Notícias em 31/01/2023

Comunicado

Nomeação do Conselho de Administração do CHULN

31/01/2023
Comunicado

Órgãos sociais iniciam funções a 1 de fevereiro de 2023

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte EPE (CHULN), que integra o Hospital de Santa Maria e o Hospital Pulido Valente, tem a partir de 1 de fevereiro de 2023 um novo Conselho de Administração.

O Conselho de Administração do CHULN será presidido por Ana Paula Martins, sendo Diretor Clínico o médico Rui Tato Marinho. José Abrantes será o novo Enfermeiro Diretor. André Ferreira e Catarina Baptista serão Vogais Executivos, o primeiro com o pelouro financeiro.

O Ministério da Saúde está confiante de que o novo Conselho de Administração reforçará a capacidade de gestão desta importante unidade do SNS, aproximando-a das necessidades dos utentes e das aspirações dos profissionais. Ana Paula Martins tem uma vasta carreira profissional na Universidade e na indústria farmacêutica e um percurso cívico reconhecido. O profundo conhecimento que tem do setor da farmácia, do medicamento e da indústria que o disponibiliza constituirá um contributo adicional para que se possam tomar medidas no caminho da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente no Centro Hospitalar em que a despesa em medicamentos ultrapassou, no ano de 2022, os 191 milhões de euros.

Por proposta do Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, o novo Conselho de Administração foi designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, para um mandato de três anos.

O Ministério da Saúde reconhece e agradece o trabalho da equipa que agora cessa funções, renovando o compromisso na consolidação da gestão das unidades do SNS ao longo de 2023 e o caminho de defesa de um serviço público de saúde mais justo e inclusivo, que responda cada vez melhor às necessidades da população.

NOTAS CURRICULARES

Ana Paula Mecheiro de Almeida Martins Silvestre Correia é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, mestre em Epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Farmácia Clínica pela Faculdade de Farmácia de Lisboa. Foi Professora Auxiliar com Agregação na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, até agosto de 2022, e professora convidada em diversos cursos na Nova Medical School, Escola Nacional de Saúde Pública, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto. Foi Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, entre 2016 e 2022. Foi Subdiretora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, entre 2020-2021. Foi Presidente do Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE) entre 2019 e 2021 e Membro da Task-Force para a Avaliação de Tecnologias da Saúde, entre 2008 e 2014, em representação da APIFARMA. Adjunta do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, em 1992 e 1993, e Adjunta do Ministro da Educação, em 1993 e 1994. Foi Diretora da Associação Nacional das Farmácias, entre 1994 e 2006, Membro do Board da MSD, entre 2006 e 2014. Foi Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, em 2021, em representação da Ordem dos Farmacêuticos. Trabalhava agora na indústria farmacêutica, como Membro do Board e Diretora de Governmental Affairs da multinacional Gilead Sciences. Recebeu a medalha de honra do Ministério da Saúde em 2019.

Rui António Rocha Tato Marinho é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Nova de Lisboa. Doutorado em Medicina. Gastrenterologista, com subespecialidade em Hepatologia e competência em Adictologia Clínica, pela Ordem dos Médicos, trabalha em regime de dedicação exclusiva no Serviço Nacional de Saúde desde 1991. Dirigia, desde 2018, o Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do CHULN. Professor Associado com Agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), onde é docente desde 1987. Regente das Cadeiras de Hepatologia, Profissionalismo e Introdução à Clínica da FMUL. É Diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais da Direção-Geral da Saúde desde 2021. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (2019/2021), da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (2007/2009), da Comissão Jurídica da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (2019/2021) e do Colégio de Hepatologia da Ordem dos Médicos (2003/2005). Entre 2014 e 2015, coordenou no Infarmed, o Grupo de Aconselhamento para a Terapêutica da Hepatite C.

José Alexandre dos Santos Abrantes é enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação, com Bacharelato pela Escola de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa e Licenciatura pela Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende. Possui as competências avançada em gestão e diferenciada em emergência extra-hospitalar, atribuídas pela Ordem dos Enfermeiros. Experiência profissional em anestesia, equipas de reanimação, cirurgia cardiotorácica, urgência polivalente, ortopedia, bloco operatório, cuidados intensivos polivalentes e extra-hospitalar. Enfermeiro Gestor do Serviço de Medicina Intensiva no CHULN, com responsabilidades de coordenação da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, da equipa ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorporal. Diretor do Heliporto do Hospital de Santa Maria. Exerce funções como enfermeiro chefe/ gestor há 21 anos tendo gerido diversas áreas no Serviço de Ortopedia. Foi elemento da Task-Force para ampliação dos cuidados intensivos no CHULN no âmbito da pandemia COVID-19. Fez parte de várias organizações científicas como a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI), tendo colaborado em vários eventos científicos. Membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, Secção Regional do Sul.

André Filipe de Sousa da Trindade Ferreira é licenciado em Economia (2004) e mestre em Economia e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (2006) pelo ISEG Lisbon School of Economics & Management. Possui uma pós-graduação em Banca, Regulação Financeira e Supervisão, no contexto do International Masters in Finance Program, na Nova School of Business and Economics (2017). Foi, de abril de 2022 até agora, Economista na Câmara Municipal de Lisboa. Entre 2021 e 2022 foi técnico especialista no Gabinete da Secretária de Estado da Justiça do XXII Governo Constitucional. Foi, de 2015 a 2021, Economista na Direção de Estratégia e Desenvolvimento Organizacional de assessoria direta ao Conselho de Administração do Banco de Portugal. Adjunto no Gabinete do Ministro da Saúde do XIX Governo Constitucional, de 2011 a 2015. Entre 2009 e 2011 foi Economista no Departamento de Estatística do Banco de Portugal.

Catarina Duarte Galhardo Baptista é doutorada em Biologia Molecular pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com diploma do XLII Curso de Especialização em Administração Hospitalar. Possui uma pós-graduação em Digital Health – Executive Course, com a especialização em Strategic Leadership on Innovation da NOVA IMS e da Escola Nacional de Saúde Pública, e em Monitorização de Ensaios Clínicos pela Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde. Foi até agora Diretora de Produção do Hospital da Cruz Vermelha, onde anteriormente exerceu funções como Vogal do Conselho de Administração e Diretora de Operações. Foi assessora do Presidente do Conselho de Administração e Vogal da Unidade de Gestão Integrada dos serviços de Anestesiologia, Medicina Intensiva, Urgência e Emergência Médica do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia e Espinho EPE. Com uma carreira de mais de 15 anos em investigação fundamental e biomédica, desempenhou funções em centros de investigação nacionais e internacionais e é autora de artigos em revistas científicas indexadas. Tem desenvolvido atividade docente em várias instituições de ensino superior, incluindo a orientação de alunos de mestrado, projetos de investigação e arguição de teses. Trabalhou como consultora para projetos de gestão do desperdício e melhoria contínua de serviços de saúde em hospitais..

31 de janeiro de 2023


Certificação pelo modelo ACSA

31/01/2023

Cirurgia Pediátrica do CHVNGE com certificação renovada

O Serviço de Cirurgia Pediátrica do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) manteve a certificação de nível bom, segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA) adotado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Para Pinho Sousa, diretor do Serviço de Cirurgia Pediátrica, «a acreditação dos serviços assistenciais ACSA/DGS, que vem sendo praticada há uns anos, não é meramente assistencial, mas também um patamar para a criação dos centros de excelência e tem como objetivo primordial a melhoria de cuidados prestados ao utente. No caso do nosso serviço tem como consequência mais imediata um maior grau de satisfação quer das crianças quer dos seus responsáveis legais, realidade que é percetível através dos inquéritos de satisfação realizados».

Atualmente, o serviço serve cerca de 175.000 utentes em idade pediátrica, o que se traduz em cerca de 6000 consultas por ano, das quais 33% são primeiras consultas, aumentando a respetiva atividade cirúrgica, nomeadamente em regime de ambulatório.

Para saber mais, consulte:

CHVNGE > Notícias


Novo edifício no HDFF

31/01/2023

Estrutura vai acolher Hospital de Dia e Unidade de Convalescença

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) vai avançar com a construção de um novo edifício para acolher a Unidade de Hospital de Dia e a Unidade de Convalescença. De acordo com o HDFF, o projeto arranca em 2023, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2024.

A nova Unidade de Hospital de Dia é pensada e estruturada de raiz para esta tipologia de doentes, dando resposta a toda a atividade nesta área. Já a Unidade de Convalescença, com 20 camas, vai possibilitar que os cuidados pós-cirúrgicos decorram nesta nova área, permitindo, deste modo, o aumento do número de doentes em regime de internamento para cirurgias convencionais (a recuperação dos utentes no serviço executante da cirurgia vai diminuir, já que os doentes completam a sua recuperação na Unidade de Convalescença).

O investimento deste novo edifício será financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Para saber mais, consulte:

HDFF > Notícias


CHUSJ com cirurgia robótica

31/01/2023

Equipamento vai melhorar procedimentos e potenciar resultados clínicos

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) realizou, no dia 30 de janeiro, a sua primeira cirurgia robótica. De acordo com a CHUSJ, a aquisição deste robô visa a melhoria de qualidade da atividade cirúrgica da instituição, estimando-se que este equipamento permita a realização de 846 cirurgias por ano.

A implementação da cirurgia robótica vai permitir ao CHUSJ um significativo avanço na modernização da atividade cirúrgica, bem como assumir-se como um centro de referência na formação de novos cirurgiões e minimizar o risco de erro associado a qualquer intervenção cirúrgica pela uniformização dos procedimentos. Outra vantagem prende-se com a melhoria dos resultados alcançados por esta tipologia de intervenção, particularmente na doença oncológica, área em que o CHUSJ é centro de referência a nível nacional.

Na perspetiva do profissional, são várias as vantagens da utilização deste equipamento, tais como, um maior conforto ergonómico, maior precisão de movimentos, melhor acesso a áreas anatómicas complexas, o que se traduz em maior complexidade e radicalidade cirúrgica. Na perspetiva do utente, a cirurgia robótica traz uma recuperação mais rápida no pós-operatório, menor tempo de hospitalização e menor necessidade de reintervenções.

As vantagens da utilização deste equipamento terão um significativo impacto nos resultados clínicos associados a uma redução de custos devido à diminuição da estadia hospitalar, da necessidade de internamento em cuidados intensivos, da conversão para cirurgia aberta, das complicações, dos reinternamentos e da necessidade de transfusões de sangue.

O CHUSJ perspetiva uma evolução gradual da utilização do equipamento pelas diferentes especialidades cirúrgicas, começando pela Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral, abrangendo mais tarde a Cirurgia Torácica e Obesidade.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


CHULN investe em equipamentos

31/01/2023

Imagiologia renova parque tecnológico para realização de exames

O parque tecnológico dos Serviços de Imagiologia Geral e Neurológica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) foi renovado, com a aquisição de cerca de uma dezena de equipamentos em várias áreas e atualizações técnicas das ressonâncias magnéticas.

À atualização dos dois equipamentos de Ressonância Magnética, os serviços de Imagiologia do CHULN juntam a aquisição de duas novas Tomografias Computorizadas, oito equipamentos de Radiologia Convencional (onde se incluem mesas multidiagnóstico, raio-x transportáveis e um aparelho para a sala de trauma da Urgência Central), três equipamentos de Ecografia e um de Ortopantomografia, radiografia que permite visualizar estruturas da face e da cavidade oral.

Vai também ser adquirido, durante o primeiro semestre de 2023, um novo aparelho de Osteodensitometria, exame que permite avaliar a densidade óssea.

Para saber mais, consulte:

CHULN > Destaques


ARSLVT reforça parcerias

31/01/2023

Acordos permitem realizar consultas a utentes sem médico de família

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) celebrou recentemente dois novos acordos com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), que visam a prestação de cuidados de saúde primários aos utentes sem médico de família dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte e Lisboa Central.

No caso do ACES Lisboa Norte, as consultas médicas de Saúde do Adulto e dos Idoso ocorrem nas instalações do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Estas consultas destinam-se a utentes inscritos nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Lumiar e Sete Rios que não têm médico de família atribuído.

No que diz respeito ao ACES Lisboa Central, o acordo de cooperação incide sobre os utentes nas mesmas condições inscritos nas UCSP Marvila, Olivais, Alameda e Lapa, sendo que as consultas se realizam nas instalações da recém-inaugurada Unidade de Saúde de Marvila.

Para saber mais, consulte:

ARSVLT > Notícias


Oportunidades de Financiamento Europeu na área do Cancro

imagem do post do Oportunidades de Financiamento Europeu na área do Cancro

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), vão realizar, no dia 7, uma sessão sobre as oportunidades de financiamento na área do cancro.

A iniciativa, que surge em sequência do Dia Mundial do Cancro (4 de fevereiro), realiza-se no âmbito do Horizonte Europa e do EU4Health Programme.

European Health Digital Executive Agency (HADEA), agência da Comissão Europeia responsável pela coordenação dos programas anteriormente referidos, marcará também presença no evento.

A sessão decorrerá em formato online, no dia 7 de fevereiro, entre as 10h00 e as 12h00.

Inscrições gratuitas aqui

Consulte o programa.

Publicado em 31/1/2023