instituto da Luta contra o Cancro em Portugal” e do Prof. Doutor Luís Raposo que “menos de 30 anos depois, defendeu a criação de um centro anticanceroso capaz de dar resposta à população do Centro”, sublinhou Margarida Ornelas, Presidente do IPO de Coimbra que celebra hoje 60 anos da sua atividade assistencial, inteiramente dedicada à prestação de cuidados de saúde na área de oncologia.

Para sinalizar este marco histórico, o Conselho de Administração do IPO de Coimbra nomeou uma Comissão Organizadora para promover um conjunto de iniciativas com o objetivo de dignificar a história, o presente e o futuro da instituição.

Para saber mais, consulte:

www.ipocoimbra.min-saude.pt


CHBM | Tomografia computorizada

29/12/2022

Serviço de Imagiologia do Hospital do Barreiro com novo equipamento

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) instalou um novo equipamento de Tomografia Computorizada (TC) no Serviço de Imagiologia, situado no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, que realizou o primeiro exame no dia 20 de dezembro.

Com um investimento superior a 635 mil euros, o novo equipamento tem capacidade e características tecnológicas que permitem uma atividade mais diferenciada, eficiente e de elevada performance assistencial em radiologia do corpo, incluindo colonoscopia virtual, estudos cardíacos e angiográficos, neurorradiologia e intervenção guiada.

Durante o período em que decorreram as obras de instalação do novo equipamento, o CHBM colocou no exterior, junto ao Serviço de Urgência Geral, um equipamento de TC móvel, tendo sido realizados, entre 21 de novembro e 20 de dezembro, um total de 1695 exames a doentes provenientes do Internamento, Consulta Externa, Urgência Geral e Urgência Pediátrica.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Destaques


HSOG bate recorde de nascimentos

29/12/2022

Hospital de Guimarães ultrapassou, este ano, os dois mil nascimentos

O Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) ultrapassou, no dia 27 de dezembro, a marca dos dois mil nascimentos no seu Serviço de Obstétrica.

Em comunicado, o HSOG refere que estes dois mil partos, realizados só este ano, representam o maior crescimento dos últimos quatro anos, o que coloca este hospital entre os primeiros da região Norte nesta área.

Dados revelados pelo HSOG indicam que esta tendência poderá continuar no próximo semestre e que, desde 2018, que o hospital não tinha um aumento tão significativo, com um crescimento superior a 17%.

Para o HSOG, estes números demonstram o esforço, a capacidade técnica e humana que o hospital tem na resposta às exigências da população e, consequentemente, um reconhecimento da comunidade sobre a excelência deste serviço.

Para saber mais, consulte:

HSOG – https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/


HDS com nova viatura elétrica

29/12/2022

Viatura vai reforçar cuidados de proximidade em saúde mental

A Equipa Comunitária de Saúde Mental da Infância e Adolescência (ECSM-IA) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu esta quarta-feira, 28 de dezembro, uma viatura elétrica adquirida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que visa potenciar os cuidados de proximidade junto da comunidade, na área da saúde mental da infância e adolescência.

De acordo com o Conselho de Administração do HDS, além de fomentar os cuidados de proximidade junto da comunidade, «esta viatura elétrica será um contributo para a proteção do ambiente e sustentabilidade do planeta», uma preocupação do hospital.

A ECSM-IA do HDS foi criada em 2021, com o intuito de aproximar os serviços de saúde mental da população e assegurar respostas focadas no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença.

Esta equipa trabalha em estreita articulação com os Cuidados de Saúde Primários, nos concelhos de Salvaterra de Magos, Coruche e Almeirim, e visa, sobretudo, suprir as necessidades sentidas pela comunidade, colaborando com as entidades locais na melhor resposta possível a diversas situações, nomeadamente absentismo escolar, alterações do comportamento, ansiedade, comportamentos autolesivos, perturbações do neurodesenvolvimento, entre outras.

A equipa é constituída por profissionais de diferentes áreas, nomeadamente Psiquiatria da Infância e Adolescência, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social.

Para saber mais, consulte:

HDS – https://www.hds.min-saude.pt/


Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove segunda edição de curso “Ética na investigação científica”

imagem do post do Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove segunda edição de curso “Ética na investigação científica”

29-12-2022

A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com o Conselho Científico do INSA, vai promover, entre os dias 10 e 13 de janeiro, a segunda edição do curso “Ética na investigação científica”. A iniciativa, que decorre em formato online, visa abordar os aspetos mais importantes que o investigador principal e a sua equipa devem salvaguardar quando estão a preparar e a delinear a metodologia, estrutura e operacionalização do projeto de investigação.

Destinada a pessoas que participam no processo de investigação científica, como investigadores ou colaboradores, independentemente da área de investigação e do grau académico, a ação formativa terá início com uma abordagem aos princípios éticos, com atenção à vulnerabilidade e à precaução, revisitando as declarações de vontade assentes no consentimento e assentimento, assim como a proteção da privacidade e dos dados pessoais e de saúde.

Problemas éticos em investigação científica serão também ponderados e debatidos durante a formação, bem como dilemas éticos da genética clínica transversais à sociedade. O programa do curso prevê ainda abordar linhas gerais sobre a integridade científica e o conflito de interesses, sendo que a parte final da formação será dedicada à instrução de projetos para apreciação numa Comissão de Ética.

Os interessados deverão em participar deverão efetuar a sua inscriação, até 3 de janeiro, através do preenchimento do seguinte formulário. Todas as sessões serão gravadas para serem reproduzidas posteriormente e podem ser acompanhadas através da plataforma online Teams. Para mais informações, consultar o programa provisório do curso ou a Plataforma de e-Learning do INSA.