Notícias em 16/02/2023

Circular Normativa n.º 3/2023
Disponibilização do Número Nacional de Utente registado no RNU, com informação sobre a condição base do utente perante o SNS


Cuidados Paliativos Pediátricos

16/02/2023

Centro Hospitalar do Algarve cria Equipa Intra-Hospitalar de Suporte

No dia 15 de fevereiro, data em que se assinalou o Dia Internacional da Criança com Cancro, o conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) deliberou criar uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos.

Constituída por uma equipa multidisciplinar, que conta com polos em Faro e Portimão, a criação desta equipa tem como objetivo assegurar que todos os utentes em idade pediátrica (recém-nascidos, crianças e jovens) que vivem com uma doença crónica complexa, limitante ou ameaçadora da vida, e suas famílias, recebam cuidados que vão ao encontro das suas necessidades, desejos e preferências.

De acordo com Ana Varges Gomes, Presidente do Conselho de Administração do CHUA, «a mais-valia é podermos acompanhar os doentes, que estão infelizmente na fase terminal da sua doença, com dignidade, apoiando os pais, as famílias e as crianças».

O comunicado do CHUA refere que, em Portugal, estima-se que existam pelo menos 8 mil crianças com necessidades de cuidados paliativos, sendo que apenas 10% têm acesso a esses cuidados.

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias


Ministro Manuel Pizarro

O Ministério da Saúde lançou quarta-feira, 15 de fevereiro, o site da iniciativa Saúde Aberta, que ao longo dos próximos meses vai percorrer os vários distritos do país para ouvir profissionais e utentes do SNS, conhecer projetos e dialogar com população e autarcas.

Na página alojada no Portal do SNS será possível acompanhar a iniciativa, estando já disponíveis textos, fotografias e vídeos da primeira visita ao Algarve, que teve lugar no passado dia 23 de janeiro.

Participaram nesta primeira edição o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, que percorreram os 16 concelhos algarvios e onde tiveram oportunidade de conhecer em pormenor as unidades e investimentos em curso.

Estes momentos podem ser revisitados no portal Saúde Aberta, disponível aqui. O vídeo da Saúde Aberta no Algarve está disponível aqui.

Recorde-se que o Ministro da Saúde iniciou a visita em Monchique, onde visitou a Câmara Municipal e o Centro de Saúde local, passando depois por Aljezur, Vila do Bispo, Portimão e Lagos. Já a Secretária da Estado da Promoção da Saúde começou o roteiro em Albufeira, seguindo depois para Loulé, São Brás de Alportel, Lagoa, Silves e Almancil. O Secretário de Estado da Saúde iniciou o roteiro em Alcoutim, rumando depois a Castro Marim, Vila Real de Santo António, Tavira e Olhão. O roteiro terminou com a visita dos três governantes a Faro, no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

No novo site poderá também deixar comentários ou sugestões relacionadas com a iniciativa. A data e local da próxima Saúde Aberta serão divulgados brevemente.


Visita ao Hospital de Setúbal

16/02/2023

Ministro da Saúde reuniu com autarcas de Setúbal, Palmela e Sesimbra e visitou a unidade hospitalar

As necessidades em saúde e os projetos em curso na região de Setúbal estiveram na origem da visita do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, ao Hospital de Setúbal, numa deslocação em que foi acompanhado pelos autarcas de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Antes da visita, o Ministro esteve reunido na Câmara Municipal de Setúbal com os presidentes dos três Municípios, na sequência do compromisso que tinha assumido a 20 de dezembro, quando recebeu os autarcas no Ministério da Saúde.

Durante a reunião, o governante partilhou algumas informações sobre os investimentos em curso na região, tanto para os cuidados de saúde primários como para os cuidados hospitalares, e ouviu também preocupações e problemas transmitidos pelas três câmaras. “A participação das autarquias na melhoria das condições de saúde que proporcionamos às pessoas é determinante”, salientou Manuel Pizarro.

A tarde prosseguiu com uma visita ao Hospital de Setúbal, que começou com uma reunião com o Conselho de Administração. No encontro foram apresentadas algumas necessidades, mas foram também partilhados alguns projetos bem-sucedidos e que têm trazido grande satisfação tanto aos profissionais de saúde envolvidos como aos utentes. O Ministro da Saúde teve oportunidade de assistir a uma reunião de um projeto que junta equipas do hospital com equipas do agrupamento de centros de saúde e que conseguiu evitar idas desnecessárias à urgência de doentes com insuficiência cardíaca que antes chegavam a gerar mais de 10 episódios por ano.

No encontro, foi também possível dar garantias de que durante o primeiro trimestre arrancará a construção do novo edifício do hospital. “Este projeto, há muito desejado, vai ser concluído no prazo de um ano e meio e será determinante para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais e nos cuidados que os nossos doentes recebem”, disse o Ministro da Saúde. “Vamos aumentar a formação de jovens internos e facilitar a contratação desses jovens profissionais através de concursos feitos por cada instituição. Com o edifício aguardado há muito tempo e que terá excelentes condições, podemos afirmar que o Hospital de Setúbal tem futuro”, reforçou.

O novo edifício, que estará ligado ao primeiro, entre outras valências, vai permitir criar uma zona de estacionamento, acomodar a urgência geral, a urgência pediátrica, a urgência de ginecologia/obstetrícia, a Unidade de Internamento do Departamento da Mulher e Criança, a neonatologia, a medicina intensiva e a VMER. O atual edifício será adaptado para rentabilizar os espaços que ficam vagos, de forma a aumentar a capacidade de resposta.


Apresentação do Índice do Estigma das Pessoas que Vivem com VIH – DGS

Apresentação do Índice do Estigma das Pessoas que Vivem com VIH

Os principais resultados do “Índice do Estigma das Pessoas que Vivem com VIH (Stigma Index)”, projeto internacional no qual a Direção-Geral da Saúde participa, serão apresentados no dia 1 de março, no período da tarde (horário e local a divulgar em breve).

O “Índice do Estigma das Pessoas que Vivem com VIH (Stigma Index)” tem como objetivo medir o estigma e a discriminação experienciados pelas pessoas que vivem com VIH, em diversos contextos da vida, e avaliar a tendência evolutiva destes fenómenos.

Aplicado pela primeira vez em Portugal em 2013, e replicado em 2021/22 pelo CAD – Centro Anti-Discriminação VIH (projeto conjunto da Ser+ e do Grupo de Ativistas em Tratamentos – GAT), o “Índice do Estigma das Pessoas que Vivem com VIH (Stigma Index)” tem financiamento da Direção-Geral da Saúde, e parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Na sessão irá participar um painel de oradores para comentar os resultados, fazendo uma análise e um balanço sobre o estigma e a discriminação associados à infeção por VIH em Portugal, e observando a sua evolução ao longo dos anos. A influência que esses fenómenos podem ter nos vários contextos da vida das pessoas que vivem com VIH, bem como formas de os eliminar, serão também abordados.