Notícias em 27/04/2023

Tratamento da taquicardia ventricular

27/04/2023

Hospital de Santa Cruz realiza tratamento pioneiro por electroporação

O Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Cruz, integrado no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), efetuou uma terapêutica inovadora, a eletroporação focal, no tratamento de doentes com taquicardia ventricular refratária às terapêuticas convencionais incluindo a ablação com energia de radiofrequência.

Foram tratados dois doentes com cardiopatia isquémica, com grave compromisso da contração ventricular. Em ambos os casos o tratamento foi bem-sucedido.

A Unidade de Arritmologia de Intervenção do Hospital de Santa Cruz tem-se distinguido a nível mundial no tratamento de doentes com fibrilhação auricular e com taquicardia ventricular.

A eletroporação é uma nova forma de energia, não térmica, com seletividade para os cardiomiócitos, poupando as estruturas adjacentes. Tem-se mostrado eficaz, parecendo ser mais segura que as técnicas atualmente disponíveis no tratamento da fibrilhação auricular.

De acordo com o CHLO, foi a primeira vez a nível mundial que se efetuou uma ablação epicárdica de taquicardia ventricular com eletroporação focal e assistência circulatória com o sistema Impella® (a menor bomba de assistência cardíaca atual).

A ablação de taquicardia ventricular tem indicação crescente e a eletroporação focal pode permitir tratar com sucesso e segurança doentes que habitualmente têm internamentos muito prolongados em unidades de cuidados intensivos, com elevada taxa de mortalidade.

Para saber mais, consulte:

CHLO – https://www.chlo.min-saude.pt/


IPO de Coimbra reacreditado

27/04/2023

Instituto Português de Oncologia distinguido a nível europeu pela OECI

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra foi novamente acreditado pela Organisation of European Cancer Institutes (OECI), sendo a terceira vez que a instituição recebe esta distinção. A primeira acreditação ocorreu em janeiro de 2011 e o estatuto foi renovado em 2017.

O IPO de Coimbra é assim uma das cinco instituições europeias com acreditação total pelo modelo da OECI, juntamente com o IPO do Porto, o NKI-AVL de Amesterdão, o Christie’s NHS de Manchester e o Instituto Valenciano de Oncologia.

Esta distinção demonstra que o IPO de Coimbra segue as melhores práticas em saúde oncológica, de acordo com o que de melhor se faz nas organizações de saúde congéneres europeias e de acordo com os standards mais exigentes.

A Presidente do Conselho de Administração, Margarida Ornelas, sublinhou que esta conquista só foi possível graças ao empenho e dedicação dos profissionais do IPO de Coimbra. “Esta distinção reforça o orgulho que os colaboradores sentem em fazer parte desta instituição de referência”.

Para os cidadãos, esta reacreditação significa um reforço da confiança numa instituição de saúde cuja qualidade e prestígio são reconhecidos internacionalmente.

Para saber mais, consulte:

IPO Coimbra – http://www.ipocoimbra.pt/


Ana Maria Correia nomeada diretora do Instituto Ricardo Jorge no Porto

imagem do post do Ana Maria Correia nomeada diretora do Instituto Ricardo Jorge no Porto

27-04-2023

Por despacho do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Fernando de Almeida, Ana Maria Correia foi nomeada diretora do Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, no Porto, em regime de comissão de serviço, pelo período de três anos. A investigadora e especialista em Saúde Pública encontrava-se a exercer o cargo, desde 1 de julho de 2021, em regime de substituição.

De acordo com o Despacho de nomeação, publicado dia 20 de abril em Diário da República, Ana Maria Correia demonstrou “elevada competência e aptidão técnica para o desempenho do cargo, orientação para resultados, planeamento e visão estratégica, análise da informação e sentido crítico, bem como forte capacidade para liderança e gestão de pessoas, sendo, deste modo, detentora do perfil, da experiência, dos conhecimentos e da formação adequados ao provimento do cargo”.

Assistente graduada sénior de Saúde Pública, Ana Maria Correia foi responsável por vários programas de vigilância epidemiológica e pela cooperação entre a investigação epidemiológica e a investigação laboratorial de surtos de doenças transmissíveis e eventos de saúde, tendo investigado e publicado como primeira autora e como coautora mais de 20 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.

O Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira do INSA contempla 14 unidades laboratoriais (Bacteriologia, Serologia, Química Clínica, Hematologia, Virologia, Química e Toxicologia de Águas, Parasitologia, Saúde Ocupacional, Toxicologia, Qualidade do Ar Interior, Química Alimentar, Microbiologia dos Alimentos, Tuberculose e Micobactérias), bem como os respetivos serviços de apoio, além de um biotério, uma biblioteca, uma sala de formação, um gabinete médico e um gabinete de enfermagem. No total, trabalham no Centro mais de 150 colaboradores.