Notícias em 30/03/2023

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge premiado por projeto de caracterização da exposição a Leishmania em doentes VIH+

Prevenção do AVC

30/03/2023

Secretária de Estado da Promoção da Saúde destaca importância de estratégias integradas.

A PT.AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos organizou na quarta-feira, dia 29 de março, na Assembleia da República, uma conferência sob o mote “Acidente Vascular Cerebral em Portugal – a sua realidade e os seus desafios”, que pretendeu sensibilizar políticos e cidadãos para a importância desta doença. A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, presidiu à sessão de encerramento da iniciativa, altura em que destacou a importância de implementarmos em Portugal estratégias integradas de resposta ao AVC.

O AVC constitui a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal, com elevado impacto na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias, na integração e nos custos sociais. A Secretária de Estado reconheceu que o AVC é uma “causa importantíssima de perda de qualidade de vida e de utilização recursos em cuidados de saúde”. Margarida Tavares lembrou, apesar de tudo, os grandes avanços que Portugal tem conseguido, nomeadamente em termos de redução da mortalidade, mas assumiu que há muito ainda a melhorar e garantiu que esta é uma prioridade política.

“Existem várias iniciativas para melhorarmos as abordagens nos diferentes níveis de cuidados para conseguir atuar mais precocemente”, frisou, lembrando projetos como as Vias Verdes, que melhoraram drasticamente o acesso atempado a cuidados de saúde diferenciados e adaptados às necessidades dos doentes. A governante referiu também a importância do acesso precoce e continuado à reabilitação, acrescentando que neste campo é possível o Serviço Nacional de Saúde dar mais passos.

Margarida Tavares partilhou também alguma da sua experiência pessoal, enquanto médica que esteve na linha da frente do combate à Covid-19, para explicar que se cruzou com muitos doentes cujos processos clínicos mostravam que se tinham perdido oportunidades de intervir mais cedo nos fatores de risco. “Identificámos imensos acontecimentos na vida daquelas pessoas em que, se tivéssemos tido capacidade de intervir, teríamos modificado o curso de vida”, disse.

Para futuro, a Secretária de Estado da Saúde avançou que estão a ser aprofundados estudos sobre as causas de morte durante a pandemia, para preparar melhor o SNS para desafios futuros.

Por outro lado, em conjunto com a Direção Executiva do SNS, está a ser trabalhada uma nova organização dos cuidados de saúde que ligue os vários ciclos de resposta, em particular a reabilitação. Ao mesmo tempo, está a ser revista a lei do tabaco, “com o objetivo de conseguirmos vir a ter gerações livres de tabaco” e será criada uma Agência para a Promoção da Saúde, “que vai marcar de forma clara a profissionalização dos recursos da promoção da saúde”.


Obras no Hospital de Santarém

30/03/2023

Intervenção visa a requalificação do Serviço de Anatomia Patológica

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) iniciou obras de requalificação e ampliação do Serviço de Anatomia Patológica, que envolverão também a instalação do Gabinete Médico-Legal. Estima-se que as obras, cujo investimento ronda os dois milhões e 700 mil euros, fiquem concluídas até ao final de 2023.

O espaço até agora ocupado pelo Serviço de Anatomia Patológica, situado no piso-1 do Hospital, será alvo de uma intervenção profunda. De um lado ficará o Gabinete Médico-Legal e do outro o serviço hospitalar, ligados por um corredor. O espaço será alargado com a criação de gabinetes que serão construídos na parte lateral à urgência pediátrica.

A requalificação e ampliação das instalações irá traduzir-se na criação de diversas áreas, nomeadamente administrativa, laboratorial/técnica, logística, de pessoal, de autópsias/casa mortuária e de perícias médicas.

Este projeto resulta de uma candidatura aprovada pelo Programa Alentejo2020, que financiou 85% do valor total.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias


Instituto Ricardo Jorge premiado por projeto de caracterização da exposição a Leishmania em doentes VIH+

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge premiado por projeto de caracterização da exposição a Leishmania em doentes VIH+

30-03-2023

O Laboratório Nacional de Referência de Infeções Parasitárias e Fúngicas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) foi premiado pela Comissão Externa de Avaliação do Programa Gilead GÉNESE 2022, no âmbito de um projeto de caracterização de exposição a Leishmania. Intitulado “Primeira Caracterização Serológica, Molecular e Sociodemográfica da exposição a Leishmania spp. na população infetada pelo VIH na região Norte de Portugal”, o trabalho visa determinar o nível de exposição a Leishmania em doentes VIH+ na região Norte, de forma a permitir a deteção precoce desta infeção nestas populações.

Naquela que será a primeira caracterização epidemiológica regional da coinfeção VIH-Leishmania na região Norte, serão rastreados 700 doentes seropositivos de quatro hospitais públicos para avaliação sorológica e molecular das respetivas amostras. Os autores do estudo acreditam que a análise conjunta resultante desta avaliação e dos fatores de risco sociodemográficos associados será crucial para o desenvolvimento de uma política baseada em evidência e para programas de controlo eficazes de monitorização da doença e do risco de transmissão.

Na Europa, até 70% dos casos de Leishmaníase Visceral Humana (LVH) em adultos ocorrem em doentes VIH+, sendo a coinfeção uma preocupação em termos de Saúde Pública, representando grandes desafios clínicos na medida em que estas duas condições levam a um início mais rápido da SIDA e à redução da eficácia da terapia anti-Leishmania. Em Portugal, os dados epidemiológicos são quase ausentes: 183 doentes coinfetados com VIH-Leishmania foram internados em unidades hospitalares entre 1999 e 2009, não tendo sido realizado qualquer estudo epidemiológico desde 2009.

A LVH é uma doença infeciosa parasitária transmitida por um vetor/artrópode e causada por um protozoário do complexo Leishmania donovani, sendo considerada um importante problema de Saúde Pública emergente. Na bacia do Mediterrâneo, a LVH é uma zoonose endémica causada por L. infantum, tendo o cão como reservatório, no qual se reportam seroprevalências de 20%. A LVH é fatal se não for tratada e a vacina para esta parasitose ainda não está disponível, pelo que as medidas de controlo dependem da prevenção, da deteção precoce e da quimioterapia.

Além do INSA, o projeto de caracterização da exposição a Leishmania em doentes VIH+ na região Norte conta também com a colaboração do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, tendo financiamento próprio das duas entidades e patrocínio do Programa Gilead GÉNESE 2022. A data para conclusão deste trabalho está prevista para dia 31 de julho de 2024.


OMS debateu desafios e políticas prioritárias para os profissionais de saúde – ACSS

imagem do post do OMS debateu desafios e políticas prioritárias para os profissionais de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou, nos dias 22 e 23 de março, em Bucareste (Roménia), o encontro Europe regional meeting on health and care workforce: Time to act, com o objetivo de debater os desafios futuros e as políticas a adotar para os recursos humanos de saúde na Europa.

Portugal esteve representado através da Administração Central dos Sistema de Saúde, que partilhou as diferentes políticas já adotadas pelo Ministério da Saúde, destinadas a promover a atratividade do trabalho no Serviço Nacional de Saúde.

Das iniciativas partilhadas, destacam-se os incentivos destinados aos médicos para trabalhar em zonas geograficamente carenciadas, a revisão da carreira médica em curso, a autonomia dos hospitais para o recrutamento de médicos de acordo com as suas necessidades e prioridades, o estabelecimento dos termos da contagem de pontos em sede de avaliação do desempenho dos trabalhadores enfermeiros à data da transição para as carreiras de enfermagem e especial de enfermagem ou a abertura de concursos de promoção nas carreiras médica, de enfermagem, farmacêutica e de técnico superior de saúde.

Os representantes nacionais deram ainda destaque para o investimento a realizar ao nível de instalações e equipamentos de saúde nos cuidados de saúde primários, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência, que permitirá dotar as unidades de saúde de melhores condições de conforto de trabalho e acessibilidade.

No encontro da OMS foi aprovada a Declaração de Bucareste.

Publicado em 30/3/2023


Congresso EFPSA conta com a participação da DGS

Congresso EFPSA conta com a participação da DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) participou no Congresso da EFPSA – The European Federation of Psychology Students’ Association, que decorreu no dia 28 de março de 2023, na Póvoa de Varzim, com a moderação da sessão Promoting Health and Wellbeing – a state responsability?, pelo Chefe de Divisão de Saúde, Literacia e Bem-Estar da DGS, Miguel Telo de Arriaga.

O Congresso teve como objetivo discutir necessidades e oportunidades de intervenção na área da promoção da saúde e bem-estar, e contou com a participação de 180 estudantes nacionais e internacionais de Psicologia. Destaca-se, assim, a relevância do papel da Psicologia na criação de políticas públicas que contribuam para mudanças comportamentais significativas nas comunidades.