Notícias em 08/03/2023

DGS assinala Dia Internacional da Mulher com campanha sobre direitos das mulheres trans

DGS assinala Dia Internacional da Mulher com campanha sobre direitos das mulheres trans

DGS assinala Dia Internacional da Mulher com campanha sobre direitos das mulheres trans

No Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, lança uma campanha dando visibilidade aos direitos das mulheres trans.

Frequentemente alvo de diversas formas de violência, incluindo estigma, discriminação, as mulheres trans são muitas vezes limitadas no seu direito à livre identidade e expressão de género, com graves repercussões na sua saúde física e mental.

Sendo a violência e discriminação sobre pessoas trans também um assunto da Saúde, é função dos/as profissionais de saúde promoverem cuidados de saúde adequados e sensíveis às questões de género, bem como a deteção precoce de situações de risco de violência e sinalização à rede de equipas especializadas do SNS, para consultadoria e apoio: Equipas de Prevenção da Violência em Adultos e Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco.

Neste domínio, reforça-se a divulgação da Estratégia de Saúde para as pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo – LGBTI, Volume- Promoção da Saúde das Pessoas Trans e Intersexo, publicada em 2019, que constitui um referencial técnico em termos de linhas de intervenção e de acompanhamento clínico, na garantia de acesso a serviços de saúde de qualidade e humanizados por esta população específica.

 Mais informação:

– Documentação Técnica Violência – SNS

– Improving the health and well-being of LGBTQI+ people


DGS publica Documento de Consenso de peritos sobre avaliação do risco psicossocial em contexto laboral

DGS publica Documento de Consenso de peritos sobre avaliação do risco psicossocial em contexto labor

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC), publica o documento de consenso de peritos no âmbito do Estudo SO*ARPSICO – “Avaliação do risco psicossocial em contexto laboral pelos Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho/Saúde Ocupacional”(SST/SO).

O documento apresenta o consenso de peritos relativo à combinação de instrumentos (ex. questionários e escalas) para avaliação do risco psicossocial pelos Serviços de SST/SO, mediante a associação entre as “dimensões” e “questões” de 12 instrumentos – validados para a população portuguesa – e os principais “fatores de risco” e “ocorrências críticas” que ocasionam riscos psicossociais.

É ainda apresentada uma recomendação para avaliação de risco psicossocial em micro e pequenas empresas (até 50 trabalhadores), assim como para a avaliação particular de 12 “situações específicas” de trabalho.

Este documento reúne os principais resultados da 1.ª etapa do Estudo SO*ARPSICO alcançado através do trabalho desenvolvido por um Grupo Delphi, constituído por peritos de 11 instituições académicas e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, e coordenado pela DGS/PNSOC.

De realçar que os trabalhos desenvolvidos no Estudo SO*ARPSICO visam a criação de uma “ferramenta tecnológica” que facilite a avaliação do risco psicossocial nas empresas, em particular de micro e pequena dimensão.  Pretende-se que esta ferramenta conjugue vários instrumentos, dimensões e questões, o que facilitará sua utilização em diferentes contextos de trabalho, setores de atividade e dimensões das empresas. Esta “ferramenta tecnológica” permitirá ainda a desmaterialização do Guia Técnico N.º 3 da DGS – Vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a fatores de risco psicossocial no local de trabalho.

O Documento de Consenso de Peritos no âmbito da Avaliação do Risco Psicossocial em Contexto Laboral encontra-se disponível aqui.


DGS lança ferramenta SPARE+ para apoiar o planeamento de refeições nas escolas

DGS lança ferramenta SPARE+ para apoiar o planeamento de refeições nas escolas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) acaba de lançar uma nova versão do SPARE+, Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares, ferramenta que permite planear refeições escolares de forma efetiva, organizada e de acordo com as principais recomendações alimentares e nutricionais. O SPARE+ pretende, além disso, envolver toda a comunidade escolar na promoção de comportamentos alimentares saudáveis.

A ferramenta permite ao utilizador fazer a avaliação qualitativa de ementas, considerar a variedade semanal e mensal da oferta alimentar, calcular o equilíbrio nutricional das ementas ou avaliar e monitorizar a qualidade, higiene e segurança das mesmas.

O SPARE+ permite também ao utilizador manter-se atualizado sobre vários temas relacionados com o planeamento de ementas, tal como conhecer e verificar políticas alimentares escolar. O objetivo é que esta aplicação sirva de apoio constante e transversal no processo de planeamento das refeições em contexto escolar facilitando, tornando mais fácil integrar todas as variáveis possíveis.

O SPARE+ é um instrumento concebido, planeado e desenvolvido pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), com o apoio técnico da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), por solicitação da Direção Geral da Saúde – Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e com a participação da Direção-Geral da Educação (DGE).

Recorde-se que a ferramenta SPARE esteve em funcionamento através de outras versões.

A ferramenta é gratuita e está disponível em: https://spare.dgs.pt/.


Delegação britânica no Ministério

08/03/2023

Secretária de Estado da Promoção da Saúde reuniu-se com dirigentes do Ministério da Saúde do Reino Unido

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde (SEPS), Margarida Tavares, recebeu esta quarta-feira, 8 de março, uma delegação do UK Department for Health and Social Care, o equivalente ao Ministério da Saúde no Reino Unido, e da Embaixada Britânica em Portugal. A reunião de trabalho incidiu sobre as prioridades dos dois países em matéria de promoção do envelhecimento saudável, resposta oncológica e resposta a situações de emergência. Um dos objetivos da equipa governativa é reforçar a cooperação institucional em áreas de interesse comum, tendo o encontro permitido apresentar à delegação britânica a estrutura de funcionamento dos cuidados de saúde primários e das equipas de saúde pública em Portugal, ponto de partida para possível trabalho conjunto.

Portugal, a par com outros estados-membros da União Europeia, subscreveu a Estratégia e Plano de Ação Global para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Organização Mundial de Saúde, assim como as propostas de Ação da União Europeia para a promoção do Envelhecimento ativo e saudável e da Solidariedade entre gerações.

Durante a reunião, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde sublinhou que Portugal tem hoje uma esperança de vida à nascença ao nível dos restantes países europeus, elegendo como prioridade melhorar os indicadores de esperança de vida saudável após os 65 anos de idade. “Temos um peso muito elevado de doenças crónicas”, afirmou Margarida Tavares.


Museu da Saúde acolhe iniciativa no âmbito da Semana Internacional do Cérebro

imagem do post do Museu da Saúde acolhe iniciativa no âmbito da Semana Internacional do Cérebro

08-03-2023

O Museu da Saúde vai acolher, dia 15 de março, nas suas instalações em Lisboa, a iniciativa “Podemos Manter os Nossos Cérebros Saudáveis para Viver Melhor e Por Mais Tempo?”, dedicada aos cidadãos seniores residentes na cidade de Lisboa. Organizada pela NOVA Medical School no âmbito da Semana Internacional do Cérebro, a atividade terá como objetivo alertar para as doenças associadas ao cérebro e aproximar a população da ciência e dos cientistas que dedicam a sua investigação ao estudo do cérebro.

Ao longo de duas horas, irão decorrer palestras informais e descontraídas sobre o cérebro, com foco no envelhecimento e nas doenças neurodegenerativas, mostras de ciência com exposição de investigação promovida para a descoberta de novos tratamentos, e um jogo demonstrativo de como os neurónios influenciam a locomoção. Haverá ainda espaço para conversas pessoais e individuais com investigadores que trabalham para aprofundar o conhecimento das neurociências.

A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa global e anual da Federação das Sociedades Europeias de Neurociências e da Dana Foundation para promover o entusiasmo público e o apoio à investigação científica sobre o cérebro, aumentando a consciencialização da comunidade para a importância e impacto que a investigação na área das neurociências tem na vida quotidiana. O Museu da Saúde é uma das entidades que, em Portugal, se associa à organização das atividades comemorativas desta efeméride.

O Museu da Saúde, criado em 2007, é uma unidade do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e tem como objetivo preservar, inventariar e divulgar o património cultural português da saúde, que compreende objetos de natureza histórica, científica e artística. Por forma a cumprir a sua missão, o Museu cataloga, preserva e expõe espólios no âmbito da saúde e organiza exposições temporárias, potenciando o estatuto assumido pelo INSA em inúmeras atividades desenvolvidas no cumprimento das suas atribuições.

Desde 2017, parte deste património mostra-se na exposição “800 anos de saúde em Portugal”, patente no antigo edifício do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa. O Museu da Saúde disponibiliza ainda um espaço virtual, que agiliza o acesso à sua coleção, através da plataforma InWeb e da iniciativa “Peça do Mês” que, mensalmente, destaca um objeto do seu acervo.