Notícias em 02/06/2023

Manual Prevenção Tabagismo Escolas

02/06/2023

Manual contém informação sobre escolhas responsáveis e uma vida livre do consumo do tabaco

“No debate sobre as alterações à lei do tabaco, custa-me ouvir falar em liberdade individual uma vez que estamos a falar de dependências”, disse a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, na iniciativa de apresentação do Manual de Prevenção do Tabagismo na Escola “E-STOPS”, que decorreu na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, na data em que assinala o Dia Mundial do Tabaco, 31 de maio.

Margarida Tavares alertou que “a nicotina provoca dependência”, sendo essa uma das dificuldades da “luta” contra o tabaco. A governante reforçou que “em Portugal a dependência é largamente adquirida antes dos 18 anos”, motivo pelo qual Margarida Tavares sinalizou a “oportunidade” do lançamento da publicação.

Na iniciativa, promovida pela Direção-Geral da Educação e pelo Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da Direção-Geral da Saúde, a secretária de Estado disse que “o manual é uma prova de que a sociedade está também a investir na formação, na informação e na literacia”, e que assume um papel de “complemento” às propostas legislativas do Governo.

A secretária de Estado defendeu que “a sociedade não pode ser complacente com uma substância responsável por tantas mortes” e garantiu que a nova lei é uma atualização, “um percurso natural” do compromisso que Portugal assumiu em 2005, nomeadamente “acompanhar a Convenção-Quadro da União Europeia e as melhores práticas no domínio da luta contra o tabaco”, disse.

O manual, destinado a docentes e outros profissionais de educação e da saúde, apresenta propostas de métodos e de meios a utilizar para aumentar a literacia em saúde que permitam fazer escolhas responsáveis e uma vida livre do consumo do tabaco.


Consulta do Boneco

02/06/2023

Hospital Distrital de Santarém retoma iniciativa do Serviço de Pediatria

Cerca de 50 crianças do Centro Escolar Salgueiro Maia, em Santarém, trouxeram ontem, 1 de junho, os seus bonecos ao Hospital Distrital de Santarém (HDS) para a “Consulta do Boneco”.

A iniciativa, que assinalou o Dia Mundial da Criança, é organizada pelo Serviço de Pediatria desde há vários anos, tendo sido interrompida no período da pandemia.

Neste evento, que envolveu duas turmas do referido centro escolar de Santarém, as crianças foram convidadas a trazer um boneco com o qual estão habituadas a brincar, que é o “doente” a necessitar de cuidados.

De acordo com Aldina Lopes, diretora do Serviço de Pediatria do HDS, “o objetivo desta iniciativa é principalmente desmistificar ‘o medo da bata branca’, mas também dar oportunidade às crianças de conhecerem, sem doença, os espaços da Pediatria e conversarem com os profissionais de saúde sobre saúde, sinais de doença e cuidados de segurança a ter”.

Chegados a este hospital especial, as crianças percorreram com os seus bonecos diversas etapas com o principal objetivo de recriar o processo clínico, como a admissão administrativa, a triagem, a consulta, os exames complementares de diagnóstico e o tratamento.

As crianças assumiram o papel de cuidadores/pais e deram “largas à imaginação”, tendo sido diversos os problemas reportados, como “lombrigas no cocó”, “o meu boneco (homem aranha) comeu uma aranha estragada”, febre, dores de barriga ou vómitos.

Nesta ida ao HDS, que envolveu médicos, enfermeiros e a educadora de infância do Serviço de Pediatria, as crianças tiveram ainda oportunidade de visitar a Consulta e Urgência de Pediatria e assistir a uma ação de formação e sensibilização sobre Saúde Infantil.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias