Notícias em 14/02/2023

Plano de Saúde do Porto

Ministro da Saúde elogiou “documento participativo” agora apresentado

O Plano Municipal de Saúde do Porto, apresentado esta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, é um exemplo de um “excelente documento participativo, com profundo envolvimento da sociedade e de outros parceiros, como instituições do setor social e de um vasto conjunto de estruturas, e isso torna muito mais exequíveis as medidas que são propostas”. Foi desta forma que o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, definiu o documento apresentado, insistindo que “legitima a democracia local” e que “dá solidez às opções estratégicas feitas”.

“O Plano Municipal de Saúde é muito relevante pelas opções que faz. Uma estratégia tem de fazer opções. Se uma estratégia for para incluir tudo, não vale a pena e faz-se antes uma auscultação pública e uma lista que inclua tudo”, defende o Ministro da Saúde. Para o governante, o plano tem escolhas muito importantes, que respondem a necessidades nos vários ciclos de vida, optando por capacitar os cidadãos de conhecimentos e respostas.

O Ministro saudou, uma vez mais, o documento, salientando a forma como apresenta o Diagnóstico, a Definição das Estratégias e Objetivos, a Definição do Plano de Ação e a Adaptação do Plano de Ação às mudanças trazidas pela pandemia, até à consolidação desta informação em três eixos: Capacitação/Formação; Coordenação de respostas e meios; e Melhoria da acessibilidade. Depois, elencou alguns exemplos práticos de propostas em áreas como Crescer e Envelhecer no Porto; Bem-estar emocional, psicológico e social; Alimentação equilibrada; e Consumos.

Para Manuel Pizarro, mudar comportamentos é certamente o desafio mais complexo, mas crucial para que Portugal mantenha excelentes indicadores em termos de saúde, o que passa por criar uma “agenda coletiva de promoção da saúde”.

A ferramenta estratégica de gestão e desenvolvimento social do Município agrega vários eixos orientadores para potenciar a saúde e bem-estar dos indivíduos e das comunidades, facilitando o desenvolvimento do trabalho abrangente, complementar e sinérgico que ao consolidar as condições organizacionais, potencie os recursos existentes maximizando-os no domínio da saúde, contribuindo para respostas eficazes às reais necessidades em saúde da população e consequente redução das iniquidades.

O Plano Municipal de Saúde foi elaborado em estreita articulação com os Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACeS) do Porto (ACeS Porto Ocidental e ACeS Porto Oriental), tendo sido feito um levantamento exaustivo e compilação de toda a documentação de suporte ao diagnóstico de situação que serviu de base à consensualização das propostas dos eixos prioritários.


CHULN | Hospitalização Domiciliária

14/02/2023

Santa Maria acompanhou 463 doentes em casa nos últimos três anos

Desde que foi criada, há três anos, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital de Santa Maria, inserido no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), acompanhou em casa 463 doentes, permitindo libertar vagas no internamento e proporcionar maior conforto ao utente.

Esta equipa é composta em permanência por um médico e quatro enfermeiros, além de duas coordenadoras e de outros profissionais de saúde que podem ficar de prevenção, explica Teresa Rodrigues, responsável pela unidade. As visitas aos 10 doentes acompanhados em casa são feitas todos os dias, presencialmente durante a manhã, e à tarde em função das necessidades e tratamentos a ministrar, embora a assistência seja feita 24 horas por dia.

Para que o doente possa integrar este sistema é necessário ter um cuidador disponível 24 horas por dia, para caso exista uma emergência haver quem contacte a equipa de apoio, explica a responsável.

Para a coordenadora, são diversas as vantagens deste modelo de assistência, nomeadamente o conforto do doente, a libertação de camas no hospital, o trabalho de capacitação feito junto dos cuidadores sobre os cuidados a prestar e a proteção das infeções hospitalares. Teresa Rodrigues enfatizou ainda o foco total que o doente tem do médico e enfermeiro quando vão a sua casa, uma atenção mais dispersa numa enfermaria com mais pessoas.

Para saber mais, consulte:

CHULN – https://www.chln.min-saude.pt/


Via Verde Coronária

14/02/2023
Técnico de emergência do INEM

INEM encaminhou 1.556 casos de enfarte agudo do miocárdio em 2022

Em 2022, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encaminhou 1.556 casos de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) para os hospitais mais adequados, através da Via Verde Coronária.

Os dados revelados pelo INEM indicam que, em 2022, a idade média dos doentes que sofreram EAM é de 63 anos, verificando-se uma maior incidência na população do sexo masculino, com 81% dos casos registados.

Em 63% das situações, decorreram menos de seis horas entre o início dos sintomas e o contacto com o INEM, feito através do 112. Em 52% do total de casos, foi possível a realização de eletrocardiograma por parte das equipas de emergência pré-hospitalar em menos de 10 minutos, desde a chegada ao local.

Os distritos onde foram encaminhados mais doentes com EAM foram Lisboa (299), Porto (293) e Faro (138). Em particular, o Centro Hospitalar Universitário de São João (122), o Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Hospital de Faro (111), e o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (99) foram as unidades hospitalares que receberam o maior número de doentes encaminhados através da Via Verde Coronária.

Os dados divulgados pelo INEM refletem um maior número de registos comparativamente a anos anteriores, com um acréscimo de 73% (mais 658 doentes) relativamente a 2021, devido à implementação da ferramenta iTEAMS, que se encontra em funcionamento em todos os meios de emergência médica do INEM e em 86 entidades do Sistema Integrado de Emergência Médica.

O iTEAMS foi desenvolvido pelo INEM e consiste numa ferramenta de registo clínico que permite emitir alertas de gravidade de doença, aproximar a regulação médica dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes aos meios operacionais e otimizar a cadeia de transmissão de informação clínica, desde o evento até à entrega do doente no hospital.

O EAM, uma das principais causas de morte em Portugal, ocorre quando se dá uma interrupção prolongada da perfusão sanguínea do coração, resultante da obstrução de uma artéria coronária, total ou quase total. Dor no peito de início súbito, com ou sem irradiação ao membro superior esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, acompanhados de náuseas e vómitos são alguns dos sinais e sintomas que podem indicar um EAM. Na sua presença, deve ser contactado de imediato o Número Europeu de Emergência – 112.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Dia Internacional do Preservativo

14/02/2023

ULS da Guarda promove ação de sensibilização no dia 14 de fevereiro

Para assinalar a data o Dia Internacional do Preservativo, que se comemorou a 13 de fevereiro, a Unidade Saúde Familiar Carolina Beatriz Ângelo, na Guarda, vai acolher, dia 14 de fevereiro, uma ação de sensibilização.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda refere que durante a iniciativa vai ser distribuído material preventivo gratuito, havendo ainda lugar para esclarecimento de dúvidas sobre a temática. Vai, também, ser reforçada a campanha de incentivo ao uso adequado do preservativo, nas redes sociais e websites da ULS Guarda.

Para a ULS, é fundamental continuar a apostar no acesso gratuito e facilitado aos meios preventivos, como os preservativos, pela sua elevada eficácia na prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e de gravidezes não desejadas, bem como repensar novas formas de abordagem às populações alvo.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde da Guarda – https://www.ulsguarda.min-saude.pt/


Dia de São Valentim

14/02/2023
cartaz da iniciativa

USF Carolina Beatriz Ângelo assinala data com ação de literacia

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Carolina Beatriz Ângelo (CBA), inserida na Unidade Local de Saúde da Guarda, assinala o Dia dos Namorados, que se comemora esta terça-feira, 14 de fevereiro, com a atividade «Casa Aberta CBA – Dia dos Namorados».

Esta iniciativa tem como objetivo aumentar a literacia em saúde na comunidade, através da sensibilização paras temas relacionados com a saúde sexual e reprodutiva em todas as faixas etárias e em ambos os géneros, bem como para esclarecer temas ligados ao namoro saudável, doenças sexualmente transmissíveis e a oferta de métodos contraceção que a unidade de saúde dispõe.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde da Guarda – https://www.ulsguarda.min-saude.pt/


imagem do post do “Arquiteturas e Modelos de Registo de Saúde Eletrónico” | Webinar agendado para dia 24 de fevereiro

Está marcado para o próximo dia 24 fevereiro, um webinar sobre “Arquiteturas e Modelos de Registo de Saúde Eletrónico” que visa apresentar normas, modelos e boas práticas para o desenvolvimento e implementação do Registo de Saúde Eletrónico.

Este evento é realizado pela Comissão Setorial para a Saúde (CS/09) – promovida e dinamizada pelo Instituto Português da Qualidade – e destina-se a Profissionais de Saúde, Administradores Hospitalares e Técnicos Especialistas de Tecnologias de Informação.

A Comissão Setorial para a Saúde (CS/09), tem como objetivos gerais analisar, promover e dinamizar as várias componentes que influenciam a Qualidade na Saúde e preparar recomendações para a respetiva melhoria. A missão é difundir e incentivar a adoção dos princípios, metodologias e melhores práticas da Qualidade e da Segurança na Saúde, no âmbito do Sistema Português da Qualidade, com o objetivo de elevar continuamente a Saúde da População Portuguesa

Consulte o programa e participe!

Inscrições​ abertas até 20 de fevereiro.

Publicado em 14/2/2023