Notícias em 20/01/2023

Relatório n.º 6 da Resposta Sazonal em Saúde – Vigilância e Monitorização

Relatório n.º 6 da Resposta Sazonal em Saúde – Vigilância e Monitorização – DGS

Relatório n.º 6 da Resposta Sazonal em Saúde – Vigilância e Monitorização

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publica hoje o Relatório n.º 6 da Resposta Sazonal em Saúde – Vigilância e Monitorização (09/01/2023 a 15/01/2023).

Os pontos do resumo desta semana são:

– Na semana em análise (semana 2 de 2023), observou-se uma redução das temperaturas do ar, ainda que acima do esperado para esta época do ano.

– As coberturas vacinais contra a COVID-19 e contra a Gripe são elevadas. A cobertura vacinal contra a gripe (74%) encontra-se próxima da recomendada pelo ECDC e OMS (75%) para as pessoas com 65 ou mais anos.

– Foi reportada uma atividade da gripe epidémica. Desde o início da época, verificou-se um predomínio do subtipo A(H3) (87,7%), associado a maior gravidade nas populações mais vulneráveis. Foi também identificado o subtipo A(H1)pdm09 (11,0%).

– Na região europeia, na semana 01 de 2023, a atividade gripal diminuiu para 25% de positividade. Ambos os vírus influenza, tipo A e tipo B, foram detetados, com valores semelhantes dos subtipos A(H3) e A(H1)pdm09 nos sistemas de vigilância sentinela e o vírus A(H1)pdm09 nos sistemas de vigilância não sentinela.

– A notificação de casos de infeção por SARS-CoV-2 apresentou uma tendência estável. A variante Ómicron BA.5 manteve-se dominante, com estabilização da prevalência da sub-linhagem BQ.1.

– Na semana 1 de 2023 (últimos dados disponíveis), a nível mundial, a notificação de casos de infeção por SARS-CoV-2 apresentou uma tendência decrescente. A linhagem BA.5 mantém-se dominante, estando a BA.2 a aumentar. A 13 de janeiro de 2023, o ECDC atualizou a avaliação de risco sobre a subvariante Omicron XBB.1.5, indicando que há uma probabilidade moderada de se tornar dominante na UE/EEE e causar um aumento substancial no número de casos de COVID-19 nos próximos um a dois meses.

– Face à semana 01/2023, observou-se um aumento do número de consultas médicas nos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde e uma redução da proporção de consultas por síndrome gripal.

– A procura geral do SNS24 e do INEM diminuíram, face à semana anterior (01/2023).

– Verificou-se uma redução das proporções de episódios de urgência hospitalar por síndrome gripal e por infeções respiratórias. Os episódios reportados por síndrome gripal corresponderam sobretudo a adultos. A proporção de episódios de urgência por síndrome gripal com destino o internamento correspondeu a 7,5%, com uma tendência estável.

– A ocupação de camas dedicadas a COVID-19 em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) estabilizou.

– Foi reportada uma diminuição da proporção de casos internados em UCI com gripe.

– Verificou-se uma tendência decrescente do número de internamentos em enfermaria por Vírus Sincicial Respiratório em crianças com menos de 2 anos de idade.

– A mortalidade geral esteve dentro do esperado para a altura do ano ao nível nacional. A mortalidade específica por COVID-19 apresentou uma tendência estável, abaixo do limiar recomendado pelo ECDC.

– Atendendo à redução da temperatura do ar nos próximos dias, recomenda-se à população a adoção de medidas de proteção individual contra o frio: utilizar várias camadas de roupa para manter o corpo quente; proteger as extremidades (mãos e pés); manter-se hidratado; evitar acidentes decorrentes do uso incorreto ou mau funcionamento de sistemas de aquecimento (lareiras, braseiras e salamandras); manter o contacto com os outros. As recomendações podem ser consultadas aqui.

– A análise semanal sustenta a manutenção da vacinação sazonal contra a COVID-19.

– Reforça-se a necessidade de utilização do SNS24 como primeiro ponto de contacto com o sistema de saúde.

– A atividade gripal sustenta o reforço da comunicação da necessidade de adoção de medidas de proteção individual pela população e, em particular, com grupos mais vulneráveis. Estas medidas incluem a etiqueta respiratória, a lavagem e/ou desinfeção frequente das mãos, a limpeza e desinfeção de equipamentos e de superfícies, o arejamento e ventilação de espaços, a proteção em contextos de risco de exposição a vírus respiratórios (como espaços com aglomerados de pessoas, sobretudo sem ventilação adequada) através do distanciamento e a utilização de máscaras. Mais informação pode ser consultada aqui.

– Recomenda-se manter os planos de contingência ativados e medidas previstas.

Abrir documento


Programa Nacional de Rastreio Neonatal ─ Relatório 2021 – INSA

imagem do post do Programa Nacional de Rastreio Neonatal ─ Relatório 2021

20-01-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Departamento de Genética Humana, divulga o relatório de atividades do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN) referente ao ano de 2021. O documento refere todos os casos detetados, bem como os Centros de Tratamento em que estão a ser seguidos e as incidências das doenças rastreadas, entre outra informação estatística.

Criado em 1979, este programa de saúde pública, conhecido como “teste do pezinho”, tem como objetivo primário o rastreio neonatal de doenças raras, de forma a evitar a evolução da patologia rastreada, através do diagnóstico pré-sintomático e da orientação para implementação precoce de terapia adequada.

A Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do Departamento de Genética Humana do INSA, que funciona no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira no Porto, é o braço laboratorial do Programa, sendo composta pelo Laboratório Nacional de Rastreios, Laboratório de Metabolismo e Laboratório de Genética Molecular.

Do presente relatório de desenvolvimento do Programa, destaca-se o seguinte:

  • Em 2021, as 26 doenças integradas no painel do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (Hipotiroidismo Congénito, Fibrose Quística e 24 Doenças Hereditárias do Metabolismo) foram rastreadas de uma forma sistemática, em 79.217 recém-nascidos (RN) e identificados 82 casos com uma média de idade de início de tratamento de 9,3 dias de vida;
  • Numa lógica de melhoria e ampliação do Programa, foi dado início ao estudo-piloto para o rastreio da Drepanocitose (anemia de células falciformes), previsto ser realizado em 100.000 RN num espaço temporal de um a dois anos. Dada a maior incidência esperada, foi iniciado em maio deste ano, nos distritos de Lisboa e Setúbal, rastreados 21.731 RN e identificados 22 doentes com uma prevalência ao nascimento de 1: 988. No próximo ano será alargado a nível nacional;
  • Em 2021, a taxa de cobertura nacional mantém-se próximo dos 100%, o que constitui um excelente indicador de aceitação da população a este programa nacional de saúde pública;
  • Desde o início do Programa foram rastreados mais de 4 milhões de recém-nascidos (marco atingido em maio deste ano) e identificados mais de 2.400 casos positivos;
  • Através dos seus indicadores, número de patologias rastreadas, tempo médio de início de tratamento e taxa de cobertura a nível nacional, trata-se de um Programa de grande eficácia.

Após 42 anos de atividade, o PNRN continua a apresentar um elevado padrão de qualidade e desenvolvimento que lhe confere um prestígio nacional e internacional por todos reconhecido e respeitado, mantendo uma trajetória e um dinamismo de que são sinais, para além dos indicadores de eficácia clínica e epidemiológica, o elevado nível de produção científica, a implementação de normas internacionais de qualidade e o alargamento do rastreio a novas entidades nosológicas.

Consulte o relatório em acesso aberto aqui.


Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030 com participação da DGS

Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030 com participação da DGS

O Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030, que conta com a participação da Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), foi aprovado pela Presidência do Conselho de Ministros, através da Resolução do Conselho de Ministros N.º 3/2023, de 17 de janeiro.

Este Plano considera o acesso a uma alimentação saudável como um dos seus objetivos estratégicos, identificando um conjunto de respostas a implementar para a sua garantia às crianças e jovens.

O PNPAS contribuiu ativamente para a elaboração deste plano e será um dos parceiros estratégicos para a sua implementação, nomeadamente, das medidas previstas para os objetivos estratégicos: promover o acesso a uma alimentação saudável e reforçar o acesso a cuidados de saúde, promoção da saúde, prevenção da doença e cuidados especializados de qualidade.

A publicação deste plano de ação, que cria um quadro integrado de políticas públicas com o objetivo de lutar contra a exclusão social das crianças e dos jovens, enquadra-se numa das prioridades nacionais – o combate à pobreza e às desigualdades, em particular junto das crianças e jovens – e segue a Recomendação (UE) 2021/1004, do Conselho da União Europeia, de 14 de junho de 2021, relativa à criação da Garantia Europeia para a Infância, que foi adotada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.


CHUC utiliza nova técnica

20/01/2023

Serviço de Gastrenterologia realiza a primeira miotomia endoscópica

O Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, no dia 13 de janeiro, o primeiro tratamento por endoscopia digestiva a um doente com acalásia (Peroral Endoscopic Myotomy – POEM).

A acalásia é uma doença que afeta o aparelho digestivo não permitindo a deglutição dos alimentos, o que leva a grande desconforto e redução da qualidade vida dos portadores desta patologia. Esta situação ocorre porque o esófago está afetado e não permite que os alimentos cheguem com facilidade ao estômago.

Com esta técnica, em que, por via endoscópica, se procede à realização da miotomia no esfíncter esofágico inferior, é possível alcançar bons resultados na resolução da sintomatologia disfágica que os doentes portadores desta patologia apresentam.

Pedro Narra Figueiredo, Diretor do Serviço, refere que a introdução da miotomia endoscópica no CHUC para tratamento da acalásia «é um importante progresso na panóplia de serviços de endoscopia avançada a juntar aos que temos disponíveis no Serviço de Gastrenterologia do CHUC».

Pedro Narra Figueiredo dá também nota da mais-valia que esta abordagem representa para o doente, uma vez que «existindo vários tratamentos disponíveis que levavam a um alívio temporário dos sintomas, o tratamento definitivo implicava uma intervenção cirúrgica. Com a introdução desta técnica no nosso hospital, é possível tratar os doentes por via oral sem incisões, evitando a intervenção cirúrgica e reduzindo significativamente o tempo de permanência hospitalar. Esta técnica passa, assim, a estar disponível para o tratamento dos doentes com acalásia não apenas da região centro, mas também de outras zonas do país».

Para saber mais, consulte:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt


Vacinação contra a Covid-19

20/01/2023

Maiores de 45 anos já podem agendar dia e local de vacinação

Os utentes com 45 ou mais anos já podem escolher online o dia e local para receberem a vacina sazonal contra a Covid-19.

O agendamento deve ser feito com, pelo menos, três dias de antecedência, sendo enviada uma mensagem SMS ao cidadão, com informação do dia, hora e local de vacinação. A mensagem deve ser respondida com «SNS.Número de utente.SIM» para confirmação da hora proposta, à semelhança do que aconteceu em outras fases de vacinação.

No dia anterior à vacinação, o cidadão receberá uma mensagem recordatória com data, hora e local agendados.

Para saber mais, consulte:

Agendamento vacinação sazonal contra a Covid-19 > Formulário


Cirurgia Torácica Robótica

20/01/2023

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central realiza a sua 30.ª cirurgia

A equipa de Cirurgia Torácica do Hospital de Santa Marta, inserido no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC), realizou, no dia 5 de janeiro, a 30.ª cirurgia robótica (Robotic Assisted Thoracic Surgery – RATS) utilizando o sistema DaVinci XI, depois de ter realizado a primeira intervenção do género no Serviço Nacional de Saúde, em março de 2022.

As cirurgias, que decorreram no Bloco Operatório do Hospital de Curry Cabral, incluíram diferentes tipos de procedimentos para o tratamento do cancro do pulmão, bem como para o tratamento de outras doenças malignas e benignas de outros compartimentos do tórax, e ainda correção de uma hérnia diafragmática.

A RATS permite a realização de forma segura e precisa de múltiplas cirurgias torácicas. A utilização do robô garante, na maioria dos casos, um menor tempo de internamento (em média inferior a 48 horas) com uma melhoria do controlo da dor no pós-operatório imediato.

A equipa tem, atualmente, dois cirurgiões de consola certificados e dois outros clínicos certificados como cirurgiões ajudantes, sendo que o objetivo passa agora pela realização de cirurgias com grau de complexidade progressivamente maior, enquanto mais cirurgiões se tornam autónomos nesta técnica, aumentando assim o número de intervenções realizadas.

A evolução tecnológica tem permitido oferecer aos doentes abordagens cada vez menos invasivas para as intervenções cirúrgicas necessárias para a cura, diagnostico e paliação de múltiplas patologias do foro torácico.

Para saber mais, consulte:

CHULC – https://www.chlc.min-saude.pt/


Sistemas de Saúde Amigos do Idoso

20/01/2023

Hospital de Cantanhede reconhecido a nível internacional

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, passou a integrar a lista internacional de participantes em Sistemas de Saúde Amigos do Idoso (Age Friendly Health Systems), um reconhecimento internacional pelas boas práticas nessa área.

O HAJC refere, em comunicado, que foi avaliado por um consórcio de entidades ligadas ao setor social e da saúde, tornando-se «a primeira instituição portuguesa a constar desta lista de organizações reconhecidas por promover o respeito pelos direitos da pessoa mais velha».

A metodologia dos Sistemas de Saúde Amigos do Idoso parte de uma abordagem geriátrica multidimensional, baseada em quatro elementos (metodologia 4M): «Motivação», ajustando os cuidados prestados ao resultado esperado por cada doente; «Medicação», adequando a medicação ao doente e ao seu estado; «Estado Mental», prevenir, identificar e tratar a demência, depressão e estados confusionais; e «Mobilidade», incentivando a mobilidade e a funcionalidade no idoso.

Para Diana Vilela Breda, Presidente do Conselho Diretivo do HAJC, «ser o primeiro hospital em Portugal e o segundo da Europa a participar neste modelo de boas práticas de prestação de cuidados a pessoas mais velhas, sustentado na metodologia 4M, é um justo reconhecimento do trabalho que os nossos profissionais desenvolvem».

Para saber mais, consulte:

HAJC – https://www.hdcantanhede.min-saude.pt/


CHULN pioneiro no rastreio do glaucoma

20/01/2023

Serviço de Oftalmologia com diagnóstico através de inteligência artificial

O Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) é o primeiro a nível internacional a recorrer a um programa de inteligência artificial que promete revolucionar o rastreio do glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

Em comunicado, o CHULN refere que este novo exame permite dar um diagnóstico da doença em segundos, substituindo um circuito de sete exames com cerca de uma hora de duração, poupando recursos e acelerando o tratamento.

Luís Abegão Pinto, responsável pela Consulta de Glaucoma do CHULN, explica que «com o circuito de exames habitual, só conseguíamos ver oito doentes por dia, num processo que ocupava três ortoptistas, exames que depois ainda tinham de ser analisados por um médico». Agora, «com este novo exame, basta tirar uma fotografia aos olhos e em segundos o programa dá-nos um diagnóstico bastante exato sobre a doença. Isso permite-nos no mínimo duplicar a capacidade de exames diários e ficar apenas com os doentes que realmente precisam de fazer o resto do processo».

O Serviço de Oftalmologia do CHULN já estabeleceu um protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para levar este exame inovador aos centros de saúde, num projeto-piloto que deve arrancar a 1 de fevereiro.

O glaucoma é uma doença de difícil diagnóstico e a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Estima-se que cerca de 400 mil pessoas sofram desta doença em Portugal, metade delas por diagnosticar.

Para saber mais, consulte:

CHULN – https://www.chln.min-saude.pt/