Notícias em 24/01/2023

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 24-01-2023

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 24-01-2023 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 24-01-2023

24-01-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 44.935 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 307 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem BA.5 da variante Omicron (incluindo as suas múltiplas sublinhagens) é dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 79,2% de acordo com a mais recente amostragem aleatória por sequenciação nas semanas 1 e 2 (2 a 15 de janeiro de 2023). A frequência relativa da linhagem BA.4 da variante Omicron tem sido residual, não tendo sido detetada nenhuma sequência nas últimas 4 semanas.

Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), apresenta desde então uma frequência relativa residual, ressurgindo recentemente sobretudo pelas linhagens BN.1 e CH.1.1 (e suas sublinhagens), com frequências relativas de 4,7% e 8,3%, respetivamente, entre as semanas 1 e 2

No decurso da monitorização contínua realizada pelo INSA, tem-se observado a emergência de sublinhagens de interesse, com novas constelações de mutações potencialmente associadas à resistência a anticorpos neutralizantes. Em Portugal, destaca-se a intensa circulação da sublinhagem BQ.1 (e suas descendentes, em particular a BQ.1.1), a qual é dominante desde a semana 44.

Até à data, foram identificadas 52 sequências da sublinhagem recombinante XBB em Portugal. Entre estas, realça-se a deteção de sete sequências da sublinhagem XBB.1.5 desde a semana 49. Esta sublinhagem tem suscitado elevado interesse devido à sua capacidade de evasão ao sistema imunitário e ao seu recente aumento de frequência em vários países, nomeadamente nos EUA.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Atualmente, esta monitorização contínua assenta em amostragens semanais de amplitude nacional. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


CHS lança Portal do Utente

24/01/2023

Plataforma tem como objetivo melhorar a acessibilidade

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) tem disponível um Portal do Utente, uma medida incluída no contexto de Modernização do Atendimento e Capacitação.

Trata-se de uma plataforma online que pretende melhorar a acessibilidade aos serviços do CHS, reforçar a comunicação, simplificar procedimentos e estreitar a relação entre o profissional de saúde e os utentes.

Para aceder a este novo canal de comunicação digital, o utente deverá aceder ao endereço https://portalutente-chs.min-saude.pt e seguir as indicações fornecidas.

Este sistema permite um atendimento administrativo à distância, acesso a todos os seus episódios e histórico administrativo de análises e exames.

Para saber mais, consulte:

CHS – https://www.chs.min-saude.pt/


Ministro recebe Embaixador do Egipto

24/01/2023
Ministro recebe Embaixador do Egipto

Encontro entre Ministro da Saúde e embaixador do Egipto permitiu abordar os desafios inerentes à Saúde Global

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, recebeu terça-feira, 24 de janeiro, o Embaixador da República Árabe do Egito, Wael El-Naggar.

No encontro, que decorreu no Ministério da Saúde em Lisboa, foram abordados temas de interesse comum, como a valorização do potencial da saúde e o contributo desta área para o progresso económico e social.

Foram ainda abordados outros assuntos estratégicos, como os desafios inerentes à Saúde Pública Global.


Novo espaço da Equipa Comunitária de Saúde Mental para Adultos foi inaugurado pelo Ministro da Saúde em Portimão

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou segunda-feira, dia 23 de janeiro, o novo espaço da Equipa Comunitária de Saúde Mental para Adultos, em Portimão.

Esta resposta de proximidade vem reforçar a aposta da tutela na área da saúde mental, o que passa pela criação de estruturas de proximidade, adaptadas às necessidades das populações e inseridas na comunidade. Com esta organização da oferta, pretende-se reduzir o estigma que ainda existe em relação à saúde mental e melhorar a articulação em rede com outras áreas do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente com os cuidados de saúde primários.

Ainda no mesmo concelho, durante a visita ao Hospital de Portimão, o governante inaugurou a Sala Snoezelen, um espaço multissensorial utilizado para diferentes terapias.

  • Equipa-de-Saude-Mental-Comunitaria-Adultos-inaugurado-Portimao-Algarve-3

Antes, o Ministro da Saúde tinha já visitado o Centro de Saúde de Aljezur, onde a Administração Regional de Saúde do Algarve, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve  e a Câmara Municipal de Aljezur celebraram um protocolo para proporcionar aos utentes um conjunto de consultas descentralizadas nas especialidades de Medicina Interna, Saúde Infantil, Saúde Materna e Saúde Mental, deslocando-se os profissionais de saúde do CHUA aos cuidados de saúde primários.

A inauguração e a visita aconteceram no âmbito da iniciativa Saúde Aberta, que teve a sua primeira edição no distrito de Faro. Ao longo do dia, o Ministro da Saúde, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde e o Secretário de Estado da Saúde percorreram os 16 concelhos da região, onde tiveram a oportunidade de reunir com os autarcas, ouvir os profissionais e os cidadãos, e visitar várias unidades de saúde e projetos em curso no distrito.