Notícias em 04/01/2023

Direção-Geral da Saúde

Terapêutica Farmacológica para a COVID-19: atualização de Norma – DGS

Direção-Geral da Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou a 4 de janeiro de 2023 as linhas orientadoras da terapêutica farmacológica para a COVID-19 a seguir nas diferentes fases da doença (ligeira, moderada e grave), constantes da Norma 005/2022.

A atualização da Norma reforça a importância da imunidade desenvolvida contra o vírus enquanto fator determinante do risco de desenvolver doença grave, assim como o critério basilar para realizar terapêutica antiviral.

De acordo a Norma agora atualizada, as pessoas com condições de imunodepressão grave devem ser consideradas elegíveis para a terapêutica antiviral, mesmo se vacinadas e com doença ligeira, uma vez que o risco de evolução para doença grave permanece elevado.

As pessoas com 60 ou mais anos de idade ou outras condições de risco, que não tenham desenvolvido imunidade contra vírus SARS-CoV-2 nos 6 meses precedentes (através de vacinação ou de infeção), passam também a ser consideradas elegíveis para terapêutica antiviral.

A revisão das indicações para os medicamentos disponíveis nas diferentes fases da doença na nova Norma, é acompanhada pela apresentação de recomendações de suporte à decisão clínica, como a conciliação do tratamento antiviral com a medicação crónica dos doentes.

A Norma sublinha que a prescrição da terapêutica para a COVID-19 deve decorrer de uma avaliação clínica, que pode ser feita tanto em cuidados de saúde primários como numa unidade hospitalar, privilegiando o acesso do doente à melhor opção farmacológica em tempo útil, independentemente do local em que se encontra.

Consulte a norma aqui.

Abrir documento


Novas unidades em Leiria

04/01/2023

Obras estão a ser concretizadas com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, acompanhou o Primeiro-Ministro, António Costa, na visita a duas novas unidades de saúde que estão a ser construídas no concelho de Leiria e que devem ficar concluídas ainda durante o primeiro semestre de 2023.

A unidade de saúde de Amor e a unidade de saúde de Parceiros, Azoia e Barrosa, ambas no concelho de Leiria, permitem aumentar o acesso, em proximidade, a cuidados de saúde com qualidade e adaptados às necessidades atuais e futuras, num investimento de mais de 2,8 milhões de euros.

As obras estão a ser financiadas com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que, no total, vai permitir financiar 100 novas unidades de saúde e requalificar mais 326.

Na mesma ocasião, o Ministro da Saúde aproveitou para avançar que 28 Unidades de Saúde Familiar (USF) transitarão durante o primeiro semestre deste ano para o modelo B, o que permitirá melhorar os cuidados primários a prestar aos cidadãos, reforçando desta forma a resposta dos Cuidados de Saúde Primários, área prioritária no desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde. Este número não era tão significativo desde 2010.

Simultaneamente, Manuel Pizarro destacou que começaram esta semana a sua formação na especialidade 505 futuros médicos de família, que vão permitir colocar o país mais próximo da ambição de atribuir uma equipa de saúde familiar a todos os cidadãos.


Rastreio do Cancro da Mama

04/01/2023

Programa de rastreio a decorrer em Évora até ao mês de abril

No âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama da Região Alentejo, está a decorrer, até ao mês abril, uma iniciativa de rastreio na cidade de Évora para as utentes inscritas na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Évora ou nas Unidades de Saúde Familiar Sol, Lusitânia, Salus, Eborae e Planície.

O exame é gratuito e consiste numa mamografia de dupla leitura realizada numa unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que se encontra junto ao Centro de Saúde Portas de Avis.

Este rastreio destina-se a mulheres com idade igual ou superior a 50 anos e igual ou inferior a 69 anos, devendo existir um intervalo de dois anos entre rastreios.

São critérios de exclusão definitiva do programa a realização prévia de mastectomia e o diagnóstico prévio de cancro da mama. São critérios de exclusão temporária a realização de mamografia com resultado normal (nos dois anos anteriores), a presença de próteses mamárias, a existência de processos inflamatórios ativos ou a gravidez ou aleitamento.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Alentejo > Notícias


CHUC integra projeto europeu

04/01/2023

Projeto visa implementar solução inovadora para doentes com AVC

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) integra o projeto HARMONICS, que visa a implementação de uma solução digital focada no acompanhamento pós-hospitalar de doentes com acidente vascular cerebral (AVC), envolvendo todos os níveis de cuidados de saúde em duas regiões europeias, Coimbra e Catalunha.

Em comunicado, o CHUC refere que este projeto, que começará a ser executado em janeiro, é a primeira iniciativa de cuidados de saúde integrados baseados em valor do European Institute of Technology – Health (EIT-Health) da União Europeia.

Ao permitir a medição dos resultados em saúde relevantes para os doentes, este projeto permite um redesenho da oferta de cuidados de acordo com as necessidades e experiência dos doentes e das suas famílias. Adicionalmente, permitirá ao Serviço Nacional de Saúde desenvolver modalidades de recompensa de acordo com os resultados em saúde alcançados para cada doente.

Estão incorporados neste projeto, para o qual o CHUC conta com um orçamento de aproximadamente 150 mil euros, os serviços de Neurologia, de Medicina Física e Reabilitação, de Psiquiatria, o Serviço Social e a Unidade de Inovação e Desenvolvimento.

O CHUC é o único hospital nacional a integrar este projeto, a par do Hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, e conta, também, com a participação da Administração Central do Sistema de Saúde e dos Cuidados de Saúde Primários da Região Centro.

João Sargento Freitas, coordenador do projeto no CHUC, lembra que «o AVC é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo e está associado a elevados custos de saúde. O projeto HARMONICS representa um novo paradigma e uma solução inovadora no acompanhamento e gestão dos cuidados de saúde ao doente após AVC, isto é, promove a integração, harmonização e otimização do acompanhamento do doente após a alta hospitalar, envolvendo e aproximando o doente/familiares e cuidadores com todos os elementos prestadores de cuidados de saúde.».

João Sargento Freitas espera «que este projeto possa contribuir para aumentar a qualidade de vida dos doentes com AVC e a eficiência dos sistemas de saúde. O sucesso do projeto permitirá depois replicá-lo por outros hospitais da União Europeia por forma a aumentar também a qualidade de vida dos pacientes com AVC em toda a Europa.»

Para saber mais, consulte:

CHUC – https://www.chuc.min-saude.pt/


Projeto «OncoConsigo»

04/01/2023

Hospital de Guimarães com projeto de humanização para doentes oncológicos

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) conta com um novo projeto inovador de humanização, destinado a doentes oncológicos, que vai ser apresentado na próxima quinta-feira, dia 5 de janeiro, no auditório do hospital.

Em comunicado, o HSOG explica que projeto «OncoConsigo» consiste na domiciliação da prestação de cuidados a doentes oncológicos, nomeadamente a realização de tratamentos de imunoterapia, hormonoterapia e terapêuticas de suporte.

O HSOG refere que este projeto promove a humanização de cuidados, permitindo estes que sejam prestados de forma mais confortável, melhorando a qualidade de vida do doente oncológico.

A equipa «OncoConsigo» é composta por enfermeiros e médicos do Serviço de Oncologia e por farmacêuticos dedicados a esta área, contando também com o apoio de vários profissionais envolvidos no tratamento dos doentes oncológicos.

Para saber mais, consulte:

HSOG – https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/