Notícias em 21 e 22/02/2023

InfarmedImg

Recolha do mercado dos dispositivos médicos – Máscara Facial Descartável Tipo IIR e II, marca GisMed, do fabricante GISPOL, Lda

InfarmedImg

(Circular Informativa N.º 021/CD/550.20.001 de 17/02/2023)

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

22 fev 2023

Foi identificada a colocação no mercado nacional e comercialização dos dispositivos médicos do fabricante GISPOL, Lda:

– Máscara Facial Descartável Tipo IIR, marca GisMed, referências MED0005 e MED0006;

– Máscara Facial Descartável Tipo II, marca GisMed, referências GIS0196, GIS0198 e GIS0199,

ostentando marcação CE indevida, por não existir evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu, designadamente, no que respeita à documentação técnica face ao estabelecido nos anexos II e III do Regulamento (UE) 2017/745.

Assim, e não obstante o facto do fabricante GISPOL, Lda. já ter cessado a sua atividade de fabrico de dispositivos médicos, o Infarmed, I.P. determinou a recolha do mercado nacional dos referidos dispositivos médicos.

As entidades que eventualmente disponham de unidades deste dispositivo médico não as devem utilizar e devem entrar em contacto com o fabricante.

A Vogal do Conselho Diretivo

Erica Viegas


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 20-02-2023 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 20-02-2023

20-02-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 45.388 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 307 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem BA.5 da variante Omicron (incluindo as suas múltiplas sublinhagens) é dominante em Portugal desde a semana 19 de 2022 (9 a 15 de maio), sendo que, a partir da semana 44 (31 de outubro a 6 de novembro), a sua intensa circulação é devida sobretudo à sublinhagem BQ.1 (e suas descendentes, em particular a BQ.1.1). Desde a semana 52 (26 de dezembro de 2022 a 1 de janeiro de 2023) a linhagem BA.5 tem vindo a apresentar um decréscimo contínuo na sua frequência relativa, atingindo os 54,2% entre as semanas 5 e 6 de 2023 (30 de janeiro a 12 de fevereiro), de acordo com a mais recente amostragem aleatória por sequenciação.

Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), manteve uma frequência relativa residual durante o período de dominância da linhagem BA.5. No entanto, desde a semana 51 de 2022 (19 a 25 de dezembro), tem registado um progressivo aumento de frequência, sobretudo devido à circulação da linhagem CH.1.1 (e suas sublinhagens), a qual representou 23,7% das sequências analisadas entre as semanas 5 e 6 de 2023.

Desde a semana 1 de 2023, destaca-se o aumento de circulação da sublinhagem recombinante XBB (e suas descendentes), a qual registou uma frequência relativa de 17,6% entre as semanas 5 e 6. Em particular, realça-se a circulação em Portugal da sua sublinhagem XBB.1.5 desde a semana 49 de 2022. As sublinhagens que atualmente apresentam maior frequência relativa em Portugal (BQ.1, CH.1.1, XBB e suas descendentes) apresentam constelações de mutações potencialmente associadas à resistência a anticorpos neutralizantes. Assim, a sua maior transmissibilidade poderá dever-se a uma maior capacidade de evasão ao sistema imunitário.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Atualmente, esta monitorização contínua assenta em amostragens semanais de amplitude nacional. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Prescrição Eletrónica Médica

22/02/2023

Cerca de 3300 receitas médicas prescritas diariamente por telemóvel

Todos os dias são prescritas, em média, 3300 receitas médicas através da aplicação Prescrição Eletrónica Médica Móvel (PEM-Móvel), que assinalou, no dia 20 de fevereiro, quatro anos de existência.

Desde que foi lançada, pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), foram prescritas mais de 4.8 milhões de receitas médicas sem papel e mais de 11 milhões de embalagens prescritas através da PEM Móvel, que conta já com 36.320 médicos registados.

Facilitar e agilizar o ato de prescrever é uma das vantagens desta aplicação que permite aos médicos prescrever através do telemóvel, cumprindo todos os requisitos de segurança, e é particularmente útil nas consultas em contexto de domicílio, ou quando o médico se encontra longe do doente.

Com a PEM Móvel, o ato de prescrever é mais simples, prático, seguro e cómodo, quer para utentes, quer para médicos que, no final do processo, enviam a receita médica, por SMS e/ou e-mail, para os utentes.

Para saber mais, consulte:

SPMS > Notícias


ULSLA com nova cirurgia

22/02/2023

Equipa de urologia realizou cirurgia com recurso a nova técnica

A equipa de Urologia da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) realizou, no dia 7 de fevereiro, uma cirurgia urológica de elevada diferenciação técnica (Cistoprostatectomia Radical com Linfadenectomia Pélvica e Derivação Urinária Cutânea – Conduto Ileal de Bricker Totalmente Intra Corpórea por Laparoscopia).

De acordo com a ULSLA, trata-se de uma técnica cirúrgica já utilizada no tratamento do cancro da bexiga invasiva, mas com a inovação de ter sido realizada na integra com recurso a cirurgia minimamente invasiva, via laparoscopia. O uso desta técnica é realizada apenas em escassos centros médicos mundiais, refere a ULSLA.

Para saber mais, consulte:

ULSLA – https://www.ulsla.min-saude.pt/


Memorando Portugal-EUA

22/02/2023

Secretária de Estado da Promoção da Saúde assinou protocolo para a cooperação na resposta ao cancro

Portugal e Estados Unidos da América deram esta quarta-feira, 22 de fevereiro, um novo passo na resposta ao cancro, estabelecendo um protocolo de cooperação para a promoção da abordagem global a esta doença, tanto nas vertentes de investigação e formação como na prevenção, diagnóstico e tratamento. O Memorando de Entendimento entre os dois países foi assinado no Ministério da Saúde pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e por Douglas R. Lowy, vice-diretor do Instituto Nacional de Cancro dos EUA (NCI na sigla em inglês), em representação dos dois países.

Ao abrigo deste protocolo, reforça-se a possibilidade de serem desenvolvidos projetos de cooperação institucional, nomeadamente junto dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

O Memorando de Entendimento estende-se a áreas como a otimização do acesso a cuidados e utilização de tecnologia, nomeadamente pelo impacto que pode ter a digitalização na amplificação da resposta aos doentes.

“O que nos une hoje aqui é uma agenda comum: uma agenda comum para a Saúde, uma agenda comum para o Cancro, uma agenda comum para o desenvolvimento da ciência e dos cuidados e uma agenda comum de promoção de acesso a cuidados de saúde e a tratamentos de elevada qualidade para todos os doentes”, afirmou a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.

“Com este protocolo, avançamos juntos e, como Secretária de Estado da Promoção da Saúde, não poderia estar mais feliz por ver que a agenda global da Saúde tem parceiros tão fortes e comprometidos nos nossos países e nas instituições hoje aqui representadas”.

Margarida Tavares sublinhou que o cancro é uma doença que resulta da múltipla exposição a fatores evitáveis, tais como o tabaco, a dieta inadequada ou doenças infeciosas. “Deve ser dada uma atenção especial à coexistência de novos e velhos flagelos que, independentemente do nível de rendimento do país, acabam por acentuar as desigualdades sociais. Temos de dar mais destaque à promoção da saúde e à prevenção da doença tanto na agenda pública como na vida quotidiana das pessoas e das comunidades”, afirmou.

“O cancro não conhece barreiras, afeta pessoas em todos os lugares do mundo”, afirmou Douglas R. Lowy. “É mesmo uma doença terrível, mas também é verdade que hoje somos capazes de fazer coisas pelos doentes com as quais nem sonhávamos”, acrescentou.


ULSBA inova em cirurgia do ombro

22/02/2023
Equipa do Ombro

“Um Dia com o Ombro”, abordou novas técnicas cirúrgicas ao nível da cintura escapular, em prática no Hospital José Joaquim Fernandes

A sessão de formação multidisciplinar, promovida pelo Grupo do Ombro do Serviço de Ortopedia da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, decorreu nos dias 7 e 9 de fevereiro e abordou protocolos de atuação, para os diversos momentos do tratamento destes doentes, desde o pré-operatório, até ao seguimento pós-alta hospitalar, passando pelo Internamento e Bloco Operatório.


Instituto Ricardo Jorge promove curso Legionella species: deteção, identificação e quantificação pelo método cultural

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove curso Legionella species: deteção, identificação e quantificação pelo método cultural

22-02-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental (DSA), promove, nos dias 16, 17 e 20 de março, o curso “Legionella species: deteção, identificação e quantificação pelo método cultural”. A iniciativa tem como destinatários todos os licenciados na área das Ciências da Vida e da Saúde.

Organizado pela Unidade de Água e Solo do DSA, este curso de três dias tem como principal objetivo capacitar os participantes para a deteção, identificação e quantificação de Legionella species em amostras de água pelo método clássico (ISO 11731). O método de cultura segundo a norma ISO 11731 é o mais utilizado entre os métodos de pesquisa para a deteção da bactéria Legionella species em amostras ambientais.

Os interessados em participar na ação formativa, que decorrerá em regime presencial nas instalações do INSA em Lisboa, deverão efetuar a sua inscrição até 10 de março, através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consultar a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.

Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios. Se inalada, pode causar a chamada “doença do legionário”, uma forma pouco comum de pneumonia e com graves consequências em termos de Saúde Pública.

As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores, sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor), mesmo se situados em telhados ou no solo.