Notícias em 15/03/2023

Alertas_Notícias

Azitromicina: autorização de utilização de lote rotulado em língua estrangeira – Infarmed

Alertas_Notícias

15 mar 2023

Circular Informativa n.º 025/CD/100.20.200 de 15/03/2023

Atendendo a que o medicamento Azyter, azitromicina, colírio, solução, 3.75 mg/0.25 g, único medicamento disponível no mercado contendo azitromicina para uso oftálmico, está em rutura de stock, o Infarmed autoriza, a título excecional, a utilização do seguinte medicamento com rotulagem em língua grega e inglesa:

Medicamento Azyter
Dosagem 3.75 mg/0.25 g
Titular de AIM Laboratórios Thea, França
Dimensão da embalagem Recipiente unidose – 6 unidades
N.º de registo 5070057

Estas embalagens serão acompanhadas de folheto informativo em português.

Para facilitar a acessibilidade ao medicamento, o número de registo e o preço desta apresentação serão os mesmos do medicamento autorizado em Portugal, pelo que a prescrição e dispensa poderão ocorrer conforme habitual.

O Presidente do Conselho Diretivo


Conferência Resultados em Saúde

15/03/2023

Ricardo Mestre reafirma compromisso de Portugal com a medição de Valor e de Resultados em Saúde

“Acredito que Valor e Resultados são termos indissociáveis porque podem contribuir para organizar o Sistema de Saúde em torno das necessidades dos doentes”, disse o Secretário de Estado da Saúde, no dia 15 de março, em Lisboa.

Na sessão de encerramento da conferência “Value Based Healthcare Transformation”, Ricardo Mestre afirmou que Portugal “tem uma cultura de medição e divulgação de resultados”, o que permite promover “a transparência, a responsabilização e melhoria”. E como exemplo, referiu os projetos de pagamentos em pacote implementados nos contratos com os hospitais, direcionados para as doenças crónicas.

O governante, referiu ainda os modelos que integram equipas multidisciplinares que “trabalham áreas específicas de prestação de cuidados dos doentes, como os Centros de Responsabilidade Integrada e as Unidades de Saúde Familiar”, salientado que “os resultados permitem precisamente ampliar este tipo de ofertas”.

Ricardo Mestre, assumindo que “há um caminho a fazer”, agradeceu o papel que a academia assume na “promoção e divulgação” de modelos de cuidados de saúde baseados no Valor e nos Resultados. “São agentes ativos para capacitar a nova geração de profissionais de saúde e fazer avançar a agenda dos resultados em Saúde”, disse.



Infarmed 30 anos: entrevista com o atual presidente, Rui Santos Ivo

Entrevista RSI

15 mar 2023

No âmbito do seu 30.º aniversário, o Infarmed irá divulgar, nos próximos meses, uma série de entrevistas com as pessoas que lideraram a instituição nestas três décadas. O atual Presidente, Rui Santos Ivo, que também ocupou esta posição entre 2002 e 2005, é o primeiro entrevistado.

Assista a esta entrevista do canal do Infarmed no YouTube.