Notícias em 02/02/2023

Relatório Vacinas COVID-19 - RAM

Relatório de Farmacovigilância: monitorização da segurança das vacinas contra a COVID-19 em Portugal

Relatório Vacinas COVID-19 - RAM

02 fev 2023

Para: Divulgação Geral

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

Dados recebidos até 31 de dezembro de 2022

Consulte o novo relatório de Farmacovigilância sobre a monitorização da segurança das vacinas contra a COVID-19 em Portugal.

Dados recebidos até 31 de dezembro de 2022.


Resposta ao cancro com resultados positivos

02/02/2023
Resultados do relatório

Uma nova análise do Registo Europeu de Desigualdades do Cancro, divulgada esta semana, destaca que Portugal tem um dos mais baixos custos ‘per capita’ com cuidados oncológicos da União Europeia, apesar de as taxas de sobrevivência para os cancros mais comuns serem superiores às médias da UE. A análise aponta a cobertura dos rastreios e acesso a tratamentos como motivo para estes resultados, aludindo ainda à existência de uma “rede consolidada de centros de referência e à disponibilidade de medicamentos e tratamentos gratuitos”.

Em declarações à agência Lusa, o Diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas destacou o desempenho positivo do país. “Nós, portugueses, às vezes, desdenhamos daquilo que temos, mas isto [estes resultados] só vem fortalecer o sistema nacional de saúde como uma das grandes conquistas depois do 25 de Abril e [o trabalho] está a dar frutos”, salientou o oncologista.

José Dinis sublinhou que estes dados honram o país: “Como português sinto-me muito honrado. Temos muito que fazer porque somos ambiciosos e temos que ter melhorias e de certeza temos neste momento, que é um facto, a Europa a olhar para nós. Isto de fazer muito com pouco não há muita gente”.

Segundo este Perfil Nacional de Cancro, nos casos da leucemia infantil ou dos cancros da próstata, mama, colo do útero, cólon e pulmão – os mais comuns -, o desempenho de Portugal é superior à média da UE, com base nos dados mais recentes disponíveis, os diagnosticados entre 2010 e 2014.

Relativamente ao facto do estudo apontar que, na última década, tem sido pequena a diminuição das taxas de mortalidade por cancro – que é a segunda causa de morte em Portugal, a seguir às doenças cardiovasculares, – José Dinis assinalou que a probabilidade do aparecimento da doença oncológica aumenta com o envelhecimento da população, um fator mais difícil de contrariar.

“As doenças cardiovasculares é que diminuíram muito, porque houve medidas de grande impacto na diminuição da doença cardiovascular como, por exemplo, o aparecimento das estatinas há uns anos e depois o aparecimento das vias verdes coronárias, as vias verdes do AVC, as campanhas para a prevenção do risco. Isto está a dar frutos”.

José Dinis disse ainda esperar que a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro 2021-2030, que aguarda a aprovação do Ministério da Saúde, conduza o país a manter “uma posição tão boa” como a divulgada hoje no estudo, porque, disse, “a responsabilidade é grande quando estamos na linha da frente”.

Saiba mais em: Relatório “Perfil sobre cancro por país” no Portal da OCDE


Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

02/02/2023

DGS assinala data com sessão comemorativa no dia 3 de fevereiro

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro com uma sessão comemorativa, que se realiza dia 3 de fevereiro, pelas 9 horas, no Auditório do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa.

Nesta sessão vão ser apresentados os dados da atividade de 2021 e 2022 dos rastreios de base populacional implementados em Portugal e o «Relatório do Censos de Recursos em Oncologia 2021».

Os «Novos Rastreios Oncológicos de Base Populacional» (Cancro do Pulmão, Cancro do Estômago e Cancro da Próstata) serão também outros dos temas da sessão, moderada pela jornalista Paula Rebelo e pelo Diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da DGS, José Dinis.

O evento contará com a participação da Agência de Investigação Clínica e Investigação Biomédica, que fará uma apresentação sobre «Investigação em Oncologia».

O evento será transmitido em streaming nas redes sociais da DGS.

Para saber mais, consulte:

DGS > DGS organiza sessão comemorativa do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro


Sistema de reconhecimento de voz

02/02/2023

Hospital de Ovar com nova tecnologia no serviço de radiologia

O Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar) implementou um sistema de reconhecimento de voz «Nuance Dragon Medical 360 Network Edition», no serviço de radiologia, que permite ditar texto em vez de o digitar.

Esta solução funciona usando modelos acústicos e estatísticos sofisticados, adaptando-se ao utilizador, familiarizando-se com o som da sua voz, bem como das palavras específicas usadas nos ditados. Assim, quanto mais o software é utilizado, mais se adapta ao utilizador, tanto em termos de acústica quanto de linguagem.

Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, refere que este novo sistema, adquirido no âmbito do projeto «Na transformação digital do Hospital do Futuro», cofinanciado pelo SAMA2020, «tem o potencial de otimizar o processo de produção de relatos clínicos, reduzindo a carga administrativa dos profissionais, melhorando, consequentemente, a qualidade do serviço e as interações médico-paciente».

Segundo a responsável do Serviço de Imagiologia, Salomé Araújo, «esta solução é uma excelente ferramenta de produtividade que permitirá a elaboração de relatórios de exames de uma forma mais rápida e eficaz e com um único interveniente, o médico».

Para saber mais, consulte:

HFZ-Ovar – https://www.hovar.min-saude.pt/


CHUC com intervenção pioneira

02/02/2023

Reparação percutânea da válvula mitral com novo dispositivo

A Unidade de Intervenção Cardiovascular (UnIC) do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou esta semana uma intervenção valvular mitral pioneira em Portugal em doente de 67 anos, com insuficiência cardíaca grave associada a regurgitação mitral severa e com múltiplos internamentos.

De acordo com o CHUC, o doente encontrava-se internado por descompensação cardíaca e foi proposto para uma intervenção valvular percutânea, através de cateterismo e colocação de duas próteses valvulares Pascal Ace, com o novo sistema Pascal Precision da Edwards Lifesciences. A intervenção decorreu sem incidentes e o doente teve alta dois dias depois.

Lino Gonçalves, Diretor do Serviço de Cardiologia do CHUC, realça que os bons resultados desta técnica de reparação mitral «têm uma taxa de sucesso superior a 95%, sendo o CHUC o maior centro nacional, com 38 doentes tratados em 2022».

Marco Costa, coordenador da UnIC, refere que esta é «uma alternativa terapêutica para os doentes não candidatos a cirurgia cardíaca» e que «esta nova técnica tem um impacto grande na redução da mortalidade e morbilidade dos doentes com insuficiência cardíaca, conforme os estudos clínicos o demonstram».

Para saber mais, consulte:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt


Reforço da atividade assistencial

02/02/2023

Hospital de Santarém regista aumento da atividade em 2022

Em 2022, o Hospital Distrital de Santarém (HDS) registou um aumento da sua atividade assistencial comparativamente com o ano de 2021.

De acordo com um comunicado do HDS, verificou-se um incremento na maioria das linhas de atividade, entre as quais o número de cirurgias, consultas, admissões na urgência, número de partos e doentes saídos.

As cirurgias programadas tiveram um aumento de 11,5% comparativamente com o ano anterior, tendo sido intervencionados 6.512 doentes. Em relação às consultas médicas, em 2022 houve um crescimento de 2,7% relativamente a 2021, com 139.368 consultas realizadas. O número de primeiras consultas apresentou um aumento de 4,2%.

No que respeita à afluência às urgências, em 2022 registou-se um aumento de 25,5 % da procura, com mais 25.332 episódios de urgência. Verificou-se também um crescimento de 9,1% no número de partos, com um total de 1.180 nascimentos, assim como um acréscimo de 4,9% no número de internamentos.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária seguiu 225 doentes em 2022, mais 42 do que no ano anterior. Quanto aos meios complementares de diagnóstico, registou-se um crescimento de 4,81% no número de análises clínicas com um total de 2 041 556 análises efetuadas. Foram ainda realizadas 28.707 sessões de hospital de dia, mais 3,82% do que em 2021.

Para saber mais, consulte:

HDS – https://www.hds.min-saude.pt/


Comportamentos aditivos e dependências

02/02/2023
pessoas na rua saude

Estudo releva consumo de novas substâncias psicoativas em Portugal

Dados do inquérito europeu online sobre Drogas revelam que o consumo de novas substâncias psicoativas (NSP) em Portugal acontece, maioritariamente, em homens entre os 18 e os 24 anos, que frequentam ou já concluíram o ensino superior, e são empregados por conta de outrem a tempo inteiro.

A amostra de consumidores em Portugal, constituída por 155 indivíduos, indica que o tipo de NSP mais consumidas são pó/cristal/pastilhas, sendo que as substâncias mais frequentemente consumidas são fenetilaminas, triptamina e cantinonas sintéticas.

O estudo realizou-se através de um questionário de autopreenchimento entre março e maio de 2021 e foi promovido pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência. Dirigido a utilizadores de drogas com 18 ou mais anos, foi promovido em cerca de 30 países europeus, entre os quais Portugal, através do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

O inquérito online europeu sobre drogas tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os padrões de utilização de drogas ilícitas, visando a melhor adequação das políticas públicas.

Para saber mais, consulte:

SICAD > Inquérito Online Europeu sobre Drogas – Portugal 2021


Recursos Humanos em saúde

02/02/2023

Hospital de Vila Franca de Xira com trinta novos profissionais

Trinta novos profissionais de saúde, entre enfermeiros e assistentes operacionais, iniciaram funções no Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX), no âmbito de uma parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém.

A sessão de acolhimento, que decorreu dia 1 de fevereiro, contou com a presença da diretora e subdiretora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, bem como o Presidente do Conselho de Administração e enfermeira diretora do HVFX.

Para saber mais, consulte:

HVFX > Notícias


Instituto Ricardo Jorge integra protocolo de cooperação para caracterização de águas residuais hospitalares de Lisboa

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge integra protocolo de cooperação para caracterização de águas residuais hospitalares de Lisboa

02-02-2023

A Águas do Tejo Atlântico e um conjunto de outras entidades públicas, entre as quais o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), celebraram dia 30 de janeiro um protocolo de cooperação técnica e financeira para a caracterização das águas residuais hospitalares de Lisboa. O INSA será responsável pela pesquisa de fungos considerados críticos ao nível da Saúde Pública, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde.

Este protocolo tem como objetivo a cooperação, permuta de informação, partilha de conhecimento e a realização de componentes técnico-científicas específicas, tendo em vista a caracterização das águas residuais hospitalares afluentes às ETAR/Fábricas de Água no município de Lisboa, encontrando-se integrado no Plano de Ação para a Gestão das Águas Industriais Residuais da Grande Lisboa e Oeste (AgIR), que decorre de uma parceria entre 23 municípios e a Águas do Tejo Atlântico.

Além de 14 unidades hospitalares, cujas águas chegam às ETAR de Beirolas, Alcântara e Chelas, da Águas do Tejo Atlântico e do INSA, o projeto envolve a Câmara Municipal de Lisboa, a Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), o Instituto Superior Técnico, a Direção-Geral de Saúde, a Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo. O INSA integra este plano na qualidade de parceiro técnico-científico enquanto laboratório de referência para a Saúde e será responsável pela pesquisa de fungos considerados críticos ao nível da Saúde Pública, de acordo com a recente lista publicada pela Organização Mundial da Saúde.

Apoiado pelo Fundo Ambiental em 4,4 milhões de euros, o Plano AgIR tem a duração de quatro anos e visa melhorar a capacidade de resposta operacional das Fábricas de Água, com vista à erradicação de afluências indevidas – águas residuais industriais sem o devido pré-tratamento – nos sistemas de recolha, tratamento e valorização, reduzindo assim potenciais riscos ambientais. Nesse sentido, está prevista a formação de técnicos dos municípios e das indústrias no domínio da gestão dos efluentes industriais.