Notícias em 25/05/2023

DGS e DGE apresentam Manual de Prevenção do Tabagismo na Escola

DGS e DGE apresentam Manual de Prevenção do Tabagismo na Escola “E-STOPS”

DGS e DGE apresentam Manual de Prevenção do Tabagismo na Escola

O Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da Direção-Geral de Saúde e a Direção-Geral da Educação apresentam, no dia 31 de maio de 2023 (Dia Mundial Sem Tabaco), pelas 11 horas, na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, o Manual de Prevenção do Tabagismo na Escola “E-STOPS”.

Este Manual, que se constitui num guia para profissionais de saúde e de educação, possibilita uma melhor compreensão do tema, apresentando propostas de métodos e de meios a utilizar para aumentar a literacia em saúde que permitam fazer escolhas responsáveis e uma vida livre do consumo do tabaco.

No presente manual os autores relatam a sua experiência de trabalho nas Escolas EB 2,3 do concelho de Palmela no processo de construção, implementação e avaliação do Projeto E-STOPS.

Este Projeto, pioneiro e inovador, teve início no ano letivo de 2013/2014, nas escolas do Concelho de Palmela, junto das turmas do 7.º ano, tendo tido continuidade nos anos letivos seguintes, junto dos alunos das turmas dos 8.º e 9.º anos.

O Manual foi delineado para abranger o 3.º ciclo do Ensino Básico, tendo por base uma sucessão estruturada de conteúdos e de atividades que tiveram em consideração a fase evolutiva dos jovens nestas idades, à luz dos princípios da escola promotora de saúde. Integra um total de 20 sessões programadas: sete sessões para o 7.º ano, seis para o 8.º ano e sete para o 9.º ano.

A apresentação do “Manual de Implementação – Escolas sem Tabaco a Olha a Promoção da Saúde” terá transmissão em streaming, em link a divulgar brevemente.

Consulte o Programa do evento aqui.


Apresentação do Referencial “Saúde de Qualidade – Compromisso para o Ensino Superior” – DGS

Apresentação do Referencial “Saúde de Qualidade – Compromisso para o Ensino Superior”

No âmbito da parceria entre a Direção-Geral da Saúde, através da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, e a Federação Académica do Porto, é apresentado a 26 de maio de 2023, pelas 10 horas, no Porto, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, o referencial “Saúde de Qualidade – Compromisso para o Ensino Superior”,

Este referencial é resultado das principais recomendações de um conjunto de workshops ministrados por especialistas de diversas áreas, que se constitui como somatório de boas práticas que poderão ser implementadas nas instituições de ensino superior, a fim de promover a saúde e o bem-estar desta população.

A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior está associada a novos desafios e mudanças que podem contribuir para a adoção de comportamentos inadequados, comprometendo a saúde física e psicológica dos estudantes. Assim, tornou-se evidente a necessidade de desenvolver e implementar iniciativas que envolvam ativamente os estudantes e que abordem temas como literacia em saúde, atividade física, alimentação, afetividade, saúde sexual e comportamentos de risco, sono e saúde mental, gestão de stress e bem-estar.


Semana Europeia da Saúde Pública com participação da DGS

Semana Europeia da Saúde Pública com participação da DGS

No âmbito da Semana Europeia da Saúde Pública, a Direção-Geral da Saúde, através da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, participou a 24 de maio de 2023 no webinar Universal access to care: How can we overcome barriers in the patient’s journey?, organizado pela Associação Europeia de Saúde Pública.

Miguel Arriaga, Chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da DGS, destacou o papel da literacia no acesso aos cuidados, desde a importância da promoção da saúde a questões como a navegação nos sistemas de saúde e o papel da inovação neste contexto.

No webinar foram debatidos temas como a discriminação e o racismo nos cuidados de saúde, a necessidade de recolha de dados para monitorizar as desigualdades em saúde e o envolvimento das pessoas em todas as fases desde a conceção dos serviços à elaboração de políticas.

O papel fundamental da sociedade na promoção de debates que visem contribuir para a minimização das barreiras existentes no acesso aos cuidados de saúde, bem como a criação de sistemas de cuidados de saúde acessíveis e centrados nas pessoas, foram outros dos temas abordados.


DGS participa em reunião da OMS para melhoria da Qualidade dos Cuidados de Saúde e Segurança do Doente

DGS participa em reunião da OMS para melhoria da Qualidade dos Cuidados de Saúde e Segurança do Doen

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através da Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade (DPMQ), participou na reunião inaugural “Launching of the WHO European Quality of Care and Patient Safety Focal Points Networks”, organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)-Europa, nos dias 9 e 10 de maio de 2023, em Atenas (Grécia).

A conferência reuniu participantes de 30 países, com o objetivo principal de lançar a rede europeia de pontos focais para a Qualidade e Segurança do Doente.

Os objetivos da reunião incluíram a promoção da colaboração entre os membros da rede através de atividades de team-building e icebreakers, a discussão sobre as funções e responsabilidades dos membros da rede, e a criação de canais eficazes de comunicação e protocolos para partilhar informações, atualizações e progressos. Sessões de brainstorming e workshops para discutir as prioridades na implementação do Plano de Ação Global para a Segurança dos Doentes da OMS foram outras das atividades, bem como a apresentação da Open Quality Initiative, tendo sido abordado o tema da inovação radical e potencialmente disruptiva.

Carla Pereira, Chefe da DPMQ, teve a oportunidade de apresentar a perspetiva de Portugal sobre os “Desafios e Oportunidades para Garantir a Qualidade dos Cuidados e a Segurança do Doente, na Região Europeia da OMS “, destacando os esforços feitos ao longo dos anos no país no âmbito da Qualidade e Segurança do Doente, atualmente vertidos no Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026.

A reunião reforçou a ideia de que a qualidade e a segurança da prestação de cuidados são componentes essenciais para garantir a sustentabilidade de qualquer sistema de saúde, com forte impacto nos ganhos em saúde dos doentes.


Seminário | A voz do silêncio

25/05/2023

HESE vai assinalar dia mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa

A Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) do Hospital do Espírito Santo de Évora assinala o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa com a realização do Seminário “A voz do Silêncio”, no dia 23 de junho, às 9 horas, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem São João de Deus.

De acordo com o HESE, a iniciativa pretende alertar para este flagelo da nossa sociedade, um fenómeno tendencialmente crescente que requer obrigatoriamente atenção e intervenção por parte de todos os cidadãos, em especial dos profissionais de saúde. Durante a manhã a temática incidirá nos sub-temas: a importância da articulação interinstitucional e a investigação e jurisprudência e contará com a presença de profissionais da área da saúde, da Segurança Social e da GNR e da PSP.

O aumento de ano para ano, do número de pessoas idosas, vítimas de violência, impõe uma análise rigorosa da realidade social, sobretudo das dinâmicas/relações interpessoais, uma vez que os dados demonstram na maioria uma correlação entre o agressor e a vítima, enquadrável no crime de violência doméstica.  A Organização Mundial de Saúde define a violência contra a pessoa idosa, como: “A ação única ou repetida, ou a falta de resposta adequada, que causa angústia ou dano a uma pessoa idosa e que ocorre dentro de qualquer relação onde exista uma expectativa de confiança”.

Existem vários sinais que podem indiciar a prática de violência contra a pessoa idosa. No entanto, os dados mostram que há uma predisposição para as vítimas esconderem situações de violência, por temerem o seu agravamento, não quererem preocupar as famílias, ou ainda por limitações físicas e/ou mentais. A violência pode apresentar várias formas, física, psicológica/verbal, sexual, negligência e abandono e/ou financeira/económica.

A tomada de consciência relativamente à violência contra a pessoa idosa é urgente e indispensável, pois só através dela é possível PREVENIR e consequentemente diminuir o seu risco.

No dia 15 de junho de 2023, assinala-se mais um Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, mas o Seminário será dia 23 e contará com a presença da Coordenadora Nacional do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida Casuística, Daniela Machado.

Para saber mais, consulte:

HESE > Inscrições e informações


Ligue Antes, Salve Vidas

25/05/2023

Projeto-piloto do SNS arrancou na Póvoa de Varzim e Vila do Conde

A redução da utilização inapropriada ou evitável dos serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é fundamental e uma medida de eficiência e melhoria da qualidade na prestação de cuidados, uma vez que permite, por um lado, minimizar as situações de excesso de procura, reservando-os para as situações mais graves e, por outro lado, é mais eficiente e segura para o utente com doença aguda de menor gravidade, oferecendo uma resposta no local certo, nomeadamente na equipa de saúde familiar.

A implementação de estratégias tendentes à diminuição das urgências evitáveis implica, necessariamente, o reforço da implementação e divulgação dos mecanismos que garantem o acesso adequado dos utentes que procuram os serviços de saúde em situação de doença aguda.

Trata-se de um verdadeiro projeto do SNS, pois envolve um conjunto de entidades que funcionam em rede com um único objetivo: prestar melhores cuidados de saúde.

Nesse sentido, sob a coordenação da Direção Executiva do SNS, o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) Póvoa do Varzim/Vila do Conde e o Centro Hospitalar Póvoa do Varzim/Vila do Conde (CHPVVC) construíram, de forma integrada, inovadora e centrada no utente, o Projeto Piloto “Ligue antes, salve vidas”, conjuntamente com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Direção-Geral da Saúde, Instituto Nacional de Emergência Médica, Administração Regional de Saúde do Norte e Administração Central do Sistema de Saúde, implementando um vasto leque de medidas com impacto na qualificação do acesso a uma resposta adequada à doença aguda, que a população necessita, numa abordagem multi-institucional.

Trabalhando no percurso do utente dentro do SNS, pretende-se, com este projeto, capacitar o cidadão para a escolha adequada da resposta em saúde que lhe irá prestar os cuidados mais adequados ao seu estado de doença aguda, naquele momento, garantindo, ainda, que esta resposta qualificada é dada em tempo útil.

Neste sentido, o projeto inclui medidas no âmbito da literacia em saúde, que pretendem reforçar a utilização preferencial do contacto com a linha SNS 24 como entrada no SNS, permitindo aumentar a satisfação dos utentes e profissionais, pela possibilidade de organização e gestão dos serviços de saúde disponíveis para a resposta à doença aguda, através de um encaminhamento adequado: autocuidados em domicílio, consulta aberta em cuidados de saúde primários (com consulta agendada no mesmo dia ou no dia seguinte) e Serviço de Urgência (SU). Para situações emergentes, o contacto a estabelecer mantém-se através da linha 112 e o INEM dará a devida resposta.

Ao nível dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), a otimização da oferta existente de consulta aberta na totalidade das Unidades Funcionais (UF) do ACeS (14 Unidades de Saúde Familiares) permitiu disponibilizar, por semana, 2552 consultas para resposta ao utente e 785 consultas para marcação direta na agenda através da linha SNS24 e SU do CHPVVC. Outra das medidas implementadas vem permitir ao acesso à resposta a doença aguda aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 13 horas, através da criação de um Serviço de Atendimento Complementar.

Ao nível dos Cuidados Hospitalares, destacam-se as medidas para dar resposta aos doentes crónicos complexos, em situação de doença agudizada, com referenciação e marcação direta pelos CSP, para especialidades como Medicina Interna, Consulta multidisciplinar de pé diabético, Ginecologia/Obstetrícia, Imunohemoterapia, Medicina Interna, Ortopedia e Psiquiatria. Também a possibilidade de utilizar a Hospitalização Domiciliária, com referenciação direta dos CSP, através de um procedimento de integração de cuidados, evita que um doente agudizado que necessite de internamento, tenha de ir para o SU hospitalar.

No caso do utente que recorre ao SU e que apresenta critérios clínicos para avaliação nos CSP (utilização considerada indevida ou evitável), o SU recalcula um percurso alternativo (referenciação inversa), direcionando o utente para a sua Unidade de Saúde Familiar, oferecendo esta resposta através da marcação direta de uma consulta aberta na agenda disponível para o efeito.

Este projeto-piloto, integrado e multi-institucional “Ligue antes, salve vidas”, foi apresentado, na quarta-feira, dia 24 de maio, no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, e contou com a presença do Diretor Executivo do SNS, Fernando Araújo.

Para saber mais, consulte:

Direção Executiva do SNS – Ligue Antes, Salve Vidas


OMS: Migração e Saúde

25/05/2023

Compromisso com políticas de cooperação internacional em prol da saúde e bem-estar das populações vulneráveis

“Só através da cooperação internacional será possível cuidar e responder, de forma digna, às necessidades de saúde dos refugiados e migrantes”, disse Margarida Tavares, no dia 24 de maio, na 76.ª Assembleia Mundial de Saúde (AMS), em Genebra.

Margarida Tavares discursava na sessão de abertura de uma iniciativa conjunta de Portugal e do México, dedicada ao tema “Plano global de ação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para promover a saúde dos refugiados e migrantes”.

A Secretária de Estado reafirmou o compromisso de Portugal “colaborar no plano internacional em prol da saúde destas populações vulneráveis”, salientando a importância da realização de “parcerias que promovam os resultados nos locais onde estas respostas são realmente necessárias”.

Neste sentido, Margarida Tavares destacou o programa Migração Global da OMS, tema que a governante classifica de “extrema importância” para o Governo Português. “Portugal está comprometido com a implementação do Global Compact para a Migração e para os Refugiados, incluindo os temas correlacionados com a paz”, confirmou Margarida Tavares.

Na prática, a Secretária de Estado referiu que “Portugal incorporou e considera as necessidades dos migrantes e refugiados nos planos de saúde nacionais e locais, promovendo a não discriminação, independentemente da situação de regularização”. Simultaneamente, “estão a ser ativamente promovida medidas para reduzir as barreiras de comunicação” entre profissionais de saúde e estas pessoas.

“Antes mesmo dos desafios associados à migração serem amplamente divulgados, o Governo atribuiu prioridade total ao tema durante a Presidência portuguesa do Conselho Europeu, em 2007”, salientou Margarida Tavares, reafirmando assim o compromisso com a proteção e o acolhimento dos migrantes pelo sistema de saúde.

Apesar de reconhecer que “ainda há muito trabalho a fazer”, a governante lançou o repto a todos os presentes nesta iniciativa paralela, para que “os Estados apoiem da melhor forma os migrantes, quer nos seus países de origem, mas também ao longo da sua rota para os locais destinos”.