Notícias em 27/02/2023

Informação sobre número de casos em Portugal a 27 de fevereiro de 2023 - Informação 21

Informação sobre número de casos em Portugal a 27 de fevereiro de 2023 – Informação 21 – DGS

Informação sobre número de casos em Portugal a 27 de fevereiro de 2023 - Informação 21

Desde 3 de maio até 27 de fevereiro de 2023, foram identificados 951 casos confirmados laboratorialmente, não tendo sido reportados novos casos desde 27 de janeiro. Desde 16 de julho de 2022 e até 20 de fevereiro de 2023 foram vacinadas 2672 pessoas no país (mais 439 em relação ao total do mês passado), a maioria das quais em contexto de pré-exposição e ocorridas na região de LVT.

A nível internacional o surto de infeção humana por vírus mpox continua ativo, tendo o Comité de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS reunido a 9 de fevereiro de 2023, mantendo o surto como uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional (PHEIC) e salientando a importância de manter a vigilância epidemiológica da mpox, e de integrar a prevenção e a preparação e resposta nos programas e serviços de saúde sexual, VIH e outras IST.

A DGS continua a reforçar a relevância da Norma 006/2022 – atualizada a 27 de dezembro de 2022, relativa à vacinação contra a infeção, em especial no contexto de identificação de elegíveis para a vacinação pré-exposição: a) Homens que têm sexo com homens (HSH) com potencial exposição continuada ou intermitente a casos de infeção humana por VMPX e b) outras pessoas consideradas com maior risco de infeção pelo médico, de acordo com práticas sexuais específicas.

Mais informações encontram-se disponíveis no site da DGS, incluindo Perguntas Frequentes  e acesso a diferentes materiais de divulgação sobre vacinação, podendo a versão impressa dos mesmos ser solicitada à DGS através do email comunicacao@dgs.min-saude.pt

Abrir documento


HESE renova Certificação de Qualidade

27/02/2023
Equipa de cirurgia

Após processo realizado em conformidade com as especificações e critérios estabelecidos no Manual de Standards de Unidades de Gestão de Cuidados Hospitalares, o Serviço de Cirurgia Geral do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE recebeu a renovação da sua certificação de qualidade.

A certificação de nível Bom foi atribuída ao Serviço de Cirurgia Geral do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, pelo Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde, dando assim continuidade ao processo no âmbito da estratégia organizacional de qualidade e segurança deste Hospital.


Unidades de Cuidados na Comunidade

27/02/2023

Unidade Local de Saúde da Guarda abre mais seis unidades

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda constituiu mais seis Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) nos concelhos de Almeida, Guarda, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso. A apresentação pública das novas UCC está agendada para quarta-feira, dia 1 de março, pelas 10h30, no Auditório Dr. Lopo de Carvalho.

As UCC são unidades funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde únicas e insubstituíveis nos cuidados de proximidade às pessoas, grupos e comunidades mais vulneráveis.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda – https://www.ulsguarda.min-saude.pt/


CHMT | Protocolo de referenciação

27/02/2023

Urgências disponibilizam vagas de atendimento nos centros de saúde

Os serviços de urgência de Abrantes, Tomar e Torres Novas do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) passaram a ter disponíveis, diariamente, entre uma e duas dezenas de vagas de atendimento no Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, para encaminhamento de doentes que foram classificados com as prioridades médicas de «pouco urgente», «não urgente» (pulseiras «verdes», «azuis» e «brancas»).

De acordo com um comunicado do CHMT, atualmente e desde o último trimestre de 2022, estes doentes representam mais de metade dos atendimentos das urgências do CHMT.

Este protocolo de referenciação de doentes, estabelecido entre o CHMT e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, tem como objetivo atenuar os constrangimentos assistenciais dos serviços de urgência, causados pelo peso excessivo dos atendimentos não urgentes, promovendo, paralelamente, uma maior literacia dos utentes para uma utilização racional dos serviços de urgência.

Assim, as urgências do CHMT vão passar a propor aos doentes a quem foi atribuída uma prioridade de atendimento «não urgente» ou «pouco urgente» a marcação de uma consulta no centro de saúde, ou unidade de saúde familiar, para o próprio dia ou, no máximo, para o dia seguinte.

A sugestão de atendimento alternativo à urgência hospitalar é realizada pelo enfermeiro responsável, imediatamente concluída a avaliação e triagem do doente. O utente tem de concordar, por escrito, com o encaminhamento para os cuidados de saúde primários da sua área de residência.

Após anuência do utente, cabe ao secretariado da urgência do CHMT fazer a marcação de consulta, no âmbito das vagas disponibilizadas por este protocolo de referenciação. A marcação e horário é depois comunicada ao utente, sendo restituído quaisquer montantes e taxas moderadoras pagas.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias


HDS com novo ecógrafo

27/02/2023
Novo ecógrafo do Hospital Distrital de Santarém

Serviço de Imagiologia com investimento de 100 mil euros

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) adquiriu um novo equipamento de ecografia, num investimento de cerca de 100 mil euros. Em comunicado, o HDS explica que este ecógrafo, instalado no Serviço de Imagiologia, é dotado das mais recentes tecnologias destinadas a estudos clínicos na valência de Imagiologia/Radiologia.

De acordo com Isabel Sapeira, diretora do Serviço de Imagiologia, este novo equipamento de ultrassonografia utiliza «ferramentas avançadas e recursos aprimorados de fluxo de trabalho, permitindo estudos da cabeça aos pés, independentemente da idade ou biótipo do paciente». Segundo a responsável, «as vantagens da ultrassonografia como modalidade de geração de imagens portátil, em tempo real, de baixo custo e sem utilização de radiação ionizante resultaram numa adoção global em larga escala».

Este equipamento, numa fase inicial, fica adstrito à valência de Imagiologia Mamária, sendo o HDS centro de referência na área da Senologia, onde trabalha uma equipa multidisciplinar em que a Imagiologia Mamária tem um papel preponderante.

A aquisição do novo equipamento resultou de uma candidatura aprovada pelo Programa Alentejo2020, que financiou 85% do valor total.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias


Alergias alimentares em crianças

27/02/2023

ULS da Guarda inicia projeto de intervenção no meio escolar

A Unidade de Saúde Pública (USP) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda desenvolveu um projeto de intervenção comunitária, que visa a identificação das crianças e jovens com alergias alimentares, bem como a elaboração de planos individuais de saúde e a formação aos profissionais dos estabelecimentos de ensino e das cantinas escolares.

Este projeto, explica a ULS da Guarda, tem como objetivo garantir a segurança e a inclusão das crianças e jovens com alergia alimentar em meio escolar, seguindo as orientações da Direção-Geral de Saúde.

A fase de formação nos estabelecimentos escolares iniciou-se em fevereiro, nos concelhos de Almeida, Trancoso, Gouveia e Pinhel.

Este projeto, gerido pela USP, conta com a colaboração dos agrupamentos de escolas, do serviço de pediatria, das unidades de cuidados na comunidade e dos médicos internos de Medicina Geral e Familiar da ULS da Guarda.

A alergia alimentar é uma doença cuja prevalência tem vindo a aumentar nos últimos anos, principalmente em crianças, e a probabilidade de ocorrerem episódios de alergia alimentar com gravidade clínica na escola é considerável.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda > Notícias


DGS acolhe workshop europeu para melhorar a cooperação em saúde pública durante crises

DGS acolhe workshop europeu para melhorar a cooperação em saúde pública durante crises

A Direção-Geral da Saúde (DGS) acolhe em Lisboa, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2023, um workshop europeu que visa melhorar a coordenação europeia e internacional na preparação e resposta a grandes ameaças para a saúde, no âmbito da Joint Action Europeia SHARP, uma iniciativa colaborativa cofinanciada pelo Programa de Saúde da União Europeia que envolve instituições de saúde pública de 30 países.

O evento faz parte do pacote WP5 da SHARP Joint Action sobre o fortalecimento e avaliação da capacidade central do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), que aborda as lacunas existentes nas capacidades dos países para o cumprimento desse Regulamento, garantindo as funções essenciais de saúde pública que cada país precisa de ter em local para prevenir, detetar, controlar e gerir eficazmente as ameaças para a saúde com potencial transfronteiriço.

workshop, em formato híbrido, reúne cerca de 80 especialistas de autoridades competentes dos Estados Membros, para discutirem aspetos práticos da cooperação e colaboração transfronteiriça em crise, de acordo com o novo Regulamento (UE) 2022/2371 do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de novembro de 2022, sobre ameaças transfronteiriças graves para a saúde.