Notícias em 23/02/2023

IPO Lisboa apoia investigação

23/02/2023

Financiamento de 180 mil euros para cinco projetos de investigação

Estão a decorrer as candidaturas ao financiamento de projetos de investigação através do Fundo de Apoio à Investigação (FAI) do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa).

O financiamento conta com um valor total de 180 mil euros e destina-se a cinco projetos de investigação – um no valor de 100 mil euros e quatro no valor de 20 mil euros cada – nas áreas da predisposição familiar de cancro, neoplasias raras, terapêuticas combinadas, terapêuticas personalizadas e cancro prevenível, definidas como sendo as prioritárias para este ano.

Os profissionais do IPO Lisboa com projetos de investigação enquadrados nestas áreas podem submeter as suas candidaturas até 17 de março, devendo estas obedecer aos requisitos do Regulamento de Atribuição de Financiamento a Projetos de Investigação do Instituto.

Para saber mais, consulte:

IPO Lisboa > Notícias


Hospital de Ovar com raio-X móvel

23/02/2023

Novo equipamento encontra-se instalado no Bloco Operatório

O Bloco Operatório do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) dispõe de um novo equipamento Raio-X (arco em C móvel) com detetor plano, «PHILIPS Zenition 70», vulgarmente designado por intensificador de imagem.

De acordo com o HFZ-Ovar, este equipamento permite ligar facilmente a outros sistemas do bloco operatório e à sua infraestrutura hospitalar, através de ferramentas avançadas de conectividade e interoperabilidade, incluindo a transferência de dados sem fios de alta velocidade, para armazenamento de imagem.

Para o Presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, «trata-se de mais um equipamento que vai melhorar o desempenho e assegurar a utilização eficiente dos recursos disponíveis, aumentando, desta forma, a segurança e a qualidade dos serviços prestados no bloco operatório».

Quando a obra de reabilitação e ampliação do Bloco Operatório ficar concluída, este equipamento transitará para as novas instalações, o que se prevê que decorra ainda durante este ano.

Os encargos totalizam – para a obra e todo o equipamento necessário – cerca de 3,3 milhões de euros, investimento que conta com apoio comunitário máximo de 2,5 milhões de euros, enquadrado no Programa Operacional Regional – Centro 2020.

Para saber mais, consulte:

HFZ-Ovar – https://www.hovar.min-saude.pt/


Trabalho suplementar nas urgências

23/02/2023

Prolongado regime especial de pagamento do trabalho suplementar nas urgências. Remuneração adicional vai vigorar até julho

O regime remuneratório do trabalho suplementar realizado por médicos em serviços de urgência vai ser prolongado até julho. Estando em curso um processo negocial com os sindicatos representativos dos médicos, o Ministério da Saúde entendeu estender o regime especial instituído em 2022, que vigorou até ao final de janeiro, com efeito retroativo a 1 de fevereiro.

O Decreto-Lei publicado que será publicado sexta-feira, 24 de fevereiro, em Diário da República, aproveita a experiência da aplicação do Decreto-Lei 50-A/2022 ao longo dos últimos meses e procede a algumas adaptações, nomeadamente para reforçar o funcionamento em rede das unidades do SNS, envolvendo a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

Desta forma, o valor hora do trabalho suplementar realizado ao abrigo deste diploma mantém-se para as situações mais penosas, nomeadamente para o período noturno e para o fim-de-semana. Nas urgências que fiquem a mais de 60km de Lisboa, Porto ou Coimbra, e nas urgências metropolitanas, mantém-se igualmente o valor-hora, independentemente do dia ou do horário.

O regime especial vai continuar a aplicar-se nas urgências diurnas e na urgência interna dos hospitais, para promover de forma mais global o normal funcionamento dos serviços de urgência. Nestes casos, o regime de pagamento excecional será de 75% do valor hora previsto para o período noturno e para as urgências mais afastadas dos grandes centros urbanos.

O enquadramento agora publicado pretende garantir as equipas necessárias ao funcionamento dos serviços de urgência e promover a articulação entre as várias unidades do Serviço Nacional de Saúde, atendendo de forma especial às situações em que a composição das escalas dos serviços de urgência se torna mais complexa. Desta forma, o diploma garante que não há vantagem remuneratória dos prestadores de serviço em relação aos médicos com vínculo ao Serviço Nacional de Saúde, representando esta medida uma valorização do papel dos médicos do quadro e do trabalho em equipa.

O Ministério da Saúde reitera o compromisso na valorização das carreiras no Serviço Nacional da Saúde, um processo contínuo e indissociável da melhoria da resposta à população nas diferentes zonas do país.

23 de fevereiro de 2023


Concurso de vídeo e-Bug PT: DGS revela participações concorrentes – DGS

Concurso de vídeo e-Bug PT: DGS revela participações concorrentes

No âmbito do evento e-Bug PT, que marca o final da fase piloto e a disseminação a todo o país do Programa Pedagógico e-Bug, que vai decorrer a 15 de março de 2023, a Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com a Direção-Geral da Educação, o Infarmed I.P, e o The Antibiotic Centre for Primary Care, da Universidade de Oslo (Noruega), revelam os vídeos participantes no concurso de vídeo e-Bug PT EEAG.

O Programa Pedagógico e-Bug tem por objetivo aumentar a literacia em saúde nos temas da prevenção da infeção e da boa utilização dos antibióticos na comunidade escolar.

Sob o lema “Escolhas Certas em Saúde, Construir o Futuro: Protege a Tua Saúde Preserva os Antibióticos”, o evento dará visibilidade ao trabalho realizado pelos dez Agrupamentos de Escolas participantes no projeto. O dia será marcado pela partilha de boas práticas de implementação das escolas que foram parceiras na construção da versão portuguesa do e-Bug.

O concurso de vídeo e-Bug PT EEAG foi dirigido a alunos e alunas dos Agrupamentos de Escolas que integram a fase piloto do Projeto e-Bug PT EEAG, participando alunos de Cucujães, Esposende, Oliveira de Azeméis, Pombal e Tondela. Os temas a concurso foram: Tema 1 – crianças e jovens explicam às pessoas adultas a importância do uso correto dos Antibióticos; e Tema 2 – Junta-te ao clube! Aprende enquanto te divertes com o e-Bug.

A classificação dos vídeos será determinada pelo número de gostos somados ao número de partilhas registados na Plataforma Youtube da DGS até às 23h59 de 10 de março de 2023. O vídeo melhor classificado em cada um dos temas será divulgado nas redes sociais e no site das entidades parceiras, bem como na plataforma do e-Bug.

A escola do vídeo com maior classificação receberá um prémio a revelar no dia 15 de março de 2023, durante a realização do Meeting e-Bug de divulgação e partilha de experiências de implementação.

Serão ainda atribuídas menções honrosas às escolas das equipas com vídeos classificados em segundo e terceiro lugares.

Conheça as participações concorrentes:

– “Antibióticos Anónimos” (Tema 1 | Escola Secundária de Pombal – Agrupamento de Escolas de Pombal, Pombal)

– “Corrida ao Antibiótico” (Tema 1 | Escola Básica António Rodrigues Sampaio, Esposende)

– “Vem à descoberta do uso correto dos antibióticos com a Dora” (Tema 1 | Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Cucujães)

– “Aprender com o e-Bug é fabulástico!” (Tema 2 | Escola Básica Marquês de Pombal, Pombal)

– “Combate aos microrganismos” (Tema 2 | Escola Básica de Campo de Besteiros, Tondela)

– “Higiene das mãos” (Tema 2 | Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis)

– “Microrganismos patogénicos” (Tema 2 | Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis)

– “Microrganismos úteis” (Tema 2 | Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis)

– “Pequenos Cientistas” (Tema 2 | Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis)

– “Projeto e-Bug é divertido” (Tema 2 | Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Cucujães)

– “Turma 6E Notícias e-Bug” (Tema 2 | Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis)

– “Turma 6F e-Bug em ação” (Tema 2 | Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis)


Instituto Ricardo Jorge dinamiza curso “Um dia com o Rastreio Neonatal”

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge dinamiza curso “Um dia com o Rastreio Neonatal”

23-02-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através da Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do seu Departamento de Genética Humana, promove, dia 12 de abril, nas suas instalações no Porto, o curso “Um dia com o Rastreio Neonatal”. A iniciativa, que acontece em formato presencial, tem como objetivo principal informar os participantes sobre a organização do Programa Nacional do Rastreio Neonatal (PNRN).

Destinada a todos os profissionais que intervêm no diagnóstico de doenças incluídas no PNRN, a iniciativa pretende ainda discutir os problemas relacionados com a colheita de sangue, com a conservação e envio das fichas, assim como informar sobre as patologias atualmente rastreadas, os critérios de seleção utilizados e o modo pelo qual deve ser dado conhecimento aos pais sobre os resultados do rastreio. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário, até dia 30 de março.

Serão também abordadas questões relacionadas com o enquadramento ético do PNRN e apresentadas as experiências do Centro de Referência para o Tratamento das Doenças Hereditárias do Metabolismo do Centro Hospitalar de São João (Porto) e da Associação Portuguesa de Fenilcetonúria e outras Doenças Hereditárias do Metabolismo das Proteínas (APOFEN).

Desde agosto de 2019, o Programa Nacional de Diagnóstico Precoce passou a designar-se PNRN, de forma a refletir melhor o âmbito deste Programa e adaptar-se à terminologia em uso no plano internacional. O PNRN tem por objetivo diagnosticar, nas primeiras semanas de vida, doenças que, uma vez identificadas, permitem o seu tratamento precoce evitando a ocorrência de atraso mental, doença grave irreversível ou a morte da criança.

Sediado no Porto e integrado organicamente na Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge, o PNRN tem por missão planear, implementar e avaliar o rastreio neonatal metabólico de recém-nascidos. O rastreio neonatal continua a ser um programa nacional de grande sucesso revelando elevada qualidade, ilustrada pela taxa de cobertura, superior a 99% dos recém-nascidos, e pelo início da intervenção terapêutica em 10 dias (média).

O rastreio neonatal metabólico iniciou-se em 1979, por iniciativa do então Instituto de Genética Médica, incluindo inicialmente apenas o rastreio da Fenilcetonuria. Atualmente, realizam-se testes de rastreio de várias doenças graves, quase todas genéticas, oferecidos a todos os recém-nascidos. Estes testes, também conhecidos como o “teste do pezinho”, permitem identificar crianças que sofrem de doenças, como a fenilcetonúria ou o hipotiroidismo congénito, que podem beneficiar de intervenção terapêutica precoce.


Alterada data de palestra na área da parasitologia médica – INSA

imagem do post do Alterada data de palestra na área da parasitologia médica

23-02-2023

A palestra na área da parasitologia médica, inicialmente prevista para dia 3 de março, foi adiada sine die por motivos de agenda do preletor. A nova data para a realização desta iniciativa, promovida pelo Laboratório Nacional de Referência de Infeções Parasitárias e Fúngicas do Departamento de Doenças Infeciosas (DDI) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), será divulgada oportunamente.

A decorrer em formato online, a palestra contará com a preleção de Corrado Minetti, fellow a trabalhar atualmente no DDI, e tem como objetivo apresentar as principais e mais atualizadas ferramentas laboratoriais moleculares e de genotipagem para o diagnóstico de parasitas do sangue e de tecidos humanos, tanto os que são endémicos em Portugal, como a Leishmania sp., bem como aqueles importados, de que são exemplo Plasmodium sp.FilariasTrypanosoma cruzi e brucei.

No final da palestra, organizada no âmbito do ECDC Fellowship em Microbiologia para a Saúde Pública (EUPHEM) coorte 2021, terá lugar uma atividade interativa para análise e discussão de vários casos clínicos diagnosticados no INSA, demonstrando assim o potencial do uso destas ferramentas no contexto da saúde pública.

O INSA é, desde 2017, instituição de acolhimento e responsável em Portugal pelo Programa Europeu de Formação em Microbiologia em Saúde Pública (EUPHEM – European Public Health Microbiology) do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

Integrado desde 2008 no Programa Europeu de Formação em Epidemiologia de Intervenção (EPIET – European Programme for Intervention Epidemiology Training), o programa EUPHEM tem como principal objetivo proporcionar formação de ponta em microbiologia aplicada à saúde pública que permitirá aos seus formandos aplicar métodos microbiológicos e epidemiológicos para uma ampla gama de problemas de saúde pública.


Reunião com comité da ONU sobre Direitos Económicos, Sociais e Culturais

imagem do post do Reunião com comité da ONU sobre Direitos Económicos, Sociais e Culturais

A Administração Central do Sistema de Saúde e a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, participaram na reunião com o Comité das Nações Unidas sobre Direitos Económicos, Sociais e Culturais, em representação do Ministério da Saúde.

Este encontro, realizado nos dias 16 e 17 de fevereiro, em Genebra, foi preparado no âmbito da Comissão Nacional para os Direitos Humanos, onde esteve presente uma delegação interministerial chefiada pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, e 22 representantes de 10 áreas governativas, nas quais se inclui a saúde.

Além dos vários temas e assuntos abordados, efetuou-se um ponto de situação sobre a aplicação, em Portugal, do Pacto Internacional sobre Direitos Económicos, Sociais e Culturais e reiterou-se o total compromisso do nosso país com a plena realização destes direitos humanos.

Publicado em 23/2/2023