Notícias em 03/05/2023

imagem do post do Reativado Sistema de Monitorização e Vigilância ÍCARO

Reativado Sistema de Monitorização e Vigilância ÍCARO – INSA

imagem do post do Reativado Sistema de Monitorização e Vigilância ÍCARO

03-05-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, reativou o Sistema de Monitorização e Vigilância ÍCARO. Este instrumento de observação é ativado todos os anos, entre maio e setembro, através da produção diária de um boletim, partilhado com Autoridades de Saúde e outras entidades responsáveis pela decisão e prestação de cuidados à população.

O Sistema ÍCARO, no âmbito do qual se estuda o efeito de fatores climáticos na saúde humana, permite estimar o possível efeito do calor na mortalidade e identificar períodos em que se espera um efeito negativo das temperaturas na população, possibilitando a implementação de medidas de proteção. Além do efeito do calor na mortalidade, o boletim apresenta também informações sobre o Índice ÍCARO, uma medida numérica do risco potencial que as temperaturas ambientais elevadas têm para a saúde da população.

Criado em 1999 pelo INSA, em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o sistema ÍCARO conta com a participação da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Desde 2004, faz parte integrante do Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas promovido pela DGS com o objetivo de minimizar os potenciais efeitos do calor intenso na saúde da população, incluído na plataforma Saúde Sazonal e designado “Plano Verão e Saúde”.

Este sistema tem permitido antecipar os efeitos de temperaturas extremas na mortalidade da população portuguesa, contribuindo decisivamente para a preparação que as autoridades de saúde promovem junto da população com o objetivo de a proteger e de minimizar os efeitos do calor na população mais vulnerável, em especial os idosos, as pessoas com doenças crónicas e as crianças. As situações de alerta, as medidas de contingência e a respetiva informação à população são disponibilizadas pela DGS e Administrações Regionais de Saúde.


Encontro Nacional de Eliminação da Hepatite C em Portugal: Os Microeliminadores – DGS

Encontro Nacional de Eliminação da Hepatite C em Portugal: Os Microeliminadores

O Programa Nacional para as Hepatites Virais da Direção-Geral da Saúde organiza o “Encontro Nacional de Eliminação da Hepatite C em Portugal: Os Microeliminadores”, a 12 de maio de 2023, no Auditório do Infarmed, em Lisboa, entre as 9h00 e as 18h00.

O Encontro irá reunir vários especialistas e intervenientes da área da saúde para debater a eliminação da hepatite C na população com consumo de substâncias psicoativas, no contexto prisional, bem como refletir sobre o papel desempenhado pelas Organizações de Base Comunitária, Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição aqui.

Programa a divulgar em breve.


Portugal apresenta resultados da vacinação contra o HPV em reunião da OMS – DGS

Reunião OMS Europa

Os Coordenadores de Programas de Vacinação estão a participar na reunião da OMS da Região Europeia, que decorre de 3 a 4 de maio. Portugal está representado através da Coordenadora do Programa Nacional de Vacinação, Teresa Fernandes, e da Presidente da Comissão Técnica de Vacinação, Marta Valente.

A Agenda da Vacinação na Região Europeia, até 2030, e as estratégias para manter ou aumentar a cobertura da vacinação, que é uma prioridade para evitar ou controlar surtos de doenças evitáveis pela vacinação, são alguns dos temas que estão a ser debatidos.

Nesta reunião, Marta Valente representou Portugal no painel sobre a vacinação contra HPV (vírus do Papiloma humano), transmitindo os resultados e o sucesso da experiência de Portugal com a introdução da vacina em 2008, para as raparigas, e em 2020 para os rapazes.


1.º Encontro com as Comissões da Qualidade e Segurança nas Regiões Centro, Norte e Lisboa e Vale do Tejo – DGS

1.º Encontro com as Comissões da Qualidade e Segurança nas Regiões Centro, Norte e Lisboa e Vale do

A Direção-Geral da Saúde, através do Departamento da Qualidade na Saúde (DQS), Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade (DPMQ), retomou entre 17 e 20 de abril de 2023 o ciclo de Encontros com as Comissões da Qualidade e Segurança (CQS) em Coimbra, Porto e Lisboa, em articulação com as respetivas Administrações Regionais de Saúde.

Este ciclo de Encontros, enquadrado no Plano Nacional para a Segurança dos Doentes (PNSD) 2021-2026, e que teve início em março de 2023 em Évora, tem como finalidade reforçar o envolvimento das CQS na implementação das iniciativas propostas em matéria de qualidade e segurança do doente.

Durante os Encontros, a Chefe de DPMQ da DGS, Carla Pereira, apresentou o PNSD 2021-2026 e abordou o papel das instituições de saúde na implementação do mesmo Plano. Reforçou, também, a necessidade da criação de condições por parte das lideranças e gestores de topo, que permitam promover e garantir uma cultura institucional centrada no doente, assegurando a qualidade e segurança nos cuidados prestados, ao longo do ciclo de vida, nos diferentes contextos, nomeadamente no domicílio e em contexto de telessaúde.  A equipa da segurança do doente (Natália Pereira, Ana Resendes e Marta Nunes), bem como Goreti Silva, do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, apresentaram as ações previstas e em curso no âmbito do PNSD 2021-2026. A apresentação de um caso de sucesso de boas práticas no âmbito da Segurança do Doente, realizado por elementos das CQS de cada região, bem como um momento de discussão, também integram o programa destes Encontros.

Os três Encontros contaram com a participação de cerca de 400 profissionais, incluindo: elementos dos Conselhos Diretivos das ARS; elementos dos Conselhos de Administração dos Hospitais/Unidades Locais de Saúde, Direções Executivas dos ACES e Conselhos Clínicos e de Saúde dos ACES; elementos das CQS; coordenadores Regionais do PPCIRA; gestores coordenadores e gestores de incidentes de segurança do doente do Sistema Nacional de Notificação de Incidentes- NOTIFICA – Segurança do Doente; e elementos da Equipa Coordenadora Regional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Os Encontros constituíram uma oportunidade para divulgar o tema lançado pela Organização Mundial de Saúde para o Dia Mundial da Segurança do Doente 2023 – “Envolver os Doentes para a Segurança do Doente” -, bem como o slogan associado a esta iniciativa – “Dar + voz aos Doentes!” -.

Este ciclo de Encontros terminará na região do Algarve, a 22 de maio de 2023.


DGS assinala Dia Mundial da Higiene das Mãos

Lavagem das mãos

A higiene das mãos salva milhões de vidas todos os anos, quando realizada nos momentos certos durante a prestação de cuidados de saúde e também no dia-a-dia dos Cidadãos na Comunidade. É também um investimento inteligente, que oferece um retorno excecional por cada dólar investido. O Movimento da OMS “SALVE VIDAS – Higienize as Suas Mãos” é um sinal de respeito por quem procura os cuidados de saúde, além de proteger os profissionais que prestam cuidados.

Agora, é um momento crítico em que os países de todo o mundo devem acelerar a implementação das lições aprendidas com a pandemia de COVID-19 e aumentar os investimentos para eliminar as lacunas na prevenção e controle de infeções, incluindo na higiene das mãos. De fato, muitos países estão a demonstrar um forte envolvimento e avanços na replicação dessas ações, embora, por vezes, o progresso pareça ser lento! – por isso é necessário acelerar nos esforços para promover a higiene das mãos para que haja ganhos em saúde.

Juntos, Profissionais de Saúde e Cidadãos, podemos galvanizar a ação na prevenção de infeções e resistência antimicrobiana nos cuidados de saúde e na comunidade. As Comunidades fortes e envolvidas de profissionais de saúde, decisores políticos, entidades nacionais da saúde e Organizações da Sociedade Civil (OSS) podem acelerar e sustentar ações de melhoria da higiene das mãos nos pontos de prestação de cuidados de saúde, para manter as pessoas seguras e saudáveis.

Para 2023, a OMS colocou o foco nestas Organizações, que, impulsionadas pela sua paixão, valores e fortes agendas de justiça social, e muitas vezes em estreita proximidade com as comunidades que servem, podem liderar e acelerar mudanças aos níveis local, nacional e internacional. Assim, a OMS está a convocar todas as OSS a se envolverem na Campanha de Higiene das Mãos para o progresso na obtenção de condições de higiene das mãos eficazes em todos os locais de prestação de cuidados de saúde, mas também na Comunidade.

As atividades Programadas pela DGS/PPCIRA para 2023 são:

1. Dia Mundial da Higiene das Mãos a 5 de maio: Momento alusivo ao tema “Importância da higiene das mãos na prevenção das infeções e das resistências aos antimicrobianos.

2. Semana das Precauções Básicas de Controlo de Infeção (PBCI), a decorrer durante a semana de 2 a 6 de maio de 2022, em que os membros das Unidades Locais do PPCIRA promoverão iniciativas internas para estimular o cumprimento dos dez (10) Componentes das PBCI.

Para apoiar as iniciativas internas, a DGS/PPCIRA irá divulgar alguns materiais promocionais pelas Unidades de Saúde, através das UR-PPCIRA e UL-PPCIRA e das redes sociais da DGS e no microsite do PPCIRA.

Vimos apelar à vossa iniciativa em ações de divulgação interna da mensagem alusiva a esta temática e a promoção de momentos de destaque a nível interno, para que a mensagem chegue a todos: Profissionais de Saúde, Utentes e seus Familiares/Representantes e Cuidadores.

Saudações.

A Direção do PPCIRA,

José Artur Paiva


Colaboração europeia contra o cancro

03/05/2023

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde participou no lançamento do projeto europeu ECHoS

Portugal, através da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), vai coordenar o projeto europeu ECHoS – Establishing of National Cancer Mission Hubs: Networks and Synergies, que conta com a participação de 58 organizações de 28 países para a dinamização da estratégia europeia contra o cancro. A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, participou esta quarta-feira, 3 de maio, no lançamento da iniciativa em Lisboa, aproveitando a ocasião para sublinhar o compromisso nacional nesta área e a oportunidade criada por este projeto nas dimensões de investigação e resposta clínica.

“Os Cancer Mission Hubs (centros de missão para o cancro) podem facilitar colaborações interdisciplinares e servir de plataforma para treinar a próxima geração de investigadores e médicos na área da oncologia”, afirmou Margarida Tavares.

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde reiterou que a Estratégia Nacional de Luta contra o Cancro até 2030 visa reduzir a incidência e melhorar a sobrevivência e qualidade de vida dos doentes, promovendo equidade e apoio a sobreviventes e cuidadores, no quadro dos objetivos do Plano Europeu de Luta contra o Cancro, apresentado em 2021.

“O aumento da esperança de vida e estilos de vida pouco saudáveis obrigam-nos a enfrentar as consequências de doenças crónicas. Entre outras doenças, o cancro tornou-se um grande desafio de saúde pública e uma das principais causas de morte em todo o mundo”, afirmou Margarida Tavares, evocando as estimativas atuais de que um em cada três indivíduos vai ser diagnosticado com uma doença oncológica ao longo da vida e 9,6 milhões de mortes causadas anualmente pelo cancro.

“Temos de estar muito conscientes de que a pobreza e a exclusão social aumentam o risco de piores resultados. Isso vale para todas as doenças e também para cancro, pois a falta de literacia, de apoio ou de acesso pode levar a falhas na prevenção, diagnóstico e tratamento. Precisamos de uma abordagem integral, que garanta o acesso universal à saúde, da prevenção até à continuidade dos cuidados, colocando as pessoas no centro da prestação de cuidados de saúde”, afirmou a governante.

Este projeto é financiado pelo Programa Horizonte Europa – Missão Cancro, com um orçamento superior a 6 milhões de euros.