Notícias em 09/02/2023

Primeira campanha sobre PrEP dirigida à comunidade africana

Primeira campanha sobre PrEP dirigida à comunidade africana – DGS

Primeira campanha sobre PrEP dirigida à comunidade africana

Em parceria com a Direção-Geral da Saúde, o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos lançou no dia 7 de fevereiro de 2023 uma campanha sobre a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), visando aumentar o conhecimento da PrEP entre as comunidades africanas, como uma das ferramentas de prevenção da infeção pelo VIH.

A campanha PrEPafrik é realizada em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações – ACM, e é financiada pelo Projeto SCOPE, do European AIDS Treatment Group, tendo sido inspirada numa campanha feita pela African Advocacy Foundation.

Saiba mais aqui.


Nomeado Conselho de Administração da ERS

09/02/2023
Comunicado

Pimenta Marinho nomeado presidente e Franklim Marques vogal do órgão regulador da Saúde

O Conselho de Ministros, por proposta do Ministério da Saúde, aprovou esta quinta-feira a Resolução que procede à designação de António José da Silva Pimenta Marinho e de Agostinho Franklim Pinto Marques para os cargos de presidente e de vogal do conselho de administração da Entidade Reguladora da Saúde, para um mandato de cinco anos e seis meses e de seis anos, respetivamente.

As personalidades agora designadas receberam parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (CReSAP) e da Comissão de Saúde da Assembleia da República.

António Pimenta Marinho é licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1981), com especialidade em Medicina Geral e Familiar (MGF). Percorreu todos os degraus da carreira médica, sendo Assistente Graduado Sénior de MGF, no ACeS de Braga desde 2000. Foi Orientador de Formação da especialização de MGF do Internato Médico dos anos 2002, 2012 e 2019 e possui também o Curso de Codificação Clínica da Escola Nacional de Saúde Pública (2019).

Na Administração Regional de Saúde do Norte, entre muitos outros cargos, exerceu a presidência do Conselho Diretivo, de 2016 a 2019, e a presidência da Comissão Regional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, de 2015 a 2018. Integrou a Task Force responsável pela implementação da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em 2007 e 2008 e a Equipa de Acompanhamento da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em 2009 e 2010.

Lecionou em diferentes instituições de Ensino Superior nas áreas da Epidemiologia, Saúde Pública, Gestão de Saúde e Políticas, Administração e Avaliação em Saúde, e foi tutor de alunos da Escola de Medicina da Universidade do Minho e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Presidiu e integrou diversos júris da especialidade em concursos de habilitação e em cursos de Avaliação Final do Internato da área de especialização em MGF.

Franklim Marques é licenciado em Ciências Farmacêuticas/ Análises Químico‐Biológicas (1984) e em Ciências Farmacêuticas/Farmácia de Oficina e Hospitalar (1992), com doutoramento em Bioquímica (1997) pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. É responsável pela Unidade de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

É, desde 2012, Professor Associado da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, responsável por várias Unidades Curriculares dos cursos de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, em Análises Clínicas, em Analítica Clínica e Forense e em Controlo de Qualidade. Coordenou a pós-graduação em Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (2003 a 2007), onde foi também diretor do Curso de Mestrado em Análises Clínicas (2007 a 2012). É autor de dezenas de artigos científicos e de numerosas comunicações em congressos e reuniões científicas e académicas, nacionais e internacionais.

Entre muitos outros cargos, foi Presidente da Secção Regional do Porto da Ordem dos Farmacêuticos, de 2016 a 2021, e integrou o Conselho Nacional de Antidopagem da Autoridade Antidopagem de Portugal, entre 2016 e 2021. Membro de várias Sociedades Científicas portuguesas e estrangeiras, com destaque para o cargo de presidente e fundador da European Union of Pharmacists Specialists in Laboratory Medicine and Human Genetics, desde 2018.

O Ministério da Saúde agradece publicamente o trabalho e empenho da anterior presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Sofia Nogueira da Silva.

9 de fevereiro de 2023


Hospitalização domiciliária

09/02/2023
Equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital Distrital de Santarém

Unidade do Hospital de Santarém admitiu mais 226 doentes em 2022

Em 2022, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) admitiu 226 doentes, o que representa um acréscimo de 23% relativamente ao ano de 2021.

De acordo com um comunicado do HDS, para responder às necessidades de cuidados destes doentes, foram realizadas 2.334 visitas e percorridos 36.610 quilómetros.

Desde que entrou em funcionamento, em 28 de junho de 2019, os profissionais da UHD avaliaram 1.607 doentes, admitiram 568 e realizaram 6.911 visitas domiciliárias, tendo permanecido na casa dos doentes 5.411 horas. No total, foram percorridos 110.953 quilómetros.

A UHD tem vindo a alargar a cobertura geográfica e atualmente assegura a prestação de cuidados à população dos concelhos de Santarém, Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo. A Unidade começou por ter uma lotação de três camas que aumentou para oito camas, sendo objetivo aumentar a capacidade instalada e iniciar o processo de certificação da Unidade junto da Direção-Geral da Saúde.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias


Prevenção da violência

09/02/2023
pessoas na rua saude

DGS integra consórcio europeu de boas práticas na área da saúde

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida (PNPVCV), integra, desde 1 de fevereiro, a Joint Action CIRCE-JA sobre a transferência das melhores práticas em cuidados de saúde primários, enquanto representante nacional responsável de uma das boas práticas selecionadas: «Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco» e a «Ação de Saúde para Género, Violência e Ciclo de Vida».

A CIRCE-JA é uma ação conjunta, com a duração de 36 meses, que tem como objetivo a transferência e implementação de seis boas práticas selecionadas em cuidados de saúde primários entre os Estados-Membros europeus. Este consórcio é liderado pelo Serviço Andaluz de Saúde (Espanha), e compreende 49 organizações de 14 Estados-Membros da União Europeia, que representam sistemas e serviços europeus de saúde.

As seis boas práticas da CIRCE-JA pertencem a quatro Estados-Membros (Bélgica, Portugal, Eslovénia e Espanha) e serão transferidas em 45 locais de implementação de doze Estados-Membros com diferenças estruturais, organizativas e institucionais relevantes nos seus sistemas de saúde.

A «Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco» e a «Ação de Saúde para Género, Violência e Ciclo de Vida», do PNPVCV, será a boa prática portuguesa a replicar no âmbito deste consórcio, onde participarão também outras instituições nacionais na qualidade de entidades beneficiárias: Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Central, Centro Hospitalar Lisboa Central, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Unidade Local de Saúde de Matosinhos. A Autoridade Nacional competente será representada pela Administração Central do Sistema de Saúde.

Para saber mais, consulte:

DGS > Destaques

INEM socorre na Turquia

09/02/2023
Inem socorre na Turquia

Portugal participa em missão de busca e resgate na sequência do sismo

“Agradeço em nome do Estado Português a determinação e a coragem com que partem para ajudar o próximo”, disse a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, no dia 8 de fevereiro, dirigindo-se ao elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), momentos antes da partida da Força Operacional Conjunta (FOCON) para a Turquia, na sequência do sismo que atingiu este país.

A partir do Terminal Militar de Figo Maduro (AT1), Lisboa, Portugal envia para a Turquia 52 profissionais e seis cães que, nos próximos dias, estarão empenhados em missões de busca e resgate urbano em estruturas colapsadas. A FOCON, com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em estruturas colapsadas, é composta por operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) e do INEM.

A ajuda humanitária decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Na madrugada de 6 de fevereiro, um sismo com 7,8 graus na escala de Richter, atingiu a Turquia e a Síria. Com o epicentro a 35km da cidade turca de Gaziantep, provocou a morte, até ao momento, de mais de 10.000 pessoas, a destruição de milhares de edifícios, deixando populações desalojadas sujeitas a temperaturas abaixo de zero. Cerca de 10 minutos depois, registou-se uma réplica de 6,7 graus, seguida de centenas de outras.