Notícias em 23/01/2023

CHL aumenta atividade

23/01/2023

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) aumentou a sua atividade assistencial em 2022, com um número recorde de cirurgias efetuadas e exames realizados. Quanto aos exames, registou-se um aumento do número de tomografias computorizadas (TAC) e do número de ressonâncias magnéticas.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária cuidou de mais doentes do que em 2021, o que revela a evolução desta Unidade criada em 2020. Foram ainda realizadas mais sessões no Hospital de Dia.

Saiba mais no Portal do Centro Hospitalar de Leiria


CHLO investe em tecnologia 3D

23/01/2023

Intervenções em Neurocirurgia com recurso a nova tecnologia

O Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) adquiriu um equipamento de imagem 3D, integrado com o sistema de navegação, ambos de última geração, com o objetivo de melhorar a precisão e segurança das cirurgias ao crânio e coluna.

O CHLO revela, em comunicado, que o Hospital de Egas Moniz é o primeiro hospital público do distrito de Lisboa a investir neste sistema, que permite operar com maior rigor e qualidade, através da obtenção de imagens 3D em tempo real e em vários planos.

O CHLO explica que, ao permitir a aquisição de imagem clara e precisa durante os procedimentos, enriquece a informação que o cirurgião dispõe a cada momento da cirurgia e faculta uma visão maximizada e melhorada da anatomia local, mesmo em casos mais complexos. Também com a utilização deste equipamento, reduzem-se as complicações durante o procedimento e diminuem-se os tempos de internamento e custos associados à cirurgia.

Esta tecnologia permite, ainda, reduzir a exposição à radiação do doente e profissionais, contribuindo também para o aumento da segurança.

Para saber mais, consulte:

CHLO – https://www.chlo.min-saude.pt/


Certificação de Qualidade

23/01/2023

Hospital de Vila Franca de Xira renova certificação em diversos serviços

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) renovou a Certificação Ambiental e manteve a Certificação em Segurança e Saúde do Trabalho, bem como a Certificação em Qualidade nos seguintes âmbitos:

  • Serviço de Anatomia Patológica: Realização de exames anátomo-patológicos (citologias, biópsias, peças cirúrgicas e exames extemporâneos);
  • Serviço de Imagiologia: Realização de exames de radiodiagnóstico;
  • Serviço de Imunohemoterapia: Colheita, validação e preparação de componentes do sangue para aplicação transfusional, realização de análises clínicas de doenças transmissíveis e de imuno-hematologia, consultas e aplicação de terapêuticas e tratamentos;
  • Serviço de Patologia Clínica: Realização de análises clínicas: colheita e processamento de amostras biológicas nas valências de Microbiologia, Imunologia e Hematologia/Bioquímica;
  • Laboratório de Função Respiratória: Realização de provas de função respiratória;
  • Viatura Médica de Emergência e Reanimação: Apoio de emergência médica e transporte inter-hospitalar;
  • Serviço de Esterilização: Esterilização de dispositivos médicos;
  • Serviço de Farmácia: Atividades farmacêuticas de âmbito hospitalar;
  • Técnicas de Cardiologia: Realização de Exames de Cardiologia;
  • Unidade de Cuidados Intensivos/Intermédios Polivalentes: Prestação de cuidados no âmbito da medicina do doente crítico;
  • Serviço de Urgência Geral: Prestação de cuidados de saúde urgentes e emergentes a adultos.

Para saber mais, consulte:

HVFX > Notícias


Hospital de Ovar reduz consumo de papel

23/01/2023
Presidente Luís Ferreira

Redução do consumo de papel poupou 191 árvores

O Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar) reduziu em 45% o consumo de papel no âmbito do processo de transformação digital em curso. Desta forma, o hospital evitou o corte de 191 árvores, entre 2017 e 2022.

Lançado em outubro de 2017, o projeto “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel” consiste na desmaterialização de registos e processos na unidade hospitalar.

“Em menos de seis anos, com o projeto HOSP, foram consumidas menos quase 1,5 milhões de folhas de papel. O impacto deste projeto nas questões ambientais e na qualidade dos registos e processos internos é, sem dúvida, muito significativo e revelador da nossa preocupação com a sustentabilidade e com o ambiente”, explica o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, em comunicado.

Saiba mais em: Hospital de Ovar