Notícias em 23/05/2023

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove palestra na área da parasitologia médica

CHBM | Música nos Hospitais

23/05/2023

Projeto contribui para a humanização e melhoria da qualidade de vida no hospital

As sextas-feiras são agora dias mais animados para os profissionais e utentes do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), desde que teve início, este mês de maio, o projeto “Música nos Hospitais” da Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (APMHIS) na instituição.

De acordo com o Conselho de Administração do CHBM, que decidiu apostar neste projeto, “é importante contribuir para a humanização e melhoria da qualidade de vida no hospital, possibilitando encontros e partilhas entre os profissionais e utentes, para além das dinâmicas institucionais do dia-a-dia”. “Acreditamos que com este projeto podemos fazer a diferença!”, realça Teresa Carneiro, Presidente do Conselho de Administração.

Durante duas horas, uma dupla de músicos percorre os corredores do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro todas as sextas-feiras cantando para os profissionais e utentes, que rapidamente acompanham as suas melodias, cantando e dançando, num momento único de convívio e alegria.

A “Música nos Hospitais” é um projeto de intervenção musical da Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade, criada em 2006, que visa humanizar os espaços nas instituições de saúde protocoladas, usar a música como mediadora das relações humanas e criar tempos e espaços de criatividade e interação artística, em que haja uma comunicação harmónica e partilha construtiva de emoções; e melhorar o ambiente sonoro.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Destaques


ACSS promove reunião sobre a operacionalização do Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde

imagem do post do ACSS promove reunião sobre a operacionalização do Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde

A Administração Central do Sistema de Saúde, enquanto gestora do Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde (INPS), promoveu uma reunião que decorreu na passada sexta-feira, dia 19 de maio, no Infarmed.

Este encontro, centrado na implementação e operacionalização do INPS, foi presidido pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, e contou com a participação do Presidente e do Vogal da ACSS, Victor Herdeiro e Tiago Gonçalves, bem como da Presidente da SPMS, Sandra Cavaca, e respetivas equipas técnicas (ACSS e SPMS).

Marcaram presença os representantes das Ordens Profissionais da área da Saúde (Médicos, Médicos Dentistas, Enfermeiros, Farmacêuticos, Nutricionistas, Psicólogos, Fisioterapeutas), que asseguraram o seu compromisso em contribuir para a implementação do Inventário, conforme estipulado na Lei n.º 104/2015, de 24 de agosto.

Para a operacionalização deste processo, a ACSS, em conjunto com a SPMS, com competência na área de desenvolvimento aplicacional, e as várias ordens profissionais, vão proceder à análise dos constrangimentos e estabelecer um plano de ação, tendo em vista a submissão do protocolo que fixa as condições de transmissão da informação, a parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Publicado em 23/5/2023


Instituto Ricardo Jorge promove palestra na área da parasitologia médica

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove palestra na área da parasitologia médica

23-05-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Laboratório Nacional de Referência de Infeções Parasitárias e Fúngicas do seu Departamento de Doenças Infeciosas (DDI), promove, dia 16 de junho, uma palestra na área da parasitologia médica. Inicialmente agendada para 3 de março, a iniciativa, que decorrerá em formato online através da plataforma Teams, contará com a preleção de Corrado Minetti, fellow a trabalhar atualmente no DDI no âmbito do ECDC Fellowship em Microbiologia para a Saúde Pública (EUPHEM) coorte 2021.

Esta palestra tem como objetivo apresentar as principais e mais atualizadas ferramentas laboratoriais moleculares e de genotipagem para o diagnóstico de parasitas do sangue e de tecidos humanos, tanto os que são endémicos em Portugal, como a Leishmania sp., bem como aqueles importados, de que são exemplo Plasmodium spFilariasTrypanosoma cruzi e brucei.

A decorrer no período da manhã, a intervenção terá início com uma apresentação teórica, com a duração de cerca de uma hora, à qual se seguirá uma atividade interativa para análise e discussão de vários casos clínicos diagnosticados no Laboratório Nacional de Referência de Infeções Parasitárias e Fúngicas do DDI do INSA, demonstrando assim o potencial do uso destas ferramentas no contexto da saúde pública. No final, será ainda solicitado o preenchimento de um questionário online para o feedback da atividade.

O INSA é, desde 2017, instituição de acolhimento e responsável pelo Programa Europeu de Formação em Microbiologia em Saúde Pública (EUPHEM – European Public Health Microbiology) em Portugal. Integrado desde 2008 no Programa Europeu de Formação em Epidemiologia de Intervenção (EPIET – European Programme for Intervention Epidemiology Training), o programa EUPHEM tem como principal objetivo proporcionar formação de ponta em microbiologia aplicada à saúde pública que permitirá aos seus formandos aplicar métodos microbiológicos e epidemiológicos para uma ampla gama de problemas de saúde pública.