Notícias em 24/02/2023

Vacinação contra a Covid-19

24/02/2023

«Casa Aberta» disponível para todas as fases de vacinação

A modalidade «Casa Aberta» já se encontra disponível para todas as fases de vacinação contra a Covid-19, o que permite que mais utentes se possam deslocar aos locais de vacinação sem ser necessário marcação.

Em comunicado, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde refere que podem deslocar-se aos pontos de vacinação todos os cidadãos elegíveis para a toma da vacina, encontrando-se disponível a vacinação primária ou de reforço para pessoas com 18 ou mais anos de idade e o reforço sazonal para os grupos prioritários. Poderão ainda recorrer aos locais de vacinação sem marcação utentes com idade igual ou superior a 5 anos para vacinação primária contra a Covid -19. O recurso à senha digital é opcional.

A SPMS recorda que a dose de reforço está disponível para os cidadãos com idade igual ou superior aos 18 anos, que tenham completado o esquema vacinal primário contra a Covid-19 e que não tenham sido infetados há menos de 90 dias, tendo oportunidade de fazer uma primeira ou segunda dose de reforço.

A campanha de vacinação sazonal da Covid-19 arrancou em setembro de 2022, tendo sido administradas mais de 3 milhões de doses da vacina, a maioria doses de reforço da população elegível, inicialmente maiores de 60 anos e, posteriormente, a faixa etária acima dos 50 anos. Desde essa data, mais de 1,7 milhões de pessoas foram vacinadas, em simultâneo, contra a Covid-19 e contra a gripe.

Para saber mais, consulte:

Covid-19 > Casa Aberta


Investimento em eficiência energética

24/02/2023
Painéis solares

Hospital de Vila Franca de Xira instala painéis fotovoltaicos

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) iniciou um projeto global de reconversão energética, estando em curso a primeira etapa com a instalação de painéis fotovoltaicos.

Em comunicado, o HVFX refere que se trata de investimento total de cerca de cinco milhões de euros, com candidatura ao Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central.

O projeto global de transformação e renovação energética incluí, além dos painéis colocados na cobertura do edifício, uma outra área de painéis fotovoltaicos a implementar no terreno adjacente ao edifício do hospital, a instalação de uma central de biomassa e a modernização dos equipamentos chiller’s do sistema de AVAC.

Este projeto global de reconversão energética prevê que o HVFX alcance uma poupança anual de cerca de 500 mil euros em custos com energia, um valor que será canalizado para a prestação de cuidados de saúde à população.

Para saber mais, consulte:

HVFX > Notícias


Dia Mundial das Doenças Raras 2023: conheça o programa – INSA

imagem do post do Dia Mundial das Doenças Raras 2023: conheça o programa

24-02-2023

À semelhança do que aconteceu em 2021 e 2022, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), enquanto coordenador do National Mirror Group (NMG) do “European Joint Programme on Rare Diseases” (EJP RD), vai voltar a assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras, que se comemora a 28 de fevereiro, com um evento virtual (14:00-18:00), subordinado ao tema “Doenças raras: juntos somos mais fortes”. A iniciativa, que será transmitida através da plataforma Zoom, tem como objetivo sensibilizar o público para a temática das doenças raras, assim como dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nesta área.

No programa da sessão estão previstos temas como o balanço do EJP RD e a Estratégia Nacional para a Medicina Genómica e Integração na Estratégia Europeia, no âmbito da iniciativa “1+MG”, bem como os Centros de Referência nacionais e a integração com as redes Europeias, e as respostas integradas. Organizado em conjunto pelo INSA, Direção-Geral da Saúde, União das Associações das Doenças Raras de Portugal – RD Portugal, National Mirror Group do European Joint Programme for Rare Diseases, Orphanet, Fundação para a Ciência e Tecnologia, e pela Associação de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, o evento tem participação gratuita, podendo os interessados efetuar a sua inscrição através do seguinte link.

Criado pela EURORDIS-Rare Diseases Europe em 2008, o Dia Mundial das Doenças Raras é comemorado anualmente no último dia de fevereiro, em mais de 80 países, com o objetivo de sensibilizar o público e os decisores políticos para as doenças raras e o seu impacto na vida dos doentes e famílias. A EURORDIS é uma aliança não-governamental, sem fins lucrativos, que reúne mais de 700 associações de doenças raras, de mais de 60 países, que trabalham juntas para melhorar a vida dos 30 milhões de pessoas com doenças raras na Europa.

As doenças raras são doenças crónicas maioritariamente debilitantes e muitas vezes fatais precocemente, que requerem esforços combinados especiais de várias áreas de intervenção, onde têm grande papel a investigação genética e farmacológica, os produtos de apoio e as respostas sociais ou a satisfação de necessidades educativas especiais, a fim de permitir que os doentes sejam tratados, reabilitados e integrados na sociedade de forma mais eficaz. Estima-se que, em Portugal, existam cerca de 600 a 800 mil pessoas portadoras destas doenças.


DGS participa em sessão do Fórum Europeu para a Redução do Risco de Catástrofes

DGS participa em sessão do Fórum Europeu para a Redução do Risco de Catástrofes

A Direção-Geral da Saúde (DGS) participou no 3.º Action Oriented Dialogue do Fórum Europeu para a Redução do Risco de Catástrofes (EFDRR), do gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2023, em Bucareste.

Representada pelo Chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, Miguel Arriaga, a DGS participou na sessão técnica sobre comunicação de risco de emergência, abordando as boas práticas portuguesas neste âmbito, nomeadamente, sobre como comunicar eventos de risco complexos e dinâmicos que requerem apoio público, confiança e capacidade.

A DGS participou na sessão a convite da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e da UNDRR, sendo a comitiva portuguesa constituída pelo Presidente e pelo Diretor Nacional da ANEPC, José Manuel Duarte da Costa e Carlos Mendes, respetivamente.

Durante a sessão foi sublinhada a importância de uma comunicação de risco confiável, precisa e simples, tendo sido abordada a experiência com a pandemia COVID-19. O evento reuniu líderes e representantes de autoridades de proteção civil de mais de dez países, Comissão Europeia, Conselho da Europa, media, grupos da sociedade civil e outros especialistas.