Nomeação da Diretora Executiva do ACES Lisboa Central

«Despacho n.º 1737/2023

Sumário: Designa para o cargo de diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central, pelo período de três anos, a licenciada Paula Cristina Lopes Rodrigues.

Nos termos do disposto no artigo 44.º em conjugação com o n.º 1 do artigo 48.º, ambos do Decreto-Lei n.º 52/2022, de 4 de agosto, os diretores executivos dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde são designados pelo membro do Governo responsável pela área da saúde, sob proposta fundamentada da Direção Executiva do SNS, para um mandato não superior a três anos, renovável até ao limite máximo de três renovações consecutivas.

Foi ouvida, nos termos do n.º 4 do citado artigo 44.º do referido decreto-lei, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que se pronunciou sobre a designação constante do presente despacho.

Assim:

Nos termos e ao abrigo dos artigos 44.º e 48.º do Decreto-Lei n.º 52/2022, de 4 de agosto, em conjugação com a Portaria n.º 394-B/2012, de 29 de novembro, determino o seguinte:

1 – É designada para o cargo de diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central, pelo período de três anos, a licenciada Paula Cristina Lopes Rodrigues, atendendo à competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada evidenciadas na respetiva nota curricular que se anexa ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.

2 – O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de fevereiro de 2023.

26 de janeiro de 2023. – O Ministro da Saúde, Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro.

ANEXO

Nota curricular

Paula Cristina Lopes Rodrigues, nascida a 22 de junho de 1970.

Percurso académico e formativo:

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1994, concluiu em 1997 o curso de especialização em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Em 2012 concluiu a componente curricular do Master in Management for Human Resource Professionals na Nova School of Business and Economics, com equivalência a pós-graduação e, em 2019, terminou o curso de pós-graduação em Direito e Prática da Contratação Pública na Faculdade de Direito da Universidade Católica, Católica Next Formação Avançada.

Percurso profissional:

Em setembro de 1997 iniciou funções correspondentes às de administradora hospitalar de 3.ª classe no Serviço de Gestão Hoteleira e no Centro de Responsabilidade da Área Médica e exerceu o cargo de diretora do Serviço de Recursos Humanos do Hospital Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira).

Entre março de 2000 e março de 2006 desempenhou funções correspondentes às de administradora hospitalar de 3.ª e de 2.ª classe no Hospital Distrital de Santarém, E. P. E., tendo exercido o cargo de diretora do Serviço de Recursos Humanos e do Serviço de Gestão de Doentes e as funções de administradora hospitalar no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental e no Centro de Responsabilidade da Mulher e da Criança.

De março de 2006 a dezembro de 2012 exerceu, sucessivamente, os cargos de diretora do Serviço de Gestão de Doentes e do Serviço de Gestão de Recursos Humanos no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E. P. E.

De dezembro de 2012 a julho de 2014 exerceu as funções de diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria.

De agosto de 2014 a setembro de 2019 exerceu o cargo de diretora do Serviço de Gestão Hoteleira no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E. P. E.

De outubro de 2019 a agosto de 2022 exerceu o cargo de diretora do Serviço de Gestão de Recursos Humanos no Hospital Garcia de Orta, E. P. E. (Almada).

Desde setembro de 2022 que se encontra a exercer funções correspondentes às de administradora hospitalar de 1.ª classe no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E. P. E., enquanto coordenadora da Unidade Local de Gestão do Acesso.»