Notícias em 03/01/2023

Comunicado

Localização do futuro hospital do Oeste

03/01/2023
Comunicado

Análise técnica definirá ainda perfil funcional, calendário e financiamento da construção do novo hospital

O Ministério da Saúde constituiu um Grupo de Trabalho para proceder a uma análise técnica com vista à decisão sobre a localização do futuro Hospital do Oeste e respetivo perfil funcional, bem como a calendarização, o modo de operacionalização e de financiamento da sua construção, desde a fase da preparação e lançamento de concurso até à edificação e equipamento do novo Hospital.

O Ministério da Saúde reforça assim o compromisso de valorização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente com o investimento em melhores equipamentos e melhores infraestruturas para responder às novas realidades e exigências de Saúde.

O Grupo de Trabalho será composto por Ana Jorge, médica pediatra, que coordenará, por Marta Ferreira, em representação do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde, e por Rita Moreira, em representação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS). Integram ainda o Grupo de Trabalho, Sofia Coutinho, em representação da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Laura Silveira, em representação da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Hélder de Almeida, em representação da Centro Hospitalar do Oeste (CHO), e Paulo Simões, em representação da Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM).

Os elementos do Grupo de Trabalho deverão promover uma análise complementar e multidisciplinar da informação e dos dados existentes, nomeadamente do estudo técnico solicitado pela Oeste CIM à Nova IMS – Nova Information Management School, cujos resultados foram apresentados em 21 de novembro de 2022.

O Grupo de Trabalho, cuja constituição será publicada na próxima semana em despacho do Ministério da Saúde, deverá apresentar uma proposta integrada até ao dia 31 de março de 2023, extinguindo-se após esta apresentação.

O mesmo despacho determina ainda que o grupo pode proceder à consulta ou participação e audição de outras entidades, públicas e privadas, bem como de personalidades de reconhecido mérito, cujo contributo seja considerado relevante para a prossecução dos trabalhos.

O CHO tem como área de influência os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estevão das Galés e Venda do Pinheiro), num total de cerca de 300 mil habitantes.

Os desafios reconhecidos na resposta assistencial hospitalar à população, a dispersão de cuidados por três instituições hospitalares, a distância geográfica que separa as diferentes unidades, os limites de reconversão de parte das atuais instalações e a reduzida capacidade de atração e gestão de recursos humanos tornam evidente a necessidade de construção de uma nova infraestrutura hospitalar que permita oferecer à população do Oeste e visitantes qualidade e segurança assistencial adequadas às novas e crescentes necessidades em saúde.

O futuro Hospital do Oeste permitirá potenciar a modernização e utilização de recursos, garantindo igualmente uma resposta articulada entre diferentes valências, o que contribuirá de uma forma decisiva para a melhoria dos cuidados de saúde assegurados pelo Serviço Nacional de Saúde nesta região do país.

3 de janeiro de 2023


Sustentabilidade Social e Ambiental

03/01/2023

Projeto da ULSBA visa a substituição de produtos de plástico

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo está a desenvolver um projeto de Sustentabilidade Social e Ambiental, que visa promover a reutilização de produtos para a produção de outros bens.

De acordo com a ULSBA, o projeto prevê a substituição, numa fase inicial, de sacos de plástico por sacos em tecido não tecido. Progressivamente, a ULSBA pretende substituir vários materiais de escritório de plástico, produzindo, em tecido não tecido, por exemplo, porta documentos e estojo de canetas. Este projeto tem como objetivo final a redução de cerca de 500Kg de resíduos de embalagens por ano.

Este projeto de sustentabilidade tem ainda uma importante componente social, ao procurar explorar as competências e capacidades de colaboradores da ULSBA e promover a sua valorização.

O projeto visa, ainda, a envolvência direta dos doentes, mais especificamente os que integram o Hospital de Dia de Psiquiatria, através da componente de terapia ocupacional, com o objetivo de facilitar a sua reabilitação e integração social.

Em termos económicos, estima-se a redução dos custos diretos de aquisição de sacos de plástico e, em termos indiretos, na otimização da utilização dos recursos existentes.

O tecido não tecido 100% polipropileno é um material de elevada resistência, com um potencial de aproveitamento elevado, através da transformação em artigos que possam ser utilizados no diariamente na ULSBA. Deste modo, é criado um fluxo circular e cíclico quase ilimitado, convertendo as folhas em tecido não tecido em sacos de diversos tamanhos, para acondicionamento de roupa e/ou guarda de pertences dos utentes, transporte de medicamentos da farmácia e do laboratório, substituindo os atuais em plástico, assim como em individuais de mesa, bolsas, estojos, porta-documentos, entre outros.

Para saber mais, consulte:

ULSBA > Notícias


Ministro agradeceu aos profissionais

03/01/2023

Manuel Pizarro visitou o Serviço de Obstetrícia e o Bloco de Partos do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca

“Portugal é um bom país para nascer, um bom país para as mães e um bom país para as crianças”, disse Manuel Pizarro, terça-feira, 3 de janeiro, no final da visita ao Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora.

O Ministro da Saúde visitou o Serviço de Obstetrícia e Ginecologia e a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais para agradecer o empenho e a dedicação dos profissionais durante a época festiva, simbolizando estas equipas do HFF todas as que estiveram dedicadas a garantir a resposta permanente do SNS nesta quadra.

“Milhares de profissionais estiveram de serviço para assegurar a capacidade de resposta às populações”, disse Manuel Pizarro, salientado que “são eles, verdadeiramente, a força do Serviço Nacional de Saúde”.

Manuel Pizarro sublinhou o sucesso da “Operação Nascer em Segurança”, que decorreu sem intercorrências, permitindo a resposta planeada das maternidades e previsibilidade na informação disponibilizada à população. “O SNS provou que é capaz de dar uma resposta plena aos portugueses e de garantir a maternidade com segurança”, disse.

Durante os dois períodos desta operação, no Natal e no Ano Novo, nasceram 849 bebés nos hospitais públicos, tendo a rede do SNS assegurado uma resposta articulada a todas as utentes que recorreram aos serviços de saúde.


ISBM-12: submissão de resumos de comunicações até 31 de janeiro – INSA

imagem do post do ISBM-12: submissão de resumos de comunicações até 31 de janeiro

03-01-2023

Encontra-se a decorrer, até 31 de janeiro, o prazo de submissão de resumos de comunicações para o 12º Simpósio Internacional de Monitorização Biológica (ISBM-12), que terá lugar, entre os dias 21 e 23 de junho, no Porto. Organizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), o evento é subordinado ao tema “Next Generation Biomonitoring”.

O ISBM-12 tem como objetivos debater os últimos avanços em diferentes tópicos da biomonitorização humana, nomeadamente biomarcadores, avaliação de risco, políticas de saúde e ambiente, bem como divulgar novas metodologias e abordagens neste domínio. O programa do evento incluirá sessões plenárias, sessões temáticas paralelas e apresentações orais/posters, entre outros, de forma a dinamizar e incentivar o diálogo entre a audiência.

Os interessados em apresentar comunicações no ISBM-12, que decorre pela primeira vez em Portugal, deverão submeter os respetivos resumos através do seguinte link. Os participantes são convidados a apresentar os seus trabalhos de investigação, na forma de comunicação oral ou poster, dentro das seguintes temáticas: Novos métodos, ferramentas e abordagens de biomonitorização humana; Avaliação da exposição ocupacional e ambiental; Avaliação de risco e implicações regulatórias.

Todos os dias, as pessoas estão expostas a uma mistura complexa de substâncias químicas, utilizadas quer na alimentação, quer nos produtos de consumo, no ambiente e no trabalho. A Biomonitorização Humana é uma metodologia que permite detetar a presença de substâncias químicas ou detetar precocemente os seus efeitos no organismo, sendo os seus resultados úteis para reduzir a exposição aos químicos e contribuir para melhorar a saúde pública.