Notícias em 29/03/2023

Norma nº 021/2015 de 16/12/2015 Atualizada a 17/11/2022 corrigida em 29/03/2023 – DGS

Norma nº 021/2015 de 16/12/2015 Atualizada a 17/11/2022

“Feixe de Intervenções” para a Prevenção da Pneumonia associada à Intubação


Norma nº 031/2013 de 31/12/2013 Atualizada a 17/11/2022 Corrigida em 29/03/2023

Norma nº 031/2013 de 31/12/2013 Atualizada a 17/11/2022

Profilaxia Antibiótica Cirúrgica na Criança e no Adulto


Transformar o serviço de saúde

29/03/2023

Secretário de Estado da Saúde participou em conferência do Health Cluster Portugal e do Fórum Económico Mundial

O Secretário de Estado da Saúde presidiu esta quarta-feira, 29 de março, à sessão de abertura da conferência “Advancing High-Value Health Outcomes”, organizada pelo Health Cluster Portugal em colaboração com a Coligação Global para o Valor nos Sistemas de Saúde, uma iniciativa do Fórum Económico Mundial. Ricardo Mestre defendeu que a aferição dos resultados em saúde, como forma de melhorar a resposta à população, é um tema “do presente e cada vez mais relevante para a transformação que os sistemas de saúde têm, em permanência, de realizar”, sublinhando por isso a relevância da partilha de experiências nesta área.

No encontro em Lisboa, no auditório da Associação Nacional das Farmácias, Ricardo Mestre destacou bons exemplos de transformação baseada em valor introduzidos nos últimos anos no Serviço Nacional de Saúde, tais como o modelo USF B, que remunera as equipas dos cuidados primários pelo desempenho, ou as linhas de financiamento compreensivo para o tratamento de patologias complexas como VIH/sida ou esclerose múltipla, contemplando pacotes de cuidados e não apenas intervenções isoladas.

O Secretário de Estado da Saúde salientou que é necessário alargar estas experiências e dar um novo impulso à transformação do serviço de saúde para responder à população e retirar mais valor de cada intervenção. “É esse movimento organizacional que estamos a viver no SNS”, frisou, referindo-se de modo particular à criação de novas Unidades Locais de Saúde (ULS). “Estamos a universalizar este modelo de organização, que coloca sob uma gestão comum os cuidados de saúde primários e hospitalares”, afirmou.

Esse movimento será acompanhado pela descentralização da prestação de cuidados em equipas multidisciplinares, acrescentou ainda Ricardo Mestre, identificando os quatro pilares desta reorganização: novos instrumentos de estratificação do risco populacional para conhecer e responder melhor às necessidades da população; novos sistemas de informação; incentivos à atividade das unidades alinhados com a remuneração dos profissionais e novos modelos de prestação de cuidados, que permitam responder ao percurso das pessoas ao longo da vida.

“Temos de continuar a partilhar experiências e conhecimento, trazer também a aferição de resultados na ótica dos doentes para o nosso léxico e envolver cada vez mais as estruturas da comunidade e os cidadãos”, concluiu o Secretário de Estado da Saúde.


Novo Laboratório de Hemodinâmica

29/03/2023

Cardiologia do Hospital de Guimarães com novo serviço

O Serviço de Cardiologia do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães iniciou esta quarta-feira, 29 de março, a atividade do seu laboratório de Hemodinâmica e a realização de cateterismos cardíacos.

Em comunicado, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) explica que este tipo de exames é fundamental na avaliação de doentes com patologia cardíaca e é utilizado principalmente no estudo invasivo da anatomia coronária, para identificação das lesões obstrutivas que são responsáveis, por exemplo, pelos sintomas da dor torácica na angina de peito ou no enfarte do miocárdio.

De acordo com o comunicado, a abertura deste serviço decorreu de um trabalho conjunto, sob a liderança da DE-SNS, com a colaboração técnica da coordenação nacional das doenças cardiovasculares da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Nacional de Emergência Médica e da Administração Regional de Saúde do Norte, aproximando e desenvolvendo o espírito de colaboração entre os profissionais dos serviços de Cardiologia do Hospital de Guimarães e do Hospital de Braga, no interesse dos utentes.

Para saber mais, consulte: