Notícias em 16/03/2023

Programa e-Bug leva a prevenção de infeções e a boa utilização dos antibióticos às escolas de todo o

DGS organiza evento “Nós e a Tuberculose” – DGS

DGS organiza evento “Nós e a Tuberculose”

A Direção-Geral da Saúde organiza o evento “Nós e a Tuberculose”, no próximo dia 22 de março de 2023, pelas 14h45, no Auditório da Associação Nacional das Farmácias, em Lisboa.

No evento serão apresentados os resultados do Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal, e serão discutidos temas como a personalização, segurança e otimização do tratamento.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição aqui.

Consulte o programa aqui.

Abrir documento


Programa e-Bug leva a prevenção de infeções e a boa utilização dos antibióticos às escolas de todo o país – DGS

Programa e-Bug leva a prevenção de infeções e a boa utilização dos antibióticos às escolas de todo o

A Direção-Geral da Saúde (DGS), em conjunto com a Direção-Geral da Educação e o INFARMED, I.P., organizaram a 15 de março de 2023, no INFAMED, I.P., o evento que marcou o final da fase piloto e a disseminação a todo o país do Programa Pedagógico e-Bug.

Iniciativa financiada através do EEA Grants Portugal, e liderada pela DGS em parceria com a Direção-Geral da Educação, o INFARMED, I.P. e o The Antibiotic Centre for Primary Care – University of Oslo, Norway, o Programa Pedagógico e-Bug tem por objetivo aumentar a literacia em saúde nos temas da prevenção da infeção e da boa utilização dos antibióticos na comunidade escolar.
Durante a sessão, o Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, referiu que “a lavagem correta das mãos e algumas medidas de proteção poderão evitar cerca de 30% das infeções que temos”. Rui Portugal destacou ainda que “este projeto permite ter linguagens que são acessíveis a pessoas com as mesmas idades, de forma adotar comportamentos que possam ser mais saudáveis”.
Na sessão, o Diretor do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos (PPCIRA) da DGS, José Artur Paiva, sublinhou que “através do Programa e-Bug não só estamos a educar para que haja boas decisões na área do antibiótico e da longevidade, mas também estamos a atrair o cidadão mais pequeno para esta consciência de valores societários”.
Dulce Pascoalinho, Coordenadora Nacional do e-Bug PT, frisou que com este Programa Pedagógico “queremos que as escolas saiam para a comunidade e que os nossos alunos sejam os transmissores do conhecimento adquirido”.

No âmbito das boas práticas ao nível da prevenção de infeções e da boa utilização dos antibióticos em meio escolar, foram ainda premiados no concurso de vídeo e-Bug os seguintes Agrupamentos / Escolas:

– Escola Básica António Rodrigues Sampaio, de Esposende, com o vídeo “Corrida ao Antibiótico” (1.º lugar);

– Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis, com o vídeo “Notícias e-bug” (2.º lugar);

– Escola Básica Marquês de Pombal, de Pombal, com o vídeo “Aprender com o e-Bug é fabulástico!” (3.º lugar).

Veja aqui a 1.ª parte e a 2.ª parte do evento.


DGS reúne contributos para o Plano de Ação para a Literacia em Saúde e Ciências do Comportamento 2023-2030

DGS reúne contributos para o Plano de Ação para a Literacia em Saúde e Ciências do Comportamento 202

A Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da Direção-Geral da Saúde (DGS) reuniu-se a 13 de março de 2023 com um painel de peritos do consórcio M-POHL (consórcio europeu WHO Action Network on Measuring Population and Organizational Health Literacy), e da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, no âmbito do desenvolvimento do Plano de Ação para a Literacia em Saúde e Ciências do Comportamento 2023-2030.

Esta reunião permitiu a recolha da melhor evidência científica e de exemplos internacionais no âmbito da construção de políticas e ambientes que conduzam à adoção de comportamentos saudáveis em saúde. Na reunião foram partilhadas metodologias inovadoras e participativas, visando o desenvolvimento de novas políticas públicas nestas áreas.

O Plano de Ação pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população portuguesa, assegurando a sustentabilidade e qualidade do sistema de saúde.

Esta reunião surge no seguimento da reunião de 17 de fevereiro de 2023, com um painel de peritos na área de Behavioural and Cultural Insights (BCI) da Organização Mundial da Saúde.


ACSS publica Guia para Hospitais Sustentáveis

imagem do post do ACSS publica Guia para Hospitais Sustentáveis

A Unidade de Instalações e Equipamentos da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) publicou recentemente oGuia para Hospitais Sustentáveis,que contém recomendações destinadas à integração de soluções ambientalmente sustentáveis na conceção, construção e exploração do edifício hospitalar.

Visando contribuir para o estabelecimento de unidades de prestação de cuidados de saúde ambientalmente orientadas, o documento inclui temas sobre promoção da eficiência hídrica e energética, prevenção e gestão de resíduos e efluentes e considerações relativas à implementação de sistemas de gestão ambiental.

Publicado em 16/3/2023


Consulta de obesidade em Ovar

16/03/2023

Nova resposta tem como objetivo ajudar a promover um peso saudável

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar disponibiliza, desde finais de 2022, a Consulta de Obesidade, uma resposta que procura ajudar a combater aquela que é hoje considerada – depois do tabagismo – a segunda causa de morte passível de prevenção.

«Esta consulta visa contribuir para a redução do peso nas pessoas obesas e nas pessoas que tenham particular risco a desenvolver obesidade, nomeadamente pessoas com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular, contrariar hábitos determinantes do excesso de peso e, em termos globais, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de promoção de um peso saudável», afirma a responsável desta consulta, Fábia Patinha.

«Os benefícios conseguidos através da perda intencional de peso, mantida a longo prazo por um obeso, podem manifestar-se na saúde em geral, na melhoria da qualidade de vida, na redução da mortalidade e na melhoria das doenças crónicas associadas», sublinha a médica do Serviço de Medicina Interna.

A consulta realiza-se à segunda-feira e terá de ser solicitada pelo médico de família ou através de referenciação por outros especialistas (ou outras consultas médicas) desta unidade hospitalar.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Ovar > Notícias


Nova edição do Boletim de Farmacovigilância – Infarmed

Boletim de Farmacovigilância, Volume 27, nº 1 e 2, janeiro e fevereiro de 2023

16 mar 2023

Volume 27, nº 1 e 2, janeiro e fevereiro de 2023

Já está disponível a nova edição do Boletim de Farmacovigilância, Volume 27, nº 1 e 2, janeiro e fevereiro de 2023